You are on page 1of 25

Eletroqumica

FEVEREIRO-2014

Eletroqumica:
o processo qumico que h transferncia de eltrons.
Processos qumicos que ocorrem espontaneamente e gera corrente eltrica chamado de pilha ou bateria.

ELETROQUMICA
OXIDAO ( OPA) - Adio de Oxignio a uma substncia - Retirada de hidrognio de uma substncia - Substncia perde eltrons

REDUO (RRR)
- Retirada de Oxignio de uma substncia - Adio de hidrognio de uma substncia - Substncia recebe eltrons

Primeira pilha:
Criada em 1800, por Alessandro Volta, utilizava discos de Cu e Zn (chamados eletrodos), separadas por algodo com soluo salina. Os eltrons saiam do Zn para o Cu, fazendo uma corrente fluir.

Pilha de Daniell:
Em 1836, John Frederick Daniell construiu uma pilha com eletrodos de Cu e Zn, mas cada eletrodo ficava em uma cela individual, o que aumentava a eficincia da pilha, pois ela possua um tubo que ligava as duas cubas - Ponte de Salina.

Ponte de salina:
Tem a finalidade de evitar que as solues das duas cubas se misturem, e tambm, talvez a principal funo, de evitar que haja excesso de cargas nas cubas.

Pilha de Daniell:

Ctodo:
o eletrodo positivo, onde ocorre a reduo, a ganha de eltrons.

Reao catdica: 2e- + Cu+2 => Cu(s) O Cu2+ (ons de cobre) da soluo reduzido por 2 e- vindos da corrente eltrica.

nodo:
nodo o eletrodo negativo, onde ocorre oxidao, a perda de eltrons. Reao andica: Zn(s) => Zn2+ + 2eO zinco oxidado, formando on zinco (Zn2+) e 2 e-.

Equao
Cu2+ Zn0 + =>

Global:
2e=> Zn2+ + Cu0 2e-

---------------------------------------------------------------

Zn0 + Cu2+ => Zn2+ + Cu0 Haver formao de Cu metlico, que se depositar no eletrodo cobre, que ser corrodo, pois o Zn se transforma em ons que iro soluo sulfato de Zn.

A escrita da pilha:
Zn0 + Cu2+(aq) --> Zn2+(aq) + Cu0 ou

Zn | Zn2+ || Cu2+ | Cu Onde || significa ponte de salina.

Potencial

da

pilha:

Toda pilha possui um potencial, ou seja, produz uma voltagem, medido na pilha.

dado por: E = Emaior Emenor


Sendo Emaior e Emenor so os potenciais padres de reduo de cada semiequao.

Potencial Padro:
medido em relao ao hidrognio (0V). Quando: E > 0 - reao espontnea. E < 0 no espontnea. Quanto maior o E, positivo, maior ser a eficincia da pilha.

Oxirreduo
Numa reao de oxirreduo sempre h perda e ganho simultneos de eltrons, pois os que so perdidos por um tomo, on ou molcula so recebidos imediatamente por outros.

A perda chamada

de eltrons de oxidao.

Na oxidao, o nmero de oxidao (Nox) do elemento aumenta, pois ele perde eltrons.

O ganho de eltrons chamado de reduo.


Na reduo, o nmero de oxidao (Nox) do elemento reduz, pois o elemento ganha eltrons.

O agente oxidante provoca a oxidao, recebendo eltrons. Sofre reduo. O agente redutor que provoca a reduo, perdendo eltrons. Sofre oxidao.

gua oxigenada
um composto pouco estvel, decompese fcil em gua e oxignio. 2H 2O2 H2O + O2. usada como bactericida no tratamento de feridas, pois o oxignio liberado destri as bactrias: H2O2 H2O + [O].

gua oxigenada

A gua oxigenada pode atuar de duas formas: Como oxidante: H2O2 + SO3 2- H2O + SO4 2 Oxidou o SO4 2 - a SO32Como redutora: H2O2+ MnO4-+ H+ Mn2++ O2+ H2O Reduziu o MnO4- a Mn 2+

Eletroqumica na Agronomia.
O estudo das cargas eltricas de fundamental importncia para o entendimento de diversos fenmenos fsico-qumicos que ocorrem nos solo, j que a maioria das reaes eletroqumicas que influenciam sua fertilidade e a nutrio de plantas ocorre na superfcie dos constituintes das fraes orgnica e mineral.

DESENVOLVIMENTO DE CARGAS NOS CONSTITUINTES DO SOLO

Cargas eltricas so desenvolvidas na superfcie dos constituintes dos solos, que podem ser basicamente classificados em dois grupos:aqueles com cargas permanentes ou constantes e aqueles com cargas variveis, representados por xidos, hidrxidos e pela matria orgnica. Pode tambm ser feita uma analogia com colides que exibem uma interface completamente polarizada, com carga constante e potencial varivel com a fora inica da soluo, ou uma interface reversvel, apresentando carga varivel.

Carga Permanente
As cargas permanentes so produto das substituies inicas isomrficas nas estruturas minerais e sempre se manifestam em qualquer pH dos solos. Esta carga inerente ao mineral e pode tambm ser chamada de carga estrutural.

Carga Varivel
Cargas variveis so aquelas originrias da adsoro de ons na superfcie dos colides do solo, sendo a carga lquida determinada pelo on que adsorvido em excesso. ons capazes de interferir na carga ao serem adsorvidos so chamados ons determinantes de potencial

You might also like