You are on page 1of 17

Captulo 09

Domingo: Bblico ou Pago?

Que todos os juizes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artfices descansem no venervel dia do Sol (domingo). (Codex Justinianus, lib. 13, tit. 12, par. 2/3).

S OITO TEXTOS FALAM DO PRIMEIRO DIA


1. Mat.28:1 Escrito no ano 62 d.C., 31 anos depois da ressurreio. No h indicativo da mudana do Sbado para o domingo. Mar.16:2 Escrito 31 anos aps a morte de Jesus. No verso 1 as mulheres esperaram passar o Sbado. Chegando o primeiro dia foram ao sepulcro. O Sbado continuava como dia santificado.

2.

3. Mar.16:9 Escrito 31 anos aps a ressurreio e nada h que abone o domingo.


4. Luc. 24:1 Escrito no ano 64 d.C., 33 anos depois da ressurreio, nada abona em favor da santidade do domingo.

5. Joo 20:1 Escrito no ano 97 d. C., 66 anos depois da ressurreio, nada acrescenta a favor do domingo.

6. Joo 20:19 Os discpulos se ajuntaram com medo dos judeus e no para reunio religiosa. 7. Atos. 20:7 Mesmo que esta reunio tenha se dado no domingo, mesmo que fosse uma Santa Ceia, ainda no h autorizao expressa da mudana do Sbado para o domingo.

8. I Cor. 16:2 Paulo decidi socorre os irmos de Jerusalm. (Atos.11:28-29).


Primeiro dia da semana marca o inicio de um novo ciclo semanal. Quando Paulo fosse ter com eles, no Sbado, apanhasse a oferta.

Epstola aos Romanos.

Carta de exaltao Lei de Deus.

Escrita de Corinto nos anos 57-58 d.C.


Nada fala sobre a santidade do domingo.

Epstola aos Glatas.

Rebate a doutrina da justificao pelas obras.


Escrita de Corinto nos anos 57-58 d.C. Nada se promulga em favor do primeiro dia da semana

Epstola aos Tessalonicenses

Igreja exclusivamente de gentios.


Escrita pelo ano 51-52 d.C. Nada informa da santidade do domingo.

Epstola aos Corintos.

Trata de problemas espirituais e morais.


Escrita de feso na primavera de 57 d.C. Nada fala sobre a guarda do domingo.

Paulo implantou o cristianismo entre os gentios.

Estabeleceu vrias Igrejas (Atos. 16:5).


Ungiu presbteros e diconos (Atos.14:23). Mas nunca mencionou nada que abonasse o domingo.

Mat. 24: 20 Orai para que a vossa fuga no acontea no inverno nem no sbado.
Jesus deixa claro, que aps a ressurreio, Seu povo deveria guardar o sbado. Orai. Jesus desejava que os cristos tivessem o Sbado em mente todas as vezes que orassem. A fuga se deu no ano 70 d.C., numa quarta-feira.

A IGREJA ROMANA DEU SANTIDADE AO DOMINGO


Ns, catlicos romanos, guardamos o domingo, em lembrana da ressurreio de Cristo, e por ordem do chefe de nossa igreja, que preceituou tal ordem de o Sbado ser do Antigo Testamento, e no obrigar mais no Novo Testamento. Pe. Jlio Maria, em Ataques Protestantes, p. 81.

Foi a Igreja Catlica que, por autoridade de Jesus Cristo, transferiu esse descanso para o domingo, em memria da ressurreio de nosso Senhor: de modo que a observncia do domingo pelos protestantes uma homenagem que prestam, independentemente de sua vontade, autoridade da Igreja. Monitor Paroquial de 26 de Agosto de 1926, Socorro, SP,

A Igreja Catlica, por sua prpria infalvel autoridade, criou o domingo como dia santificado para substituir o Sbado, da velha lei. Kansas City Catholic, 9 de fevereiro de 1893.
A Igreja Catlica em virtude de sua divina misso, mudou o dia de Sbado para o domingo. Caholic Mirror, rgo oficial do Gardeal Gibbons, de 23 de Setembro d 1893.

A Igreja de Deus porm, achou conveniente transferir para o domingo a solene celebrao do Sbado em virtude da ressurreio de nosso Salvador. Catecismo Romano, edio 1566, pg. 440, parg. 5:18.

Cremos que a Lei de Deus a base eterna e imutvel do Seu governo moral; que essa Lei santa, justa e boa; que a incapacidade dos homens decados, da qual falam as Escrituras, para cumprirem os seus preceitos, provm unicamente do seu amor ao pecado; que um dos principais objetivos do evangelho o de libertar os homens do pecado e restaur-los em Cristo a uma obedincia sincera dessa santa lei, concorrendo para isso os meios da Graa.- Manual das Igrejas Batistas, por Willian Carey Taylor, quarta edio, 1949, pg.178, Casa Publicadora Batista.

You might also like