You are on page 1of 6

ALGUMAS CONCEPES

1o captulo do livro Desvendando os segredos do texto, de Ingedore Koch, 2011

Questes bsicas no estudo do texto/discurso: concepo de sujeito, de lngua, de texto e de (construo do) sentido.

Concepo de lngua e de sujeito


Varia de acordo com a concepo de lngua que se adote. Concepo de lngua como representao do pensamento = sujeito psicolgico, individual, dono de sua vontade e de suas aes. Sujeito visto como um ego que constri uma representao mental e deseja que esta seja captada pelo interlocutor da maneira como foi mentalizada. um sujeito histrico e social. Sujeito social, interativo, mas que detm o domnio de suas aes. Concepo de lngua como estrutura = sujeito determinado, assujeitado pelo sistema, caracterizado por uma espcie de no conscincia. Comportamento individual ou social repousa sobre o sistema (lingustico ou social)

So trs as posies clssicas com relao ao sujeito:


1. Predomnio/Exclusividade da conscincia individual no uso da linguagem. Trata-se do sujeito cartesiano, sujeito de conscincia, dono de sua vontade e de suas palavras. Interpretar , portanto, descobrir a inteno do falante. 2. Assujeitamento: indivduo no dono de seu discurso e de sua vontade: sua conscincia, quando existe, produzida de fora e ele pode no saber o que faz e o que diz. Quem fala um sujeito annimo, social, em relao ao qual o indivduo que ocupa o papel de locutor dependente, repetidor. Os enunciados no tm origem, so em grande parte imemoriais, e os sentidos que carregam so consequncia dos discursos que pertenceram e pertencem. o id no o ego. Lacan: o sujeito no sabe o que diz, visto que no sabe o que . 3. Concepo de lngua como lugar de interao = sujeito como entidade psicossocial; carter ativo na produo mesma do social e da interao e defendendo a posio de que os sujeitos (re) produzem o social. Equilbrio entre sujeito e sistema, entre a socializao e a produo do social. Tudo passa pelo sujeito.

Concepo de texto e de sentido


Conceito de texto depende das concepes de lngua e sujeito.

Concepo de lngua como representao do pensamento e sujeito como senhor absoluto de suas aes e de seu dizer, ento = texto um produto (lgico) do pensamento (representao mental) do autor, nada mais cabendo ao leitor/ouvinte seno captar essa representao mental, juntamente com as intenes (psicolgicas do produtor, exercendo, pois, um papel essencialmente passive.
Concepo de lngua como cdigo (mero instrumento de comunicao) e sujeito como (pre)determinado pelo Sistema = texto um simples produto da codificao de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do cdigo, j que o texto, uma vez codificado, totalmente explcito. Decodificador passive. Concepo interacional (dialgica) da lngua, na qual os sujeitos so vistos como atores/construtores sociais = o texto passa a ser considerado o prprio lugar da interao e os interlocutores, como sujeitos ativos que nele se constroem e so construdos. H lugar no texto para os implcitos.

Adotando essa ltima concepo: compreenso deixa de ser entendida como simples captao de uma representao mental ou como a decodificao de mensagem resultante de uma codificao de um emissor. uma atividade interativa, complexa de produo de sentidos. Ela se realiza com base nos elementos lingusticos e na forma de organizao, mas requer conjunto de saberes e reconstruo no interior do evento comunicativo. Sentido de um texto = construdo na interao textos-sujeitos e no algo que preexista a essa interao. Coerncia diz respeito ao modo como os elementos presentes na superfcie textual + elementos do contexto sociocognitivo mobilizados na interlocuo constituem uma configurao veiculadora de sentidos. Dascal - homem um caador de sentidos. Teorias: modelos: criptolgico, hermenutico; pragmtico, superpragmtico, de estruturas profundas causais.

Metfora do iceberg.

Em sua eternal busca, o ouvinte/leitor de um texto mobilizar todos os componentes do conhecimento e estratgias cognitivas que tem ao seu alcance para ser capaz de interpretar o texto como dotado de sentido. Isto , espera-se sempre um texto para o qual se possa produzir sentidos e procurase, a partir da forma como ele se encontra linguisticamente organizado, construir uma representao coerente, ativando para tanto os conhecimentos prvios e/ou tirando possveis concluses. Processamento textual depende de uma interao entre produtor e interpretador. Concepo sociointeracional de linguagem; lugar de inter-ao entre sujeitos sociais. Produtor/planejador; Texto; Leitor/Ouvinte. TEXTO evento comunicativo no qual convergem aes lingusticas, cognitivas e sociais. Trata-se necessariamente de um evento dialgico, de interao entre sujeitos sociais contemporneos ou no, co-presentes ou no, do mesmo grupo social ou no, mas em dilogo constante.

You might also like