You are on page 1of 17

REseNHa

Aula 5

Profa. Fatima Barbosa Email: maria.barbosa@ibmr.br

DeFinIEs
Resenha-resumo: um texto que se limita a resumir o contedo de um livro, de um captulo, de um filme, de uma pea de teatro ou de um espetculo, sem qualquer crtica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal informar o leitor. Resenha-crtica: um texto que, alm de resumir o objeto, faz uma avaliao sobre ele, uma crtica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informao e de opinio, tambm denominado de recenso crtica.

Definies
2. Quem o resenhista
A resenha, por ser em geral um resumo crtico, exige que o resenhista seja algum com conhecimentos na rea, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente.

3. Objetivo da resenha
O objetivo da resenha divulgar objetos de consumo cultural livros,filmes peas de teatro, etc. Por isso a resenha um texto de carter efmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa.

4. Veiculao da resenha
A resenha , em geral, veiculada por jornais e revistas.

Definies
5. Extenso da resenha
A extenso do texto-resenha depende do espao que o veculo reserva para esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, no se trata de um texto longo, "um resumo" como normalmente feito nos cursos superiores Para melhor compreender este item, basta ler resenhas veiculadas por boas revistas.

6. O que deve constar numa resenha


Devem constar:O ttulo A referncia bibliogrfica da obra Alguns dados bibliogrficos do autor da obra resenhada O resumo, ou sntese do contedo A avaliao crtica

7. O ttulo da resenha

O texto-resenha, como todo texto, tem ttulo, e pode ter subttulo, conforme os exemplos, a seguir: Ttulo da resenha: Astro e vilo Subttulo: Perfil com toda a loucura de Michael Jackson Livro: Michael Jackson: uma Bibliografia no Autorizada (Christopher Andersen) - Veja, 4 de outubro, 1995 Ttulo da resenha: Com os olhos abertos Livro: Ensaio sobre a Cegueira (Jos Saramago) - Veja, 25 de outubro, 1995

Ttulo da resenha: Estadista de mitra Livro: Joo Paulo II - Bibliografia (Tad Szulc) - Veja, 13 de maro, 1996

8. A referncia bibliogrfica do objeto resenhado

Constam da referncia bibliogrfica: Nome do autor Ttulo da obra Nome da editora Data da publicao Lugar da publicao Nmero de pginas Preo Obs.: s vezes no consta o lugar da publicao, o nmero de pginas e/ou o preo. Os dados da referncia bibliogrfica podem constar destacados do texto, num "box" ou caixa. Exemplo: Ensaio sobre a cegueira, o novo livro do escritor portugus Jos Saramago (Companhia das Letras; 310 pginas; 20 reais), um romance metafrico (...) (Veja, 25 de outubro, 1995).

9. O resumo do objeto resenhado

O resumo que consta numa resenha apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral. Pode-se resumir agrupando num ou vrios blocos os fatos ou ideias do objeto resenhado. Veja exemplo do resumo feito de "Lngua e liberdade: uma nova concepo da lngua materna e seu ensino" (Celso Luft), na resenha intitulada "Um gramtico contra a gramtica", escrita por Gilberto Scarton.

ExeR- CiTanDo
"Nos 6 pequenos captulos que integram a obra, o gramtico bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variao sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a lngua materna, as noes falsas de lngua e gramtica, a obsesso gramaticalista, a inutilidade do ensino da teoria gramatical, a viso distorcida de que se ensinar a lngua se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prtica lingustica, a postura prescritiva, purista e alienada to comum nas "aulas de portugus". O velho pesquisador apaixonado pelos problemas de lngua, terico de esprito lcido e de larga formao lingustica e professor de longa experincia leva o leitor a discernir com rigor gramtica e comunicao: gramtica natural e gramtica artificial; gramtica tradicional e lingustica;o relativismo e o absolutismo gramatical; o saber dos falantes e o saber dos gramticos, dos linguistas, dos professores; o ensino til, do ensino intil; o essencial, do irrelevante".

Pode-se tambm resumir de acordo com a ordem dos fatos, das partes e dos captulos.
Veja o exemplo da resenha "Receitas para manter o corao em forma" (Zero Hora, 26 de agosto, 1996), sobre o livro "Cozinha do Corao Saudvel", produzido pela LDA Editora, com o apoio da Beal.
Receitas para manter o corao em forma "Na apresentao, textos curtos definem os diferentes tipos de gordura e suas formas de atuao no organismo. Na introduo os mdicos explicam numa linguagem perfeitamente compreensvel o que preciso fazer (e evitar) para manter o corao saudvel. As receitas de Cozinha do Corao Saudvel vm distribudas em desjejum e lanches, entradas, saladas e sopas; pratos principais; acompanhamentos; molhos e sobremesas. Bolinhos de aveia e passas, empadinhas de queijo, torta de ricota, sufl de queijo, salpico de frango, sopa fria de cenoura e laranja, risoto com aafro, bolo de batata, alcatra ao molho frio, pur de mandioquinha, torta fria de frango, crepe de laranja e peras ao vinho tinto so algumas das iguarias.

10. Como se inicia uma resenha


Pode-se comear uma resenha citando-se imediatamente a obra a ser resenhada. Veja os exemplos: a) "Lngua e liberdade: por uma nova concepo da lngua materna e seu ensino" (L&PM, 1995, 112 pginas), do gramtico Celso Pedro Luft, traz um conjunto de idias que subvertem a ordem estabelecida no ensino da lngua materna, por combater, veementemente, o ensino da gramtica em sala de aula. b) "Michael Jackson: uma Bibliografia No Autorizada (Record: traduo de Alves Calado; 540 pginas, 29,90 reais), que chega s livrarias nesta semana, o melhor perfil de astro mais popular do mundo". (Veja, 4 de outubro, 1995).

10. Como se inicia uma resenha


Outra maneira muito comum de se iniciar uma resenha escrever um ou dois pargrafos relacionados com o contedo da obra, como no exemplo da resenha sobre o livro "Histria dos Jovens" (Giovanni Levi e Jean-Claude Schmitt), escrita por Hilrio Franco Jnior (Folha de So Paulo, 12 de julho, 1996). O que ser jovem Hilrio Franco Jnior Leia no prximo slide.

10. Como se inicia uma resenha


O que ser jovem Hilrio Franco Jnior H poucas semanas, gerou polmica a deciso do Supremo Tribunal Federal que inocentava um acusado de manter relaes sexuais com uma menor de 12 anos. A argumentao do magistrado, apoiada por parte da opinio pblica, foi que "hoje em dia no h menina de 12 anos, mas mulher de 12 anos". Outra parcela da sociedade, por sua vez, considerou tal veredito como a aceitao de "novidades imorais de nossa poca". Alguns dias depois, as opinies foram novamente divididas diante da estatstica publicada pela Organizao Mundial do Trabalho, segundo a qual 73 milhes de menores entre 10 e 14 anos de idade trabalham em todo o mundo. Para alguns isso uma violncia, para outros um fato normal em certos quadros scio-econmico-culturais. Essas e outras discusses muito atuais sobre a populao jovem s podem pretender orientar comportamentos e transformar a legislao se contextualizadas, relativizadas. Enfim, se historicizadas. E para isso a "Histria dos Jovens" organizada por dois importantes historiadores, o modernista italiano Giovanno Levi, da Universidade de Veneza, e o medievalista francs Jean-Claude Schmitt, da cole des Hautes tudes em Sciences Sociales - traz elementos interessantes.

11. A CrTicA
A resenha crtica no deve ser vista ou elaborada mediante um resumo a que se acrescenta, ao final, uma avaliao ou crtica. A postura crtica deve estar presente desde a primeira linha, resultando num texto em que o resumo e a voz crtica do resenhista se interpenetram. O tom da crtica poder ser moderado, respeitoso, agressivo, etc. Deve ser lembrado que os resenhistas - como os crticos em geral - tambm se tornam objetos de crticas por parte dos "criticados" (diretores de cinema, escritores, etc.), que revidam os ataques qualificando os "detratores da obra" de "ignorantes" (no compreenderam a obra) e de "impulsionados pela m-f".

ExeR- CiTanDo
Um gramtico contra a gramtica Gilberto Scarton
Lngua e Liberdade: por uma nova concepo da lngua materna e seu ensino (L&PM, 1995, 112 pginas) do gramtico Celso Pedro Luft traz um conjunto de idias que subverte a ordem estabelecida no ensino da lngua materna, por combater, veemente, o ensino da gramtica em sala de aula. Nos 6 pequenos captulos que integram a obra, o gramtico bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variao sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a lngua materna, as noes falsas de lngua e gramtica, a obsesso gramaticalista, inutilidade do ensino da teoria gramatical, a viso distorcida de que se ensinar a lngua se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prtica lingstica, a postura prescritiva, purista e alienada - to comum nas "aulas de portugus".

ExeR- CiTanDo
O velho pesquisador apaixonado pelos problemas da lngua, terico de esprito lcido e de larga formao lingustica e professor de longa experincia leva o leitor a discernir com rigor gramtica e comunicao: gramtica natural e gramtica artificial; gramtica tradicional e lingustica; o relativismo e o absolutismo gramatical; o saber dos falantes e o saber dos gramticos, dos linguistas, dos professores; o ensino til, do ensino intil; o essencial, do irrelevante. Essa fundamentao lingustica de que lana mo - traduzida de forma simples com fim de difundir assunto to especializado para o pblico em geral - sustenta a tese do Mestre, e o leitor facilmente se convence de que aprender uma lngua no to complicado como faz ver o ensino gramaticalista tradicional. , antes de tudo, um fato natural, imanente ao ser humano; um processos espontneo, automtico, natural, inevitvel, como crescer. Consciente desse poder intrnseco, dessa propenso inata pela linguagem, liberto de preconceitos e do artificialismo do ensino definitrio, nomenclaturista e alienante, o aluno poder ter a palavra, para desenvolver seu esprito crtico e para falar por si.

ExeR- CiTanDo
Embora Lngua e Liberdade do professor Celso Pedro Luft no seja to original quanto parea ser para o grande pblico (pois as mesmas concepes aparecem em muitos tericos ao longo da histria), tem o mrito de reunir, numa mesma obra, convincente fundamentao que lhe sustenta a tese e atenua o choque que os leitores - vtimas do ensino tradicional - e os professores de portugus tericos, gramatiqueiros, puristas - tm ao se depararem com uma obra de um autor de gramticas que escreve contra a gramtica na sala de aula.

Referncias
CUNHA, C.; CINTRA, L F. L. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. SCARTON, Gilberto; SMITH, Marisa M. Manual de redao. Porto Alegre: PUCRS, FALE/GWEB/PROGRAD, [2002].

You might also like