You are on page 1of 8

INTERPRETAO BBLICA

ANLISE HISTRICO-CULTURAL E CONTEXTUAL


Objetivos: 1. Definir as expresses: Anlise histrico-cultural Anlise contextual Anlise lxico-sinttica Anlise teolgica Anlise literria 2. Descrever um modelo de seis passos para interpretar qualquer texto bblico. 3. Arrolar e descrever trs passos fundamentais das anlises histricocultural e contextual. 4. Encontrar trs formas de discernir a inteno de um autor ao escrever determinado livro. 5. Arrolar seis importantes passos secundrios da anlise contextual. 6. Aplicar os princpios estudados e identificar interpretaes errneasde certos textos bblicos, propondo interpretaes mais precisas.

ANLISE HISTRICO-CULTURAL E CONTEXTUAL


A complexa tcnica de interpretao bblica e sua aplicao, divide-se em seis passos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Anlise histrico-cultural e contextual Anlise lxico-sinttica Anlise teolgica Anlise literria Comparao com outros intrpretes A aplicao

ANLISE HISTRICO-CULTURAL E CONTEXTUAL


A complexa tcnica de interpretao bblica e sua aplicao, divide-se em seis passos:

1. Anlise histrico-cultural e contextual Considera o ambiente histrico-cultural do autor, a fim de entender suas aluses, referncias e propsito. A anlise contextual considera a relao de uma passagem com o corpo todo do escrito de um autor, para melhores resultados de compreenso provenientes de um conhecimento do pensamento geral.

ANLISE HISTRICO-CULTURAL E CONTEXTUAL


Fazem-se as anlises histrico-cultural e contextual mediante trs perguntas bsicas: 1. Qual o ambiente histrico geral em que o escritor fala? 2. Qual o contexto histrico-cultural especfico e a finalidade de seu livro? 3. Qual o contexto imediato da passagem em considerao?

ANLISE HISTRICO-CULTURAL E CONTEXTUAL


Para determinar o contexto geral histricocultural importante se fazer trs perguntas secundrias: 1. Qual a situao histrica geral com a qual se defrontam o autor e seus leitores? 2. Quais os costumes cujo conhecimento esclarecer o significado de determinadas aes? 3. Qual era o nvel de comprometimento espiritual da audincia?

ANLISE HISTRICO-CULTURAL E CONTEXTUAL


O segundo passo, mais especfico, determinar a finalidade (ou finalidades) explcita de um livro. Algumas perguntas secundrias so guias teis: 1. Quem foi o autor? Qual era seu ambiente e sua experincia espirituais? 2. Para quem estava ele escrevendo (crentes, incrdulos, apstatas, crentes que corriam o perigo de tornar-se apstatas)? 3. Qual foi a finalidade (inteno) do autor ao escrever este livro especial?

ANLISE HISTRICO-CULTURAL E CONTEXTUAL


Depois que o estudo nos revelar o contexto especfico histrico-cultural em que o livro foi escrito, devemos determinar a finalidade dele. So trs as formas fundamentais de faz-lo: 1. Observar a 2. Para quem estava ele escrevendo (crentes, incrdulos, apstatas, crentes que corriam o perigo de tornar-se apstatas)? 3. Qual foi a finalidade (inteno) do autor ao escrever este livro especial?

You might also like