You are on page 1of 231

Baseado na Obra: Economia Micro e Macro Marco Antnio Sandoval de Vasconcellos

1 Introduo Economia 2 Demanda, Oferta e Equilbrio de Mercado 3 Elasticidades 4 Produo 5 Custos de Produo 6 Estruturas de Mercado

- Introduo Economia
Alguns Problemas Econmicos A Economia como Cincia Social Definio Problemas Econmicos Fundamentais Sistema Econmico Anlise Positiva e Normativa Autonomia e Inter-relao Diviso do Estudo Econmico Fronteira de Possibilidades de Produo Exerccios

Alguns Problemas Econmicos:


- Por que a expanso da moeda e do crdito pode gerar inflao ? - Por que o nordestino possui uma renda per capita muito inferior do paulista ? - Como pode uma desvalorizao cambial conduzir a uma melhoria na balana comercial e uma reduo do salrio real ? - At onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupana ?

Cont...
- Por que a taxa de juros de mercado e o preo esperado e venda do produto so dados importantes para as decises de investimento das empresas ? - Por que a renda dos agricultores se eleva quando ocorre uma estiagem que reduz a produo ? - Por que a alta de preo do cafezinho reduz a demanda de acar ? - Por que estudar economia quando o lazer mais atraente ?

Sua concepo:
A economia repousa sobre os atos humanos e por excelncia uma cincia social. Apesar da tendncia atual ser a de se obter resultados cada vez mais precisos para os fenmenos econmicos quase que impossvel se fazer anlises puramente frias e numricas, isolando as complexas reaes do homem no contexto das atividades econmicas.

Definio
Deriva do grego: aquele que administra o lar. Economia uma cincia social que estuda a produo, a circulao e o consumo dos bens e servios que so utilizados para satisfazer as necessidades humanas.

- A cincia que estuda a escassez. - A cincia que estuda o uso dos recursos escassos na produo de bens alternativos. - O Estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos.

Definio
Economia uma cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer s necessidades humanas.

Problemas econmicos fundamentais


Necessidades Humanas > Ilimitadas ou Infinitas.
Contradio Recursos Produtivos (Fat.de Produo) > Finito e Limitado
(Recursos naturais, Mo de Obra, Capital) - Insumos Terra, matria-prima, etc.

Escassez : Natureza limitada dos recursos da sociedade. (restrio fsica dos recursos)

Problemas econmicos fundamentais


O QUE e QUANTO produzir ? A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto ? COMO produzir ? Questo de eficincia produtiva. Capital ou mo-deobra intensiva. PARA QUEM produzir ? Como ser a distribuio de renda gerada pela atividade econmica. Quais os setores beneficiados.

Problemas econmicos fundamentais


Necessidades humanas ilimitadas X Recursos produtivos escassos

Escassez

Escolha

O que e quanto Como Para quem (produzir)

Sistema Econmico / Organizao Econmica


a forma como a sociedade est organizada para desenvolver as atividades econmicas.

Atividades de produo, circulao, distribuio e consumo de bens e servios.

Sistema Econmico / Organizao Econmica


Principais formas: . Economia de Mercado (ou descentralizada, tipo capitalista) . Economia Planificada (ou centralizada, tipo socialista)

Economia de Mercado
- Sistema de concorrncia pura (sem interferncias do governo)
- Sistema de concorrncia mista (com interferncia governamental)

Sistema de concorrncia pura


Laissez-faire: O mercado resolve os problemas econmicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como guiados por uma mo invisvel, sem a interveno do governo. Mecanismo de Preo

Promove o equilbrio dos mercados

Sistema de concorrncia pura


Excesso de oferta (escassez de demanda) Formam-se estoques Reduo de preos At o equilbrio

Existir concorrncia entre empresas para vender os bens aos escassos consumidores.

Sistema de concorrncia pura


Excesso de demanda (escassez de oferta) Formam-se filas Tendncia ao aumento de preos At o equilbrio

Existir concorrncia entre consumidores para compra.

Sistema de concorrncia pura


O QUE e QUANTO produzir ?
(o que) Decidido pelos consumidores (soberania do consumidor). (quanto) Determinado pelo encontro da oferta e demanda de mercado.

COMO produzir ?
Questo de eficincia produtiva. Resolvido no mbito das empresas.

PARA QUEM produzir ?


Decidido no mercado de fatores de produo (demanda e oferta de fatores de produo). Questo distributiva.

Sistema de concorrncia pura


Base da filosofia do liberalismo econmico.
(Advoga a soberania do mercado, sem interferncia do Estado. Este deve responsabilizar mais com justia, paz, segurana, e deixar o mercado resolver as questes econmicas fundamentais).

Sistema de concorrncia pura


Oferta de bens e servios

Mercado de Bens e Servios


O que e quanto produzir

Demanda de bens e servios

Empresas
Demanda de servios dos fatores de produo.

Como produzir

Famlias
Para quem produzir
Oferta de servios dos fatores de produo

(mo-de-obra, terra, capital)

Mercado de Fatores de Produo

Sistema de concorrncia pura


Crticas: - Grande simplificao da realidade; - os preos podem variar no devido ao mercado mas, em funo de: - fora de sindicatos ( atravs dos salrios que remuneram os servios de mo-de-obra); - poder de monoplios e oligoplios na formao de preos no mercado; - interveno do governo (impostos, subsdios, tarifas, poltica salarial, fixao de preos mnimos, poltica cambial);

Sistema de concorrncia pura


Crticas : (cont..)

- o mercado sozinho no promove perfeita alocao de recursos. Em pases pobres, o Estado tende a promover a infra-estrutura bsica, que exigem altos investimentos, com retornos apenas a longo prazo, afastando o setor privado; - o mercado sozinho no promove perfeita distribuio de renda, pois as empresas esto procurando a obteno do mximo lucro, e no com questes distributivas.

Sistema de concorrncia pura

Essas crticas justificam a atuao governamental para complementar a iniciativa privada e regular alguns mercados. H muitos mercados, entretanto, que comportam-se como um sistema de concorrncia pura. Ex. hortifrutigranjeiro.

Sistema de mercado misto


O papel econmico do governo

Sc. XVIII - XIX Predominncia : Sistema de mercado, prximo ao da concorrncia pura.


O mercado sozinho no garante que a Incio do Sc. XX economia opere sempre com pleno emprego dos seus recursos. Necessitando de maior atuao do Setor Pblico na economia. Evitar as distores De que forma ? alocativas e distributivas

Sistema de mercado misto


Atuao do setor pblico: - Atuao sobre a formao de preos, (via impostos, etc.); - complemento da iniciativa privada (infra-estrutura, etc.); - fornecimento de servios pblicos; - fornecimento de bens pblicos (no vendidos no mercado. Exemplo: educao, segurana, justia, etc.); - compra de bens e servios do setor privado.

Economia Centralizada
Agncia ou rgo Central de Planejamento decide a forma como resolver os problemas econmicos fundamentais.

Meios de produo Estado Matria-prima, residncia, capital.


Meios de sobrevivncia Indivduos

Carros, roupas, televisores, etc.

Economia Centralizada
Caractersticas: Processo Produtivo: os preos representam apenas recursos contbeis que permitem o controle da eficincia das empresas (no h desembolso monetrio); Distribuio do Produto: os preos dos bens de consumo so determinados pelo governo Repartio do lucro: Governo, investimento da empresa e o restante dividido entre os administradores e os trabalhadores.

Sistemas Econmicos - Sntese


Mercado Centralizada

Propriedade Privada X Propriedade Pblica Problemas econmicos fundamentais resolvidos pelo mercado pelo orgo central

Maior eficincia alocativa Maior eficincia distributiva

Anlise Positiva Anlise Normativa


Declaraes Positivas = Os economistas tentam descrever (Descritivas) o mundo como ele . Ex.: Uma reduo na taxa de crescimento da quantidade de moeda reduziria a Taxa de Inflao. (Cientistas econmicos)
Declaraes Normativas = Os economistas prescrevem (Prescritivas) como o mundo deveria ser. Ex.: O Banco Central deveria reduzir a quantidade de moeda emitida. (Envolve: Valores, tica, religio, poltica,etc.) (Formuladores de polticas)

Autonomia e Inter-relao:

Com o passar do tempo: Concepo Humanstica

A Economia repousa sobre os atos humanos, objetivando a satisfao das necessidades humanas (Cincia Social).

Autonomia e Inter-relao:
Dificuldade de separar os fatores essencialmente econmicos dos extra-econmicos. A Autonomia da cada um dos ramos das Cincias Sociais no deve ser confundida com um total isolamento, mas sim observada sob diferentes ticas e investigada em termos no unilaterais.

As manifestaes das modernas sociedades encontram-se interligadas.

Aspecto Econmico Aspecto Poltico Aspecto Social

Realidade -Aspecto Material do Objeto

Aspecto Histrico Aspecto Geogrfico

Aspecto Demogrfico

Autonomia e Inter-relao: Economia e Poltica


Poltica a arte de governar. O exerccio do poder. natural que este poder tente exercer o domnio sobre a coisa econmica. Uso da poltica do Estado para concesso de vantagens econmicas pelos grandes grupos econmicos. Ex.: Agricultores na poca da poltica do caf com leite. Crdito subsidiado e tarifas protecionistas para grandes industrias.

Autonomia e Inter-relao: Economia e Histria


Os prprios sistemas econmicos esto condicionados evoluo histrica da civilizao. As idias que constroem as teorias so formuladas num contexto histrico onde se desenvolvem as atividades e as instituies econmicas.

Autonomia e Inter-relao: Economia e Geografia


Os acidentes geogrficos interferem no desempenho das atividades econmicas e, inmeras vezes, as divises regionais so utilizadas para se estudar as questes ligadas aos diferenciais de distribuio de renda, de recursos produtivos, de localizao de empresas, dos efeitos da poluio, das aglomeraes urbanas, etc.

Autonomia e Inter-relao: Economia e Sociologia


Quando a poltica econmica visa atingir os indivduos de certas classes sociais, interfere diretamente no objeto da sociologia, isto , a dinmica da mobilidade social entre as diversas classes de renda. Polticas salariais e gastos sociais ( educao, sade, transporte, alimentao etc. ) so exemplos que direta ou indiretamente influenciam essa mobilidade.

Autonomia e Inter-relao: Economia e Direito


Ex.: Leis Anti-truste: Atuam sobre as estruturas de mercado, assim como o comportamento das empresas. Agncias de Regulamentao: Ditam as regras de atuao em determinadas reas (ex.: petrleo, telecomunicaes,etc) Constituio Federal: Determina a competncia para execuo de poltica econmica. Estabelece os direitos e deveres dos agentes econmicos.

Autonomia e Inter-relao: Economia, Matemtica e Estatstica


A Economia faz uso da lgica matemtica e das probabilidades estatsticas. Muitas relaes do comportamento econmico podem ser expressas atravs de funes matemticas.

Econometria -> A estratgia de se estimar as relaes econmicas, matematicamente formuladas, a partir da minimizao dos desvios aleatrios.

Micro e Macroeconomia
Microeconomia o ramo da Teoria Econmica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos compradores (consumidores) e vendedores (produtores) de tais bens. Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinao dos preos e quantidades em mercados especficos. Ex.: Evoluo dos preos internacionais do caf brasileiro. O nvel de vendas no varejo, numa capital.

Micro e Macroeconomia
Macroeconomia o ramo da Teoria Econmica que estuda o funcionamento como um todo, procurando identificar e medir as variveis ( agregadas ) que determinam o volume da produo total ( crescimento econmico ), o nvel de emprego e o nvel geral de preos (Inflao) do sistema econmico, bem como a insero do mesmo na economia mundial.

Micro e Macroeconomia
Desenvolvimento Econmico estuda modelos de desenvolvimento que levem elevao do padro de vida (bem-estar) da coletividade. Questes estruturais, de longo prazo (crescimento da renda per capita, distribuio de renda, evoluo tecnolgica). Economia Internacional estuda as relaes de troca entre pases (transaes de bens e servios e transaes monetrias). Trata-se da determinao da taxa de cmbio, do comrcio exterior e das relaes financeiras internacionais.

Curva (Fronteira) de Possibilidade de Produo


- Grfico que mostra as vrias combinaes de produto que a economia pode produzir potencialmente, dados os fatores de produo e a tecnologia disponveis. - a fronteira mxima que a economia pode produzir, dado os recursos produtivos limitados. Mostra as alternativas de produo da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados.

Curva (Fronteira) de Possibilidade de Produo


Fronteira de Possibilidades de Produo
800

Tradeoff da sociedade
A obteno de alguma coisa, porm, abrindo mo de outra.

Modelo: 2 Bens utilizando em conjunto todos os Fatores de Produo.

700

750

700 600 450 250

Qtd. Prod. Y

600 500 400 300 200 100 0 0 100

0 200 300

Qtd. Produzida de X

Nada de graa

Fronteira de Possibilidades de Produo A Capacidade Ociosa (Ineficincia)


750
Fronteira de Possibilidades de Produo

Neste ponto o custo de oportunidade zero, pois no necessrio sacrifcio de recursos produtivos para aumentar a produo de um bem, ou mesmo, dois bens.

Qtd. Prod. Y

450
250 A

B
C

150 200 250


Qtd. Produzida de X

Cont.

Fronteira de Possibilidades de Produo B,C No h como produzir mais, sem reduzir a produo do outro. - Combinaes de produto (Nvel de produto Eficiente / Pleno Emprego) D Nvel impossvel de produo. Posio inalcanvel no perodo imediato.
Fronteira de Possibilidades de Produo

750

Qtd. Prod. Y

450
250 A

B
C

150 200 250


Qtd. Produzida de X

Custo de Oportunidade
Custo alternativo / Custo implcito o grau de sacrifcio que se faz ao optar pela produo de um bem, em termos da produo alternativa sacrificada.
O custo de alguma coisa o que voc desiste para obt-la.

Fronteira de Possibilidades de Produo Trade off Ex.:


Fronteira de Possibilidades de Produo

B => C

Qtd. Prod. Y

+ Produto X - Produto Y

750 D C A 150 200 250


Qtd. Produzida de X

Custo de Oportunidade Ex.: C => B

450
250

O custo de oportunidade de 200 unid. de Y 50 de X.

Fronteira de Possibilidades de Produo Razo da Concavidade da Curva


Qtd. Prod. Y

Fronteira de Possibilidades de Produo 750 700

=> Lei dos custos de oportunidade crescentes

600 450 250

Devido a Inflexibilidade dos recursos de produo.

50 100 150 200

250

Qtd. Produzida de X

Fronteira de Possibilidades de Produo => Lei dos custos de oportunidade crescentes


Dadas como inalteradas as capacidades tecnolgicas e de produo de uma economia e estando o sistema a operar a nveis de pleno emprego, a obteno de quantidades adicionais de determinada classe de produto implica necessariamente a reduo das quantidades de outra classe. Em resposta a constantes redues impostas classe que estar sendo sacrificada, sero obtidas quantidades adicionais cada vez menos expressivas da classe cuja produo estar sendo aumentada, devido relativa e progressiva inflexibilidade dos recursos de produo disponveis e em uso.

Fronteira de Possibilidades de Produo

Um avano econmico na Indstria do bem Y desloca a fronteira de possibilidades de produo para fora, aumentando o nmero de bens Y que a economia pode Produzir. Ex.: Avano Tecnolgico de um dos produtos.

Fronteira de Possibilidades de Produo


Deslocamentos Positivos: Decorrem da expanso ou melhoria dos fatores de produo disponveis. (Crescimento Econmico)

Positivo

Deslocamentos Negativos: Decorrem da reduo, sucateamento ou progressiva desqualificao do fatores de produo disponveis.

Negativo

ADENDO - Grficos
Grficos de duas variveis (Sistema de Coordenadas)
Nota Mdia Correlao Positiva Nota Nota Mdia Mdia Correlao Negativa

10 8 6 4 2 0

10

15

20

10 1.0 8 0.8 6 0.6 4 0.4 2 0.2 0 0.0 0

10

15

20

Tempo de Estudo (h. semanais)

N de Festas Freqentadas

Evoluo do Pensamento Econmico.

-Introduo;
-Precursores da Teoria econmica; -Os Clssicos -Teoria Neoclssica; -Teoria Keynesiana; e -O perodo recente.

Existe consenso de que a teoria econmica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das naes, em 1776. Em perodos anteriores a atividade econmica era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da tica. Nesse sentido, a atividade econmica deve-se orientar de acordo com alguns princpios gerais de tica, justia e igualdade. Os conceitos de troca, em Aristteles, e preo justo, em So Tomas de Aquino, a condenao dos juros ou da usura, encontravam suas justificativas em termos morais, no existindo um estudo sistemtico das relaes econmicas.

2.1 - Introduo

2.2 Precursores da Teoria Econmica


2.2.1 Antiguidade Na Grcia Antiga, as primeiras referencias da economia apareceram no trabalho de Aristteles que cunhou o termo economia (oikonoma) em seus estudos sobre a administrao privada e sobre finanas publicas. Temos consideraes tambm de Plato e Xenofonte. Roma no deixou nem um escrito notvel na rea de Economia. Os seus trabalhos de destaques estavam permeados de questo referentes a justia e moral.

2.2.2 Mercantilismo

Sculo XVI nascimento da primeira escola econmica: mercantilismo. Mercantilismo tinha preocupaes explicitas sobre a acumulao de riquezas de uma nao. Princpios de fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas. Acmulo de metais, fazia com que o governo de um pas seria mais forte e mais poderoso quanto maior fosse seu estoque. Politica mercantilista estimulou guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presena do Estado em assuntos econmicos.

2.2.3 Fisiocracia

Escola de pensamento francesa. Fisiocratas sustentavam que a terra era a nica fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido pelas leis naturais, absolutas, imutveis e universais, desejadas pela Providencia Divina. Trabalho de maior destaque Franois Quesnay autor da obra Tableau conomique, o primeiro a dividir a economia em setores mostrando suas relaes. O Tableau conomique foi aperfeioado e transformou-se no sistema de circulao monetria input-outpout criado no sculo XX.

A fisiocracia surgiu como reao ao mercantilismo. A fisiocracia surgiria que era desnecessria a regulamentao governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo que fosse contra ela seria derrotado. Para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa regras da natureza) em atividades econmicas como a lavoura, a pesca e a minerao. Portanto encorajavam-se a agricultura e fazia com que pessoas envolvidas no comercio e finanas fossem reduzidas ao menor numero possvel. Para eles s a terra tinha a capacidade de multiplicar a riqueza.

2.2.4 Os Clssicos

Adam Smith (1723-1790) Considerado o precursor da moderna teoria econmica, colocado como um conjunto cientifico sistematizado. Smith j era renomado quando publicou sua obra A riqueza das naes, em 1976. O livro um tratado muito abrangente sobre questes econmicas que vo desde as leis do mercado e aspectos monetrios ate a distribuio do rendimento da terra, concluindo com um junto de recomendaes politicas. Smith acreditava que se deixasse atuar a livre concorrncia, uma mo invisvel levaria a sociedade a perfeio.

Ele acreditava na ideia de que se todos buscassem o lucro mximo levaria ao bem estar de toda comunidade. como se uma mo invisvel orientasse todas decises econmicas de uma nao traria muitos benefcios para a coletividade, independentemente da ao do Estado. o principio do Liberalismo. Seus argumentos baseavam-se na livre iniciativa, no laissez faire (Deixe fazer). Considerava que a causa da riqueza das naes o trabalho humano e que um dos fatores decisivos para aumentar a produo era a diviso do trabalho, em que cada um se especializasse em alguma tarefa.

A produtividade decorre da diviso do trabalho, que decorre da tendncia inata da troca, que estimulada pela ampliao dos mercados. Assim necessrio ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas. Para Smith o papel do Estado na economia deveria corresponder apenas a proteo da sociedade, mas no a interveno nas leis de mercado e, consequentemente, na pratica econmica.

David Ricardo (1772-1823) Desenvolveu modelos econmicos. Aprimora a tese de que todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulao do capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevao da renda da terra , ate que os rendimentos decrescentes diminuem de tal forma os lucros que a poupana se torne nula, atingindo-se uma economia estacionaria, sem nenhum crescimento. Sua analise de distribuio do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas das ideias do chamado perodo neoclssico.

Ricardo analisou por que as naes negociam entre si, se melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados. A resposta dada por Ricardo a essas questes constitui importante item da teoria do comercio internacional, chamada de teoria das vantagens comparativas. Os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagnicas: a corrente neoclssica, por suas abstraes simplificadoras, e a corrente marxista, pela nfase dada a questo distributiva e aos aspectos sociais na repartio da renda da terra.

John Stuart Mill (1806-1873) Sintetizador do pensamento clssico. Jean-Baptiste Say (1768-1832) Lei de Say: a oferta cria sua prpria procura, ou seja o aumento de produo transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresrios, que seria gasta na compra de outras mercadorias e servios. Retoma a obra de Smith.

Thomas Malthus (1766-1834) Primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a populao. Deu apoio a teoria dos salrios de subsistncia. A causa de todos os males da sociedade residia no excesso populacional: enquanto a populao crescia em progresso geomtrica a produo de alimentos crescia em progresso aritmtica. Assim a populao crescia muito mais em potencial do que a produo de alimentos.

A capacidade de crescimento da populao dada pelo instinto de reproduo, mas encontra um conjunto de obstculos que a limitam: a misria, o vicio, e a conteno moral, que atuam sobre a mortalidade e a natalidade. Ele advogou o adiamento de casamentos, a limitao voluntaria de nascimentos nas famlias pobres, e aceitava guerras como uma soluo para interromper o crescimento populacional. Ele no previu o ritmo e o impacto do progresso tecnolgico na agricultura, nem as tcnicas de controle da natalidade que se seguiriam. A partir da contribuio dos economistas clssicos, a Economia passou a ter um corpo terico prprio e a desenvolver um instrumental de analise especifico para as questes econmicas.

2.3 A Teoria Neoclssica

Teve incio na dcada de 1870 e desenvolveu-se ate as primeiras dcadas do sculo XX. Privilegiam nesse perodo os aspectos microeconmicos da teoria, pois a crena na economia de mercado e em sua capacidade auto reguladora fez com que os tericos no se preocupassem tanto com a politica e o planejamento macroeconmico. Os neoclssicos sedimentaram o raciocnio matemtico explicito inaugurado por Ricardo, procurando isolar os fatos econmicos de outros aspectos da realidade social.

Alfred Marshall (1842-1924) Seu livro Princpios de economia, publicado em 1890, serviu como livro bsico ate a metade do sculo XX. A formalizao da analise econmica, principalmente da microeconomia, evoluiu muito. O comportamento e o desejo do consumidor, e do produtor em maximizar o seu lucro analisada pela chamada teoria marginalista.

2.4 A teoria Keynesiana

A era Keynesiana iniciou-se com a publicao da Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes(1883-1946). Para entender o impacto da obra de Keynes, necessrio considerar sua poca. Na dcada de 1930, a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecia como a Grande Depresso. A realidade econmica dos principais pases capitalistas era critica. O desemprego na Inglaterra e outros pases era muito grande. Nos EUA, aps a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, o desemprego foi elevadssimo.

Segundo o pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsveis pelo volume de emprego explicitado pelo nvel de produo nacional de uma economia, que, por sua vez, determinado pela demanda agregada ou efetiva. Para Keynes, no existiam forcas de auto ajustamento a economia, por isso se torna necessrio a interveno do Estado por meio de uma politica de gastos pblicos. Significa ento o fim da crena no laissez-faire como regulador dos fluxos real e monetrio da economia e chamado principio da demanda efetiva.

Os argumentos de Keynes influenciaram e muito a politica econmica dos pases capitalistas. De modo geral essas politicas apresentaram resultados positivos nos anos que se seguiram a Segunda Guerra Mundial. Nesse perodo houve desenvolvimento expressivo da teoria econmica. Por um lado tinha-se os modelos por meio do instrumental estatstico e matemtico, por outro alguns economistas trabalhavam as ideias da obra de Keynes. Debates tericos sobre aspectos de seu trabalho duram ate hoje, destacando-se trs grupos: os monetaristas, os fiscalistas e os ps-keynesianos.

Os monetaristas privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de interveno do Estado. Os fiscalistas recomendam o uso de politicas fiscais ativas e acentuado grau de interveno do Estado. Os ps-Keynesianistas procuraram mostrar que Keynes no negligenciou o papel da moeda e da politica monetria. Enfatizam o papel da especulao financeira e defendem o papel ativo do Estado na conduo da atividade econmica.

2.5 O perodo Recente


A teoria econmica vem apresentando transformaes, aps duas crises do petrleo. Trs caractersticas marcam esse perodo: Primeiro, existe uma conscincia maior das limitaes e possibilidades de aplicaes da teoria. O segundo ponto diz respeito ao avano do contedo emprico da economia. Finalmente, observamos uma consolidao das contribuies dos perodos anteriores. O desenvolvimento da informtica permitiu um processamento de informaes em volume e preciso sem precedentes.

A teoria econmica passou a ter um contedo emprico que lhe conferiu mais aplicao pratica. Por outro lado, isso permite um aprimoramento constante da teoria existente; por outro lado abre novas frentes tericas. Atualmente, a analise econmica engloba quase todos os aspectos da vida humana, e o impacto desses estudos na melhoria do padro de vida e do bem-estar da sociedade. O controle e o planejamento macroeconmico permitem antecipar muitos problemas, e evitar algumas flutuaes na economia desnecessria.

2.6 Abordagens Alternativas


A teoria econmica tem recebido muitas criticas e abordagens alternativas. Destaca-se os Marxistas e os Institucionalistas. Em ambas as escolas, critica-se a abordagem pragmtica da cincia econmica e prope-se um enfoque analtico, em que a economia interage com os fatos histricos e sociais. A analise econmica sem a observao de fatores histricos e sociais leva a uma viso distorcida da realidade. Os marxista tem como pilar de seu trabalho a obra O Capital, de Karl Marx. Desenvolve uma teoria do valor-trabalho, e consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial terico.

A apropriao do excedente produtivo (a mais valia) pode explicar o processo de acumulao e a evoluo das relaes entre classes sociais. Para Marx, o capital aparece com a burguesia, considerada uma classe social que se desenvolve aps o desaparecimento do sistema feudal e que se apropria dos meios de produo. A outra classe social o proletariado, obrigado a vender sua forca de trabalho dada a impossibilidade de produzir o necessrio para sobreviver. O conceito mais valia utilizado por Marx refere-se a diferena entre o valor das mercadorias que os trabalhadores produzem em dado perodo de tempo e valor da forca de trabalho vendida aos empregadores capitalista, que a contratam.

Os lucros juros e alugueis representam a expresso mais valia. Assim sendo, o valor que excede o valor da fora de trabalho e que vai para as mos do capitalista definido por Marx como mais valia. Ela pode ser considerada o valor extra que o trabalhador cria, alm do valor pago por sua fora de trabalho.

Marx enfatizou muito o aspecto politico de seu trabalho, que

teve impacto impar no s na cincia econmica como em outras reas do conhecimento.

Os institucionalistas, dirigem suas criticas ao alto grau de abstrao da teoria econmica e ao fato de ela no incorporar em sua analise as instituies sociais, dai seu nome ser esse. Rejeitam o pressuposto neoclssico de que o comportamento humano, na esfera econmica, seja racionalmente dirigido e resulte do calculo de ganhos e perdas marginais. Consideram que as decises econmicas das pessoas refletem muito mais as influencias das instituies dominantes e do desenvolvimento tecnolgico. A partir de 1969 foi institudo o Premio Nobel de Economia e consolidou-se a importncia da teoria econmica como corpo cientifico prprio.

- Demanda, Oferta e Equilbrio de Mercado.


Fundamentos de Microeconomia Anlise da Demanda de Mercado Anlise da Oferta de Mercado O Equilbrio de Mercado Exerccios

Fundamentos de Microeconomia
Microeconomia (Teoria de Preos) estuda o comportamento das famlias e (Consumidores) das empresas e (Firmas) os mercados (Mercados especficos) nos quais operam.

- Preocupa-se mais com uma anlise parcial.

Fundamentos de Microeconomia
Microeconomia analisa a formao de preos no mercado. Os preos formam-se com base em dois mercados:

mercado de bens e servios mercado dos servios dos fatores de produo

preos dos bens e servios

salrios, juros, aluguis e lucros

Remunerao

Fundamentos de Microeconomia Ceteris Paribus


Expresso latina traduzida como outras coisas sendo iguais , usada para lembrar que todas as variveis, que no aquela que est sendo estudada, so mantidas constantes.

- tudo o mais constante.

Fundamentos de Microeconomia Ceteris Paribus


Analisar um mercado isoladamente Supor todos os demais mercados constantes

- O mercado em estudo no afeta e no afetado pelos demais. - Verifica o efeito de variveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variveis.
Preo sobre a procura de determinado bem Independente Outras variveis: renda do consumidor, gostos, preferncias, etc.

Ex.:

Anlise da Demanda de Mercado


Demanda (ou procura) a quantidade de determinado bem ou servio que os consumidores desejam adquirir, num dado perodo.

A Demanda no representa a compra efetiva, mas a inteno de comprar, a dados preos.


A escala de demanda indica quanto (quantidade) o consumidor pode adquirir, dadas vrias alternativas de preos de um bem ou servio.

Anlise da Demanda de Mercado


Fundamentos da Teoria da Demanda Baseia-se na teoria do Valor Utilidade.
Dada uma Renda Consumidor Dados os preos de mercado Maximizando a utilidade (satisfao) que atribui ao bem ou servio.

Ao demandar um bem ou servio

Anlise da Demanda de Mercado


Utilidade Total e Utilidade Marginal

Aumenta quanto maior a quantidade consumida do bem

Satisfao adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem

decrescente porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.

Anlise da Demanda de Mercado


Utilidade Total e Utilidade Marginal

Umg =
Utilidade total

Ut q

Quantidade que o consumidor deseja consumir.


Utilidade marginal

Qtd. consumida

Qtd. consumida

Anlise da Demanda de Mercado


Ex: Utilidade Marginal

Paradoxo da gua e do Diamante

Por que a gua, sendo mais necessria, to barata, e o diamante suprfluo, tem preo to elevado ?
gua Grande Utilidade Total Baixa Utilidade Marginal (encontrada em abundncia) Grande Utilidade Marginal (escasso)

Diamante

Anlise da Demanda de Mercado


Variveis que afetam a Demanda Riqueza (e sua distribuio) Renda (e sua distribuio) Preo do bem Preo dos outros bens Fatores climticos e sazonais Propaganda Hbitos, gostos, preferncias dos consumidores Expectativas sobre o futuro Facilidades de crdito (disponibilidade, tx. juros, prazos)

Anlise da Demanda de Mercado


Variveis que afetam a Demanda qdi = f( pi , ps , pc , R, G) Funo Geral da Demanda q di = pi = ps = pc = R = G = quantidade procurada (demandada) do bem i preo do bem i preo dos bens substitutos ou concorrentes preo dos bens complementares renda do consumidor gostos, hbitos e preferncias do consumidor

Obs.: Para estudar o efeito de cada uma das variveis, deve-se recorrer hiptese ceteris paribus

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a quantidade demandada e o preo do prprio bem Funo Convencional

qdi = f( pi )

Supondo ps , pc , R e G constantes Lei Geral da Demanda


Tudo o mais constante (ceteris paribus), a quantidade demandada de um bem ou servio varia na relao inversa de seu preo. Por que ?

qdi <0 pi

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a quantidade demandada e o preo do prprio bem Efeito preo total:

Efeito substituio
Efeito renda

O bem fica mais barato relativamente aos concorrentes, fazendo com que a qtd. demandada aumente. Com a queda do preo, o poder aquisitivo do consumidor aumenta, e a qtd. demandada do bem deve aumentar.

Anlise da Demanda de Mercado Ex.: Grfico - Curva de Demanda Funo Linear


Representa o efeito do preo Preo do qdi = a b.pi de um bem sobre a quantidade Livro(R$) qdi = 25 0,25pi do bem que os consumidores Ex.Renda de 80 esto dispostos a comprar e R$ 2 mil 60 no a compra efetiva (ceteris paribus). 40 Como o preo e a quantidade 20 demandada tm relao nega00 5 10 15 20 tiva, a curva de demanda se Quantidade adquirida de livros inclina para baixo.

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a quantidade demandada e preos de outros bens e servios Bem substituto = o consumo de um bem substitui o consumo ou concorrente do outro. qdi = f( ps ) Supondo pi , pc , R e G constantes Dois bens para os quais, tudo o mais mantido constante (ceteris paribus), um aumento no preo de um deles aumenta a demanda pelo outro. Ex.: Manteiga e margarina.

qdi
ps

>0

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a quantidade demandada e preos de outros bens e servios Bem substituto ou concorrente
Ex.: 1- Carne de vaca, frango e peixe. 2- Cerveja Antarctica e Brahma. 3- Coca-cola e Guaran. Preo da Coca-cola(R$) (Supondo um aumento no preo do guaran)

80 60 40 20 00

D1 D0

5000 10000 15000 20000 Qtd. consumida de Coca-cola

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a quantidade demandada e preos de outros bens e servios Bens complementares = so bens consumidos em conjunto. qdi = f( pc )

Supondo pi , ps , R e G constantes
Bens para os quais o aumento no preo de um dos bens leva a uma reduo na demanda pelo outro bem. Ex.: Computador e software.

qdi <0 pc

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a quantidade demandada e preos de outros bens e servios Bens complementares
Ex.: 1- Camisa social e gravata; 2- Pneu e cmara. 3- Po e manteiga. 4- Sapato e meia. 5- Litro de gasolina e automvel. Preo do litro de gasolina (R$) (Supondo um aumento no preo dos automveis)

8 6 4 2 0

D0 D1
10000 20000 30000 40000 Qtd. de litros de gasolina

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) qdi = f( R ) Supondo pi , ps , pc e G constantes

Em relao renda dos consumidores, h trs situaes distintas:

qdi >0 R

Bem Normal = tudo o mais constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada do bem.

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Bem Inferior = tudo o mais constante, um < 0 aumento na renda provoca uma diminuio na quantidade demandada do bem. Ex.: Passagem de nibus, carne de segunda. Bem de consumo saciado = se aumentar a renda do consumidor, no aumentar a demanda do bem. Caso da demanda de alimentos bsicos, como o aucar, sal, arroz.

qdi R

qdi
R

=0

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Essa classificao depende da classe de renda dos Consumidores. Para consumidores de baixa renda no existem muitos bens inferiores. Com a renda mais elevada, maior n de produtos passa a ser classificado como bem inferior.

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) BEM NORMAL
Preo da carne de 1 (R$) (Supondo um aumento na renda do consumidor)

D1 D0
Qtd. de carne de 1

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) BEM INFERIOR
Preo da carne de 2 (R$) (Supondo um aumento na renda do consumidor)

D0 D1
Qtd. de carne de 2

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) BEM SACIADO
Preo do arroz (R$) (Supondo um aumento na renda do consumidor)

Qtd. de arroz

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a demanda de um bem e hbitos dos consumidores (G) qdi = f(G ) Supondo pi , ps , pc e R constantes

Hbitos, preferncias ou gostos (G) podem ser alterados, manipuladospor propaganda e campanhas promocionais, incentivando ou reduzindo o consumo de bens.

Anlise da Demanda de Mercado


Relao entre a demanda de um bem e hbitos dos consumidores (G) Campanha do tipo beba mais leite 80
Preo do Bem (R$)

D0

D1-Leite
Reduo Aumento

Desloca p/ direita

60 40 20 00

Campanha do tipo o fumo prejudicial sade


Desloca p/ esquerda

D1-Cigarro

10

15

20

Quantidade adquirida do bem

Anlise da Demanda de Mercado


Resumo

Principais variveis determinantes da funo de demanda, bem como as relaes entre essas variveis e a demanda do consumidor, podem ser assim resumidas: qdi = f( pi , ps , pc , R, G) Funo Geral da Demanda

q di < 0 pi

q di >0 ps

q di <0 pc

qdi e R

q di ><=0 G

Anlise da Demanda de Mercado


Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Servio
A demanda de Mercado igual ao somatrio das demandas individuais.

Dmercado =
i=0

dconsumidores individuais

i = 1,2,...,n consumidores. A cada preo, a demanda de mercado a soma das demandas dos consumidores individuais.

Anlise da Demanda de Mercado


Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Servio
Preo do Bem (R$) Preo do Bem R$)

80 60 40 20 00

50 100 150 Qtd - Consumidor A

200

100 200 300 400 Qtd - Consumidor B

Anlise da Demanda de Mercado


Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Servio
Preo do Bem R$)

80 60 40 20 0

150 300 450 600 Total do Mercado

Anlise da Demanda de Mercado


Observaes adicionais sobre a demanda Variaes na Demanda e variaes na quantidade demandada Variaes na demanda = Dizem respeito ao deslocamento da curva da demanda, em virtude de alteraes em ps , pc , R, G (ou seja, mudana na condio ceteris paribus). Variaes na quantidade demandada = refere-se ao movimento ao longo da prpria curva de demanda, em virtude da variao do preo do prprio bem pi , mantendo as demais variveis constantes (ceteris paribus).

Anlise da Demanda de Mercado


Variaes na Quantidade Demandada Preo do prprio bem Movimento ao longo da curva de demanda Variaes na Demanda Desloca a curva de demanda Desloca a curva de demanda Desloca a curva de demanda Desloca a curva de demanda Desloca a curva de demanda

Renda Preos de bens relacionados Gostos Expectativas Nmero de compradores

Anlise da Demanda de Mercado


Variao na quantidade demandada Demanda

Movimento ao longo da curva


Preo do Cigarro (R$) Ex.: Imposto que aumenta o preo do cigarro.

Deslocamento da curva
Preo do Cigarro (R$) Ex.: Poltica de combate ao fumo.

80 60 40 20 00

10

15

20

80 60 40 20 00

10

15

20

No. Cigarros fumados/dia.

No. Cigarros fumados/dia.

Anlise da Demanda de Mercado


Paradoxo (Bem) de Giffen

uma exceo Lei Geral da Demanda, em que a curva positivamente inclinada (relao direta) entre a quantidade demandada e o preo do bem.
Preo da Batata (R$)

Qtd demandada de Batata

Anlise da Demanda de Mercado


Paradoxo (Bem) de Giffen
Comunidade Inglesa muito pobre. Ocorreu uma queda no preo da Batata. Como a populao gastava a maior parte da renda com esse produto, o seu poder aquisitivo aumentou e como estavam saturados de batata, passaram a gastar com outros produtos. O preo da Batata caiu, bem como a qtd. demandada (curva positivamente inclinada). Bem de Giffen (nome do economista) um tipo de bem inferior, embora nem todo bem de Giffen seja um bem de Giffen.

Anlise da Demanda de Mercado


Formato da Curva de Demanda Calculada estatisticamente e empiricamente (Curso de Econometria). Funes: Tipo linear, potncia, hiperblica, etc. Exemplos: qdi = 3 0,5.pi + 0,2.ps 0,1.pc + 0,9.R

Coeficientes em relao a qdi

<0

>0

<0

>0

A varivel Gosto no observvel empiricamente.

Anlise da Demanda de Mercado


Exerccios sobre a demanda de mercado

1- Dados:
qdx = 3 0,5.px 0,2.py + 5.R
Pede-se: 1- O Bem y complementar ou substituto a x ? Por que ? 2- O bem x normal ou inferior? Por que? 3- Supondo ( px = 1 , py = 2 , R = 100 ) qual a qtd. procurada de x ?

Anlise da Demanda de Mercado


Exerccios sobre a demanda de mercado

1- Dados:
qdx = 500 1,5.px + 0,2.py 5.R
Pede-se: 1- O bem x normal ou inferior? Por que? 2- O bem y complementar ou substituto a x ? Por que ? 3- O bem x seria um bem de Giffen ? Por que ? 4- Supondo ( px = 1 , py = 2 , R = 40 ) qual a qtd. demandada de x ? 5- Se a renda aumentar 50%, ceteris paribus, qual a qtd. demandada de x ?

Anlise da Oferta de Mercado


Oferta a quantidade de determinado bem ou servio que os produtores desejam vender, em funo dos preos, em um determinado perodo. Considera-se que os produtores so racionais, j que esto produzindo com o lucro mximo, dentro da restrio de custos de produo.

Anlise da Oferta de Mercado


Variveis que afetam a Oferta de um bem ou servio qoi = f( pi , pfp , pn , T, M) qoi = quantidade ofertada do bem i

pi = preo do bem i Pfp = preo dos fatores e insumos de produo m (matriaprima, mo-de-obra, etc.)

pn = preo de outros n bens, substitutos na produo T = tecnologia M = objetivos e metas de empresrio

Anlise da Oferta de Mercado


Funo Geral da Oferta Tudo o mais constante (ceteris paribus), se o preo do bem aumenta, estimula as empresas a produzirem mais. Para produzir mais, os custos sero maiores, e o preo do bem deve ser aumentado.

q oi >0 pi

Como os empresrios reagem, quando se altera o preo do bem ou servio, ceteris paribus. Aumentando a qtd. ofertada

Anlise da Oferta de Mercado


Funo Geral da Oferta
Preo do Livro(R$)

80 60 40 20 00

10

15

20

Quantidade oferecida de livros

Anlise da Oferta de Mercado


Relao entre a oferta de um bem e preo do fator (Insumo) de produo (Pfp) qoi = f(Pfp ) Supondo pi , pn , T, M constantes Preo do Fator de produo (Pfp). Se o preo do fator mo-de-obra aumenta, diminui a oferta do bem, ceteris paribus, (haver um deslocamento). O mesmo vale para os demais fatores de produo, como terra, matriasprimas, etc.

q oi <0 Pfp

Anlise da Oferta de Mercado


Deslocamentos da curva Preo do a) Aumento do preo Reduo Aumento da oferta. do fator de produo, Livro(R$) ceteris paribus, h uma O O O 80 reduo na oferta do a) 60 bem. b) 40 b) Reduo do preo 20 do fator de produo, ceteris paribus, h um 00 5 10 15 20 aumento na oferta do Quantidade oferecida de livros bem.

Anlise da Oferta de Mercado


Relao entre a oferta de um bem e preo de outros bens, substitutos na produo (Pn) qoi = f(Pn ) Supondo pi , pfp , T, M constantes Preo de outro bem substituto na produo (Pn). Ex.: Se o preo do bem substituto aumenta, e dado o preo do bem (ceteris paribus), os produtores diminuiro a produo do bem, para produzir mais do bem substituto.

q oi <0 Pn

Anlise da Oferta de Mercado


Deslocamentos da curva Preo do a) Aumento do preo Reduo Livro(R$) Aumento da oferta. do bem substituto, ceteris paribus, h uma O O O 80 reduo na oferta do a) 60 bem. b) 40 b) Reduo do preo 20 do bem substituto, ceteris paribus, h um 00 5 10 15 20 aumento na oferta do Quantidade oferecida de livros bem.

Anlise da Oferta de Mercado


Relao entre a oferta de um bem e tecnologia (T) qoi = f(T) Supondo pi , pfp , pn , M constantes

q oi > 0 T

Tecnologia (T). Um aumento na tecnologia, ceteris paribus, aumenta a oferta do bem.

Anlise da Oferta de Mercado


Deslocamentos da curva a) Aumento da tecnologia, ceteris paribus, h um 80 aumento na oferta do bem.
Preo do Livro(R$) Reduo Aumento da oferta.

b)
a)

60 b) Reduo da tecnologia, 40 20 ceteris paribus, h uma reduo na oferta do bem. 0 0

10

15

20

Quantidade oferecida de livros

Anlise da Oferta de Mercado


Relao entre a oferta de um bem e os objetivos e metas do empresrio (M) qoi = f(M) Supondo pi , pfp , pn , T constantes

Objetivos e Metas dos empresrios. Poder i > < = 0 haver interesse do empresrio de aumentar M ou reduzir a produo.

qo

Anlise da Oferta de Mercado


Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Servio
A Oferta de Mercado igual ao somatrio das ofertas das firmas individuais, que produzem um dado bem ou servio.

Omercado =
j=0

qfirmas individuais
j = 1,2,...,n firmas.

A cada preo, a oferta de mercado a soma das ofertas das firmas individuais.

Anlise da Oferta de Mercado


Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Servio
Preo do Bem (R$)

Preo do Bem (R$)

5 10 15 20 Quantidade oferecida pela Firma A

80 60 40 20 00

10 20 30 40 Quantidade oferecida pela Firma B

80 60 40 20 00

Anlise da Oferta de Mercado


Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Servio
Preo do Bem (R$)

80 60 40 20 00

15 30 45 60 Quantidade oferecida pelo mercado

Anlise da Oferta de Mercado


Observaes sobre a oferta de um Bem ou Servio Variao da oferta e Variao da quantidade ofertada Variao da Oferta = Deslocamento da curva de oferta, em virtude de alteraes em pfp , pn , T, M (ou seja, mudana na condio ceteris paribus). Variaes na quantidade ofertada = refere-se ao movimento ao longo da prpria curva de oferta, em virtude da variao do preo do prprio bem pi , mantendo-se as demais variveis constantes (ceteris paribus).

Anlise da Oferta de Mercado


Variaes na quantidade ofertada Preo Movimento ao longo da curva de oferta

Variaes na oferta
Preos dos Insumos Preos dos Bens Subst. Tecnologia Objetivo do empresrio Nmero de Vendedores Desloca a curva de oferta Desloca a curva de oferta Desloca a curva de oferta Desloca a curva de oferta Desloca a curva de oferta

O Equilbrio de Mercado
O Equilbrio de Mercado (Oferta e Demanda) de um Bem ou Servio O preo em uma economia de mercado determinado tanto pela oferta como pela demanda. O equilbrio se encontra onde as curvas de oferta e de demanda se cruzam. Ao preo de equilbrio, a quantidade oferecida igual a quantidade demandada (quantidade de equilbrio).
Preo do Bem

Equilbrio Oferta

80 60 40 20 00

Demanda

10

15

20

Quantidade do Bem.

O Equilbrio de Mercado
O Equilbrio de Mercado (Oferta e Demanda) de um Bem ou Servio Lei da Oferta e da Demanda O preo de qualquer bem se ajusta de forma a equilibrar a oferta e a demanda desse bem (Mecanismo de Preo). Demanda No h excesso de oferta, nem excesso de demanda (qte que os consumidores querem comprar = qte que os produtores desejam vender).

O Equilbrio de Mercado
O Excesso de Oferta Situao em que a quantidade oferecida (Ex.: 15 unidades) maior que a quantidade demandada (Ex.: 5 unidades). Excesso do Bem Fornecedores reduzem preos Mercado atinge o Equilbrio
Preo do Bem

Excesso de Oferta O

80 60 40 20 00

D
5 10 15 20

Quantidade do Bem.

O Equilbrio de Mercado
O Excesso de Demanda Situao em que a quantidade demandada (Ex.: 15 unidades) maior que a quantidade oferecida (Ex.: 5 unidades).
Preo do Bem

Excesso de Demanda O

80 60 Escassez do Bem 40 Fornecedores aumentam preos 20 00


Mercado atinge o Equilbrio

D
5 10 15 20

Quantidade do Bem.

O Equilbrio de Mercado
O Excesso de Oferta / Demanda / O Equilbrio
Preo do Bem

80 60 40 20 00

Excesso de Oferta

Equilbrio
Excesso de Demanda

D
5 10 15 20

Quantidade do Bem.

O Equilbrio de Mercado
Como um aumento na Demanda afeta o Equilbrio.
Preo do Ex:As pessoas passam a cultivar o hbito de leitura (ceteris paribus). Livro

1- O hbito aumenta a demanda A oferta permanece inalterada, pois este determinante no afeta diretamente as livrarias. 2 - A curva de demanda se desloca para a direita. 3 - O preo e a qtd so aumentados (novo ponto de equilbrio).

80 60 40 20 00

D2
D1
5 10 15 20

Quantidade de livros

O Equilbrio de Mercado
Como um reduo na Oferta afeta o Equilbrio.
Ex: Um terremoto destri vrias Preo do Livro editoras. 1- O terremoto afeta a curva de O oferta. A curva de demanda perma- 80 O nece inalterada, pois o terremoto no muda diretamente a quantidade 60 demandada pelos compradores. 40 D 2- A curva de oferta se desloca para 20 a esquerda (a qualquer preo a qtd 00 ofertada menor). 5 10 15 20 Quantidade de livros 3- O preo aumenta e a qtd diminui (novo ponto de equilbrio).

O Equilbrio de Mercado
Uma Mudana simultnea na Oferta e na Demanda
Ex:As pessoas passam a cultivar o Preo do 1o Caso 1o hbito de leitura e ao mesmo tempo, Livro um terremoto destruindo vrias O2 O1 editoras. 80 1- Ambas as curvas se deslocam. 65 65 2- A curva de Demanda se desloca para direita e a de Oferta para a 40 D2 esquerda. 20 3- H dois resultados possveis D1 00 dependendo da extenso dos deslo5 7 10 15 20 camentos das curvas. (a) A qtd Quantidade de livros o preo aumentam.

O Equilbrio de Mercado
Uma Mudana simultnea na Oferta e na Demanda
Ex:As pessoas passam a cultivar o Preo do 2o Caso 1o hbito de leitura e ao mesmo tempo, Livro O2 um terremoto destruindo vrias O1 editoras. 80 1- Ambas as curvas se deslocam. 65 65 2- A curva de Demanda se desloca para direita e a de Oferta para a 40 esquerda. D2 20 D 1 3- H dois resultados possveis 00 dependendo da extenso dos deslo5 7 10 15 20 camentos das curvas. (b) A qtd Quantidade de livros diminui e o preo aumenta.

O Equilbrio de Mercado
Exerccios sobre Equilbrio de Mercado

1 Dados D = 22 3p (funo demanda) S = 10 + 1p (funo oferta)


a) Determinar o preo de equilbrio e a respectiva quantidade. b) Se o preo for R$ 4,00, existe excesso de oferta ou de demanda ? Qual a magnitude desse excesso ?

O Equilbrio de Mercado
Exerccios sobre Equilbrio de Mercado

2 Dados:

qdx = 2 0,2.px + 0,03.R qox = 2 + 0,1.px

e supondo a renda R = 100 pede-se: a) Preo e quantidade de equilbrio do bem x. b) Supondo um aumento de 20% da renda, determinar o novo preo e a quantidade de equilbrio do bem x.

O Equilbrio de Mercado
Exerccios sobre Equilbrio de Mercado

3 Num dado mercado, a oferta e a procura de um produto so dadas, respectivamente, pelas seguintes equaes:
Qo = 48 + 10.P Qd = 300 8.P Onde Qo, Qd e P so respectivamente, quantidade ofertada, quantidade demandada e o preo do produto. Qual ser a quantidade transacionada nesse mercado, quando ele estiver em equilbrio ?

- Elasticidades

Conceito Elasticidade-Preo da Demanda Elasticidade-Preo Cruzada da Demanda Elasticidade-Renda da Demanda Elasticidade-Preo da Oferta Exerccios

Elasticidades
Conceito a alterao percentual em uma varivel, dada uma variao percentual em outra, ceteris paribus. Sinnimo de sensibilidade , resposta, reao de uma varivel, em face de mudanas em outras variveis.

Elasticidades
Exemplos na Microeconomia:
Elasticidade-preo da demanda : Variao percentual na quantidade demandada, dada a variao percentual no preo do bem, ceteris paribus. Elasticidade-renda da demanda : Variao percentual na quantidade demandada, dada uma variao percentual na renda, ceteris paribus.

Elasticidades
Exemplos na Microeconomia: (cont.)
Elasticidade-preo cruzada da demanda : Variao percentual na quantidade demandada, dada a variao percentual no preo de outro bem, ceteris paribus. Elasticidade-preo da oferta : Variao percentual na quantidade ofertada, dada uma variao percentual no preo do bem, ceteris paribus.

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Variao percentual na quantidade demandada, dada uma variao percentual no preo do bem, ceteris paribus. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores, quando ocorre uma variao no preo de um bem ou servio. %q
= d

Epd

% preo

q1 q0 q0 p1 p0 p0

qd qd p p

p qd = d x q p

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda

Epd

p
=

qd
>0

qd x p
<0
Lei Geral da Demanda

A Elasticidade-preo da demanda sempre negativa. Seu valor expresso em mdulo ( |Epd | = 1,5 que

equivale a Epd

-1,5 ).

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Exemplo: Calcule a ElasticiPreo do dade-preo da demanda em Bem (R$) um ponto especfico. P0 = preo inicial = R$ 20,00 P1 = preo final = R$ 16,00 Q0 = quantidade demandada, ao preo p0 = 30 Q1 = quantidade demandada, ao preo p1 = 39

30 20 16 8 00

D p0 p1

15

30

39

50

Quantidade demandada

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Soluo:
Variao Percentual (%)

p p 1 p0 16 - 20 = - 0,2 = 20% = = p0 p 20

q q1 q0 39 - 30 = 0,3 = 30% = = q0 q 30 Epd


=

30% = -1,5 ou | Epd | = 1,5 -20% Para uma queda de 20% no preo,a quantidade demandada aumenta em 1,5 vezes os 20%, ou seja, 30%.

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda

Classificao: Demanda Elstica, inelstica e de elasticidade unitria. Demanda Elstica: | Epd | > 1 - Ex: |Epd | = 1,5
Significa que, dada uma variao percentual, por exemplo, de 10% no preo, a quantidade demandada varia, em sentido contrrio, em 15%, ou seja, 50% a mais, ceteris paribus. Isso revela que a quantidade bastante sensvel variao de seu preo.

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Demanda Inelstica: | Epd | < 1 - Ex: | Epd | = 0,4 Neste caso, os consumidores so pouco sensveis a variaes de preo: uma variao de, por exemplo, 10% no preo leva a uma variao na demanda desse bem de apenas 4% (sem sentido contrrio).

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Demanda de elasticidade unitria:

| Epd | = 1 ou Epd = - 1
Se o preo aumenta em 10%, a quantidade cai tambm em 10%, ceteris paribus.

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda

Exemplo:
Seja as elasticidades-preo da demanda dos bens A e B; EpdA = -2 e EpdB = -0,8. Neste caso, e supondo que o comsumo dos dois bens independente, o bem A apresenta uma demanda mais elstica que o bem B, pois um aumento de 10% no preo de ambos levaria a uma queda de 20% na quantidade demandada do bem A, e de apenas 8% na do bem B, ceteris paribus. Os consumidores so mais sensveis, reagem mais a variaes de preos no bem A do que no bem B.

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Fatores que afetam: Disponibilidade de bens substitutos Essencialidade do bem Importncia relativa do bem no oramento do consumidor Horizonte de tempo

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Disponibilidade de bens substitutos Quanto mais substitutos Mais elstica a demanda

Pois dado um aumento de preos, o consumidor tem mais opes para fugir do consumo desse produto, provocando uma queda em sua demanda mais que proporcional variao do preo. Assim, quanto mais especfico o mercado, maior a elasticidade. Ex: Elasticidade do Guaran > Refrigerante.

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Essencialidade do bem Quanto mais essencial Mais inelstica a demanda

Esse tipo de bem no traz muitas opes para o consumidor fugir do aumento de preos.

Ex: Sal, acar.

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Importncia relativa do bem no oramento do consumidor Quanto maior o peso no oramento Mais elstica a demanda

A importncia relativa, ou peso do bem no oramento, dada pela proporo de quanto o consumidor gasta no bem, em relao a sua despesa total.

O consumidor muito afetado, por alteraes nos preos, quanto mais gasta com o produto, dentro de sua cesta de consumo. Ex. Elasticidade da Carne > Fsforo.

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Horizonte de tempo Quanto maior o horizonte de tempo Mais elstica a demanda

Dependendo do horizonte de tempo de anlise, um intervalo de tempo maior permite que os consumidores de determinada mercadoria descubram mais formas de substitu-la, quando seu preo aumenta.

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Interpretao geomtrica A elasticidade-preo da demanda varia, ao longo de uma mesma curva de demanda. Quanto maior o preo do bem, maior a elasticidade.
Preo do Bem (R$) |Epd|ponto b > 1 (elstica) |Epd|ponto a = 1 (unitria) |Epd|ponto c < 1 (inelstica)

Quantidade demandada

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda

Inclinao acentuada : As compras variam pouco com o aumento dos preos. (Insensvel aos preos) (Inelstica)
Inclinao pequena : As compras variam muito com o aumento dos preos. (Sensvel aos preos) (Elstica)

Preo do Sal (R$)

Qtd adquirida de sal


Preo do CDs (R$)

Qtd adquirida de CDs

Elasticidades
Elasticidade-preo da demanda Casos Extremos
Preo do Bem (R$)

Inclinao Infinita : As compras no variam com o aumento dos preos. Perfeitamente Inelstica: Epd = 0 (Ex.: Bens Essenciais)
Inclinao zero : As compras variam muito com o aumento dos preos. Sensvel aos preos. Perfeitamente Elstica: Epd = 00 (Ex.: Mercados perfeitamente competitivos.

Qtd adquirida do Bem


Preo do Bem (R$)

Qtd adquirida do Bem

Elasticidades
Relao entre a Receita Total do vendedor (ou dispndio total do consumidor) e Elasticidade-preo da demanda
Receita Total = RT = preo unitrio x quantidade comprada do bem

RT = p . q
O que pode acontecer com a receita total (RT), quando varia o preo de um bem ?

Elasticidades
Relao entre a Receita Total do vendedor (ou dispndio total do consumidor) e Elasticidade-preo da demanda Resposta: Vai depender da elasticidade-preo da demanda a) Se Epd for elstica % qd

>

% preo

RT segue o sentido da quantidade (prepondera a variao da quantidade sobre a variao do preo).

- se p aumentar, qd cair, e a RT diminuir.


- se p cair, qd aumentar, e a RT aumentar.

Elasticidades
Relao entre a Receita Total do vendedor (ou dispndio total do consumidor) e Elasticidade-preo da demanda b) Se Epd for inelstica % qd

<

% preo

RT segue o sentido do preo (prepondera a variao do preo sobre a variao da quantidade). - se p aumentar, qd cair, e a RT aumentar.

- se p cair, qd aumentar, e a RT cair.

Elasticidades
Relao entre a Receita Total do vendedor (ou dispndio total do consumidor) e Elasticidade-preo da demanda c) Se Epd for unitria % qd

% preo

Tanto faz p aumentar ou cair, que a receita total (RT) permanece constante.

Elasticidades
Relao entre a Receita Total do vendedor (ou dispndio total do consumidor) e Elasticidade-preo da demanda Concluso: Demanda inelstica vantajoso aumentar o preo (ou diminuir a produo) At onde Epd = -1

Ex.: Produtos agrcolas. (principalmente os essenciais). Se, o aumento do preo for muito elevado pode acabar caindo no ramo elstico da demanda e assim, gerando a queda na receita total (RT).

Pois, embora a quantidade caia, O aumento de preo mais que compensa a queda na quantidade, e a RT aumenta.

Elasticidades
Elasticidade-preo cruzada da Demanda

Variao percentual na quantidade demandada, dada a variao percentual no preo de outro bem, ceteris paribus.

Epd

AB

pB qA x qA pB

Epd AB > 0 => A e B so substitutos (o aumento do preo de y aumenta o consumo de x, ceteris paribus). Epd AB < 0 => A e B so complementares (o aumento do preo de y diminui o consumo de x, ceteris paribus).

Elasticidades
Elasticidade-renda da Demanda Variao percentual na quantidade demandada, dada uma variao percentual na renda do consumidor, ceteris paribus.

ERd

R x q q R

ERd > 1 => Bem superior (ou bem de luxo) : dada uma variao da renda, o consumo varia mais que proporcionalmente. ERd > 0 => Bem normal : o consumo aumenta quando a renda aumenta.

Elasticidades
Elasticidade-renda da Demanda

ERd

R x q q R

ERd < 0 => Bem inferior : a demanda cai quando a renda aumenta.

ERd = 0 => Bem de consumo saciado: variaes na renda no alteram o consumo do bem.

Elasticidades
Elasticidade-renda da Demanda

Obs.: Normalmente, a elasticidade-renda da demanda de produtos manufaturados superior elasticidade-renda de produtos bsicos, como alimentos. Mais elevada a renda Maior consumo de manufaturados (ex.: carro, eletrnicos), relativamente aos alimentos.

Elasticidades
Elasticidade-preo da oferta Variao percentual na quantidade ofertada, dada uma variao percentual no preo do bem, ceteris paribus.

Epo

p x qo p

qo

Epo > 1 => Bem de oferta elstica.


Epo < 1 => Bem de oferta inelstica. Epo = 1 => elasticidade-preo de oferta unitria.

Elasticidades
Elasticidade-preo da oferta
Epo > 1 => Bem de oferta elstica. Epo < 1 => Bem de oferta inelstica.
Preo do Bem
Epo > 1 Epo = 1

Epo = 1 => elasticidade-preo de oferta unitria. Epo < 1 Obs.: Corrente estruturalista da inflao: A oferta de produtos agrcolas seria inelstica a estmulos de preos, em Quantidade do Bem. virtude da baixa produtividade da agricultura, provocada pela estrutura agrria. No responderia ao aumento da demanda de alimentos, aumentando assim os custos de produo e comseqente repasse aos preos dos produtos.

- Produo

Introduo Conceitos Bsicos Produo com um Fator Varivel e um Fixo (uma anlise de curto prazo) Produo a Longo Prazo Exerccios

Introduo
Curva de Oferta
Relaes entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizados.

Teoria da Produo

Teoria da Firma
Teoria dos Custos de produo

Inclui os preos dos insumos

Produo Conceitos Bsicos


Produo o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produo adquiridos em produtos ou servios para a venda no mercado. inputs Compra insumos Combinao dos Fatores de Produo outputs Vende produtos no Mercado

Produo Conceitos Bsicos


Insumos Em funo da eficincia

Mo-de-obra (N)
Capital Fsico (K) rea, Terra (T) Matria-prima (Mp) Obs.: Intensivo Fator que utilizado em maior quantidade

Processo de Produo

Produto (q)

Produo
Funo de Produo

a relao tcnica entre a quantidade fsica de fatores de produo e a quantidade fsica do produto em determinado perodo de tempo.
quantidade do produto = f (quantidade dos fatores de produo)

q= f
quantidade produzida/t

(N,

K,

M,

T)

rea mo-de-obra capital fsico matrias-primas cultivada/t utilizada/t utilizado/t utilizadas/t

Produo
Funo de Produo

Supe-se que foi atendida a eficincia tcnica (mxima produo possvel, em dados nveis de mo-de-obra, capital e tecnologia).
Funo de Produo

Funo Oferta

Funo Oferta = Relaciona a produo com os preos dos fatores de produo.


Funo Produo = Relaciona a produo com as quantidades fsicas dos fatores de produo.

Produo
Distino entre Fatores de Produo Fixos e Variveis e entre Curto e Longo Prazos Fatores de Produo Fixos Permanecem inalterados quando a produo varia.
Ex.: O capital fsico e as instalaes da empresa

Fatores de Produo Variveis Se alteram, com a quantidade produzida.


Ex.: Mo-de-obra e as matrias-primas utilizadas

Produo
Distino entre Fatores de Produo Fixos e Variveis e entre Curto e Longo Prazos Curto Prazo Perodo no qual existe pelo menos um fator de produo fixo. Longo Prazo Todos os fatores se alteram.
Obs.1: O curto prazo para uma metalrgica maior do que o de uma fbrica de biscoitos (as alteraes de equipamentos ou instalaes daquela demandam mais tempo que a desta). Obs.2: Na teoria Microeconmica, a questo de prazo est definida em termos da existncia ou no de fatores fixos de produo.

Produo
Produo com um fator varivel e um fixo: Uma anlise de curto prazo. q = f( N, K )
Dois fatores de produo => Mo-de-obra Capital
Supondo constante ou fixo no curto prazo.

q =

f ( N )

O nvel do produto varia apenas em funo de alteraes na mo-de-obra, a curto prazo, ceteris paribus.

Produo
Conceitos de Produto Total, Produtividade Mdia e Produtividade Marginal. Produto Total (PT) a quantidade total produzida,
em determinado perodo de tempo.

PT = q Produto Mdia a relao entre o nvel do produto e a


quantidade do fator de produo, em determinado perodo de tempo.

da mo-de-obra do capital

PMeN = PT/N PMeK = PT/K

Produo
Conceitos de Produto Total, Produtividade Mdia e Produtividade Marginal. Produto Marginal a variao do produto, dada uma variao
de uma unidade na quantidade de fator de produo, em determinado perodo de tempo.

da mo-de-obra do capital

PMgN = PMgK =

PT / PT /

N = K =

q/ N q/ K

Produo
Produto Total, Mdio e Marginal
K 10 10 10 10 10 10 10 10 10 N 0 1 2 3 4 5 6 7 8 PT PMe = PT/N PMg = /\PT / /\N 0 3 3,0 3 8 4,0 5 12 4,0 4 15 3,8 3 17 3,4 2 17 2,8 0 16 2,3 -1 13 1,6 -3

Produo
Lei dos Rendimentos Decrescentes O formato das curvas PMgN e PMeN d-se em virtude da Lei dos Rendimentos Decrescentes. Ao aumentar o fator varivel (N), sendo dada a quantidade de um fator fixo, a PMg do fator varivel cresce at certo ponto e, a partir da, decresce, at tornar-se negativa. Ex.: Atividade agrcola (Fator fixo: rea cultivada). Essa lei s vlida se for mantido um fator fixo (portanto, s vale a curto prazo).

- Custos de Produo

Introduo Custo de oportunidade X Custos Contbeis Conceito de Externalidade Custos de Curto Prazo Custos de Longo Prazo Maximizao do Lucro Total Exerccios

Introduo
Curva de Oferta
Relaes entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizados.

Teoria da Produo

Teoria da Firma
Teoria dos Custos de produo

que determinar

Inclui os preos dos insumos

Custos de Produo
Avaliao privada e avaliao social Avaliao Privada Avaliao financeira, especfica da empresa. Avaliao social Custos (e benefcios) para toda a sociedade, derivados da produo da empresa.
Aumenta a produo da indstria extrativa de madeira H perdas ecolgicas derivadas do desmatamento

Custos de Produo
Avaliao privada e avaliao social

Externalidades ou Economias externas - Alteraes de custos e


benefcios para a sociedade, derivadas da produo da empresa, ou ento as alteraes de custos e receitas da empresa, devidas a fatores externos empresa.

Externalidade positiva Comerciantes de lustres prximos um do outro. Externalidade negativa Indstria qumica poluidora dos rios, impe indstria pesqueira.

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo
Custo Fixo Total (CFT) Mantm-se fixa, quando a produo varia. Ex.: Aluguis, depreciao, etc.
Custo Varivel Total (CVT) Varia com a produo. Depende da quantidade produzida. Ex.: gastos c/ folha de pagamento, despesas com matrias-primas, etc. Custo Total (CT) Soma do custo varivel total com o custo fixo total.

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo
Qtd Prod. (q) (1) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 C. Fixo C. Varivel C. Total C.F. MdioC.V. Mdio C. Mdio (CFT) (CVT) (CT) (CFMe) (CVMe) (CTMe) (2) (3) (4)=(2)+(3) (5)=((2)/(1) (6)=((3)/(1) (7)=(5)+(6) 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 0 2,00 3,50 4,50 5,75 7,25 9,25 12,51 17,50 25,50 37,50 15,00 17,00 18,50 19,50 20,75 22,25 24,25 27,51 32,50 40,50 52,50

15,00 7,50 5,00 3,75 3,00 2,50 2,14 1,88 1,67 1,50

2,00 1,75 1,50 1,44 1,45 1,54 1,79 2,19 2,83 3,75

17,00 9,25 6,50 5,19 4,45 4,04 3,93 4,06 4,50 5,25

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo
Custos de Produo
Custos Totais (R$)

Custos declinantes
60 40 20 0

Custos a taxas crescentes


Custo Fixo Custo Varivel Custo Total

Quantidade produzida

Lei dos rendimentos decrescentes = Lei dos custos crescentes

11

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo
Custo Fixo Mdio (CFMe) = CFT / q Custo Varivel Mdio (CVMe) = CVT / q Custo Mdio (CMe ou CTMe ) = Custos totais = CT Qtd produzida q

CTMe = CVMe + CFMe

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo
Custo Mdios (R$)
20,00 15,00 10,00 5,00 0,00 1 2 3 4 5 6 7 8
CTMe e CVMe tendem a igualar-se.

C. Fixo Mdio C. Var. Mdio C. Total 9 10 C. Fixos tendem a zero Quantidade Produzida c/ aumento de q.

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo
Obs.: O formato de U das curvas CTMe e CVMe a curto prazo tambm se deve lei dos rendimentos decrescentes, ou lei dos custos crescentes. Inicialmente: Custos mdios declinantes: Em certo ponto, satura-se a Pouca mo-de-obra utilizao do capital (que p/ grande capital. fixo) e a admisso de mais mo-de-obra no trar aumentos proporcionais de Vantajoso absorver mo-deproduo (custos mdios ou obra e aumentar a produo, unitrios comeam a elevar-se). pois o custo mdio cai.

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo

CUSTO MARGINAL Diferentemente dos custos mdios, os custos marginais referem-se s variaes de custo, quando se altera a produo.
Custo Marginal (CMg) = variao do CT = variao do q CT q

o custo de se produzir uma unidade extra do produto.

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo - Custo Marginal
Qtd Prod. (q) C. Total (CT) C. Marginal (CMg)

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

7,00 16,00 19,00 21,50 22,75 24,25 26,25 29,51 34,50 42,50 54,50

9,00 3,00 2,50 1,25 1,50 2,00 3,26 4,99 8,00 12,00

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo - Custo Marginal
Obs.: Como Cmg = CFT = 0,e
C. Marginal (R$)

C. Marginal (CMg)
15 10 5 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

CVT + q

CFT

Logo: Cmg =

CVT q

* Os custos marginais no
so influenciados pelos custos fixos (invariveis a curto prazo).

Quantidade produzida (q)

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo Relao entre Custo Marginal e os
Custos Mdios Total e Varivel

20
Custos (R$)

Custos Mdios e Marginais

15
C. Marginal

10 5 0
11

C. Var. Mdio C. Total Mdio

Qtd (q)

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo Relao entre Custo Marginal e os
Custos Mdios Total e Varivel

Quando o custo marginal supera o custo mdio (total ou varivel), significa que o custo mdio estar crescendo. Ao mesmo tempo, se o custo marginal for inferior ao mdio, o mdio s poder cair.

Concluso : Quando o custo marginal for igual ao custo mdio (total ou varivel), o marginal estar cortando o mdio no ponto de mnimo do custo mdio.

Custos de Produo
Custos a Curto Prazo Relao entre Custo Marginal e os
Custos Mdios Total e Varivel

Ex.:
10 unidades de um produto. Custo Total = 5.000,00 Custo Mdio = 500,00

Se 11 unidade = C. Marginal = R$ 400,00 ( < C. Mdio) Custo total = R$ 5.400,00 => C. Mdio = R$ 490,91 (Decrescente) Se 11 unidade = C. Marginal = R$ 600,00 ( > C. Mdio) Custo total = R$ 5.600,00 => C. Mdio = R$ 509,09 (Crescente)

Custos de Produo
Custos a Longo Prazo No existem custos fixos: todos os custos so variveis. Opera a curto prazo Um agente econmico Planeja a longo prazo.

Os empresrios tm um elenco de possibilidades de produo de curto prazo, com diferentes escalas de produo (tamanho), que podem escolher.

Custos de Produo
Supondo 3 escalas de produo.

Custos a Longo Prazo


(K=10) (K=15) CMeC1 CMeC2

10, 15 e 20 mquinas.
Curvas de Custo Mdio de Curto Prazo. Se planeja prod. q1 => CMeC1 < CMeC2 e CMeC3 Se planeja prod. q3 => CMeC2 < CMeC1 e CMeC3 Se planeja prod. q2 => CMeC2 = CMeC1 q4 => CMeC2 = CMeC3

Custos (R$)

CMeC3 (K=20)

q1

q2 q3 q4

Quantidade

(q)

Opo normalmente utilizada.

Custos de Produo
Custos a Longo Prazo A curva cheia a curva de custo mdio de longo prazo (CMe-Lp) (Curva de Envoltria ou curva de planejamento de longo prazo). Mostra o menor custo unitrio (CMe).
Rendimentos Crescentes ou Decrescentes de Escala
Lei dos rendimentos Custos decrescentes (Curto Prazo) CMe-Lp (R$)

Mnimo custo

q
Tamanho (escala) timo

Quantidade

(q)

Custos de Produo
Custos a Longo Prazo Embora, as curvas de custo mdio de longo e de curto prazo tenham o mesmo formato em U, elas diferem no sentido de que o formato a curto prazo deve-se a Lei dos rendimentos decrescentes (ou custos crescentes), a uma dada planta ou tamanho, enquanto o formato da curva de longo prazo deve -se aos rendimentos de escala, quando varia o tamanho da empresa.

Custos de Produo
Custos a Longo Prazo
Plantas iniciais, Custos (R$) mais freqente as economias de escala, mas a medida que a empresa expande, observa-se rendimentos constantes de escala (so raros os casos de deseconomias de escala).

Formato mais freqente

CMe-Lp
Quantidade

(q)

Quantidade

(q)

Custos de Produo
Maximizao dos Lucros (concorrncia perfeita e curto prazo) Teoria Microeconmica ( Teoria Neoclssica ou Teoria Marginalista) Empresas tm como objetivo maior a maximizao dos lucros (a curto ou a longo prazo)

LT = RT CT

LT = Lucro total; RT = Receita total de vendas; CT = Custo total de produo.

Custos de Produo
Maximizao dos Lucros

Dever escolher o nvel de produo para qual a diferena positiva entre RT e CT seja a maior possvel (mxima). Definio:
Receita Marginal (RMg) = o acrscimo da receita total pela venda de uma unidade adicional do produto. Custo Marginal (CMg) = o acrscimo do custo total pela produo de uma unidade adicional do produto.

Custos de Produo
Pode demonstrar que a empresa maximizar seu lucro num nvel de produo tal que a receita marginal da ltima unidade produzida seja igual ao custo marginal desta ltima unidade produzida.

RMg = CMg
Se RMg > CMg
H interesse de aumentar a produo, pois cada unidade adicional fabricada aumenta o lucro. H interesse de diminuir a produo, pois cada unidade adicional que deixa de ser fabricada aumenta o lucro. Lucro total ser mximo.

Se RMg < CMg

Se RMg = CMg

- Estruturas de Mercado
Introduo Mercado em Concorrncia Perfeita Monoplio Oligoplio Concorrncia Monopolstica Estruturas do Mercado de Fatores

Estruturas de Mercado
Introduo As vrias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 caractersticas:

a) nmero de empresas que compem esse mercado; b) tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idnticos ou diferenciados); c) se existem ou no barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

Estruturas de Mercado
Concorrncia Pura ou Perfeita

Caractersticas bsicas:
Mercado atomizado: mercado com infinitos vendedores e compradores (como tomos), de forma que um agente isolado no tem condies de afetar o preo de mercado. Assim, o preo de mercado um dado fixado para empresas e consumidores (so price-takers, isto , tomadores de preos pelo mercado) Produtos Homogneos: todas as firmas oferecem um produto semelhante, homogneo. No h diferenas de embalagem, qualidade nesse mercado.

Estruturas de Mercado
Concorrncia Pura ou Perfeita

Caractersticas bsicas:
Mobilidade de firmas: no h barreiras para o ingresso de empresas no mercado.

Racionalidade : os empresrios sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfao ou utilidade derivada do consumo de um bem, ou seja, os agentes agem racionalmente.
Transparncia do mercado: consumidores e vendedores tm acesso a toda informao relevante, sem custos, isto , conhecem os preos, qualidade, os custos , as receitas e os lucros dos concorrentes;

Estruturas de Mercado
Concorrncia Pura ou Perfeita

Caractersticas bsicas:
Obs.: Uma caracterstica do mercado em concorrncia perfeita que, a longo prazo, no existem lucros extras ou extraordinrios (onde as receitas supram os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remunerao implcita do empresrio (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade.

Estruturas de Mercado
Monoplio

Caractersticas bsicas:
- uma nica empresa produtora do bem ou servio; - no h produtos substitutos prximos; - existem barreiras entrada de firmas concorrentes.

Estruturas de Mercado
Monoplio

Caractersticas bsicas: As barreiras de acesso podem ocorrer de vrias formas:


Monoplio puro ou natural = devido alta escala de produo requerida, exigindo um elevado montante de investimento. A empresa monopolstica j est estabelecida em grandes dimenses e tem condies de operar com baixos custos. Torna-se muito difcil alguma empresa conseguir oferecer a um preo equivalente firma monopolista; Patentes = direito nico de produzir o bem.
Controle de matrias-primas chaves = Exemplo : o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumnio.

Estruturas de Mercado
Monoplio

Caractersticas bsicas:
Monoplio estatal ou institucional, protegido pela legislao, normalmente em setores estratgicos ou de infra-estrutura.
Obs.: Diferentemente da concorrncia perfeita, como existem barreiras entrada de novas empresas, os lucros extraordinrios devem persistir tambm a longo prazo em mercados monopolizados.

Estruturas de Mercado
Oligoplio Definido de duas formas: - pequeno n de empresas no setor. Ex. Indstria automobilstica. - ou um pequeno n de empresas domina um setor com muitas empresas. Ex.: Brahma e Antrtica.

Estruturas de Mercado
Oligoplio

Caractersticas bsicas:
Devido existncia de empresas dominantes, elas tm o poder de fixar os preos de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelsticas, em que os consumidores tm baixo poder de reao a alteraes de preos.

No oligoplio, assim como no monoplio, h barreiras para a entrada de novas empresas no setor.

Estruturas de Mercado
Oligoplio

Caractersticas bsicas:
Tipos de oligoplio: com produto homogneo (alumnio, cimento); com produto diferenciado (automveis).

Obs.: A longo prazo os lucros extraordinrios permanecem, pois as barreiras entrada de novas firmas persistiro.

Estruturas de Mercado
Oligoplio

Caractersticas bsicas:
Formas de atuao das empresas:
- concorrem entre si, via guerra de preos ou de promoes (forma de atuao pouco freqente); - formam cartis (conluios, trustes). Cartel uma organizao (formal ou informal) de produtores dentro de um setor, que determina a poltica para todas as empresas do cartel. O cartel fixa preos e a repartio (cota) do mercado entre as empresas.

Estruturas de Mercado
Concorrncia monopolstica

Caractersticas bsicas: - muitas empresas, produzindo um dado bem ou servio; - cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substitutos prximos; - cada empresa tem um certo poder sobre os preos, dado que os produtos so diferenciados, e o consumidor tem opes de escolha, de acordo com sua preferncia.

Estruturas de Mercado
Concorrncia monopolstica

Caractersticas bsicas: Obs.: Como no existem barreiras para a entrada de firmas, a longo prazo h tendncia apenas para lucros normais (RT=CT), como em concorrncia perfeita, ou seja, os lucros extraordinrios a curto prazo atraem novas firmas para o mercado, aumentando a oferta do produto, at chegar-se a um ponto em que persistiro lucros normais, quando ento cessa a entrada de concorrentes.

Estruturas de Mercado
n de Produto Empresas Concorrncia Muito grande Homogneo Perfeita No h subsS h uma Monoplio titutos prxiempresa mos Pode ser hoOligoplio Pequeno mogneo ou diferenciado
Caractersticas

Concorrncia Monopolstica

Grande

Sem barreiras Empresa H barreicom poder ras p/ as novas Poder c/ H barreiinterderas p/ as pendncia novas Pouca mar- Sem Diferenciado gem de barreiras manobra

Controle de Preos Rigidez

Ingresso

Estruturas de Mercado
Caractersticas

Exemplos

Concorrncia Paradigma (referencial de perfeio) Ex.: Trigo Perfeita

Monoplio

Petrleo, energia.

Oligoplio Concorrncia Monopolstica

Algumas rotas areas. Concessionrias de veculos.

Software (Editor de Texto, planilhas, etc.)

Estruturas do Mercado
de fatores de produo
Concorrncia Perfeita = existe uma oferta abundante do fator de produo (ex.: mo-de-obra no especializada), o que torna o preo desse fator constante. Monopsnio = H somente um comprador para muitos vendedores dos servios dos insumos.
Oligopsnio = Existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. Ex.: Indstria de laticnios. Monoplio bilateral = Ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produo, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.

Estruturas de Mercado
Exerccio: Caracterize as principais estruturas de mercado de bens e servios quanto ao (a) :
- nmero de empresas; - tipo de produto; - acesso de novas empresas ao mercado - lucros a longo prazo - controle dos preos e - cite exemplos.

You might also like