You are on page 1of 30

O Esprito de Profecia:

Orientaes para a Igreja Remanescente

Organizado por Renato Stencel, diretor do Centro White, 2013

Ellen White e emprstimos literrios: A questo do plgio


Roger W. Coon Ex-servidor do White State e Exprofessor da Andrews University
Renato Stencel (org.) 2013

Introduo
De todos os assim chamados assuntos problemas talvez dois deles tenham tido maiores sucessos em destruir a confiana na credibilidade de Ellen White como uma profetisa autntica do Senhor, do que em qualquer um dos outros. Afirmaes questionveis de natureza cientfica que criaram risadas e dvidas porque elas parecem ser to contrrias forma que a cincia v esses assuntos hoje. A alegao de plgio.
Renato Stencel (org.) 2013

Introduo
Com relao ao plgio, um ex-pastor adventista, Walter Rea, foi o principal representante dessa crtica na dcada de 1980. No jornal Los Angeles, 23 de outubro de 1980, ele fez trs alegaes: Ellen White uma ladra: ela roubou as produes literrias de outros, e colocou o seu nome nelas; Ela uma mentirosa: ela nega ter feito essas coisas; Ela e seu marido so sem vergonha e exploradores da igreja - um mercado cativo onde eles foram os membros a comprarem os livros e, dessa forma, eles fizeram sua fortuna pessoal.
Renato Stencel (org.) 2013

Plgio
Plagiar: O dicionrio Michaelis Escolar on-line define plagiar como apresentar como sua uma ideia ou obra literria, cientfica ou artsitica de outra pessoa, imitar. quando um escritor conscientemente e propositalmente toma material literrio de outro escritor e intencionalmente o transforma para seu prprio uso, esforando-se no processo de persuadir o leitor subsequente de que ele o conversor na verdade o criador original destas palavras e ideias.
Renato Stencel (org.) 2013

Plgio
Plgio, apesar de obviamente no ser tico no , por lei, um crime. So consideradas atividades criminosas: a. invaso de direitos autorais, e b. roubo literrio. Em suma, plagiarismo uma literatura mascarada no que diz respeito identificao do verdadeiro autor.

Renato Stencel (org.) 2013

Emprstimo literrio
O emprstimo literrio toma lugar quando um escritor utiliza e emprega as ideias - e at usa a fraseologia de outro escritor, para um ponto em particular. A prtica do emprstimo literrio no constitui plgio. As leis literrias reconhecem como uso justo por um escritor tomar ideias e at mesmo palavras de outro, e convert-las para uma finalidade particular do segmento escritor sem se pretender ser o autor original.
Renato Stencel (org.) 2013

A importncia da discusso
Na discusso do assunto do plgio/emprstimo literrio no geral, e alegaes de tais no caso de Ellen White em particular, imperativo que a discusso seja conduzida no grande contexto da: perspectiva bblica, e perspectiva histrica

Renato Stencel (org.) 2013

Perspectiva bblica
O emprstimo literrio era bastante comum entre os escritores da Bblia, comeando com o Pentateuco de Moiss e terminando com Apocalipse do apstolo Joo. Exemplos Velho Testamento: Moiss ao escrever suas leis, tomou emprestadas algumas das leis do grande legislador mesopotmio Hammurabi (que viveu talvez 250 anos antes). O cdigo de Hammurabi # 14 diz: Se um cidado roubou o filho de outro cidado ele dever ser morto Ver (Ex. 21:16).
Renato Stencel (org.) 2013

Perspectiva bblica
Exemplos Novo Testamento: Nosso Senhor Jesus usou ideias e linguagens que outros haviam usado previamente como por exemplo na regra de ouro (Mt. 7:12). At algumas das palavras na orao do Senhor podem ser encontradas nos primeiros rituais judeus de orao conhecidos como Ha-Kaddish (ver 58C 346) (Olson, op. Cit., p.2).

Renato Stencel (org.) 2013

Perspectiva bblica
O apstolo Paulo pegou emprestado de Epimendes, um filsofo do sculo seis antes de Cristo o texto Eles criaram uma tumba para Ele, Aquele que O Santo e Elevado Cretenses, sempre mentirosos, feras terrveis, ventres preguiosos! Mas vs no estais mortos: O Senhor vive e habita para sempre: pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos. Citado em 68C 354 (cf. Tt. 1:12, At 17:28).

Renato Stencel (org.) 2013

Perspectiva bblica
Tanto em Judas como no Apocalipse de Joo ns encontramos materiais do pseudepigrfico Livro de Enoque, escrito talvez uns 150 anos atrs, por um escritor no conhecido que usou o nome de Enoque (no lugar do dele mesmo) vrios milnios aps a transladao de Enoque ao Cu Enoque certamente nunca foi o autor do chamado Livro de Enoque Todavia interessante notar que dois diferentes escritores bblicos empregaram materiais deste autor no inspirado para ilustrar a verdade em seus livros.
Renato Stencel (org.) 2013

Acusaes a Ellen White


Estas acusaes no so novas. Elas tiveram incio no comeo do ministrio dela, permaneceram ao longo de sua vida, e continuaram desde a sua morte quase que em ritmo cclico. Ellen White e sua igreja tiveram que se confrontar e responder - estas acusaes; e eles fizeram isso para a satisfao da maioria dos membros que prontamente esqueceram sobre esta questo, e continuaram a gastar seu tempo com outros assuntos.

Renato Stencel (org.) 2013

Acusaes a Ellen White


Quando uma nova gerao entra em cena, crticos levantam os velhos assuntos novamente algumas vezes com novas vestimentas e esta nova gerao, inconsciente de que isso so coisas antigas e de que j foram completamente respondidas no passado, muitas vezes se assustam. E alguns vo mais longe, ao negar sua crena em Ellen White como uma profetisa genuna, e acabam por abandonar a igreja.

Renato Stencel (org.) 2013

Acusaes e Defesas
Alegaes de plgio: 1867: RH, 8 de out. de 1867 Isso foi somente quatro anos aps Ellen White ter recebido sua primeira maior viso sobre a reforma de sade e os membros da igreja j estavam indagando sobre similaridades entre alguns dos escritos dela sobre sade e ideias encontradas em livros no adventistas de escritores contemporneos.

Renato Stencel (org.) 2013

Acusaes e Defesas
1889: Um ex-ministro adventista do stimo dia chamado Dudley M. Canright, aps entrar e sair da IASD repetidas vezes, por fim publica: Seventh-day Advenstism Renounced [Adventismo do Stimo Dia Renunciado] aps uma experincia de 28 anos. Ele foi o primeiro a acusar publicamente Ellen White de plgio. Aps isso, Canright escreveu uma sequencia [Vida da Sra. Ellen G. White, profetisa adventista suas falsas declaraes refutadas] onde a acusao de plgio repetida.
Renato Stencel (org.) 2013

Acusaes e Defesas
1907: O Dr. Charles E. Stewart em seu livro azul acusava Ellen de plgio. 1976: O professor de Histria da Medicina, adventista do stimo dia, Dr. Ronald L. Numbers, publicou Ellen G. White: Profetisa da Sade, por uma editora de bastante prestgio Harper & Row, onde deixa bastante claro desde o prefcio do trabalho que no acreditava que Ellen White fosse uma profetisa verdadeira. E divulga algumas velhas acusaes de plgio.

Renato Stencel (org.) 2013

Acusaes e Defesas
A Igreja se ergue em sua defesa: 1867: Na RH, (8/out/1867) conduzindo uma investigao sobre semelhanas entre os escritos sobre sade de Ellen White e daqueles reformadores de sade no adventistas, o assunto discutido abertamente, e dirigido pela prpria Ellen White. Ela no somente se defende das implcitas denncias, como continua declarando sem rodeios que usou material, e explica suas razes por ter feito isso.
Renato Stencel (org.) 2013

Acusaes e Defesas
1888: Ellen White diz que ela realmente fez uso de escritos sobre sade de outros autores; e agora, na introduo de O Grande Conflito ela afirma que tambm fez uso de escritos histricos e teolgicos de outros autores.

Renato Stencel (org.) 2013

Acusaes e Defesas
1933: William White e Dores Robinson preparam um documento: Um Pequeno Relato Com Respeito aos Escritos de Ellen G. White (agosto, 1933, p. 16). O assunto do plgio continua a ressurgir, e eles comentam sobre o assunto novamente com a cabea erguida de uma maneira franca, tendo dois pontos interessantes: Nos dias anteriores ao seu ministrio, Ellen White foi informada pelo seu anjo que certamente por seus limites de uma educao formal, o Senhor a guiaria a joias literrias preciosas prolas da verdade expressa em linguagem aceitvel e que ela deveria sentir-se livre para utiliz-las em seus escritos.
Renato Stencel (org.) 2013

Acusaes e Defesas
O anjo assegurou, tambm, que o Esprito Santo a capacitaria a distinguir entre os verdadeiros e falsos relatos, e a ajudaria a separar do lixo do erro em que algumas dessas prolas estariam imbudas, para que ela no estivesse perpetuando erros. Este relato, em sua totalidade, foi republicado como uma insero na Adventist Review, edio de 4 de julho de 1981.

Renato Stencel (org.) 2013

Aspectos legais das acusaes de plgio


Em 1981, o Sr. Warren L. Johns contratou os servios de um especialista em leis de direitos autorais, Vincent Ramik, na tentativa de obter a opinio de um especialista em leis para saber se Ellen White era ou no culpada das acusaes. Foram informadas a Ramik todas as acusaes contra Ellen White, e todos os documentos em defesa preparados pela igreja, tanto quanto os relevantes livros envolvidos por Ellen White em vrias acusaes. Ao ler as acusaes e a postura e defesa da igreja, Ramik estava inicialmente inclinado a favor da posio dos crticos.
Renato Stencel (org.) 2013

Aspectos legais das acusaes de plgio


Ele gastou mais de 300 horas no estudo de mais de 1000 casos de lei literria norte-americana (17901915), no contexto de acusaes crticas e respostas da igreja em sua defesa. Aps algumas semanas Ramik entregou um breve documento com aproximadamente 50 pginas contendo sua opinio legal: Ellen White no foi culpada, no procede, Ellen est dentro dos padres legais do uso correto concernente um escritor usando materiais de outros.
Renato Stencel (org.) 2013

Aspectos legais das acusaes de plgio


Ele deu testemunho pessoal sem nem mesmo ter sido solicitado, concernente a sua leitura dos livros de Ellen White: Sou um homem mudado. Nunca mais serei o mesmo Vince Ramik. Ramik foi posteriormente entrevistado por Roger W. Coon e outros lderes da igreja por duas horas(cada palavra foi eletronicamente gravada e depois transcrita literalmente).

Renato Stencel (org.) 2013

O Projeto Surpresa do patrimnio White


Em 1981, Tim Poirier, arquivista do Patrimnio White, recebeu uma coleo completa de todos os escritos de Ellen White publicados em ingls. Foi dito a ele que tomasse nota nas margens de todas as referncias do trabalho de outros escritores feita por Ellen White, trechos evidentes ou parfrases. Foram dadas a ele todas as descobertas de Walter Rea, e ele usou pesquisas de outros para tentar descobrir outros paralelos literrios entre os escritos de Ellen White e outros autores. O projeto levou 5 anos para ser concludo. Ele ficou conhecido como Projeto Surpresa.
Renato Stencel (org.) 2013

O Projeto Surpresa do patrimnio White


Em 1986, Tim Poirier entregou um relatrio da sua pesquisa:
O livro O Desejado de Todas as Naes foi excludo desta pesquisa, porque ele estava sendo o assunto de um estudo bastante detalhado e intensivo conduzido pelo Dr. Fred Veltman, professor e acadmico do Departamento de Religio do Pacific Union College.

Renato Stencel (org.) 2013

O Projeto Surpresa do patrimnio White


A maior percentagem dos emprstimos foi encontrada no O Grande Conflito: 20.16%. No livro Sketches From the Life of Paul foram encontrados 12, 23% paralelos. O restante dos livros includos neste estudo tem 2% ou menos de seu total de materiais emprestados. A declarao pblica de Walter Rea, de que nos escritos de Ellen White havia cerca de 80-90% (ou mais) de emprstimos literrios, revelou-se ser extremamente exagerada.

Renato Stencel (org.) 2013

Por que Ellen White usou outros escritores


Para ajud-la a expressar melhor as ideias/verdades reveladas a ela em viso: Educao formal limitada Limitada quantidade de tempo disponvel para escrever a viso total de seu ministrio. Para suplantar detalhes no dados a ela em viso Ela se obrigava a fazer pesquisas aps as vises para melhorar o texto para a publicao. Para embelezar os elementos literrios com bonitas prolas de pensamento.
Renato Stencel (org.) 2013

Concluso
Edward Heppenstall, Ph.D., professor aposentado do Seminrio Teolgico Adventista do Stimo Dia, no artigo O Testemunho Inspirado de Ellen White, publicado pela Adventist Review, 9 de maio, 1987, p.17: Ellen White no procurou enganar ningum. Pensamentos, fatos e verdades escritas por uma pessoa podem ser usados por outra sem plagiarismo. Nenhuma objeo vlida pode ser trazida contra Ellen White quando ela aumenta e clarifica suas prprias ideias luz do trabalho de outros homens. Vamos acreditar que Deus falou e continua falando a ns; e que as verdades que guardamos veem do prprio Deus; e elas nos guiaro triunfantemente vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor.
Renato Stencel (org.) 2013

Fonte
Esprito de Profecia: Orientaes para a Igreja Remanescente
Pg. 149-170.
Centro de Pesquisas Ellen G. White

Organizador: Renato Stencel


Abril de 2013

Renato Stencel (org.) 2013

You might also like