You are on page 1of 33

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III

- PENHORA E PENHORABILIDADE Docentes:


- Meritssimo Dr. Juiz Conselheiro Antnio Augusto Pinto dos Santos Carvalho - Dr. Ndia Gomes

DIREITO

Discentes: - Carlos Miguel Santos da Silva 20076463 - Ana Isabel Sardinha Piteira da Silva 20076466 - Roslia Leonor Quaresma Portinha - 20060147

4. ANO - 2009/2010

PENHORA E PENHORABILIDADE
4. ANO - 2009/2010

INDICE
I - NOO E FUNO DA PENHORA II O OBJECTO DA PENHORA III CASOS DE IMPENHORABILIDADE III. a. A impenhorabilidade proveniente da lei substantiva III. b. A impenhorabilidade proveniente da lei processual IV A EXECUO DE BENS DE TERCEIRO IV a. - A penhora de bens comuns do casal IV. a. 1 - Estatuto processual do cnjuge executado IV b. - A penhora de bens em regime de compropriedade IV c. - A penhora de bens dos herdeiros IV d. A penhorabilidade subsidiria V BENS SOBRE QUE PODEM INCIDIR A PENHORA V. a. - Penhora de bens imveis V. b. - A Penhora de bens mveis V.b.1. - A penhora de bens mveis no sujeitos a registo V.b.2. Penhora de bens mveis sujeitos a registo V.c. - Penhora de direitos V.c.1. Penhora de crditos V.c.2. Penhora de direitos ou expectativas de aquisio V.c.3. Penhora de rendas, abonos, vencimentos ou salrios V.c.4. Penhora de depsitos bancrios V.c.5. Penhora do direito a bens indivisos e de quotas em sociedade V.c.6. Penhora de estabelecimento comercial VI A TRAMITAO PROCESSUAL DA PENHORA VI.a. - As consultas e diligncias prvias da penhora VI.b. - As formas da penhora VII. O REGISTO DA PENHORA VII. PRAZO PARA A EFECTIVAO DA PENHORA XIX. SUBSTITUIO E REFORO DA PENHORA X. EFEITOS DA PENHORA XI. OPOSIO PENHORA

4. ANO - 2009/2010

I - NOO E FUNO DA PENHORA


Noo:
Sendo o patrimnio do devedor a garantia real das suas obrigaes, e por tal este patrimnio que responde pelo incumprimento e est sujeito execuo para satisfao dos direitos dos credores art.s 601., 817. do Cdigo Civil e 821. do Cdigo de Processo Civil. Nesse sentido, a penhora o acto executivo atravs do qual se apreendem judicialmente os bens a ele sujeitos, privando-se com isso o executado do pleno exerccio dos poderes sobre esses bens, a fim de os mesmos satisfazerem o direito do exequente, atravs da venda desses bens, da adjudicao ou da consignao de rendimentos. tambm nessa apreenso judicial de bens do executado que se traduz a penhora, acto fundamental do processo de execuo, para pagamento de quantia certa.

A penhora exerce duas funes:


- a de especificao, porque especifica e determina os bens ou direitos que sero apreendidos, para que possam mais tarde ser transmitidos a outrem; - e a conservatria, porque conserva os bens apreendidos, impedindo que possam ser ocultados, deteriorados, onerados ou alienados, em prejuzo do exequente.

4. ANO - 2009/2010

II O OBJECTO DA PENHORA
Conforme o art. 821. do CPC, a regra a de que, esto sujeitos execuo todos os bens do devedor susceptveis de penhora que, nos termos da lei substantiva, respondem pela dvida exequenda e, nos casos especialmente previstos na lei, podem ser penhorados bens de terceiros, desde que a execuo tenha sido movida contra estes. Nos termos do n. 3 deste art., deve contudo a penhora limitar-se aos bens estritamente necessrios ao pagamento da dvida exequenda e das despesas previsveis da execuo. H aspectos a ter em conta e que resultam da interpretao deste artigo: - Primeiro, o objecto da penhora no a pessoa do devedor, mas sim o seu patrimnio, que se traduz no conjunto de bens e direitos, concluindo que a execuo patrimonial e no pessoal , ficando por isso excludos os direitos pessoais; - Segundo, a sujeio execuo incide no apenas sobre o patrimnio do devedor, mas tambm sobre o patrimnio de terceiros, em conformidade com o que preceituado em lei substantiva, devendo no entanto o terceiro ser demandado, sob pena de poder deduzir oposio atravs de embargos de terceiro (Art. 821./2 e 351. do CPC). Assim os bens de terceiros s podem ser objecto de execuo se: - Estiverem onerados por garantia real que lhes seja oponvel em relao ao crdito exequendo art. 818./1 primeira parte do C.C. - Tiverem sido objecto de impugnao pauliana, julgada procedente, de que resulte a obrigao de esse terceiro restituir os bens ao devedor art. 616./1 e 818. 2. parte, do C.C.

4. ANO - 2009/2010

III CASOS DE IMPENHORABILIDADE


No ordenamento jurdico nacional, so contempladas uma srie de excepes regra da exequibilidade de todo o patrimnio do devedor. Sendo que estas excepes se destinam a proteger certos bens de penhorabilidade na aco executiva, os quais a lei entende dever preservar por serem representativos de valores que prevalecem sobre o direito do credor. A impenhorabilidade de certos bens, provm, ou da lei substantiva ou da lei processual.

III. a. A impenhorabilidade proveniente da lei substantiva


Este tipo de impenhorabilidade pode ser absoluta, se os bens em causa so impenhorveis em quaisquer circunstncias. Como por exemplo: - O Art. 602. do CC permite que as partes convencionalmente, limitem a responsabilidade de certos bens por determinadas obrigaes, desde que tal conveno no diga respeito a direitos indisponveis; - Aqueles que o so pela sua prpria natureza, como acontece com o direito de uso e habitao (Art. 1488. do CC) ou o direito de alimentos (Art. 2008./2 do CC)

4. ANO - 2009/2010

A impenhorabilidade proveniente da lei substantiva pode ser subsidiria, a qual ocorre quando a lei ordena que determinados bens s possam ser penhorados depois de se verificar a insuficincia de outros, dados execuo. Portanto, nestes casos, determinados bens s respondem na total insuficincia de outros, como acontece com os bens do fiador ou de outro devedor subsidirio, em obedincia ao principio do beneficio da excusso prvia, segundo o qual o devedor subsidirio pode recusar o cumprimento, enquanto no se acharem excutidos todos os bens do devedor principal Art. 638./1 do CC. Outro caso de impenhorabilidade subsidiria consta do Art. 1695. do CC, segundo o qual os bens prprios na execuo por dividas da responsabilidade de ambos os cnjuges s podem ser penhorados na insuficincia dos bens comuns.

III. b. A impenhorabilidade proveniente da lei processual


Aqui importa desde logo distinguir entre impenhorabilidade absoluta, relativa e parcial, analisando separadamente cada uma delas. A impenhorabilidade absoluta: No Art. 822. do CPC, faz-se a previso dos bens que, por razes de interesse pblico, econmico, religioso e sociais esto defendidos pela impenhorabilidade absoluta, ou seja, estes bens no podem ser penhorados em quaisquer circunstncias, como acontece com as coisas e direitos indisponveis, os bens de domnio pblico, os objectos cuja apreenso seja ofensiva dos bons costumes ou carea de justificao econmica pelo seu diminuto valor, os objectos destinados ao culto pblico, os bens imprescindveis a qualquer economia domstica que se encontrem na residncia permanente do executado, salvo se se tratar de execuo destinada ao pagamento do preo da sua aquisio ou do custo da sua reparao e, finalmente, os instrumentos indispensveis aos deficientes e os objectos destinados ao tratamento de doentes.

4. ANO - 2009/2010

A impenhorabilidade relativa: No Art. 823. do CPC, contemplam-se vrios casos de bens relativamente penhorveis, ou seja, que s so penhorveis em certos casos ou em certas circunstncias. Como acontece com os bens do Estado ou de qualquer outra pessoa colectiva pblica, salvo quando se trate de dvida com garantia real, bem como com os instrumentos de trabalho e os objectos indispensveis ao exerccio da actividade ou formao profissional do executado, os quais apenas podem ser penhorados quando o prprio executado os nomeia penhora, ou quando a execuo se destina ao pagamento do preo da sua aquisio ou do custo da sua reparao, ou ainda quando os mesmos forem objecto de penhora como elementos corpreos de um estabelecimento comercial. Contudo, note-se que a razo desta iseno, no que toca aos objectos indispensveis ao exerccio da actividade profissional do executado, prende-se com a necessidade de garantir a subsistncia do mesmo, atravs precisamente do exerccio dessa actividade. Por isso, no estamos perante uma impenhorabilidade aplicvel aos bens de uma pessoa colectiva, e que se destinem laborao da mesma. A impenhorabilidade parcial: No Art. 824. do CPC, regulam-se os casos de impenhorabilidade parcial e reportam-se a vencimentos, prestaes de aposentao ou outras regalias sociais, indemnizao por acidente, rendas vitalcias e penses de natureza semelhante. E, como regra, s so penhorveis em 1/3 (um tero), sendo portanto impenhorveis 2/3 (dois teros) daquelas importncias. Mas ainda assim e com a reforma introduzida pelo DL n. 38/2003 de 08 de Maro, a lei passou a estipular montantes mximos e mnimos sujeitos impenhorabilidade nestes casos Art. 824./2 do CPC. Concretizando essa orientao legal, a impenhorabilidade tem como limite mximo o montante de 3 salrios mnimos, o que significa que, no mximo s so impenhorveis os tais 3 salrios mnimos, quando o correspondente a 2/3 dos mesmos exceda o equivalente a esse montante de 3 salrios mnimos (valor actual de 2010 475x3=1425), e tem como limite mnimo o montante equivalente ao salrio mnimo nacional (475), mas s quando o executado no tenha outro rendimento e o crdito exequendo no seja de alimentos. Sendo de referir que, nos n.s 4 e 5 do Art. 824. possibilitam que o agente de execuo, a requerimento do executado e ouvido o exequente, proceda reduo dos valores penhorveis acima indicados ou mesmo sua iseno de penhora, no casos neles referidos. Para alm destas possibilidades, no n. 6 do Art. 824., pode ainda o agente o agente de execuo a requerimento do executado e ouvido o exequente, propor ao Juiz a reduo, por um perodo que considere razovel da parte penhorvel dos rendimentos, ponderados o montante e a natureza do crdito exequendo, bem como atendendo s necessidades do executado e do seu agregado familiar. Todas estas possibilidades anteriormente referidas de alterao, so todas elas no sentido de beneficiar o executado, que caso lhe sejam concedidas, ficar com mais rendimentos disponveis do que os que a regra geral lhe concede.

4. ANO - 2009/2010

IV A EXECUO DE BENS DE TERCEIRO


Neste ponto, vamos verificar os casos em que os bens de terceiros estranhos relao executiva, podem ser penhorados, onde tambm se integra a questo da penhora dos bens do cnjuge do executado. O C.P.C. estabelece, para certos casos especiais, uma regulamentao que traduz a aplicao deste regime, como acontece nos art.s 825. (penhora de bens comuns do casal), 826. (penhora de bens em regime de compropriedade) e 827. (penhora de bens de herdeiros).

IV a. - A penhora de bens comuns do casal Art. 825. C.P.C.


A questo da penhora dos bens comuns do casal s se coloca e pertinente, quando a execuo movida contra apenas um dos cnjuges. Porque com efeito, quando a execuo movida contra ambos, poder-se-o penhorar bens de ambos, sem que aqui se levantem questes de legitimidade. A nica limitao neste caso quanto aos bens penhorveis, a que consta do art.1695 do C:C., segundo o qual os bens prprios de cada um na execuo por dividas da responsabilidade de ambos os cnjuges s podem ser penhorados na insuficincia dos bens comuns. Assim, o art. 825 refere-se penhora de bem comuns do casal, em execuo movida apenas contra um dos cnjuges, quer a divida seja ou no da responsabilidade de ambos, mas a execuo foi movida apenas contra um deles. Tratando-se de divida da exclusiva responsabilidade de um dos cnjuges, resulta da lei substantiva que a penhora deve incidir sobre os seus bens prprios e, subsidiariamente, sobre a sua meao nos bens comuns (art. 1696 C.C.)

4. ANO - 2009/2010

No entanto o regime jurdico da penhora de bens comuns do casal est agora dependente de o exequente alegar, ou no, a comunicabilidade da divida exequenda em relao ao cnjuge do executado, e de este aceitar, ou no essa comunicabilidade. A soluo consagrada no art 1696do C.C. continua a ter correspondncia na lei adjectiva. No entanto, a penhora imediatamente efectuada e, s depois dela, se procede citao do outro cnjuge para, no prazo de que dispe para a oposio, requerer a separao de bens ou para comprovar no processo a pendncia de aco em que a separao de bens tenha sido requerida (art 825 n 1). Caso a comunicabilidade da divida no tenha sido invocada, uma de trs situaes se podem verificar: - ou a separao de bens requerida no prprio processo executivo; - ou junta certido comprovativa de pendncia de aco em que a separao j foi requerida; Nestas duas situaes, apensado o requerimento em que se pede a separao, ou junta a certido, a execuo fica suspensa at partilha; se por esta, os bens penhorados no couberem ao executado, podem ser penhorados outros que lhe tenham cabido, permanecendo a anterior penhora at nova apreenso ( o que se justifica para evitar que entre os cnjuge haja acordo no sentido de ao cnjuge executado no caberem bens, de forma a evitar a penhora). - ou ento, h uma terceira hiptese de o cnjuge do executado nada dizer dentro do prazo penhora prossegue sobre os bens penhorados. referido, e neste caso a

No acto de citao, deve o cnjuge do executado ser advertido de que, caso nada diga, a divida ser considerada comum, para os efeitos da execuo e sem prejuzo da oposio que contra ela possa ser deduzida, nos termos doa disposto do artigos 813 e seguintes (art825 n2). Se a divida for considerada comum (por o cnjuge do executado a aceitar expressamente ou por nada ter dito no prazo de que dispunha o efeito), a execuo prossegue tambm contra o cnjuge no executado, podendo os seus bens prprios ser subsidiariamente penhorados. Porm se antes dos bens comuns, tiverem sido penhorados os seus bens prprios e houver bens comuns suficientes, pode o executado requerer a substituio dos bens penhorados (art.825 n3). Se o cnjuge recusar a comunicabilidade da divida ( e para tanto bastar-lhe- proferir declarao no processo e dentro do prazo referido, no sentido de que no a aceita!) deve ainda requerer a separao de bens ou apresentar a certido de aco pendente para esse efeito, sob pena de a execuo prosseguir sobre os bens comuns ( art 825 n4). Assim, a possibilidade de a divida ser considerada comum cessa, caso o cnjuge no executado declare, simplesmente, a sua recusa nesse sentido.

4. ANO - 2009/2010

10

IV. a. 1 - Estatuto processual do cnjuge executado

Quais so os poderes processuais do cnjuge do executado quando, a penhora tenha recado sobre bens comuns? Nos termos do disposto no art 864-A do C.P.C., o cnjuge do executado, citado nos termos da alnea a) do n3 do art 864, admitido a deduzir, no prazo de 10 dias, ou at ao termo do prazo concedido ao executado, se terminar depois daquele, oposio execuo ou penhora e a exercer, no apenso de verificao e graduao de critrios e na fase do pagamento, todos os direitos que a lei processual confere ao executado, tudo isto sem prejuzo de poder tambm requerer a separao de bens do casal, nos termos do art 825, n 5, quando a penhora recaia sobre bens comuns (art 864- A n 2).

O prazo conferido ao cnjuge do executado para o exerccio destas faculdades de ( art.864- A): - Dez dias, se tiver ocorrido a citao prvia do executado ( pois nesta fase o executado dispe tambm de 10 dias para deduzir a oposio penhora, nos termos do disposto no art 863- B, n1, alnea b); - Vinte dias, se a citao do executado teve lugar aps a penhora e se ambos tiverem sido citados em simultneo, caso em que o cnjuge do executado beneficia tambm deste prazo (art863 B, n1, alnea a)).

4. ANO - 2009/2010

11

IV b. - A penhora de bens em regime de compropriedade - Art. 826. C.P.C. O Art. 826. do CPC prev o caso de a execuo ser intentada apenas contra um dos contitulares de patrimnio autnomo ou bem indiviso. Assim neste caso, no possvel penhorar os bens compreendidos no patrimnio comum ou uma fraco de qualquer deles, nem uma parte especificada do bem indiviso. Aqui, apenas pode ser penhorado o direito sobre a coisa comum ou indivisa que se situe no patrimnio do executado, penhora que dever ser efectuada nos termos do Art. 862. do CPC. Logo, o que se pode penhorar neste caso o direito que o executado detm no patrimnio autnomo ou na coisa comum, no se podendo penhorar os prprios bens, porque estes no pertencem, em concreto, ao executado. Esta situao j uma penhora de direitos.

IV c. - A penhora de bens dos herdeiros Art. 827. C.P.C. O Art. 827. do CPC, prev o caso da penhora na execuo movida contra um herdeiro, por dvidas da herana. Nos termos do Art. 2071. do CC, pelas dvidas da herana responde apenas o patrimnio do de cujus. Logo, em regra, s os bens que integram este patrimnio so penhorveis. O Art. 827. possibilita ainda ao herdeiro (terceiro na relao material controvertida) a defesa do seu patrimnio, conferindo-lhe o poder de requerer o levantamento da penhora efectuada nos seus prprios bens.

4. ANO - 2009/2010

12

IV d. A penhorabilidade subsidiria Art. 828. C.P.C. Este tipo de penhorabilidade vem prevista no Art. 828., e refere-se possibilidade de a penhora incidir sobre bens do devedor subsidirio, de que o fiador um exemplo, de acordo com o disposto no Art. 638./1 do CC. Havendo no entanto outros casos de penhorabilidade subsidiria, como acontece no Art. 997. do CC e 175./1 do Cdigo Comercial. Usando como referncia a figura do fiador, existem certas limitaes em relao penhora dos seus bens. Nos termos do disposto no n. 1 do Art. 638. do CC, ao fiador licito recusar o cumprimento enquanto o credor no tiver excutido (esgotado) todos os bens do devedor sem obter a satisfao do seu crdito, sendo certo que, nos termos do disposto na alnea a) do Art. 640. do CC, o fiador pode renunciar ao beneficio da excusso prvia e permitir a execuo do seu patrimnio primeiro que a do executado principal. Ora, o regime constante no Art. 828. no mais do que o reflexo do regime da fiana referido e que consta do Cdigo Civil. Importa referir aqui, dois pontos importantes: O disposto no n. 6 do Art. 828., diz-nos que o devedor subsidirio que no haja renunciado ao beneficio da excusso prvia, sempre que veja os seus bens penhorados antes de esgotado o patrimnio do devedor principal, tem a faculdade de indicar bens deste que hajam sido adquiridos posteriormente penhora, ou aqueles que no fossem conhecidos. Se a execuo tiver sido movida apenas contra o devedor principal e os bens deste se revelarem insuficientes, pode o exequente fazer prosseguir a execuo contra o devedor subsidirio Art. 828./5.

4. ANO - 2009/2010

13

V BENS SOBRE QUE PODEM INCIDIR A PENHORA


Os bens objecto de penhora tanto podem ser imveis, mveis ou direitos.
O modo como se deve efectuar a penhora diferente, de acordo com a natureza do bem penhorado.

V. a. - Penhora de bens imveis Art. 838. C.P.C.


A penhora de coisas imveis (bem como a penhora de outros bens sujeitos a registo, tais como automveis, navios e aeronaves: (Cfr. art. 851 n1 e 862 n1 e 6) realiza-se em regra por comunicao electrnica conservatria do registo predial competente, a qual vale como apresentao para o efeito da inscrio no registo, sem prejuzo de tambm poder ser feita nos termos gerais (Cfr. art. 838 n1). O registo da penhora tem natureza urgente e importa a imediata feitura dos registos anteriormente requeridos sobre o bem penhorado, a fim de respeitar o princpio da prioridade do registo (Cfr. art. 838 n5). Depois de inscrita e registada a penhora, a conservatria do registo disponibiliza, por via electrnica, ao agente de execuo a certido dos registos em vigor sobre os bens penhorados, onde se incluem os nus e encargos, se os houver (Cfr. art. 838 n2). De seguida, o agente de execuo lavra o auto de penhora e procede afixao, na porta ou noutro local visvel do imvel penhorado, de um edital, constante de modelo aprovado por portaria do Ministro da Justia (Cfr. art. 838 n3 e Portaria n700/2003, de 31 de Julho). O art. 838 n4 autoriza o registo meramente provisrio da penhora, o qual no obsta ao prosseguimento da execuo, tudo dependendo da apreciao judicial dos motivos da provisoriedade caso tal questo seja submetida apreciao do juiz. Porm, o registo provisrio j impede a adjudicao dos bens penhorados, a consignao de rendimentos e a venda. Estes actos s podero realizar-se se e quando o registo se haja convertido em definitivo. Assim, conclui-se que o registo da penhora na competente conservatria do registo predial condio essencial de prosseguimento da aco executiva.

4. ANO - 2009/2010

14

Depositrio Art. 839. C.P.C. Nos termos do disposto na primeira parte do no n1 do art. 839, dos bens penhorados constitudo um depositrio, exercendo estas funes o prprio agente de execuo ou, nas aces distribudas a oficial de justia, pessoa idnea por este designada, podendo ser o prprio executado ou outra pessoa designada pelo agente de execuo, caso o exequente o consinta. Desta forma, pode o prprio executado ser constitudo depositrio, desde que se verifiquem algumas das seguintes circunstncias: - Caso o exequente o consinta; - O bem penhorado seja a casa de habitao efectiva do executado; - Se o bem se encontrar arrendado, o depositrio ser o prprio arrendatrio; se tal bem for objecto de direito de reteno, em consequncia de incumprimento judicialmente verificado, o depositrio ser o prprio retentor. Assim, s excepcionalmente que no ser depositrio o prprio agente de execuo. Entrega efectiva Art. 840. C.P.C. O depositrio deve, nos termos do disposto no art. 840 n1, tomar posse efectiva do imvel (sem prejuzo dos ns 1 e 2 do art. 839), sendo esta posse efectiva meramente simblica. E para o efeito, nos termos do n. 3 do art. 840., sempre que as portas estejam fechadas ou seja oposta alguma resistncia, bem como quando haja receio de que tal se verifique, o agente de execuo deve requerer ao juiz, fundamentadamente, que determine a requisio do auxilio da fora pblica, arrombando-se as portas, se necessrio, e lavrando-se auto da ocorrncia, sendo certo que, caso se trate de casa habitada, devem ser respeitados os requisitos previstos no n4 do art. 840 (a penhora s pode realizar-se entre as 7 e as 21 horas, devendo o agente de execuo entregar cpia do auto de penhora a quem se encontrar no lugar em que a diligncia se realiza). Note-se que no basta a simples alegao de receio justificado pelo agente de execuo. Este deve fundamentar o pedido, o que exige a realizao de diligncias prvias, das quais resulte que o executado esteja incontactvel, que no possa comparecer no acto ningum em sua representao ou que o mesmo ir opor-se tomada de posse do bem pelo depositrio.

4. ANO - 2009/2010

15

Administrao dos bens depositados Art. 843. Os bens penhorados devem ser administrados de acordo com o previsto no art. 843, administrao esta que cabe ao depositrio que deve actuar com a diligncia e zelo de um bom pai de famlia e tem o dever de prestar contas (se o mesmo for agente de execuo poder socorrer-se de colaboradores para esse efeito, os quais actuam sob a sua responsabilidade). Por outro lado, pretende-se que no modo de explorao dos bens penhorados haja acordo entre o exequente e executado. Na falta de acordo, cabe ao juiz decidir, depois de ouvido 6 depositrio e feitas as diligncias necessrias.

O depositrio pode ser removido, a requerimento de qualquer interessado, ou por iniciativa do agente de execuo, quando deixe de cumprir os deveres do seu cargo.
No entanto, sendo o depositrio o agente de execuo, a remoo ou substituio s possvel nos termos do disposto no n6 do art. 808, ou seja, destitudo por deciso do juiz de execuo, oficiosamente ou a requerimento do exequente, com fundamento em actuao processual dolosa ou negligente ou em violao grave do dever que lhe seja imposto pelo respectivo estatuto, ou substitudo pelo exequente, sem necessidade de qualquer fundamentao. De realar o especial dever do depositrio consagrado no art. 854, nos termos do qual o depositrio obrigado a apresentar os bens que tenha recebido, sempre que lhe for ordenado, no prazo de 5 dias. O art. 847 salvaguarda os interesses do executado no processo, permitindo que o mesmo requeira o levantamento da penhora e a condenao do exequente nas custas a que deu causa se, por negligncia deste, a execuo tiver estado parada nos seis meses anteriores ao seu requerimento.

4. ANO - 2009/2010

16

V. b. - A Penhora de bens mveis:


V.b.1. - A penhora de bens mveis no sujeitos a registo
O art. 848 refere que a penhora de bens mveis no sujeitas a registo deve ser efectuada, com apreenso efectiva dos bens e a sua imediata remoo, para depsito, assumindo o agente de execuo que efectuou a diligncia a qualidade de fiel depositrio (com ressalva do disposto no art. 839 n1 quanto ao funcionrio judicial como agente de execuo, aplicvel penhora de bens mveis por remisso do art. 855). Este artigo prev novidades importantes para a eficcia da aco executiva quanto penhora de bens mveis. O artigo 848 n1 impe que a remoo dos bens se faa para um depsito. No se impe que tais depsitos sejam pblicos, ao contrrio do que inicialmente estava previsto. certo que o art. 907-A, a propsito da venda, refere-se venda em depsitos pblicos. No entanto esta venda em depsitos pblicos s ocorrer nos casos em que a remoo para eles tenha tido lugar. Conclui-se assim, que tais depsitos podem ser propriedade de entidades pblicas ou privadas. Se existirem obstculos realizao da penhora, e for necessrio forar a entrada no domiclio do executado ou de terceiro que esteja em poder dos bens do executado, bem como quando haja receio de que tal se verifique, deve o agente de execuo requerer ao juiz que determine a requisio do auxilio da fora pblica, lavrando-se auto da ocorrncia (Cfr. art. 850). O exequente pode cooperar com o agente de execuo na realizao da penhora, facultando os meios necessrios apreenso das coisas mveis (Cfr. art. 848-A n1).

4. ANO - 2009/2010

17

Auto de penhora Art. 849.


Nos termos do disposto no art. 849, a penhora fica a constar de um auto, em que se registam os seguintes elementos: - a hora da diligncia; - relacionam-se os bens, por verbas numeradas; - indica-se, sempre que possvel, o valor aproximado de cada verba nos termos do disposto no n.3 e 4 do artigo 886.-A. Nos termos do disposto no art. 836, o auto de penhora deve constar de impresso aprovado por Portaria do Ministrio da Justia (Cfr. Portaria n700/2003, de 31 de Julho). Tratando-se de um impresso em verso electrnica, facilitar em muito a insero desta informao, quer no processo executivo ao abrigo do qual a penhora foi efectuada, quer no registo informtico de execues, como prev o art. 806 n1 alnea f). Porm, factos anormais podem perturbar a realizao da diligncia, tais como a resistncia por parte do executado ou de pessoa que o represente, ou quando o prdio onde os mveis a penhorar se encontrem esteja deserto ou fechado; Nestes dois casos, e como j foi referido, recorre-se ao auxlio da fora pblica, se necessrio (Cfr. art. 850 e 840).

NOTA: No entanto, a especificidade do disposto no n3 do art. 848, relativamente penhora que imponha o uso da fora para entrar no domiclio do executado ou de terceiro. Esta disposio legal uma decorrncia do disposto no art. 34 n2 da Constituio, nos termos do qual a entrada no domiclio dos cidados contra a sua vontade s pode ser ordenada pela autoridade judicial competente, nos casos e segundo as formas previstas na lei.
Por outro lado a lei, prevenindo a possibilidade de o executado ou de qualquer outra pessoa ocultar alguma coisa com o fim de a subtrair penhora, prev que os mesmos fiquem sujeitos s sanes correspondentes litigante de m f, sem prejuzo da responsabilidade criminal em que possam incorrer.

De resto, o prprio agente de execuo que, no acto da penhora, suspeite da sonegao de bens, dever instar essa pessoa no sentido de apresentar as coisas ocultadas, advertindo-a ainda da responsabilidade em que incorre com tal ocultao (Cfr. art. 850 n2 e 3).

4. ANO - 2009/2010

18

V.b.2. Penhora de bens mveis sujeitos a registo


O n1 do art. 851 comea por conter uma norma genrica de remisso para as regras constantes do art. 838, artigo relativo realizao da penhora de coisas imveis. O que significa que, a penhora de bens mveis sujeitos a registo efectuada mediante comunicao electrnica conservatria do registo competente, como acontece com os navios, aeronaves e automveis. A comunicao vale como apresentao para efeito de inscrio no registo. No entanto, h que fazer uma especial referncia penhora de veculos automveis, atenta a sua frequente realizao, e as especificidades que agora a lei prev sobre a matria. Assim, a penhora de veculo automvel, realizada nos termos do disposto no art. 838, seguida de imobilizao do veculo, designadamente atravs da imposio de selos de modelo aprovado por Portaria do Ministro da justia ou de imobilizao, atravs de bloqueadores, procedendo-se ainda apreenso dos respectivos documentos. Esta apreenso efectua-se nos termos do artigo 164., n.3 a 8 e 161.do DL n. 114/94, de 3 de Maio, com as necessrias adaptaes. Aps a penhora e a imobilizao, o veculo s removido quando o agente de execuo entenda necessrio para salvaguarda do bem, aplicando-se, com as necessrias adaptaes, o disposto nos artigos 167. e 168. do DL n. 114/94, de 3 de Maio. O registo provisrio da penhora mantm as restries quanto ao prosseguimento do processo, nos mesmos termos previstos para a penhora de imveis (cf. art. 838 n4). Assim, em vez da apreenso e remoo do veculo, como anteriormente se previa, passa a haver imobilizao do mesmo atravs da imposio de selos ou bloqueadores e a apreenso dos respectivos documentos. Por outro lado, nos termos do disposto no art. 865 n4, no admitida a reclamao de credor com privilgio creditrio geral, mobilirio ou imobilirio, quando a penhora tenha incidido sobre veculo automvel. penhora dos bens mveis aplica-se, subsidiariamente, o disposto relativo penhora dos imveis, nos termos do disposto no art. 855.

4. ANO - 2009/2010

19

Concluso:
Numa situao ideal, a penhora de bens mveis (sujeitos ou no a registo) efectuada sem qualquer interveno do juiz. No h despacho ordenando a penhora (apenas haver, se for caso disso, despacho liminar), no h necessidade da prtica de qualquer acto pelo juiz. O agente de execuo, atravs da informao constante do requerimento inicial ou atravs da informao que ele prprio tenha obtido, dirige-se ao local onde os bens se encontram ou envia mensagem electrnica conservatria do registo competente. Encontrando os bens, apreende-os e leva-os consigo, depositando-os sua responsabilidade. O juiz apenas ter interveno, neste mbito da penhora de bens mveis, quando haja de forar a entrada no domiclio do executado ou de terceiro e, nos termos gerais, quando qualquer das partes ou o agente de execuo o requeira. Por outro lado, para se perceber devidamente o novo regime, tem de entender-se que ele foi idealizado a pensar na diminuio do nmero de penhoras a efectuar e no aumento de pagamentos imediatos ao agente de execuo, pois pretendeu-se que, ao tornar efectiva a ameaa de desapossamento ou de no utilizao dos bens, esse desapossamento no se chegasse a concretizar, porque o devedor paga imediatamente a sua dvida.

4. ANO - 2009/2010

20

V.c. - Penhora de direitos


A penhora, alm de poder incidir sobre coisas corpreas, mveis ou imveis, pode igualmente recair sobre coisas incorpreas: os direitos. Nestes casos, a penhora faz-se, por via de regra, mediante notificao a certos terceiros. Existem as seguintes categorias destes direitos: V.c.1. Penhora de crditos: (cf. art. 856o) Na penhora de crditos est em causa a penhora de um direito de crdito que o executado detm sobre um terceiro (devedor do executado). Assim, a penhora de crditos consiste na invaso da aco executiva numa relao entre o executado e um estranho execuo, sendo que nessa relao o executado credor e o terceiro seu devedor. V.c.2. Penhora de direitos ou expectativas de aquisio (Cfr. art. 860-Ao) O direito de adquirir determinados bens, quando tem eficcia real, no constitui um direito de crdito, no estando por isso sujeito ao regime constante do art. 856., o mesmo acontecendo com a mera expectativa de aquisio, dotada de eficcia real ou obrigacional. Constitui expectativa de aquisio, na pendncia da condio, o direito que seja objecto de negcio condicional, cuja alienao, de eficcia subordinada do prprio negcio, a lei expressamente admite, como o caso da expectativa de aquisio de bem vendido com reserva de propriedade. Aplicando-se as disposies relativas penhora de direito de crdito, com as necessrias adaptaes (art. 860. - A, n.1), a penhora feita por notificao contraparte (promitente vendedor, pessoa sujeita preferncia, vendedor reservatrio ou comprador sob condio resolutiva), a qual pode impugnar a existncia do direito penhorado, invocar o direito a qualquer prestao de que a aquisio dependa, reconhecer o direito, fazer sobre ele qualquer outra declarao relevante ou nada declarar, tendo-se neste caso o direito como reconhecido. verificao e a exigncia da prestao a efectuar pelo executado aplica-se o disposto no art. 859.
4. ANO - 2009/2010 21

V.c.3. Penhora de rendas, abonos, vencimentos ou salrios (cf. art. 861.)


penhora O art. 861 refere-se penhora de rendas, abonos, vencimentos ou salrios. No entanto, a aplicao deste artigo deve ser conciliada com as limitaes constantes do art. 824 (impenhorabilidades parciais), nos termos do qual so impenhorveis dois teros dos vencimentos, salrios ou prestaes de natureza semelhante, auferidos pelo executado, bem como dois teros de prestaes peridicas pagas a ttulo de aposentao ou outras regalias sociais. Quanto ao regime desta penhora, nos termos do n1 do citado artigo, a penhora de rendas, abonos, vencimentos, salrios ou outros rendimentos peridicos faz-se mediante a notificao ao locatrio (caso a renda provenha de contrato de locao) ou entidade que os deve pagar, nos outros casos, para que, nas quantias devidas ao executado, faa o desconto correspondente ao crdito penhorado e proceda ao depsito em instituio de crdito, ordem do agente de execuo ou, na sua falta, da secretaria.
O estudo do regime da penhora de saldos bancrios deve ser precedido da anlise das impenhorabilidades constantes dos artigos 824 n3, 824 n6 e 7 e 824-A, j objecto de anlise. Assim, de acordo com a redaco do art. 824 n3, na penhora de dinheiro ou de saldo bancrio de conta ordem impenhorvel o valor global correspondente a um salrio mnimo nacional. Ora, tratando-se de depsitos bancrios, a impenhorabilidade aqui estabelecida limitada aos saldos de depsitos ordem, pelo que os saldos das demais modalidades de depsitos (nomeadamente a prazo) so totalmente penhorveis J o art. 861 -A n5, regula os termos da notificao, a qual feita directamente s instituies de crdito, sendo que: - Preferem as contas de que o executado seja o nico titular, quelas de que seja contitular;

V.c.4. Penhora de depsitos bancrios (cf. art. 861. A)

- Se a penhora deva incidir sobre contas de que o executado seja contitular, devem ser penhoradas aquelas que tm menor nmero de titulares, as quais preferem quelas em que o executado seja o primeiro titular;
- As contas de depsito a prazo preferem s de depsito ordem. 4. ANO - 2009/2010 22

V.c.5. Penhora do direito a bens indivisos e de quotas em sociedade: (cf. art. 862)
O art. 862 regula a penhora de parte, quota ou quinho em bens indivisos e em patrimnios autnomos (do direito a). Assim, cabem aqui a penhora de quota-parte em: - direitos reais em comunho (bens indivisos): compropriedade, compropriedade na propriedade horizontal, co-usufruto, etc.; - universalidades de direito afectas a certas dvidas (patrimnios autnomos), como acontece com as heranas. A penhora de quota em sociedade efectua-se mediante notificao da mesma sociedade, bem como atravs da comunicao conservatria do registo competente, nos termos do n1 do art. 838, aplicando-se o disposto no art. 239 do Cdigo das Sociedades Comerciais. Nestes casos, se a execuo for movida contra algum dos contitulares, apenas pode ser penhorada a quota-parte do executado no bem ou no direito comum, nos termos do disposto no art. 826 n1, j objecto de anlise.

V.c.6. Penhora de estabelecimento comercial: (Cfr. art. 862-A)


A penhora de estabelecimento comercial faz-se mediante a elaborao de auto pelo agente de execuo, no qual se relacionam os bens que o integram. Se do estabelecimento comercial fizerem parte direitos de crdito ou direito ao arrendamento, aplica-se o disposto quanto penhora de direitos prevista nos artigos 856 e seguintes. Se estiverem compreendidos no estabelecimento bens ou direitos cuja onerao a lei sujeita a registo, deve o agente de execuo promov-lo, nos termos gerais, quando pretenda impedir que sobre eles possa recair penhora ulterior (Cfr. art. 862-A n5 e 6).
4. ANO - 2009/2010 23

VI A TRAMITAO PROCESSUAL DA PENHORA


VI.a. - As consultas e diligncias prvias da penhora
As consultas e diligncias prvias penhora iniciam-se em momentos diferentes consoante haja ou no despacho liminar e citao prvia do executado Art. 832./1. Assim, as consultas e diligncias prvias penhora tm incio no prazo mximo de 5 dias contados: - Da apresentao de requerimento executivo que dispense o despacho liminar e a citao prvia do executado Art. 812.-C; - Do termo do prazo para a oposio do executado previamente citado sem que esta tenha sido deduzida Art.s 812.-E/5 e 812.-F/2; - Da notificao da secretaria ao agente de execuo, depois de proferido despacho liminar que dispense a citao prvia (Art. 812.-F/3 e 4) ou da apresentao de oposio que no suspenda a execuo nos termos do Art. 818. (aquela oposio que deduzida sem que o executado tenha prestado cauo) ou, tendo a oposio suspendido a execuo, seja aquela julgada improcedente. Antes de se procederem s diligncias prvias penhora, o agente de execuo deve consultar o registo informtico de execues (Art.s 806., 807. e DL n. 201/2003 de 10 Setembro), pois do resultado dessa consulta dependem os termos subsequentes do processo Art. 832./2. Do disposto no Art. 806., consta entre outras coisas, que, o registo informtico de execues contm o rol dos processos de execues pendentes, de execues findas ou suspensas, bem como a informao de extino com pagamento parcial ou suspenso da instncia por no se terem encontrado bens para penhora. Estes dados so introduzidos diariamente pelo agente de execuo, medida que o mesmo vai sendo designado nos processos executivos que lhe so distribudos. A rectificao, actualizao, eliminao e consulta dos dados constantes do registo informtico de execues feita de acordo com as regras estabelecidas no Art. 807..

4. ANO - 2009/2010

24

Com as alteraes introduzidas pelo DL n. 226/2008, de 20 de Novembro, prev agora tambm que, alm do registo informtico de execues, seja criada uma lista pblica de execues nos termos do disposto nos art. 16.-A e seguintes. Nos termos do disposto no n2 do art. 832, antes de proceder s diligncias prvias penhora, o agente de execuo consulta o registo informtico de execues, procedendo seguidamente nos termos dos n.s 3 e 4. Assim, quando contra o executado tenha sido movida execuo terminada sem integral pagamento, o agente de execuo prossegue imediatamente com as diligncias prvias penhora (a consulta das bases de dados referidas no artigo 833.-A) e promove a comunicao do seu resultado ao exequente (Cfr. art. 832., n.3). Neste caso, no se aplica o disposto no art. 833.-B, n. 4 a7, ou seja, caso nenhum bem seja encontrado, no se promove a citao do executado. Neste caso extingue- se imediatamente a execuo caso no sejam encontrados ou no sejam indiciados bens penhora pelo exequente (Cfr. art. 832., n.3.

Situao de particular importncia a prevista no art. 832 n4. Na verdade, das diligncias prvias e das consultas referidas no art. 832 n2 e 833.-A pode o agente de execuo apurar que contra o executado pende um outro processo de execuo para pagamento de quantia certa. Neste caso, o requerimento executivo remetido para tal processo, o que se traduz, na prtica, numa cumulao de execues. No entanto esta remessa s ocorre desde que se verifiquem cumulativamente os seguintes requisitos: - Quando o exequente (do processo de que resultou esta consulta) seja titular de um direito real de garantia sobre bem penhorado naquele outro processo, que no seja um privilgio creditrio geral; - No mesmo processo ainda no tenha sido proferida sentena de graduao. Contudo, se no momento da remessa, o processo pendente j est na fase do concurso de credores, o requerimento executivo vale como reclamao, assumindo o exequente a posio de reclamante. Se no momento da remessa ainda no decorre a fase do concurso de credores, constituir-se- coligao de exequentes (Cfr. art. 832 n4 e 5 e art. 58).

4. ANO - 2009/2010

25

A consulta de outras declaraes ou de outros elementos protegidos pelo sigilo fiscal, ou de outros dados sujeitos a regime de confidencialidade fica sujeita a despacho judicial de autorizao (Cfr. art. 833.-A, n.7). Aps a consulta, o agente de execuo dever notificar o exequente, preferencialmente por via electrnica, do resultado da consulta ao registo informtico de execues e dos bens penhorveis identificados, ou do facto de no ter sido possvel identificar quaisquer bens (Cfr. art. 833.-B,n.1). Quando o agente de execuo conseguir identificar bens penhorveis, a execuo prossegue com a penhora desses bens, sem prejuzo da ordem de penhora estabelecida no art. 834., n.1, excepto se, no prazo de 5 dias a contar daquela notificao, o exequente declarar que no pretende, dos bens identificados, a penhora de determinados bens imveis ou mveis sujeitos a registo, ou se o exequente desistir da execuo (Cfr. art. 833.-B, n.2). Se o agente de execuo no conseguir encontrar bens penhorveis, o exequente dever indicar bens penhorveis no prazo de 10 dias, sendo penhorados os que ele indicar (art. 833.-B, n.3). Se o exequente no indicar bens, o executado citado para, ainda que se oponha execuo, pagar ou indicar bens para penhora, no prazo de 10 dias.

Se o executado no pagar nem indicar bens para penhora, extingue-se a execuo (art. 833.-B, n. 6).
Por outro lado, nos termos do disposto no art. 837, n.1, o agente de execuo tem o dever de informao perante o exequente, a quem deve comunicar todas as diligncias efectuadas, assim como do motivo da frustrao da penhora, as quais devem ser prestadas exclusivamente por meios electrnicos.

4. ANO - 2009/2010

26

VI.b. - As formas da penhora

De acordo com o art. 821 n3, a penhora limita-se aos bens necessrios ao pagamento da dvida exequenda e das despesas previsveis da execuo, as quais se presumem, para o efeito da realizao da penhora e sem prejuzo de ulterior liquidao, nos seguintes valores: - no valor de 20% do valor da execuo, se este couber na. alada do tribunal de comarca; - no valor de 10% se o valor da execuo exceder a alada do tribunal de comarca, sem no entanto ultrapassar o valor de quatro vezes a alada do tribunal da relao; - e 5% se o valor da execuo for superior a quatro vezes a alada do tribunal da relao. Questo que se coloca a seguinte: o agente de execuo, no momento em que procede penhora de bens, tem a noo exacta de que o valor das despesas superior s percentagens acima referidas. Pode efectuar a penhora por valor superior quelas percentagens? Entende-mos que sim, pois tratando-se de uma presuno, e no estipulando a lei a que a mesma inilidvel, pode a mesma ser ilidida. O agente de execuo, ao proceder penhora, deve levar em considerao o que se acha estabelecido no art. 834, artigo que consagra uma espcie de hierarquia a respeitar quanto penhora de bens. Nos termos do disposto no artigo 834., n.1, sempre que o exequente, no requerimento inicial, indique bens penhora, o agente de execuo deve efectuar a penhora desses bens. E este artigo estabelece a ordem de prioridade pela qual a penhora dever ser concretizada: primeiramente os depsitos bancrios indicados, seguidos da penhora de rendas, abonos e vencimentos, ttulos e valores imobilirios, bens mveis sujeitos a registo se, previsivelmente o seu valor for uma vez e meia superior ao custo da sua venda judicial e, finalmente, a penhora de bens cujo valor pecunirio seja de fcil realizao ou se mostre adequado ao montante do crdito do exequente.

4. ANO - 2009/2010

27

VII. O REGISTO DA PENHORA


O registo obrigatrio, constituindo agora, no um nus do exequente, mas sim das respectivas conservatrias, nos termos prescritos para a penhora de imveis, nos termos do disposto no art. 838, aplicvel tambm penhora de bens mveis sujeitos a registo (Cfr. art. 851 n1) e penhora de direitos a ele sujeitos (Cfr. art. 862 n6). Com efeito, o registo no s condio da eficcia do acto da penhora perante terceiros, nos termos gerais, como tambm condio de prosseguimento do prprio processo executivo, o qual s tem lugar aps a juno do certificado do registo da penhora e da certido dos nus que incidam sobre os bens por ela abrangidos (Cfr. art. 838 n2 e 4). Hoje, o art. 838 n4 admite que seja suficiente para o prosseguimento da execuo o registo provisrio da penhora, mas subordinado a deciso judicial que pondere os motivos da provisoriedade, suspendendo-se a venda at converso do registo em definitivo.

4. ANO - 2009/2010

28

VII. PRAZO PARA A EFECTIVAO DA PENHORA


O agente de execuo tem prazos para a prtica dos actos que a execuo pressupe e que so da sua responsabilidade. Assim, e na falta de disposio especial, este prazo encontra-se agora previsto n.12 do art. 808. e de 5 dias para promover as notificaes, e 10 dias para a realizao dos demais actos. Nestes ltimos inclui-se o prazo dentro do qual as diligncias para penhora devem ser promovidas. Note-se que, nos termos do art. 837., o agente de execuo est obrigado a informar o exequente de todas as diligncias efectuadas, assim como do motivo da frustrao da penhora, as quais so disponibilizadas exclusivamente por meios electrnicos aps a realizao de cada diligncia ou do conhecimento do motivo da frustrao da penhora. A violao deste dever, constituir actuao processual negligente, podendo dar origem destituio pelo rgo com competncia disciplinar sobre os agentes de execuo (cfr. art.808., n.6).

4. ANO - 2009/2010

29

XIX. Substituio e reforo da penhora

Nos termos do disposto o art. 834 n6, o executado que se oponha execuo pode, no acto da oposio, requerer a substituio da penhora por cauo idnea que igualmente garanta os fins da execuo, nas condies que sero posteriormente analisadas. Mas o executado pode requerer ao agente de execuo a substituio dos bens penhorados por outros que igualmente assegurem os fins da execuo no prazo de que dispe para a oposio penhora, desde que a isso no se oponha o exequente (Cfr. art. 834 n3 alnea a). A substituio inadmissvel e deve ser indeferida se a execuo se funda em dvida provida de garantia real que onere determinados bens, pois a penhora comea precisamente por estes, nos termos do disposto no art. 835 n1. Sendo deferida a substituio, s depois de nova penhora que levantada a que incide sobre os bens substitudos (Cfr. art. 834 n5). Fora destas circunstncias, a penhora pode ser reforada ou substituda nos casos previstos nas alneas b) a f) do n3 do art. 834, ou seja: - quando seja ou se torne manifesta a insuficincia dos bens penhorados; - quando os bens penhorados no sejam livres e desembaraados, e o executado tenha outros que o sejam; - quando sejam recebidos embargos de terceiro contra a penhora, ou seja a execuo sobre esses bens suspensa por oposio a esta deduzida pelo executado; - quando e exequente desista da penhora, por sobre os bens penhorados incidir penhora anterior; - quando o devedor subsidirio, no previamente citado, invoque o benefcio da excusso prvia.

4. ANO - 2009/2010

30

X. EFEITOS DA PENHORA

Pela penhora, o direito do executado esvaziado dos poderes de gozo que o integram, os quais passam para o tribunal que os executar atravs do depositrio. O executado perde os poderes de gozo que integram o seu direito, mas no o poder de dispor dele. Assim, o executado continua a poder praticar, depois da penhora, actos de disposio ou onerao. Mas os actos de disposio ou onerao dos bens penhorados comprometeria a funo da penhora, se tivessem eficcia plena. Por isso, os actos de disposio ou onerao praticados sobre o bem depois da penhora no so eficazes em relao execuo, bem como o arrendamento dos bens penhorados (Cfr. art. 819 do Cdigo Civil). Assim, no se trata de actos nulos, mas apenas relativamente ineficazes, o que implica que os mesmos readquiram eficcia plena, no caso de a penhora vir a ser levantada. Mas se da execuo resultar a transmisso do direito do executado, o direito do terceiro que tiver contratado com o executado obviamente caduca nesse instante (Cfr. art. 824 C.C, em especial o seu n3).

4. ANO - 2009/2010

31

XI. OPOSIO PENHORA


Tanto o executado, como o seu cnjuge, como ainda certos terceiros, so admitidos a defender-se contra penhoras ilegais. Assim, quando falamos em oposio penhora (diferente de oposio execuo) falamos de uma penhora ilegal. E a penhora pode ser ilegal por dois motivos: - Ou porque recai sobre bens do executado que, por diversas razes, so insusceptveis de apreenso (impenhorabilidade processual ou substantiva); - Ou porque a penhora afecta direitos (reais ou pessoais de gozo) que determinada pessoa tem sobre esses bens, pessoa esta que no est a ser executada. Os meios de oposio penhora so: - O incidente de oposio penhora; - Os embargos de terceiro; - A aco de reivindicao.

4. ANO - 2009/2010

32

Trabalho apresentado em 04 de Junho de 2010, pelos alunos:

Carlos Silva Ana Isabel Silva Leonor Quaresma

FIM
4. ANO - 2009/2010 33

You might also like