You are on page 1of 12

Governo do Estado da Paraba Polcia Militar da Paraba Comando do Corpo de Bombeiros

Atendimento Pr-Hospitalar

ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR AOS AFOGAMENTOS

Epidemiologia
O afogamento considerado como Trauma. A cada ano mais de 500.000 pessoas falecem em decorrncia de afogamento em todo mundo. No Brasil o afogamento representa a 2 causa mortis na faixa etria de 5 a 14 anos. Anualmente 7.500 brasileiros morrem, aproximadamente 600 vtimas no so encontradas, um milho e trezentos mil so salvos em nossas guas, e 260.000 so hospitalizados, vtimas de afogamento. Est em sua grande maioria relacionado ao lazer familiar e geralmente testemunhado por ela. Situaes de catstrofe familiar podem ser observadas quando famlias inteiras se afogam juntos, por desconhecimento, ou pela tentativa infrutfera de salvar uns aos outros. Vrias so as causas que levam ao acidente de submerso: o indivduo que no sabe nadar e subitamente se v sem apoio e cai num buraco, o nadador que cansa ou tem cibras, o indivduo cardiopata que tem infarto, o uso de lcool antes de entrar na gua, o epiltico que tem crise convulsiva na gua e o mergulho em gua rasa.

Conceito

Afogamento (Drowning): aspirao de lquido no corporal por submerso ou imerso.


Resgate: Pessoa resgatada da gua sem sinais de aspirao lquida. J Cadver: morte por afogamento sem chances de iniciar ressuscitao, comprovada por tempo de submerso maior que 1 hora ou sinais evidentes de morte a mais de 1 hora : rigidez cadavrica, livores, ou decomposio corporal.

Histria do Afogamento
Entre o sculo 18 e o sculo 20, o homem tentava restaurar o calor e a vida ao corpo frio e inerte, aplicando objetos quentes sobre o abdome ou chicoteando-o. Os mtodos de ressuscitao na sua maioria visavam inflar ou desinflar os pulmes, manipulando o trax e/ou o abdome da vtima. A maioria, porm, sem conhecimento fisiolgico adequado, raramente resultava em sucesso. Uma das primeiras citaes cientficas sobre a utilizao da respirao boca-a-boca na ressuscitao apareceu no ano de 1744. Um cirurgio Escocs, William Tossach, utilizou a manobra para reanimar com sucesso uma vtima asfixiada por inalao por fumo. O primeiro esforo organizado na luta contra a morte sbita foi realizado em Agosto de 1767, na cidade de Amsterd, com a criao da primeira sociedade de ressuscitao Maatschappij tot Redding van Drenkelingen. Mtodos usados Aquecer a vtima Remover roupas molhadas Drenar gua dos pulmes posicionando-se a vtima com a cabea mais baixa que os ps Estimular a vtima com tcnicas tais como instilao de fumaa de tabaco via retal ou oral Utilizar o mtodo de respirao boca-a-boca Sangrias O mdico Dr Peter Safar dedicou sua vida a investigao da ressuscitao, realizou experincias em voluntrios anestesiados que lhe permitiram chegar em 1957 a trs concluses principais sobre a respirao boca-a-boca: Simplesmente inclinando a cabea da vtima para trs se pode abrir as vias areas. A respirao boca-a-boca fornece uma excelente respirao artificial. Qualquer pessoa pode aplic-la facilmente e de forma efetiva.

Causas de afogamento
A- Afogamento primrio
o tipo mais comum, no apresentando em seu mecanismo nenhum fator acidental ou patolgico que possa ter desencadeado o afogamento.

B Afogamento secundrio
a denominao utilizada para o afogamento causado por patologia ou acidente associado que o precipita. Ocorre em 13% dos casos de afogamento, como por exemplo: uso de drogas (36,2%), crise convulsiva (18,1%), traumas (16,3%), doenas crdio-pulmonares (14,1%), mergulho autnomo (3,7%) e outros (homicdios, suicdios, lipotimias, cibras, hidrocusso) (11,6%). O uso do lcool considerado o fator mais importante de afogamento de causa secundria.

Fisiopatologia

Reviso do Sistema Respiratrio


atravs da respirao que o organismo obtm o O2 e elimina o CO2, sendo que tal troca gasosa realizada pelos rgos e estruturas do aparelho respiratrio, que constitudo por: fossas nasais(boca e nariz) faringe laringe traquia pulmes (brnquios, bronquolos e alvolos)

Na respirao o ar entra pelas vias areas e vai at os alvolos pulmonares, que so completamente envolvidos por finos vasos sanguneos, denominados capilares. entre os capilares e os alvolos que ocorre a troca gasosa, onde o O2 passa para o sangue (hematose), e o CO2 sai do sangue e vai para os alvolos. Uma vez no sangue, o O2 junta-se a uma protena chamada HEMOGLOBINA e transportado, pela circulao, at o corao, e depois para todas as clulas do corpo. Uma vez dentro da clula, o O2 captado pelas mitocndrias, que iro utiliz-lo na produo de energia. Como resultado dessa produo temos o CO2 que expelido da clula, cai na corrente sangunea, captado pela hemoglobina, vai at o corao e, de l, chega novamente aos pulmes, e jogado para fora do corpo atravs da expirao, e ento novamente inicia-se o ciclo. Os movimentos de inspirao e expirao ocorrem graas aos movimentos dos msculos entre as costelas (intercostais) e ao diafragma, que separa o trax do abdome.

O rgo alvo de maior comprometimento no afogamento o pulmo A aspirao de gua promove insuficincia respiratria e conseqentes alteraes na troca gasosa alvolo-capilar, e distrbios no equilbrio cido-bsico As alteraes fisiopatolgicas que ocorrem dependem da composio e da quantidade do lquido aspirado A questo gua doce (rios e audes) X gua salgada (mar) "Afogamento Tipo Seco Provavelmente No Existe" A aspirao de ambos os tipos de gua promovem alveolite, edema pulmonar no cardiognico, e aumento do shunt intrapulmonar que levam hipoxemia Alteraes como a diminuio do dbito cardaco, a hipotenso arterial, o aumento da presso arterial pulmonar e o aumento da resistncia vascular pulmonar resultam da hipxia e da acidose Freqentemente observamos intensa vasoconstrico perifrica, devido hipoxemia, liberao de catecolaminas, hipotermia, reflexo de mergulho ou, provavelmente combinao destes fatores (29). A taquicardia, o ritmo de galope e as extrassistolias so as alteraes cardacas mais freqentes, e so reversveis com a administrao de oxignio As alteraes eletrolticas podem ser observadas nos afogamentos de seres humanos, embora clinicamente sejam pequenas

Classificao dos afogamentos


Grau Resgate Grau 1 Grau 2 Sinais e sintomas Sem qualquer sinal ou sintoma C/ tosse e espuma na boca/nariz C/ pouca espuma na boca/nariz Casos 38.975 1.189 338 Mortalidade 0,0% 0,0% 0,6%

Grau 3

C/ muita espuma na boca/ nariz e pulso radial presente


C/ muita espuma na boca/ nariz e pulso radial ausente

58

5,2%

Grau 4

36

19,4%

Grau 5
Grau 6

Parada respiratria e com pulso carotdeo


PCR

25
185

44%
93%

CLASSIFICAO BASEADA EM ESTUDO RETROSPECTIVO DE 41.279 CASOS

Fases do afogamento
O processo de afogamento envolve trs estgios distintos, que podem ser interrompidos atravs da interveno em sua ocorrncia, so eles:
1. 2. 3. Angstia Pnico submerso

Este processo normalmente progressivo, mas nem sempre. Qualquer um dos dois estgios iniciais podem ser suprimidos completamente, dependendo de uma srie de fatores.

Atendimento Pr-Hospitalar (suporte bsico da vida)

Referncias:
1. Szpilman D., Dados elaborados com base no DATASUS - Ministrio da Sade SIM - Ano 2000. 2. Szpilman D., Dados elaborados com bases nas informaes de "Injury. A leading cause of the global burden of disease" - WHO - 1999 <http://www.who.int/violence_injury_prevention/index.html

You might also like