You are on page 1of 41

CURSO INTERNACIONAL DE MULTIPLICADORES DE POLICIAMENTO COMUNITRIO

MOBILIZAO SOCIAL

Apresentao
Major PM Valter Padulla

Introduo

Roma: legionrios veteranos segurana da capital praefectus urbi contava com diversas coortes urbanae (primeiro trs e depois quatro) que exerciam as funes de polcia. Por sua vez os praefectus vigilum dispunham de sete coortes vigilum que tinham a seu cargo a vigilncia noturna de Roma e a extino dos incndios. Europa: Marchausse

Introduo

Contexto da Revoluo Francesa Art. 12. - A garantia dos direitos do homem e do cidado necessita de uma fora pblica; essa fora portanto instituda para benefcio de todos, e no para utilidade particular daqueles a quem confiada. Gendarmerie

ORIGEM DAS POLCIAS MODERNAS

Introduo

Gendarmerie Portugal: 1801 Guarda Real de Polcia Lei de 9 de outubro de 1831 "Corpo de Municipais Permanentes da Corte 15Dez1831, Corpo de Municipais Permanentes 1906 - Misso Francesa (adestrar Fora Pblica) O golpe de 1 de abril de 1964 transformaria a Fora Pbica praticamente num apndice do Exrcito. Favela Naval (Imagem da PMESP).

Segurana Pblica: Dever do Estado, Direito e Responsabilidade de todos.

Art 144, CF/88

O iceberg da segurana pblica

Se no houver uma disposio da polcia de pelo menos tolerar a influncia do pblico sobre suas operaes, a Polcia Comunitria ser percebida como relaes pblicas e a distncia entre polcia e o pblico ser cada vez maior.
Theodomiro Dias Neto do livro Policiamento Comunitrio e o Controle Social.

Compreenso de Comunidade:
Todo trabalho de Polcia Comunitria deve incluir, necessariamente, a Comunidade.

Mobilizao social

Mobilizar convocar vontades para atuar na busca de um propsito comum, sob uma interpretao e um sentido tambm compartilhados.

Mobilizao comunitria

Participar ou no de um processo de mobilizao social um ato de escolha. Por isso se diz convocar, porque a participao um ato de liberdade. As pessoas so chamadas, mas participar ou no uma deciso de cada um. Essa deciso depende essencialmente das pessoas se verem ou no como responsveis e como capazes de provocar e construir mudanas. Convocar vontades significa convocar discursos, decises e aes no sentido de um objetivo comum, para um ato de paixo, para uma escolha que contamina todo o quotidiano.

Participao da comunidade fundamental para:

Democratizao das questes de segurana pblica;


Implementao de programas comunitrios.

A participao proporciona

Melhoria na qualidade de

vida, e

Definio de responsabilidades

Envolvimento dos Cidados

Cidados reunidos

Comprometimento
Busca de solues

Resultados Positivos

O envolvimento e o comprometimento gera dvidas e exige reflexes tanto na comunidade quanto na polcia

COMUNIDADE
Qual o papel da comunidade?
A Comunidade participa apenas consertando viaturas ou reformando prdios? Apenas aqueles com recursos da comunidade participam privilegiando o servio na porta de estabelecimentos comerciais? A nossa participao ser apenas para endossar as aes da polcia no bairro ou para participar das discusses ou decises na melhoria do servio policial?

COMUNIDADE

Podemos elogiar ou criticar a polcia local em seus erros ou acertos?

Teremos autonomia de ao para exigir aes dos poderes pblicos locais?


Podemos envolver outros rgos pblicos na questo? Seremos apoiados pela polcia nessas iniciativas? Enfim, A polcia quer ser mesmo comunitria ou uma fachada poltica?

POLCIA

Qual o papel da Polcia? realizar aes democrticas que otimizem o envolvimento e comprometimento da comunidade?

A exigncia para a participao da comunidade ser apenas para consertar viaturas ou reformar prdios?

POLCIA

A polcia est preparada para ouvir a comunidade (elogios aos seus integrantes, crticas ou sugestes)?

POLCIA

A polcia admite a participao de outros rgos pblicos na questo? A polcia apia as iniciativas da comunidade em melhorar a qualidade de vida ou um instrumento apenas de caa bandido A polcia est preparada para conceder o seu poder a comunidade (no o poder de polcia, mas o nome e as possibilidades que a fora policial tem no sentido do controle social informal, sem ser repressivo ou fiscalizatrio)? Enfim, a polcia quer ser mesmo Comunitria ou uma fachada poltica?

ORGANIZAO COMUNITRIA

Comunicao intensa e constante entre Polcia e Comunidade

POSSIBILITA

Melhora das relaes

Amplia percepo policial e da comunidade


Possibilita diminuir reas de conflito.

Aspectos Importantes sobre nveis de organizao comunitria

XITO conquistado atravs do rduo e duradouro esforo de superao de resistncia de indivduos.

preciso quebrar ceticismo quanto s possibilidades de melhorias nas condies de vida. Vencer a apatia e o desinteresse do pblico um desafio na implantao do programa comunitrio de segurana pblica

Aspectos Importantes sobre nveis de organizao comunitria


PONTO CRTICO
As vitrias tendem a ser menores nas reas onde se mostram mais necessrias, pois o contato direto e permanente com a adversidade e a insegurana social costuma ter um efeito negativo nos esforos de organizao e mobilizao social.

EM VEZ DE UNIR AS PESSOAS EM TORNO DE SENTIMENTOS DE INDIGNAO E FINALIDADE COMUM, O CRIME PARECE MINAR A CAPACIDADE DE ORGANIZAO COMUNITRIA. POR OUTRO LADO, A POLCIA PARECE MAIS BOMBEIRO, COMBATENDO EMERGNCIAS (OCORRNCIAS CRIMINAIS) A QUALQUER CUSTO, NO INTERESSANDO A INTEGRAO COM A COMUNIDADE.

E DIANTE DA DIFICULDADE COMO A POLCIA TENDE A AGIR?


Ao ser confrontada com tais dificuldades, a polcia tende a tomar decises baseadas em suas prprias percepes: os problemas so to latentes e os recursos to escassos, que as consultas comunidade podem parecer ineficazes e excessivamente demoradas, sem resultado prtico. Em reas com alguma base de organizao comunitria a polcia tem procurado superar essas dificuldades estabelecendo contatos com organizaes locais, tais como igrejas, associaes de comerciantes e de moradores.

Estudos americanos indicam a seguinte tendncia:

Quando a organizao Polcia Evita: : Polcia Procura atinge seus objetivos

Grupos organizado por: Segmentos sociais com problemas complexos indivduos casados. Tende a esquecer sua causa e no dar mais Organizados de forma voluntria, informal importncia aos anseios locais. estveis financeiramente Que reivindicam aes sociais da estrutura de Bastante tempo de residncia governo.

A AUTONOMIA DAS ORGANIZAES EM RELAO POLCIA


Aspecto essencial: Autonomia da organizao em relao aos interesses poltico-partidrios, de governo ou da polcia.
Tendncia da relao polcia x comunidade considerando as caractersticas scio-econmicas da regio
REAS CARENTES

Menos harmnica Menos cooperativa Mais harmnica Maior Cooperao

REAS RICAS

CONTRASTE ENTRE AS DIVERSAS COMUNIDADES


REAS NOBRES Preocupao maior com a resposta aos crimes Esperam aes mais repressivas No querem se envolver Filantropia REAS CARENTES Investem em instalaes e equipamentos Cidados mais vigilantes com o trabalho policial pelas experincias cotidianas com a arbitrariedade. Maior controle da ao da polcia do que com a ao preventiva.

ESTRATGIAS DE ORGANIZAO COMUNITRIA

Organizao ou mobilizao comunitria significa unir questes diferentes, pessoas diferentes em objetivos comuns A Polcia Comunitria entende que organizar significa um processo contnuo de capacitao de moradores locais, incentivando-os a cidadania e a participao nas decises relacionadas a qualidade de vida do bairro.

ESTRATGIAS DE ORGANIZAO COMUNITRIA

Afinal, o que organizao comunitria?


1. Meio de controle social? 2. Programa de auto ajuda?

3. Forma de parceria decisria?

ESTRATGIAS DE ORGANIZAO COMUNITRIA Estudos revelam que a interpretao equivocada sobre o conceito de polcia e organizao comunitria pode trazer graves prejuzos a implantao da filosofia deste policiamento

ESTRATGIAS DE ORGANIZAO COMUNITRIA


Organizao comunitria como meio de controle social

O interesse policial nessa estratgia costuma ocorrer onde as relaes com a comunidade so instveis e a polcia no conta com a receptividade e a cooperao dos cidados, pode ocorrer pela: a)cooptao de lideranas; b) controle e manipulao de informaes; ou

c) pela criao de um conselho comunitrio com integrantes indicados pela prpria polcia.

ESTRATGIAS DE ORGANIZAO COMUNITRIA


Organizao comunitria como meio de controle social

PERIGOS:
Policiamento privilegiado Lideranas contraditrias

CORRETO:
Ouvir a todos (inclusive crticos) compartilhar informaes buscar dilogo aprimoramento pelo

polcia comunitria apoltica, apartidria e no ideolgica

ESTRATGIAS DE ORGANIZAO COMUNITRIA Organizao comunitria como meio de auto ajuda


Esse tipo de programa enfatiza os aspectos cooperativos, a polcia utiliza dos olhos e ouvido dos moradores para potencializar sua capacidade e prevenir crimes e manter a ordem. Quando bem sucedidos podem contribuir na melhoria da qualidade de vida e segurana, pois no h dvida de que uma sociedade atenta e mobilizada em torno de seus problemas favorece a qualidade do trabalho policial, questiona-se contudo a limitao na atuao dos membros da comunidade, que no participam da dinmica da soluo dos conflitos e a deficincia na comunicao entre polcia comunidade, que flui apenas em um sentido, da polcia para a sociedade.

ESTRATGIAS DE ORGANIZAO COMUNITRIA


ORGANIZAO COMUNITRIA COMO MEIO E AUTO AJUDA

PERIGOS:
Planejamento equivocado e sem orientao exposio da comunidade aes sem resultado prtico surgimento de lideranas com finalidade eleitoreira polcia se torna dependente das informaes

CORRETO:
promover ampla participao Demonstrar a participao da comunidade, determinando papel da polcia e da comunidade Proteger os reais parceiros

Aes de auto ajuda devem ser acompanhadas por policiais


Apoio a iniciativas, campanhas e trabalhos preventivos locais

ESTRATGIAS DE ORGANIZAO COMUNITRIA


ORGANIZAO COMUNITRIA COMO MEIO DE PARCERIA DECISRIA
Essa terceira categoria a mais importante, pois conta com a participao a participao do pblico em todos os processos: a)Planejamento local; b)Aes preventivas e de orientao da comunidade; c) avaliao dos processos; e d)Participao nas decises de interesse coletivo Nesse contexto a comunidade atua na reeducao de suas aes, na reconstruo social do bairro, ou seja, aes de carter essencialmente preventivo.

PROJETO LOCAL DE POLCIA COMUNITRIA

O que Polcia Comunitria? Como iniciar um trabalho de Polcia Comunitria?

Quem envolver no trabalho de Polcia Comunitria?

PROJETO LOCAL DE POLCIA COMUNITRIA


Polcia Comunitria: parceria com comunidade (entidades, associaes, minorias) polcia (civil e militar), outras instituies (federal, estadual, municipal) empresrios e comerciantes imprensa e polticos.

PROJETO LOCAL DE POLCIA COMUNITRIA

Polcia Comunitria: resoluo de problemas locais e complexos com criatividade e participao de todos, respeitando as suas competncias, mas exigindo parcelas de responsabilidades dentro de suas respectivas competncias.

PROJETO LOCAL DE POLCIA COMUNITRIA

Policiamento Comunitria: ao operacional da polcia que prioriza o relacionamento adequado com a comunidade no dia a dia. realizado dentro de caractersticas prprias da ao policial, porm deve ser talhado segundo as necessidades e recursos locais. No existe maneira de fornecer regras rgidas e rpidas que possam cobrir todas as circunstncias.

OBJETIVOS DE UM PROJETO DE POLCIA COMUNITRIA

Integrar a comunidade s vrias instncias governamentais e no governamentais sensibilizando os moradores do bairro no sentido de resgatar valores morais e sociais para a convivncia harmoniosa buscando a melhoria da qualidade de vida e melhora da sensao de segurana. Sensibilizar a sociedade para que saiba buscar solues criativas para os problemas do seu bairro.

Muito obrigado!

You might also like