You are on page 1of 11

IMPRESSORAS LASER

De modo diferente dos mtodos de impresso j apresentados, que imprimem uma linha de cada vez, a impresso a laser imprime uma pgina de uma vez s! A pgina que vai ser impressa tratada como uma coisa s que ser processada pela impressora. Deste modo, as impressoras laser precisam de memria RAM para funcionar, pois nesta memria ser armazenada a informao que ser impressa em cada pgina.

Impresso laser

interessante notar que, dependendo da quantidade de memria RAM que uma impressora laser possuir, pode ser impossvel imprimir pginas com muita informao, como grficos, etc. Assim, se possvel, na hora da compra verifique se a sua impressora laser permite expanso de memria.Alm disso, pergunte se a expanso fcil de encontrar e tambm pelo seu preo. A pgina impressa por uma impressora laser formada atravs de uma srie de pequenos pontos, por isso a qualidade de sua impresso medida em dpi (ou, ppp pontos por polegada). Quando a impressora laser recebe a informao que ser impressa, ela a divide em uma srie de pequenas faixas de pontos. A o processo de impresso, conhecido como deposio eletrofotogrfica comea. Ele consiste das seguintes fases:

a) Carregamento Eletrosttico
(Condicionamento) Dentro da impressora a laser o cilindro fotocondutor, que capaz de armazenara cargas estticas se no for exposto luz, gira e passa sobre um fio conhecido como fio corona primrio. Este fio corona deposita uma carga negativa uniforme no cilindro fotocondutor. Assim que este processo estiver terminado, o cilindro fotocondutor est pronto para receber a imagem. Algumas impressoras definem este processo como aquecimento.

b)

Escrita da Imagem (Exposio) O cilindro fotocondutor sensvel luz. Ento se um laser desenha na superfcie cilndrica rotativa uma imagem, o cilindro vai perder carga negativa naqueles pontos que foram sensibilizados. Mais tarde estes pontos vo absorver o toner. Como o cilindro fotocondutor sensvel luz, recomenda-se embal-lo em um saco negro se este for mandado para reviso ou conserto.

SCANNER LASER

c) Impresso (ou Revelao) Como o cilindro fotocondutor sensibilizado est na hora de ele receber o toner. O Toner constitudo de minsculas partculas de um p negro (txico!) que ser usado na impresso propriamente dita. Colado ao cilindro fotocondutor existe um cilindro de cargas que contm minsculas partculas de toner. As partes do cilindro fotocondutor que foram sensibilizadas pelo laser recebero as partculas de toner que ficaro grudadas a este.

PROCESSO DE REVELADO

d) Transferncia Agora que o cilindro fotocondutor j est cheio de toner, ele precisa transferir este toner para a folha de papel a ser impressa. Agora entre em ao um segundo fio corona, chamado de fio corona secundrio. Este fio responsvel por carregar eletricamente o papel. Assim, o papel ter poder de atrao suficiente para descolar as partculas de toner do cilindro fotocondutor. Finalmente um eliminador de eletricidade esttica remove a mesma do papel.

e) Fuso Esta a ltima parte do processo de impresso. Na fuso as partculas de toner so aquecidas e pressionadas de encontro ao papel de modo que a impresso fique permanente. por isso que o papel sai quente de uma impressora a laser!

FUSOR

f) Limpeza Na fase de limpeza a impresso j terminou, mas ainda necessria uma limpeza do cilindro fotocondutor, para que o processo todo possa se repetir com uma outra pgina. Esta limpeza feita com a ajuda de uma lmpada fluorescente e com uma pequena lmina de borracha que conseguem remover todo o toner e cargas eletrostticas presentes no cilindro fotocondutor.
Numa impresso a laser monocromtica este processo de seis fases repetido para cada uma das pginas impressas. J numa impressora laser a cores, usam-se quatro toners (nas cores preta, ciano, magenta e amarelo) e os seis passos se repetem para cada um dos toners.

You might also like