You are on page 1of 19

Processos Decisrios

A importncia dos processos decisrios


A tomada de deciso acontece diariamente, a todo o momento, at nas situaes mais simples, como por exemplo, quando nos perguntamos: o que vamos fazer hoje para o jantar?

A importncia dos processos decisrios


Nos dias de hoje, com a competitividade cada vez mais acirrada entre as organizaes, a todo momento necessitamos tomar decises sempre que estamos diante de um problema que apresenta mais de uma alternativa de soluo.

A importncia dos processos decisrios


Os administradores devem ter como objetivo em suas tomadas de deciso:
minimizar perdas; maximizar ganhos; e alcanar uma situao em que, comparativamente, o gestor julgue que haver um ganho entre o estado em que se encontra a organizao e o estado em que ir se encontrar depois de implementada a deciso.

A importncia dos processos decisrios


os executivos erram a mo em mais da metade das decises que tomam. Pesquisa 1998: State University of Ohio

O que significa decidir


Tomar decises o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas.
(Caravantes, 2005, p. 446)

Uma deciso pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.
(Sobral, 2008, p. 98)

O que significa decidir


A tomada de deciso ocorre em reao a um problema, isto , existe uma discrepncia entre o estado atual das coisas e o estado desejvel que exige uma considerao sobre cursos de ao alternativos. (...) O conhecimento sobre a existncia de um problema e sobre a necessidade de uma deciso depende da percepo da pessoa. (Robbins, 2005, p. 111)

O que significa decidir


(...) Embora tudo aquilo que um administrador faz envolva a tomada de decises, isso no significa que todas as decises sejam complexas e demoradas. Naturalmente, as decises estratgicas tm mais visibilidade, mas os administradores tomam muitas pequenas decises todos os dias. Alis, quase sempre as decises gerenciais so de rotina. No entanto, o conjunto dessas decises que permite organizao resolver problemas, aproveitar oportunidades e, com isso, alcanar seus objetivos. (Sobral, 2008, p. 100)

Processo decisrio
O processo decisrio est vinculado funo de planejamento, inserido no corpo maior da cincia da administrao. No ambiente das organizaes, duas variveis esto sempre presentes:
a informao e a comunicao.

O valor da informao
percebe-se que o que est em questo a qualidade da informao que, associada tecnologia da informtica, pode melhorar a qualidade da tomada de deciso na gesto das organizaes.

O valor da informao
importante destacar que as informaes podem atender a duas finalidades estratgicas:
para conhecimento dos ambientes interno e externo de uma empresa e para atuao nesses ambientes. (Moresi, 2000)

O valor da informao
A tomada de deciso na administrao se tornou dependente da informao, e o computador e suas tecnologias que fazem com que cresa cada vez mais a procura por informaes, passando a ser uma atitude rotineira tm aumentado muito sua quantidade e sua sofisticao.

O valor da informao
importante destacar que a primeira etapa desse fluxo a determinao das necessidades de informao por quem toma decises ou pela organizao.
De que informao voc precisa? Como voc obtm essa informao? Conclumos que a informao fundamental para as organizaes modernas, pois oferece vantagens competitivas.

Caractersticas da informao relevante


Para ser valiosa, a informao: deve ser completa ou seja, todos os fatos relevantes devem estar contidos nela; deve ser econmica ou seja, para obt-la, seu custo deve ser relativamente econmico (o gestor deve analisar sempre o custo/benefcio do valor da informao em relao a sua produo);

Caractersticas da informao relevante


Para ser valiosa, a informao: deve ser precisa ou seja, no deve conter erros (a informao se torna imprecisa por causa de dados incorretos ou vagos no processo de transformao); ideal que seja flexvel ou seja, que possa ser utilizada em outras situaes;

Caractersticas da informao relevante


Para ser valiosa, a informao: importante que seja confivel o mtodo de coleta de dados e a fonte de onde so tirados devem ser confiveis para que a informao tambm o seja. precisa ser relevante no basta obter-se informao, ela deve ser til e importante;

Caractersticas da informao relevante


Para ser valiosa, a informao: deve ser obtida em tempo hbil; deve poder ser checada para verificar-se sua confiabilidade.

Fluxo da informao

De que informao

voc precisa?

Como voc obtm essa informao?

Administrando a informao

Segurana da informao (BD)

Fonte: Montana e Charnov (1999).

Caractersticas da informao
Tenha sempre em mente: informaes de menos ou de m qualidade, no ajudar na tomada de deciso, enquanto informaes de mais, certamente gastar mais recursos e poder prejudicar dados bons e teis.

You might also like