You are on page 1of 75

CURSO INTENSIVO DE PROCESSO CIVIL QUARTA PARTE

Programa de extenso UNISUL PROF. MSC. LUIZ GUSTAVO LOVATO http://lovatojus.blogspot.com

TBUA DE CONTEDO DA QUARTA PARTE


1.

2.
3. 4. 5.

Teoria geral da prova cvel Provas em espcie Audincia de instruo e julgamento Sentena Coisa julgada

TEORIA GERAL DA PROVA CVEL


No processo, em todas as suas espcies, o ofcio tem que valorar juridicamente fatos. A noo de fato jurdico, essencial para a teoria do processo, uma daquelas que o estudioso deve aprender da Teoria Geral do Direito. Quantas forem as vezes em que o fato que se tem de valorar no est presente, tantas sero as que o juiz ter que se servir de outros objetos que lhe permitam conhecer o fato ausente. Esses outros objetos so provas. Francesco Carnelutti

TEORIA GERAL DA PROVA CVEL


OBJETO: a) objeto: os fatos deduzidos em juzo, que podero ser provados direta ou indiretamente (outros fatos que levam presuno lgica da existncia do fato principal); b) finalidade: formar a convico do juzo sobre a existncia do fato; c) destinatrio: o juiz da causa; d) meios e mtodos: especficos (342 a 443) ou no, desde que moralmente legtimos (332).

PRINCPIOS RELATIVOS PROVA CVEL

Contraditrio e ampla defesa CF, 5, LV e art. 398 CPC: cincia bilateral dos atos e termos do processo e possibilidade de contrari-los com alegaes e provas. Plena liberdade de, em defesa de seus interesses, alegar fatos e propor provas;

PRINCPIOS RELATIVOS PROVA CVEL

Livre convencimento motivado CF, 94, IX; o juiz deve fundamentar suas decises. Art. 131. O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento.

PRINCPIOS RELATIVOS PROVA CVEL

Aquisio processual ou da comunho da prova: a prova, uma vez produzida, no pertence mais parte que produziu, mas relao jurdica processual.

MEIOS DE PROVA
o modo como a prova chega ao juiz.

Diretos: o prprio juzo conhece diretamente dos fatos, como a inspeo judicial; Indiretos: os fatos chegam ao conhecimento do juzo por meio de objetos, como documentos, testemunhas

MEIOS DE PROVA TPICOS

- Depoimento pessoal: arts. 342 a 347; - Confisso: arts. 348 a 354; - Exibio de documento ou coisa: arts. 355 a 363; - Prova documental: arts. 364 a 399; - Prova testemunhal: arts. 400 a 419; - Prova pericial: arts. 420 a 439; - Inspeo Judicial: arts. 440 a 443.

MEIOS DE PROVA ATPICOS

Art. 332. Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa.

PROVA LEGAL OU DE FORMA ESPECIAL


Art. 366. Quando a lei exigir, como da substncia do ato, o instrumento pblico, nenhuma outra prova, por mais especial que seja, pode suprir-lhe a falta. Art. 401. A prova exclusivamente testemunhal s se admite nos contratos cujo valor no exceda o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no pas, ao tempo em que foram celebrados.

FATOS QUE INDEPENDEM DE PROVA (art. 334)

FATOS NOTRIOS: h divergncia quanto ao conceito, se devem ser gerais, ou se admitem-se os regionais; ou, ainda, se so notrios para as partes e o julgador do processo. AFIRMADOS POR UMA PARTE E CONFESSADOS PELA PARTE CONTRRIA: tornam-se incontroversos, como o exposto a seguir. Confisso pressupe depoimento pessoal. ADMITIDOS, NO PROCESSO, COMO INCONTROVERSOS: so os fatos alegados por uma parte e no impugnados pela outra. EM CUJO FAVOR MILITA PRESUNO LEGAL DE EXISTNCIA OU DE VERACIDADE: relativa. Ex.: caso de revelia, a lei presume verdicos os fatos alegados pelo autor (art. 319).

PRESUNO LEGAL DE VERACIDADE

Presuno relativa, ou juris tantum: uma operao dedutiva pela qual, a partir de um fato conhecido (indcio), chega-se razovel suposio de ser verdadeiro um fato no conhecido (no diretamente provado). A presuno relativa admite prova em contrrio. Indcio: refere-se ao fato que j est provado e que, embora no sendo diretamente relevante para a causa, permite a formao de convencimento a respeito de um fato diretamente relevante. Presuno absoluta, ou jure et de jure, no admite prova em contrrio.

PROVA EMPRESTADA

a utilizao da prova produzida em outro processo judicial.


So feitas cpias dos documentos do processo original, j judicializados, e declarados autnticos pelo prprio cartrio ou pelo advogado (365, V).

PROVA EMPRESTADA REQUISITOS DE VALIDADE

Tenha sido validamente produzida no processo de origem; Tenha a participao da parte contra a qual ser utilizada no processo de origem; Seja submetida ao contraditrio no processo para a qual trazida. O juiz no est vinculado valorao dada pelo juzo de origem, podendo apreciar livremente a prova (131).

NUS DA PROVA

Dever jurdico a imposio jurdica de observncia de determinado comportamento comissivo (ativo) ou omissivo. O dever jurdico ditado em favor do interesse alheio ao do sujeito vinculado imposio da conduta. Sua inobservncia pode resultar em sano civil (389 do CC). nus, por sua vez, a imposio de conduta no interesse do prprio onerado, para que ele obtenha uma vantagem ou impea uma desvantagem. A inobservncia do nus apenas causa a perda de uma chance ao prprio onerado.

NUS DA PROVA

a atribuio, parte, da incumbncia de comprovar determinados fatos que lhe so favorveis no processo. a chance que a parte tem de manusear a prova, que no lhe pertencer quando vinculada ao processo, a seu favor.

NUS DA PROVA AUTOR (art. 333, I)

Fatos constitutivos: tem o condo de gerar o direito postulado pelo autor e, provado, leva procedncia do pedido. o fato que o juiz julga como relativo ao direito postulado pelo autor. No nus do autor provar a no existncia dos fatos que impedem a sua constituio, determinam a sua modificao ou extino.

NUS DA PROVA RU (art. 333, II)

Fatos impeditivos: obstam um ou alguns dos efeitos que naturalmente ocorreriam da relao jurdica. Fatos modificativos: implicam alterao (diminuio ou mudana de natureza) do direito que derivaria do fato constitutivo. Fatos extintivos: fulminam o direito invocado pelo autor, fazendo com que seja julgado o mrito pela improcedncia do pedido da inicial.

NUS DA PROVA RU

Impugnar os fatos, ou negativa de fatos: caso o autor tenha apenas alegado fatos, sem prov-los, ou se as provas produzidas no levam concluso dos fatos alegados, basta ao ru neg-los e demonstrar tal situao. Como o nus da prova do autor, tais fatos so desconsiderados pelo juzo. Ao utilizar-se da faculdade de provar fatos impeditivos, modificativos ou extintivos, no poder o ru negar os fatos invocados pelo autor.

NUS DA PROVA PROVA DIABLICA

A prova diablica aquela considerada impossvel ou de difcil produo, como, por exemplo, a prova de fatos negativos.

INVERSO DO NUS DA PROVA


CONVENCIONAL: por acordo de vontades, no ser admitida pelo juzo quando se tratar de direitos indisponveis ou tornar excessivamente difcil a sua produo pelo onerado. LEGAL: determinada por lei. Ex.: quando o juiz reconhecer a hipossuficincia do consumidor no processo (art. 6, VIII do CDC).

PROVA ILCITA

vedada a utilizao no processo de prova obtida por meio ilcito (art. 5., LVI da CF). Art. 157 CPP (lei 11.690/08): provas ilcitas so as obtidas em violao a normas constitucionais ou legais. STF: admite a prova, dependendo dos valores que esto em jogo. Aplica-se o princpio da proporcionalidade. O convencimento no pode se dar exclusivamente sobre a prova ilcita para que seja aceita no processo. Dever ser complementar e subsidiria a outras provas.

DEPOIMENTO PESSOAL (arts. 342 a 347)


Depoimento pessoal o meio de prova pelo qual o juiz conhece dos fatos litigiosos ouvindo-os diretamente das partes. Wambier, Almeida e Talamini

durante o depoimento pessoal que a parte depoente ir ratificar os argumentos apresentados na pea escrita, seja na inicial, na contestao, rplica, enfim, confirmar ou no todos os fatos alegados no decorrer da fase processual postulatria, mas dever se limitar aos pontos controvertidos no processo.

DEPOIMENTO PESSOAL

ato exclusivo das partes, indelegvel (346). Deve ser produzido na audincia de instruo e julgamento ou em qualquer outra audincia, caso em que ser considerado interrogatrio. meio de prova oral. Busca-se, entre outras coisas, a confisso.

DEPOIMENTO PESSOAL

CONSEQNCIAS: Confisso real: espontnea ou provocada (a confisso dispensa provas sobre os fatos 334, II); Confisso ficta ou presumida: ocorre quando a parte, intimada, no comparece ou, comparecendo, se recusa a responder (343, 2).

1.

2.

JUSTA RECUSA EM RESPONDER (NO GERA CONFISSO FICTA)


Art. 347. A parte no obrigada a depor de fatos: I criminosos ou torpes, que lhe forem imputados; II a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar sigilo. Pargrafo nico. Esta disposio no se aplica s aes de filiao, de desquite e de anulao de casamento.

JUSTA RECUSA EM RESPONDER

Ningum pode ser obrigado a fazer prova criminal contra si.


Quebra de sigilo profissional crime tipificado no art. 154 do CP.

CONFISSO (art. 348)

a admisso, por parte do prprio depoente, da verdade de fato controverso existente no processo, e contrrio ao seu interesse pessoal. O depoente confirma o fato que anteriormente negava, ou, pelo menos, no confirmava, e que favorece a pretenso da parte contrria na lide.

CONFISSO ELEMENTOS
1.

2.

3.

Subjetivo: deve ser parte no processo e capaz de obrigar-se (pois h renncia a um direito quando do reconhecimento da verdade do fato); Objetivo: o objeto da confisso devem ser fatos: prprios e pessoais do confitente; favorveis parte que o invoca e desfavorveis ao confitente; suscetveis de renncia do prprio direito pelo confitente (relativos a direitos disponveis); de natureza que sua forma no reclame forma especial; Inteno: a confisso deve ser espontnea ou provocada (349) no pode haver vcio da vontade (erro, ignorncia, dolo, coao, leso - 352).

PROVA DOCUMENTAL

Provas documentais se reduzem em geral todas as coisas que aparecem idneas a documentar um fato, ou seja, a narr-lo, a represent-lo ou a reproduzi-lo.
Ferri e Tarufo (apud Marinoni e Arenhardt)

EXIBIO DE DOCUMENTO OU COISA


1) se dirigida parte: incidente processual (exibe-se o documento ou admite-se o fato que se pretendia provar com ele presuno de veracidade ver art. 475-B, 1). Comporta recurso de agravo. 2) se dirigida a terceiro: ao incidental, com citao - 360 (aplica-se as sanes do art. 461-A). Comporta apelao.

JUSTA RECUSA EM EXIBIR DOCUMENTO OU COISA (art. 363)


1. 2.

3.

4.

5.

se concernente a negcios da prpria vida da famlia; se a sua apresentao puder violar dever de honra; se a publicidade do documento redundar em desonra parte ou ao terceiro, bem como a seus parentes consangneos ou afins at o terceiro grau; ou lhes representar perigo de ao penal; se a exibio acarretar a divulgao de fatos, a cujo respeito, por estado ou profisso, devam guardar segredo; se subsistirem outros motivos graves que, segundo o prudente arbtrio do juiz, justifiquem a recusa da exibio.

DOCUMENTOS

1.

2.

Quanto ao autor: pblico (se formado por quem esteja no exerccio de funo pblica que autorize a form-lo - 366); privado/particular (se formado por particular ou oficial pblico incompetente ou que no aja nesta qualidade 367 CPC e 221 CC)

DOCUMENTOS

1.

2.

3.

Quanto ao meio de sua formao: escritos: prova literal, so tambm conhecidos por indiretos, porque o fato representado se transmite atravs do sujeito. Quando em lngua estrangeira necessitam traduo para valerem no processo (224 CC); grficos: so sinais grficos diversos da escrita, como pinturas, plantas, cartas topogrficas. Tambm so indiretos; diretos: como os de reproduo mecnica (383 CPC e 225 CC), quando o fato representado se transmite diretamente para a coisa representativa, como fotografia, cinematografia e fonografia.

DOCUMENTOS FORMAIS OU SOLENES

DEPENDEM DE ESCRITURA PBLICA (devem ser escritos, por fora de lei): - pacto antenupcial (art. 1653); - contratos constitutivos, translativos, modificativos ou de renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a 30 vezes o salrio mnimo (art. 108); - casamento (art. 1536); - a constituio do bem de famlia (art. 1.714).

DOCUMENTOS FORMAIS

DEPENDEM DE DECLARAO ESCRITA: - reteno por benfeitorias teis e necessrias, em locao, dependem do prvio consentimento do locador (art. 578); - sublocao, cesso e emprstimo dependem de consentimento escrito do locador (art. 13 da Lei do Inquilinato); - fiana (art. 819).

AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO
Certeza de que o documento provm do autor nele indicado. a coincidncia entre o autor aparente (que assina) e o real (que externa sua vontade no documento). Sua autenticidade, quando reclamada, exigir prova (373).

AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO

autnticos: documentos pblicos (364).


autenticados: privados cuja autenticidade provada (369).

PROVA DOCUMENTAL MOMENTO DE PRODUO


Art. 396. Compete parte instruir a petio inicial (art. 283), ou a resposta (art. 297), com os documentos destinados a provar-lhe as alegaes. Art. 397. lcito s partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados, ou para contrap-los aos que foram produzidos nos autos.

ARGIO DE FALSIDADE DOCUMENTAL

FALSIDADE PODE SER: material: documento firmado com vcio material ou posteriormente adulterado. Refere-se forma, como substituio de palavras ou montagem fotogrfica. Prova-se mediante percia. ideolgica: se liga ao contedo e sua relao com a vontade do autor intelectual. Somente a declarao da parte pode ou no confirm-la.

ARGIO DE FALSIDADE DOCUMENTAL


A argio de falsidade presta-se somente falsidade material. Caso a falsidade seja ideolgica, caso de anulao do negcio jurdico (171 CC), o que comporta ao autnoma de carter constitutivo negativo.

PROVA TESTEMUNHAL

a produo da prova oral, atravs do depoimento, do que as pessoas que no so partes do processo possuem na memria por terem presenciado os fatos relevantes instruo do feito. No podem ser testemunhas: o nomeado autoria, o chamado ao processo, o opoente, o denunciado lide e o assistente litisconsorcial.

PROVA TESTEMUNHAL INCAPACIDADE


Impede a testemunha de presenciar os fatos ou de retrat-los de maneira compreensvel ou correta no se considera a possibilidade de dolo. questo objetiva, no sendo admitida a prova testemunhal

PROVA TESTEMUNHAL INCAPAZES (art. 405, 1)


1.

2.

3.

4.

O interdito por demncia; Os que no tinham discernimento pleno quando presenciaram o fato ou quando foram depor; O menor de 16 anos (o CC admite-o na condio de informante art. 228, pgfo. nico); O cego e o surdo, quando a cincia do fato depender do sentido que lhe falta.

PROVA TESTEMUNHAL IMPEDIMENTO


Dizem com a habilitao subjetiva em depor. Causas que comprometem a fidelidade do depoimento a testemunha no apresenta condies de ser imparcial. Podem prestar depoimento na condio de informantes (no h o compromisso de dizer a verdade)

PROVA TESTEMUNHAL IMPEDIDOS (art. 405, 2)


1.

2.
3.

O cnjuge, ascendente, descendente em qualquer grau, ou colateral, at o terceiro grau de uma das partes, por consanginidade ou afinidade; Quem parte na causa; O tutor, representante legal de pessoa jurdica, o juiz e os advogados que tenham assistido as partes.

PROVA TESTEMUNHAL SUSPEITOS (art. 405, 3)


1.

2.

3.

4.

O condenado por crime de falso testemunho; O que, por seus costumes, no for digno de f; O inimigo capital da parte, ou o seu amigo ntimo; O que tiver interesse no litgio.

DEVERES DA TESTEMUNHA

Comparecer em juzo: se descumprir, pode ser coagida (conduo sob vara) e responsabilizada pelas despesas de sua conduo (412). S esto obrigadas as testemunhas intimadas. Prestar depoimento: dever da testemunha responder ao que lhe for perguntado. Exceo aos mesmos casos da justa recusa do depoimento pessoal (406). Dizer a verdade: o falso testemunho crime (342, CP).

PROVA PERICIAL (arts. 420 a 439)


Denomina-se percia o meio de prova destinado a esclarecer o juiz sobre circunstncias relativas aos fatos conflituosos, que envolvem conhecimentos tcnicos ou cientficos. Wambier, Almeida e Talamini

PROVA PERICIAL

No precisa ser versado academicamente no tema, mas pode ser versado ou prtico, desde que tenha conhecimentos especiais ou tcnicos sobre o assunto e a lei no preveja necessidade de possuir formao acadmica. O perito auxiliar do juzo (139) e emite laudo pericial.

PROVA PERICIAL CLASSIFICAO

Exame: a percia propriamente dita, que visa inspecionar pessoas ou coisas; Vistoria: a mesma atividade do exame, mas restrita a bens imveis. Avaliao: atribuio de valores para bens jurdicos.

INSPEO JUDICIAL (arts. 440 a 442)

o meio de prova pelo qual o prprio juiz examina pessoas, coisas ou locais, sempre que os demais meios de prova se mostrarem insuficientes para o seu convencimento.

INSPEO JUDICIAL OBJETO

Pessoas: podem ser as partes, terceiros, testemunhas... Coisas: mveis ou semoventes. Lugares: chamada inspeo in loco (no local).

AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO

FINALIDADE: tentar novamente a conciliao das partes; produzir e analisar provas (como a oitiva do perito para esclarecimentos); encerrar a fase instrutria para que seja proferida a sentena.

ATOS QUE ANTECEDEM A AUDINCIA

imprescindvel a intimao das partes para comparecerem a audincia (art. 450), com a designao da data e hora.

Podem as partes apresentar rol de testemunhas at 10 dias antes, caso o juiz no tenha fixado prazo (art. 407, fine); requerer a intimao do perito para esclarecimentos (art. 435).

CONCILIAO

Antes de proceder instruo, o juiz tenta a conciliao das partes (art. 125, IV). Caso haja conciliao, a instruo se torna intil e o juiz homologa a transao na prpria audincia. A transao somente pode versar sobre direitos disponveis! (841 do CC). Seja a matria posta em juzo, seja a matria no posta em juzo.

SENTENA

Sentenas terminativas (ou processuais art. 267): so aquelas que atestam a impossibilidade do exame de mrito por existirem empecilhos de ordem processual para tanto (pressupostos de admissibilidade, exame e julgamento do mrito). Sentenas definitivas (ou de mrito art. 269): so aquelas que resolvem o mrito, o direito material posto em causa.

REQUISITOS DA SENTENA (art. 458)

I RELATRIO: expe a matria que ser o objeto de sua deciso. Mencionar, inclusive, eventuais recursos ocorridos durante o processo. Demonstra que o julgador tem plena cincia daquilo que est julgando. II FUNDAMENTOS: aplica o Direito Objetivo aos fatos, analisando se os mesmos so lcitos ou ilcitos, justos ou injustos. a exposio dos motivos que levaram o juiz ao seu convencimento. III DISPOSITIVO: o prprio decisum. Julga procedente (acolhe) ou improcedente (rejeita) o pedido do autor e, havendo, do reconvinte.

SENTENAS PROCESSUAIS OU TEMINATIVAS (art. 267)


I QUANDO O JUIZ INDEFERIR A PETIO INICIAL: arts. 284 e 295; II QUANDO FICAR PARADO DURANTE MAIS DE 1 (UM) ANO POR NEGLIGNCIA DAS PARTES: o juiz, antes de extinguir o feito, intima as partes para tomarem as providncias necessrias em 48 horas sob pena de extino.

SENTENAS PROCESSUAIS OU TEMINATIVAS (art. 267)


III QUANDO, POR NO PROMOVER OS ATOS E DILIGNCIAS QUE LHE COMPETIR, O AUTOR ABANDONAR A CAUSA POR MAIS DE 30 (TRINTA) DIAS: o juiz o intimar para agir em 48 horas ( 1) sob pena de extino do feito. Aplicase a quem for o autor da ao principal ou reconvinte da reconveno.

IV QUANDO SE VERIFICAR A AUSNCIA DE PRESSUPOSTOS DE CONSTITUIO E DE DESENVOLVIMENTO VLIDO E REGULAR DO PROCESSO

SENTENAS PROCESSUAIS OU TEMINATIVAS (art. 267)

V QUANDO O JUIZ ACOLHER A ALEGAO DE PEREMPO, LITISPENDNCIA OU DE COISA JULGADA: perempo: 268, pargrafo nico; litispendncia: art. 219. VI QUANDO NO OCORRER QUALQUER DAS CONDIES DA AO, COMO A POSSIBILIDADE JURDICA, A LEGITIMIDADE DAS PARTES E O INTERESSE PROCESSUAL.

SENTENAS PROCESSUAIS OU TEMINATIVAS (art. 267)

VII PELA CONVENO DE ARBITRAGEM: Lei n 9.307/96. VIII QUANDO O AUTOR DESISTIR DA AO No se confunde com a renncia ao direito sobre o qual se funda a ao (269, V). ato puramente processual e, por isso, no necessita consentimento do ru (267, 4).

SENTENAS PROCESSUAIS OU TEMINATIVAS (art. 267)

IX QUANDO A AO FOR CONSIDERADA INTRANSMISSVEL POR DISPOSIO LEGAL: tratam-se de aes de cunho personalssimo, que, caso os sucessores tentem nela prosseguir, ocorrer ilegitimidade para a causa. A sucesso pode se dar inter vivos ou mortis causa.

X QUANDO OCORRER CONFUSO ENTRE AUTOR E RU: 381 e ss. do CC.

SENTENAS PROCESSUAIS OU TEMINATIVAS (art. 267)

Exceto nos casos de perempo, coisa julgada e litispendncia, no existe bice para que o autor proponha novamente a demanda e obtenha resoluo de mrito.

SENTENAS DE MRITO OU DEFINITIVAS (art. 269)


I QUANDO O JUIZ ACOLHER OU REJEITAR O PEDIDO DO AUTOR: tpica causa de procedncia ou improcedncia do pedido do autor. II QUANDO O RU RECONHECER A PROCEDNCIA DO PEDIDO: o ru concorda expressa e indubitavelmente com o que o autor est pedindo. O juiz ter, porm, que analisar a validade do pedido antes de homologar o reconhecimento de sua procedncia pelo ru. Tem efeito semelhante transao, mas ato unilateral do ru.

SENTENAS DE MRITO OU DEFINITIVAS (art. 269)


III QUANDO AS PARTES TRANSIGIREM: transao acordo entre ambas as partes (ato bilateral, com concesses recprocas) e, para valer como sentena, deve ser homologado pelo juzo. IV QUANDO O JUIZ PRONUNCIAR A DECADNCIA OU PRESCRIO: Ambos os casos so resoluo de mrito. A prescrio pode ser reconhecida de ofcio pelo juiz e, portanto, pode se dar de forma liminar (219, 5).

SENTENAS DE MRITO OU DEFINITIVAS (art. 269)

V QUANDO O AUTOR RENUNCIAR SOBRE O DIREITO SOBRE QUE SE FUNDA A AO: a renncia pretenso. Deve versar somente sobre direitos disponveis.

EFEITOS DA SENTENA

PRINCIPAIS: refletem o pedido imediato do autor (mrito) concedendo ou no a tutela jurisdicional. ANEXOS: a lei atribui efeitos a determinadas espcies de sentenas. Independe do pedido da parte e de pronunciamento pelo juzo. Ex.: eficcia executiva civil da sentena penal condenatria transitada em julgado (art. 63 do CPP). SECUNDRIOS: independe do pedido da parte, mas deve constar no dispositivo do provimento para que possa produzir efeitos. Ex.: condenao em honorrios, multa diria (461 e 461-A).

VCIOS DA SENTENA
Extra petita (fora do pedido): o provimento jurisdicional concede tutela distinta do que foi pedido pela parte ou fundada em fatos que no foram apreciados no processo (isso no se aplica aos fundamentos jurdicos de aplicao do direito). Ultra petita (alm do pedido): o juiz aprecia os fatos e fundamentos apresentados pela parte mas concede tutela a maior, alm do que foi pedido. Citra petita (aqum do pedido): o juiz no apreciou o pedido ou um dos pedidos formulados. No se confunde com pedir condenao em R$1 mil e o juiz condenar em R$500.

COISA JULGADA

ESGOTAMENTO DA VIA RECURSAL: ocorre quando, julgado o ltimo recurso cabvel, for publicada a deciso e tiverem decorrido cinco dias para a interposio de embargos de declarao.

NO INTERPOSIO DE RECURSO NO PRAZO: ocorre a precluso temporal.


RENNCIA EXPRESSA AO DIREITO DE RECORRER, DESISTNCIA DO RECURSO INTERPOSTO OU ACEITAO DA SENTENA: precluso lgica.

COISA JULGADA FORMAL (art. 6, 3 da LICC)

Imutabilidade da sentena atravs de recurso. Ou, segundo Ovdio, no mais se poder modificar a sentena na mesma relao processual. tambm conhecida como precluso mxima. o fim da fase de conhecimento do processo, e o momento a partir do qual conta-se o prazo para o cumprimento da sentena, conforme o tipo de obrigao (475-J). ato de carter puramente processual. a eficcia da coisa julgada dentro do processo.

COISA JULGADA MATERIAL (art. 467)

Ocorre da necessidade de se estabilizar as relaes jurdicas fora do processo em que houve a coisa julgada formal ( o que se refere o art. 5, XXXVI da CF). a fora que consiste no valor normativo assumido pela deciso (468), no podendo mais ser exposta a pretenso em juzo, pois j foi dito pelo juzo qual e como o direito material se aplica aos fatos (caso concreto).

COISA JULGADA

TODAS AS SENTENAS FAZEM COISA JULGADA FORMAL.


SOMENTE AS SENTENAS DE MRITO FAZEM COISA JULGADA MATERIAL

FIM DA QUARTA PARTE

You might also like