You are on page 1of 12

Trabalho realizado por: Sofia Tavares n20\Mariana Guedes n16

Introduo O Cristianismo Cristianismo (Algumas imagens) Monotesmo Jesus A Salvao A vida depois da morte A Igreja Calendrio litrgico e festividades Concluso

O professor de E.M.R.C no mbito da sua disciplina, sugeriu alguns temas para um trabalhos, dos quais nos escolhemos O Cristianismo .

. O Cristianismo (do grego X, & quot; Cristo & quot;) uma religio monotesta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazar, tais como so apresentados no Novo Testamento. A f crist acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. Os seguidores do cristianismo, conhecidos como cristos, acreditam que Jesus seja o Messias profetizado na Bblia Hebraica (a parte das escrituras comum tanto ao cristianismo quanto ao judasmo). A teologia crist ortodoxa alega que Jesus teria sofrido, morrido e ressuscitado para abrir o caminho para o cu aos humanos. Os cristos acreditam que Jesus teria ascendido aos cus, e a maior parte das denominaes ensina que Jesus ir retornar para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seus seguidores.

O cristianismo herdou do judasmo a crena na existncia de um nico Deus. Um dos atributos mais importantes de Deus, referido vrias vezes ao longo do Novo Testamento, o amor: Deus ama todas as pessoas e estas podem estabelecer uma relao pessoal com ele atravs da orao. A maioria das denominaes crists professa crer na Santssima Trindade, isto , que Deus um ser eterno que existe como trs pessoas eternas, distintas e indivisveis: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. A doutrina das denominaes crists difere do monotesmo judaico visto que no judasmo no existem trs pessoas da Divindade, h apenas um nico.

Os cristos reconhecem a importncia dos ensinamentos morais de Jesus, entre os quais salientam o amor a Deus e o amor ao prximo, e consideram a sua vida como um exemplo a seguir. O cristianismo reconhece Jesus como o Filho de Deus que veio Terra libertar os seres humanos do pecado atravs da sua morte na cruz e da sua ressurreio. Para a maioria dos cristos, Jesus completamente divino e completamente humano. H no entanto, uma recorrente discusso sobre a divindade de Jesus. Aqueles que questionam a divindade de Cristo argumentam que ele jamais teria afirmado isso expressamente. Os que defendem a divindade de Cristo, por sua vez, valem-se de versculos que, atravs da postura de Jesus e dentro do prprio contexto cultural judaico da poca, deixariam clara sua condio divina.

O cristianismo acredita que a f em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvao e a vida eterna, mas vale lembrar que biblicamente, as obras no so capazes de dar a uma pessoa a Vida Eterna, a nica maneira de alcanar a Salvao dando crdito obra da cruz realizada pelo que os cristos acreditam ser o filho de Deus, a saber Jesus Cristo.

A viso de determinadas religies crists sobre a vida depois da morte envolve, de uma maneira geral, a crena no cu e no inferno. A Igreja Catlica considera que para alm destas duas realidades existe o purgatrio, um estado de purificao onde ficam as almas que morreram em estado de graa, mas que cometeram pecados.

O cristianismo acredita na Igreja (eclsia), palavra de origem grega que significa "assemblia", entendida como a comunidade de todos os cristos e como corpo mstico de Cristo presente na Terra e sua continuidade. As principais igrejas ligadas ao cristianismo so: a Igreja Catlica, as Igrejas Protestantes e a Igreja Ortodoxa.

Advento: perodo constitudo pelas quatro semanas antes do Natal, entendidas como poca de preparao para a celebrao do nascimento de Jesus Cristo; Natal: celebrao do nascimento de Jesus; Epifania: para os catlicos, celebra a adorao de Jesus Cristo pelos Reis Magos, enquanto que para os cristos ortodoxos o seu baptismo. Acontece doze dias aps o Natal; Sexta-feira Santa: morte de Jesus, Domingo de Pscoa: ressurreio de Jesus; Ascenso: ascenso de Jesus ao cu. Acontece quarenta dias aps o Domingo de Pscoa; Pentecostes: celebrao do aparecimento do Esprito Santo aos cristos. Ocorre cinquenta dias aps o Domingo de Pscoa.

Com a realizao deste trabalho pretendemos manter ou melhorar a nota disciplina. Foi um trabalho interessante, onde descobrimos a histria do Cristianismo e adquirimos novos conhecimentos em relao ao tema.

Fim

You might also like