You are on page 1of 51

LEI DE EXECUO PENAL

Nova Redao do art. 9-A /LEP dada pela Lei 12.654/2012

EQUIPE:
Andrielle Samantha Nunes Zuba Elise Andrade Braga Felipe Batista Cambu Marcus Vincius Barbosa Talita Porto Tiago Souto Dures

LEI N. 12.654, DE 28 DE MAIO DE 2012.

Identificao Criminal pela coleta de perfil gentico (DNA). O PL 2458/11 que teve como origem o PLS 93/11, de autoria do senador Ciro Nogueira, foi convolado na Lei 12.654/12 trazendo importante inovao na identificao criminal, ao prever a coleta de perfil gentico de investigados, rus e condenados, promovendo significativas alteraes no diploma processual e na Lei de

ART. 9-A /LEP- COMO ERA:

Art. 9o-A. A comisso, no exame para obteno de dados reveladores da personalidade, observando a tica profissional e tendo sempre presentes peas ou informaes do processo, poder: I- Entrevistar pessoas; II- Requisitar, de reparties ou estabelecimentos privados, dados e informaes a respeito do condenado; III- realizar outras diligncias e exames necessrios.

ART. 9-A /LEP- COMO FICOU:

Art. 9o-A. Os condenados por crime praticado, dolosamente, com violncia de natureza grave contra pessoa, ou por qualquer dos crimes previstos no art. 1o da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990, sero submetidos, obrigatoriamente, identificao do perfil gentico, mediante extrao de DNA - cido desoxirribonucleico, por tcnica adequada e indolor. (Includo pela Lei n 12.654, de 2012)

1o A identificao do perfil gentico ser armazenada em banco de dados sigiloso, conforme regulamento a ser expedido pelo Poder Executivo. (Includo pela Lei n 12.654, de 2012) 2o A autoridade policial, federal ou estadual, poder requerer ao juiz competente, no caso de inqurito instaurado, o acesso ao banco de dados de identificao de perfil gentico. (Includo pela Lei n 12.654, de 2012) Braslia, 28 de maio de 2012

A GENTICA FORENSE OU DNA FORENSE


Auxlio justia. Anlise direta do (DNA), tornou-se uma das mais poderosas ferramentas para a identificao humana e investigaes criminais (BENECKE, 1997). Exemplos:

AVANO PARA AS INVESTIGAES

Se antes, impresses digitais e outras pistas eram usadas para desvendar crimes; hoje, so inmeros os espcimes biolgicos dos quais o DNA pode ser extrado.

O PIONEIRISMO NA TCNICA

Os Estados Unidos foram pioneiros ao criar em 1994 o CODIS - Combined DNA Index System, seguido pelo Reino Unido que em 1995 deu incio criao de banco de dados de DNA. (JOBLING; GILL, 2004, p. 744)

AS VANTAGENS DA ANLISE DO DNA

Alguns estudiosos, como o caso de Linacre, consideram os bancos de dados como impassveis de falhas. (LINACRE, 2003, p. 1842) Outros, no entanto, posicionam-se de maneira mais crtica, advertindo para as armadilhas ticas e sociais que podem trazer os bancos de dados formados de modo to amplo. ( PASCALI, LAGO, DOBOSZ, 2003, p. 834) (JOHNSON, MARTIN, WILLIAMS, 2003, p.

OBJETIVOS:
tentar identificar o autor que cometeu um ato criminoso; a constituio de arquivos para permitir detectar reincidentes ; e a mais complexa que a ideia de que existir uma etimologia da criminalidade.

A POLMICA:

Trata-se em consequncia, de um tema de grande atualidade, que suscita polmica e que despertar grande ateno de diferentes instituies em um futuro prprio. (ROMEU CSASABONA, 2002, p. X)

O BANCO E SUA FINALIDADE:

O ncleo principal e de finalidade do banco de dados de perfil gentico, a estabelecer a existncia ou no de vnculos genticos entre as amostras que foram questionadas e as amostras-referncias, conclui-se, pela excluso ou pela determinao da origem individual de cada vestgio.

Pases que adotam o banco de dados genticos, tais como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, possuem estruturas adequadas e laboratrios especficos.

Os perfis de DNA obtidos a partir das amostras de materiais oriundos de crimes como manchas de smen ou sangue so comparados com os existentes no banco, caso haja uma coincidncia, a policia informada, ento a partir dessa informao, investigaes mais aprofundadas podero ser realizadas.

Esse arsenal informativo de alta especializao pode servir para uma apurao mais exata da verdade, porm torna maior o risco de eventuais distores da realidade, que neste tipo de prova, no sejam percebidas pelo juiz e pela sociedade devido complexidade das provas. (GOMES FILHO, 1997)

COMO FUNCIONA:

OS MEIOS DE PROVA:
Princpio da verdade real.(Busca da verdade) Art. 155, pargrafo nico, do CPP determina que somente quanto ao estado das pessoas sero observadas as restries prova estabelecidas pela lei civil.

MEIOS ILCITOS DE PROVA:


No abrange somente os que forem expressamente proibidos por lei. Art. 157. So inadmissveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilcitas, assim entendidas as obtidas em violao a normas constitucionais ou legais.

O artigo 5, inciso LVIII, versa que o civilmente identificado no deva se submeter identificao criminal, a no ser em casos previstos em lei.

LEI N 9.034/95

Art. 5 A identificao criminal de pessoas envolvidas com a ao praticada por organizaes criminosas ser realizada independentemente da identificao civil.

LEI N 10.054/00.
Art. 3o O civilmente identificado por documento original no ser submetido identificao criminal, exceto quando: I estiver indiciado ou acusado pela prtica de homicdio doloso, crimes contra o patrimnio praticados mediante violncia ou grave ameaa, crime de receptao qualificada, crimes contra a liberdade sexual ou crime de falsificao de documento pblico; ...

Lei n 7.210/1984: Art. 9 A comisso, no exame para obteno de dados reveladores da personalidade, observando a tica profissional e tendo sempre presentes peas ou informaes do processo, poder: I - entrevistar pessoas; II - requisitar, de reparties ou estabelecimentos privados, dados e informaes a respeito do condenado; III - realizar outras diligncias e exames necessrios.

A regra estabelecida pelo inciso LVIII da Constituio da Repblica, de que no possvel a identificao criminal daquele que apresentar identificao civil. Trata-se de norma constitucional de eficcia contida.

Possibilidade de a legislao ordinria estabelecer hipteses em que se far necessria a identificao criminal, independente da civil, quando houver sria e fundada dvida sobre a autenticidade da identificao civil apresentada.

LEI N 12.654/ 2012

O esprito que norteou a nova lei certamente foi o mesmo da identificao papiloscpica (ou mesmo a fotogrfica)

O principal objetivo da Lei utilizar os dados genticos obtidos em investigaes de crimes cometidos por criminosos reincidentes, ento o DNA dos criminosos ser comparado com as evidncias colhidas nas cenas dos crimes.

A constatao positiva no implica que o investigado, independentemente de outras provas, tenha sido o autor do crime, mas trata-se de suspeita permissiva da realizao de uma investigao preliminar, sem o contedo de certeza. (JUNIOR, 2012)

Carter sigiloso No podero revelar traos somticos ou comportamentais das pessoas. (Lombroso)

Material ser armazenado at o prazo final da prescrio do delito ? Pela simples leitura da lei, o condenado criminalmente, mesmo cumprindo sua pena, ter o seu material gentico eternamente registrado.

O DIREITO NO AUTOINCRIMINAO .
Constituio da Repblica: Art. 5, LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado.

Conveno Americana de Direitos Humanos: Artigo 8, 2 - Garantias judiciais: g) direito de no ser obrigada a depor contra si mesma, nem a confessar-se culpada;

Obrigatoriedade do fornecimento de material. Produo de prova contra si?

Estado (situao) de inocncia X estado de suspeio.

Est legalmente admitida a extrao compulsria de material gentico, bastando apenas o preenchimento duas condies bastante simples: necessidade para a investigao e autorizao judicial.

POSICIONAMENTOS:

Jayme Walmer de Freitas e Marco Antonio Marques da Silva

Observe-se que no h crime a ser apurado, unicamente objetiva-se a formao de um arquivo nacional de perfis genticos que sirva para cooperar com a investigao de crimes pretritos ou futuros que no tiveram soluo. E nada mais coerente do que se valer de perfis daqueles que mais ofenderam os bens jurdicos tutelados pelo legislador nacional, uma vez que a reincidncia nessas infraes uma realidade, com nfase nos crimes de natureza sexual.

Em face da violao do direito de liberdade, intimidade, dignidade humana e intangibilidade corporal, inconstitucional a disposio legal, especialmente se houver discordncia do condenado? No!

a) no h ofensa ao princpio do nemo tenetur se detegere (ningum obrigado a produzir prova contra si prprio), porquanto no h processo em andamento. Ainda que exista, a prova no poder ser empregada em desprestgio do condenado, podendo ser considerada ilcita;

b) observncia ao princpio da proporcionalidade, determinando a coleta de material gentico unicamente de condenados pelos crimes mais gravemente apenados, hediondos e praticados com violncia fsica contra a pessoa que tenham provocado leso grave ou gravssima. In dbio pro societate.

De se lembrar que no Brasil pacificou-se na jurisprudncia a prevalncia do princpio da no auto incriminao. Recentemente, vimos que no crime de embriaguez ao volante, em recentes decises do Superior Tribunal de Justia, amparado em precedentes do Supremo Tribunal Federal, o autuado no obrigado a se submeter ao exame de sangue ou etilmetro.

GUILHERME DE SOUZA NUCCI

No vislumbro inconstitucionalidade alguma. Ao contrrio, todos deveramos ser identificados civilmente no somente pela foto e impresso digital, como ocorre hoje, mas tambm com dados genticos. Na rea criminal, com maior razo, evitando-se o erro judicirio de troca de identidades nos processos criminais, deve-se incentivar essa moderna tcnica.

No ofende o princpio contra a autoincriminao.

AURY LOPES JR.

A nova lei insere pargrafo nico no art. 5 da Lei 12037 (identificao criminal) criando uma abertura que salvo melhor juzo fulmina mortalmente o direito de no produzir prova contra si mesmo.

Agora poder o juiz determinar a extrao coercitiva de material gentico de ofcio ou mediante representao da autoridade policial, do ministrio pblico ou da defesa (neste ltimo caso, no vejo necessidade de ser compulsria a extrao...)

Poder o juiz atuar de ofcio, rasgando tudo o que se sabe acerca de sistema acusatrio e imparcialidade.

Coletado o material, ser armazenado no banco de dados de perfis genticos at a prescrio do delito, ou seja, em crimes graves, por at 20 anos...

Sequer foi definido um rol de crimes nos quais a prtica seria admitida. A Lei disciplina a retirada coercitiva, porque voluntariamente, sempre esteve autorizado e nem precisaria de qualquer disciplina legal (integra o direito de defesa positivo). A lei veio para restringir o direito de defesa negativo.

E VOC, CARO LEITOR, O QUE PENSA?

AGRADECEMOS A ATENO!!!

You might also like