You are on page 1of 33

AFASIAS

AFASIAS
... Um estado em que h uma maior ou menor perda, exclusivamente da produo e/ou compreenso da fala e da linguagem, devido a uma leso cerebral adquirida... (In kaplan & Saddock; 1986;) Alterao da linguagem oral consequente a uma leso cerebral, focal, geralmente localizada no hemisfrio esquerdo

Afasias Corticais
I SUPRA-SLVICAS E PR-ROLNDICAS AFASIA DE BROCA AFEMIA OU AFASIA MOTORA PURA AFASIA TRANSCORTICAL MOTORA

Afasia De Broca
Localizao anatmica das leses:
Leses, geralmente, localizadas no hemisfrio esquerdo atingindo o p da 3 circunvoluo frontal esquerda (F3) e reas adjacentes como as regies rolndicas do lobo parietal e os gnglios da base (putamen, ncleo caudado, globus pallidus e substncia inominata).

Afasia De Broca
Sinais neuropsicolgicos e neurolgicos associados: Discurso pouco fluente, ou quase inexistente, com disartria, parafasias (sobretudo de tipo fonmico), agramatismo (linguagem telegrfica), estereotipias. Nomeao alterada Distrbio da repetio Compreenso (relativamente) mantida. Alexia Apraxia buco-lnguo-facial Apraxia dos membros superiores (ideomotora e/ou ideativa) Agrafia Alteraes vsuo-construtivas Reaco catastrfica de Goldstein Hemiplegia ou hemiparsia (geralmente direita)

Afasia De Broca
Correlaes Antomo-Clnicas
Quando a leso atinge, exclusivamente, a rea de Broca poderemos vaticinar (em muitos casos) um prognstico positivo, com remisso aprecivel ou total da sintomatologia!! A etiologia , regra geral, vascular, atingindo (preferencialmente) o territrio da artria cerebral mdia, podendo tambm ser de natureza neoplsica ou traumtica

Afemia Ou Afasia Motora Pura


Semiologia:
Diferente Da Afasia de Broca caracteriza-se por: 1. Discurso semelhante ao da Afasia de Broca com manuteno da escrita, ausncia de agramatismo, parafasias literais/fonmicas (sobretudo para consoantes); Anomia acentuada; Compromisso da nomeao e da repetio; Compreenso mantida

2. 3. 4.

Sinais Acompanhantes:
Sobreponveis aos da Afasia de Broca, exceptuando a agrafia

Afemia Ou Afasia Motora Pura


Correlaes Antomo-Clnicas: As leses localizam-se na rea de Broca (44 e 45 e, de Brodmann) e, algumas vezes nas regies (corticais e/ou subcorticais) adjacentes; A etiologia semelhante da Afasia de Broca, embora prevaleam os enfartes cerebrais, de tipo isqumico; A Afemia , muitas vezes, uma disfuno neuropsicolgica transitria;

A recuperao pode dar-se em semanas ou meses, permanecendo uma sequela ao nvel da prosdia (sndrome do sotaque estrangeiro).

Afasia Transcortical Motora


Afasia Transcortical Motora - linguagem espontnea e conversao quase inexistente. Leso geralmente superior e/ou anterior rea de Broca. Causadas pela interrupo do fluxo da ACA ou nas ramificaes mais internas da ACM.

Afasia Transcortical Motora


Semiologia:

Diferente afasia de Broca pelo facto da repetio de palavras se manter intacta (ou quase)
Sinais Acompanhantes: Semelhantes aos da Afasia de Broca A apraxia dos membros superiores sobretudo de tipo ideomotor, podendo manifestar-se a cintico-manual Correlaes Antomo-Clnicas: Apontam para uma predominncia de leses localizadas em regies corticais, anteriores ou acima da rea de Broca Esta Afasia poder manifestar-se durante o processo de recuperao de uma Afasia de constituindo uma manifestao clnica do mesmo(!?) Broca,

Afasias Corticais
II - INFRA-SLVICAS AFASIA DE WERNICKE SURDEZ VERBAL (AFASIA OU AGNOSIA AUDITIVA)

Afasia De Wernicke
Localizao anatmica das leses: leso, predominantemente, localizada no tero posterior da primeira e segunda circunvolues temporais (T1 e T2). Em alguns casos, as circunvolues de Heschl (rea auditiva primria) e supramarginal (lbulo parietal inferior) podero estar envolvidas, no processo patolgico.

Afasia De Wernicke
Sinais neuropsicolgicos e neurolgicos associados:
Incompreenso total da linguagem falada. Discurso fluente e com uma prosdia normal, sem aparentes alteraes da articulao, abundantes parafasias fonmicas e semnticas, neologismos, jargon (discurso frequentemente imperceptvel). Anosognosia, pela ausncia de feed-back ao nvel da associao auditiva A leitura (sobretudo em voz alta) no compreendida e existe agrafia por ditado (a escrita por cpia de tipo servil) A alexia manifesta-se se a rea de associao visual (lobo occipital e splenium do corpo caloso) estiverem envolvidas.

Afasia De Wernicke
Correlaes Antomo-Clnicas:

Sintomas Clnicos Associados dfice sensorial do lobo parietal, hemianopsia. Etiologia enfarte na distribuio da diviso inferior da ACM, neoplasia, encefalite por herpes

Surdez Verbal (Afasia Ou Agnosia Auditiva)


Esta sndrome parece enquadrar-se mais nas agnosias auditivas para estmulos verbais do que nos quadros afsicos. Correlaes Antomo-Clnicas: Leso geralmente bilateral do tero mdio da circunvoluo temporal superior, causando uma interrupo entre a circunvoluo de Heschl e as reas de associao do crtex temporal posterior, devido ocluso de um ramo inferior da artria cerebral mdia.

Surdez Verbal (Afasia Ou Agnosia Auditiva)


Semiologia: Grave alterao da compreenso de sons verbais (o paciente tenta muitas vezes perceber o que lhe dizemos atravs de estratgias visuais. Os sons no verbais so bem percebidos. Discurso fluente e normal (ou quase), com algumas parafasias semnticas. A nomeao, leitura e escrita por cpia esto preservadas; estando a escrita por ditado alterada.

Afasias Corticais
III SUPRA SLVICAS E PS-ROLNDICAS AFASIA TRANSCORTICAL SENSORIAL AFASIA ANMICA (OU AMNSICA DE PITRES)

Afasia Transcortical Sensorial


Semiologia: Semelhante da afasia de Wernicke distinguindo-se desta pelo facto da repetio de palavras estar conservada ou pouco alterada; As correlaes antomo-clnicas referem uma leso parietooccipital posterior, podendo associar-se a uma agnosia e/a uma hemianpsia, ou a uma quadrantpsia, homnima direita. Em alguns casos a evoluo d-se no sentido da anomia, com um discurso acentuadamente circunloquial.

Afasia Transcortical Sensorial


Afasia Transcortical Sensorial assemelha-se afasia de Wernicke pela perturbao auditiva e discurso fluente e parafsico (consegue repetir frases curtas e longas). A leso situa-se numa posio posterior e concntrica rea de Wernicke. As leses posteriores abrangem o territrio limtrofe entre as ACM e ACP, nas regies parietotemporais, deixando a rea de Wernicke intacta.

Afasia Anmica
Perturbao que se confina ao nvel lexical da linguagem, a articulao e organizao sintctica esto intactas, dificuldade notria em produzir os elementos lexicais - nomes e verbos (ex.essa coisa...). Pode ser resultado de leses das regies temporais ou da circunvalao da prega curva e/ou angular, ou ser condicionada por defeitos difusos ou mal localizados.

Afasia Anmica (Ou Amnsica De Pitres)


Semiologia: Discurso fluente, com generalizaes e estratgias de substituio, mas sem outras anomalias. Dificuldade ou incapacidade em nomear objectos, sob comando verbal (embora conseguindo identific-los).

Correlaes Antomo-Clnicas: Leses localizadas no lobo parietal esquerdo, mais propriamente na circunvoluo angular (rea de associao multimodal, localizada na regio parieto-temporo-occipital) ou, menos frequentemente, na zona posterior da terceira circunvoluo temporal (T3), envolvendo ou no o hipocampo (T5), perdendo aqui o seu enquadramento supra-slvico.

Afasia Anmica (Ou Amnsica De Pitres)


No entanto, e porque a nomeao um processo complexo e dependente da interaco de vrias populaes neuronais, podemos encontrar fenmenos anmicos resultantes de leses espalhadas por diversas regies enceflicas, como sejam as reas pr-frontais.

Quanto etiologia, e para alm dos enfartes oclusivos dos ramos temporais da artria cerebral mdia, observamos afasias anmicas ps-neoplasia, abcesso cerebral ou encefalite herptica.
De acordo com muitos investigadores e clnicos das mais resistentes interveno teraputica.

Afasias Corticais
IV INFRA E SUPRA-SLVICA PR E PS-ROLNDICA AFASIA DE CONDUO Afasia Eferente De Luria ou Afasia Central de Goldstein. AFASIA TRANSCORTICAL MISTA - ou quadro de Isolamento da rea da Linguagem. AFASIA GLOBAL

Afasia De Conduo
Os pacientes cometem poucos ou nenhuns erros na escolha das palavras, porm cometem erros de seleco e transposio de fonemas ou slabas (parafasias), grande dificuldade em repetir palavras / frases. Localizao Anatmica - margem superior da fissura sylviana, lbulo parietal inferior; substncia branca subcortical da circunvalao supramarginal (rea 40), reas auditivas primrias e secundrias (reas 41 e 42) da nsula e da substncia branca subjacente. Manifestaes Clnicas - Parafasia, dificuldade na repetio da fala e na leitura em voz alta, dfice na compreenso de palavras escritas e faladas. Etiologia - Ocluso emblica dos ramos posteriores ACM. Sintomas Clnicos Associados Hemihipostesia contralateral, hemianopsia.

Afasia De Conduo
Semiologia: 1. Discurso fluente, com parafasias (que tambm se registam ao nvel da leitura e escrita), sem disartria ou disprosdia. 2. Grave alterao da repetio, que pode mesmo ser impossvel.

Correlaes Antomo-Clnicas: Mostram uma leso que atinge sobretudo uma poro de substncia branca denominada feixe arqueado, que liga as reas de Wernicke e de Broca, impossibilitando a comunicao entre as duas. Em algum caso verifica-se um envolvimento da Insula.

Afasia Transcortical Mista


Semiologia: 1. Discurso semelhante ao da afasia de Broca. 2. Compreenso gravemente comprometida. 3. Manuteno da repetio. Correlaes Antomo-Clnicas: Indicam leses, muitas vezes mltiplas e de localizao crticosub/cortical, que se situam na orla do polgono de Djerine (rea da linguagem). O prognstico , geralmente, pobre.

Afasia Global

Enfarte no territrio de ambos os ramos da ACM. Destruio do tecido cerebral afectando a regio frontoparietotemporal esquerda, estendendo-se desde a rea de Broca at rea de Wernicke, rea da circunvalao cingular e substncia branca subjacente. Manifestaes Clnicas - fala mnima, afasia no fluente, m compreenso da linguagem falada e escrita. Etiologia - enfarte na distribuio da artria cartida interna (ICA). Sintomas Clnicos Associados hemiplegia. contralateral, perda hemissensorial, hemianopsia

Afasia Global
Semiologia: Sendo, quase por unanimidade, considerado o quadro afsico mais grave, compromete todas as variantes da linguagem oral (discurso, compreenso, nomeao e repetio) e escrita comum a coexistncia de um quadro ango-depressivo, com reaces catastrficas, dado que os pacientes se apercebem muitas vezes do seu estado

Correlaes Antomo-Clnicas: Mostram leses extensas do territrio da artria cerebral mdia esquerda, atingindo reas fronto-parietais e temporo-parietais

Afasias Sub-corticais
AFASIA TALMICA AFASIA DOS NLEOS DA BASE

Afasia Talmica
Afasias talmicas e capsuloestriadas comparveis s afasias transcorticais devido preservao da repetio, devem suspeitar-se quando: Existe uma afasia similar de Wernicke acompanhada de uma hemiplegia direita; Diminuio da intensidade vocal; Transtornos rticos ou parafasias verbais. Surgem quando ocorrem hemorragias ou enfartes que afectam o territrio tuberotalmico ou o territrio paramedial. (Enfartes do territrio da artria cartida anterior esquerda).

Afasia Talmica
Semiologia:
1. Mutismo inicial 2. Alteraes da compreenso Durante a recuperao, assistimos a uma linguagem hipofnica e reduzida ou, menos frequentemente, fluente com parafasias e jargon. A repetio encontrase dentro dos parmetros da normalidade. Por vezes existe anomia (se os ncleos ventrolaterais se encontrem lesados)

Correlaes Antomo-Clnicas:
Compromisso predominantemente dos ncleos posteriores.

Afasia Dos Ncleos Da Base


leses nas regies dos gnglios basais (caudado e limbico) e/ou regies adjacentes da cpsula interna (limbico anterior); leses que se localizam no tlamo esquerdo (dominante) em particular no ncleo pulvinar. Estas afasias relacionam-se com uma leso da: Substncia branca periventricular e subcortical, Tlamo e regio capsuloestriada (Gil, 1999). As leses periventriculares originam: afasia transcortical motora, uma leso do Istmo pode alterar a compreenso provocando um quadro similar da afasia transcortical sensorial uma leso do Istmo frontal, abaixo do oprculo frontal - afasia da conduo

Afasia Dos Ncleos Da Base


Semiologia:
1. Discurso no-fluente, com parafasias e disartria 2. Alteraes da compreenso 3. Perturbao da nomeao 4. Disfuno da repetio A recuperao mais lenta e menos conseguida do que nas afasias talmicas

Correlaes Antomo-Clnicas:
Apontam, sobretudo, para enfartes hemorrgicos do ncleo caudado, cpsula interna e putamen

You might also like