You are on page 1of 32

Aprendizagem Mudana relativamente estvel e duradoura do comportamento e do conhecimento.

Esta mudana relaciona-se com o exerccio e a experincia e pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente num processo individual ou interpessoal. Pela aprendizagem adquirimos saberes/desenvolvemos capacidades ocorrendo sempre uma mudana pessoal.

a aprendizagem que determina:


A nossa linguagem; As motivaes; As atitudes; O nosso pensamento; A personalidade.

Inerente ao processo de aprendizagem est a :

MEMRIA
S a memria nos possibilita reter o que aprendemos, para responder adequadamente situao presente e nos dar a possibilidade de projetar o futuro.

TIPOS DE APRENDIZAGEM:
CONDICIONAMENTO CLSSICO uma forma de aprendizagem que est presente em muitos aspectos da vida cotidiana dos seres humanos. Ex: sentir fome hora das refeies.

Experincia de Pavlov Carne --------salivao -1


(estmulo condicionado resposta condicionada)

Carne + campainha -- salivao - 2 Campainha ---- salivao -3


(estmulo condicionado resposta condicionada)

Reflexo Condicionado resposta aprendida a um estmulo inadequado.


1 Quando o experimentador apresenta carne ao animal, ele saliva. Neste caso, a salivao uma resposta no condicionada, no aprendida e o estmulo que a provocou tambm. 2 Na segunda vez, Pavlov acompanhou a carne com um toque de campainha e o co salivava tambm.

3 Repetindo vrias vezes esta associao de estmulos o que leva o co a esperar que a carne aparea ao toque da campainha. Logo o co saliva quando ouve a campainha.

Aquisio intervalo de tempo que medeia a apresentao da carne e o toque da campainha. No pode ser um intervalo muito grande. Extino designa a diminuio/extino da resposta condicionada devido ausncia de estmulo no condicionado. Recuperao espontnea apesar de a resposta condicionada parecer extinta, aps um tempo de descanso, se voltasse a tocar a campainha, o co voltava a salivar.

Discriminao distinguir o estmulo condicionado, distinguindo-o dos outros. Ex: co aprender a responder a um toque particular de campainha.
Alcance do condicionamento clssico:
So muitos estmulos que servem de sinais para outros estmulos; Generalizao dos estmulos demonstra que o medo pode ser condicionado;

Aprendizagem por tentativas e erros. THORNDIKE... Thorndike constatou que medida que a experincia repetida, as respostas inadequadas vo desaparecendo e vo sendo substitudas por respostas corretas e eficazes.

Lei do Efeito: Se a resposta for recompensada, vai fortalecer-se, se no houver recompensa ou houver castigo, a resposta enfraquecer.
Skinner e o condicionamento operante: Seguindo a lei do efeito de Thorndike, em que a aprendizagem uma associao entre o estmulo e a resposta, resultante de um ato do sujeito, Skinner vai desenvolver diversas experincias.

Reforo positivo o estmulo cuja presena serve para manter ou fortalecer a resposta. Reforo negativo a eliminao de um estmulo que pe fim a uma situao adversa e que serve para manter ou fortalecer a resposta. So dois princpios motivadores que esto na base dos reforos : a busca do prazer e a fuga dor.

Respostas no voluntrias; Respostas voluntrias; Resposta resulta da adoo de certos estmulos; Comportamentos fisiolgicos do organismo; O sujeito passivo; O sujeito age ( ativo) para obter respostas.

APRENDIZAGEM MOTORA, DE DISCRIMINAO E VERBAL

Aprendizagem motora consiste em fazer algo atravs de movimentos, da manipulao de objetos ou instrumentos.

Aprendizagem por discriminao possibilidade de perceber e a compreenso das semelhanas e diferenas entre situaes e objetos.
Aprendizagem verbal as aprendizagens esto baseadas nas palavras.

APRENDIZAGEM DE CONCEITOS

Conceito a representao universal de alguma coisa ou realidade; os conceitos so agrupamentos mentais, que nos permitem organizar as informaes sobre a realidade

Conceitos objetivos mesa, co, gato Conceitos abstratos nico, difcil, grande
APRENDIZAGEM DE RESOLUO DE PROBLEMAS

Alguns problemas requerem apenas o recurso inteligncia prtica e so resolvidas atravs da manipulao fsica.
Fases na resoluo de um problema: Primeiro percepcionamos os dados do problema e os elementos que o constituem/ compreendemos a dificuldade e definimos os objectivos definindo estratgias para a sua resoluo/ depois de escolhermos as mais adequadas, aplicamos e avaliamos os resultados.

Por vezes, este processo mais complexo se no conseguimos resolver os problemas, sentimo-nos frustrados e desistimos esta atitude pode conduzi a outra via de resoluo incubao quando ests ocupado noutra actividade, surge-te de repente a soluo.
APRENDIZAGEM SOCIAL

Que resulta da interaco e da imitao social Segundo Albert Bandura, os nossos comportamentos so aprendidos atravs de observao e imitao de um modelo modelao/modelagem Esta aprendizagem pode ser seguida de um reforo directo ex: quando uma criana usa bem os talheres reforada por ter imitado um comportamento desejado

Reforo vicariante quando a criana imita o adulto por v-lo ser elogiado.

Efeitos da aprendizagem por observao: Efeitos da modelao/modelagem o observador observa e imita o modelo adquirindo novas formas de resposta;
Efeito desinibitrio/ inibitrio uma criana inibe a agressividade porque esta criticada pelos pais. Contudo, se estes forem agressivos, a criana apresentar tambm reaes agressivas (efeito desinibido). Pode tambm ocorrer um efeito inibidor se o modelo sofrer consequncias negativas pelo seu comportamento. A ateno um fato muito importante, pois quanto mais atento o observador estiver, mais eficaz ser a aquisio.

A motivao pode ser a curto prazo melhorar no prximo teste A longo prazo profissionalizar-se em psicologia Aprendizagem anterior e experincia pode dizer-se que a maioria dos assuntos a aprender no so inteiramente novos logo que tm mais ou menos relao com anteriores aprendizagens. A experincia passada influencia as aprendizagens. As situaes vivenciadas influenciam as nossas atitudes face s aprendizagens. A transferncia de uma situao para outra pode facilitar ou dificultar a nova aprendizagem

A transferncia pode ser: Positiva quando a influncia que exerce na futura aprendizagem positiva Negativa quando inibe novas aprendizagens

Fatores Sociais Os antecedentes culturais criam, partida, diferenas entre os alunos. As diferenas das heranas linguistas criam possibilidade de compreenso dos contedos escolares e de comunicao diferenciados. A escola, a forma como a aprendizagem encarada, so influenciadas por fatores sociais que no tem promovido igualdade de oportunidades para todos os alunos.

MTODOS DE APRENDIZAGEM A aprendizagem pode processar-se por diferentes mtodos: Distribuio da prtica do tempo: O tempo muito importante na aprendizagem pois existe uma relao entre o tempo e os contedos aprendidos. Existe assim:

Uma aprendizagem concentrada que feita intensivamente, sem intervalos; Uma aprendizagem espaada que se faz distribuda num determinado perodo de tempo.

Conhecimento dos Resultados: para o educando importante, saber o resultado dos seus desempenhos. Isto para saber o que errou e de que modo errou. Ter conhecimento dos resultados sobretudo eficaz quando os perodos de intervalo que medeiam o acontecimento e a retroao so curtos.

Aprendizagem Total e Aprendizagem Parcial

Diz respeito apresentao dos contedos: ou como um todo ou dividido em partes. Os behavioristas propem a diviso do problema. Os cognitivistas propem a apresentao da matria como um todo.

A quantidade de contedos a ensinar, a ligao a estabelecer entre o todo e as partes dever ser diferente de estudante para estudante, tendo em conta fatores como: idade, maturidade, inteligncia e motivao.
Assim, o educando deve entender a temtica da unidade e a sua coerncia global.

Aprendizagem Programada

Diviso em pequenas partes de qualquer tarefa complexa onde aquele que aprende, deve, por outro lado, conhecer o resultado do seu trabalho devendo as suas respostas ser objeto de reforo imediato. Para apoiar esta aprendizagem recorrer-se-ia a manuais programados, a questes encadeadas, a contedos em que entre eles, as conexes so claras. Um dos aspectos mais importantes desta aprendizagem, consiste em permitir que os alunos progridam a velocidade e ritmo prprios. Os programas so dados individualmente aos alunos, podendo cada um destes trabalhar conforme seu padro neurocognitivo.

O ensino assistido por computador:

Programas mais rgidos so substitudos por programas mais flexveis em que o aluno desempenha um papel ativo; A explorao do programa pessoal; Os programas tm em conta o nvel intelectual dos alunos e as suas expectativas; O computador um recurso que estimula a autonomia e a iniciativa do aluno.
CONCEITO DE MEMRIA

Memria capacidade de reter o que aprendemos. a memria que nos d o sentimento de identidade pessoal. Processo Mnsico:

Aquisio para recordar necessrio aprender primeiro; sem aprendizagem no h memria Reteno ou armazenamento a informao conservada e retida por perodos mais ou menos longos, para poder ser utilizada quando necessria Recordao ou ativao quando precisamos, procuramos recuperar, atualizar a informao armazenada, para a utilizar na experincia presente.

Assim, a memria um processo cognitivo que compreende a reteno e a recuperao da informao. um sistema aberto em que a informao entra, armazenada, podendo depois ser recuperada.

TIPOS DE MEMRIA So baseados em trs formas armazenamento de informao:

de

Memria Sensorial pelos sentidos que as informaes entram no sistema da memria. As entradas sensoriais so mantidas armazenadas durante fraes de segundos. Assim, existem vrios tipos de memria sensorial: visual, olfativa, auditiva, ttil e gustativa. A memria visual = memria icnica o cone o registro visual que contm informao.

A memria auditiva = memria ecica graas a esta memria que compreendemos o que ouvimos e que retemos por um curto perodo de tempo a informao auditiva. Os sistemas da memria sensorial so elementos do processo perceptivo.

Memria a Curto-Prazo armazenamento da informao por um perodo de alguns segundos aps o desaparecimento do estmulo. Corresponde a dez segundos este armazenamento sendo mais durvel e mais controlado pelo sujeito do que a memria sensorial.

o material da memria a curto prazo que fornece a informao sobre a qual se desenvolve a aprendizagem, o raciocnio. Parte dos materiais desta memria passa para a memria a longo prazo. Memria a Longo Prazo permite conservar dados e informaes adquiridas durante dias, meses, anos e at toda a vida. Pode-se afirmar que tem durao ilimitada. graas a ela que lemos, reconhecemos trajetos e recordamos episdios da nossa infncia. Tendo origem na memria a curto-prazo, a informao pode passar para a memria a longo prazo sofrendo um processo de transformao, ou seja, codificada.

Existe uma grande memorizao atravs das imagens, isto porque elas tm dupla codificao: o cdigo de imagem e o cdigo verbal.

MEMRIA E ESQUECIMENTO

O esquecimento surge como o inverso da memria/ um defeito; O esquecimento a condio da prpria memria, pois, porque nos esquecemos que continuamos a reter. O esquecimento afasta materiais que no so teis ou necessrios. Fatores que explicam o esquecimento: Desaparecimento e alterao do trao mnsico o esquecimento teria origem na perda de reteno provocada pela no utilizao dos materiais armazenados. O trao enfraqueceria devido falta de exerccio. Interferncias de novas aprendizagens interferncia de aprendizagem na reteno de outras aprendizagens. Distinguem-se assim duas formas de interferncia:

Inibio proactiva corresponde influncia negativa que a aprendizagem anterior tem sobre a recordao de uma nova informao. Inibio retroactiva corresponde ao efeito negativo que a informao nova tem sobre a anterior.
Esquecimento e motivao inconsciente baseada na noo de recalcamento em que o sujeito esquece acontecimentos traumatizantes que teriam ocorrido, ou seja, as recordaes dolorosas eram inibidas, mantendo-se recalcadas no inconsciente. Freud chama a ateno para um aspecto particular do esquecimento amnsia infantil.

Freud refere que muitas das recordaes da infncia so produto de uma reconstruo dado serem formadas pelos relatos de pais e familiares. A MEMRIA/ AS MEMRIAS

Convm dizer que a informao retida e que temos possibilidade de evocar no reproduzida fielmente quando recordada. As recordaes so reconstrudas, isto , as informaes sofrem modificaes, produto de mltiplas variaes como o tempo, e as vivncias do sujeito, a motivao, fatores emocionais e afetivos.

You might also like