You are on page 1of 21

PG-MEC

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA

Simulao Numrica Em Conformao de Chapas Cap 1: Materiais Aluno: Mrcio Madi

PG-MEC

Introduo

O ABAQUS apresenta um biblioteca de materiais para engenharia que podem ser usados como modelo, tais como:
Metais Polmeros Concreto Tecidos Hidrodinmicos Outros a serem definidos pelo usurio

PG-MEC

Densidade

Uma massa diferente de zero deve ser definida para todos os elementos; Excees
Corpos rgidos totalmente limitados no requerem uma massa Densidade de massa para elementos fluidos so definidas como densidade de fluido

PG-MEC

Amortecimento

A maior parte dos modelos no requerem materiais para amortecimento. Tais como os mecanismos de dissipao de energia e materiais no elsticos que frequentemente esto inclusos ao modelo bsico. Modelos que no incluem mecanismos de dissipao de energia podem exigir algum amortecimento. Para estes casos existem dois fatores de amortecimento e .

PG-MEC

Amortecimento

para amortecimento proporcional a massa. para amortecimento proporcional a rigidez. Com a especificao destes fatores, a matriz amortecimento do sistema C pode ser escrita como: C = M + K de

PG-MEC

Amortecimento

Para Cada frequncia natural do sistema , a taxa de


amortecimento efetiva dada por:

Desta forma, o amortecimento de massa domina quando a frequncia baixa e o amortecimento de rigidez domina quando a frequncia alta. importante lembrar que o aumento do amortecimento reduz o incremento de tempo.

PG-MEC

METAIS

Elasticidade A resposta elstica de metais pode ser modelado com outra elasticidade linear ou uma equao de estado do modelo. Elasticidade Linear As propriedades elsticas pode ser especificadas como isotrpicas ou anisotrpicas. Propriedades elsticas podem depender da temperatura () e/ou serem pr-definidas como variveis de campo (fi). elasticidade linear no devem ser usadas se as deformaes elsticas no material forem grandes.

PG-MEC

Plasticidade dos Metais

A teoria dos modelos de plasticidade dos metais baseia-se na deformao dctil no recupervel.
Caractersticas da curva tenso-deformao: Inicialmente elstico linear Deformao plstica comea em A Tenso revertida em B - Material de imediato recuperar a sua rigidez elstica Retirada completa do carregamento em C - Material permanentemente deformado Recarga - Recarregamento muito perto de B

PG-MEC

Comportamento Elstico

Para a maior parte dos metais: A Tenso de escoamento uma pequena frao, normalmente entre 0,1 a 1% do mdulo de elasticidade. O que implica que a deformao elstica nunca maior que esta frao. A elasticidade pode ser modelada linearmente com bastante preciso, se estas deformaes no forem grandes.

PG-MEC

Plasticidade dos Metais Clssicos

Os dados de plasticidade so fornecidos como tenso verdadeira logartmica versus deformao plstica.

O ABAQUS assume sem encruamento aps o ltimo ponto especificado.

PG-MEC

Modelo de Plasticidade

Exemplo: hidroconformao de uma caixa Modelo de Mises

PG-MEC

Modelo de Plasticidade

Modelo de Plasticidade de Mises

PG-MEC

Tabela de valores

No ABAQUS a tabela de valores da tenso de escoamento em funo da deformao plstica (ou qualquer outro dado em forma tabular) deve ser especificado usando intervalos iguais no eixo da deformao plstica. Se isso no for feito o ABAQUS vai criar uma tabela com intervalos iguais. Se o ABAQUS no pode regularizar os dados dentro de uma tolerncia dada, usando um nmero razovel de intervalos, um erro ser emitido

PG-MEC

Anisotropia dos Metais

A tenso de escoamento de referncia 0 definida usando a plasticidade de Mises para o modelo anisotrpico.

Este modelo adequado para os casos em que a anisotropia j foi induzida ao metal, no sendo recomendvel para as situaes que a anisotropia se desenvolve com a deformao plstica

PG-MEC

Plasticidade de Hill

O efeito da anisotropia na espessura aparente com o aumento da fora na direo da espessura em menores afinamentos do recorte.

PG-MEC

Modelos de Encruamento

O ABAQUS oferece quatro modelos de encruamento: 1. Encruamento Isotrpico (default - Padro); 2. Encruamento Cinemtico Linear (efeito Bauschinger, fadiga de baixo ciclo e inverso de tenso); 3. Encruamento combinado no linear isotrpico e cinemtico (uso geral e carregamento cclico) 4. Encruamento Johnson-Cook (alta taxa de deformao e simulaes dinmicas e transientes)

PG-MEC

Modelos Dinmicos de Falha

1. Modelo de falha por cisalhamento conduzido por conformao plstica 2. Modelo de falha por trao conduzido por carregamento Quando o critrio de falha atendido o elemento excludo. Isto , todos os componentes de tenso so fixados em zero e permanecem at o fim. Se ocorre a opo pela no excluso do elemento, estes iro continuar contribuindo com a tenso de compresso.

PG-MEC

Impacto com e sem Falha

Exemplo: Impacto obliquo de vergalho de cobre

PG-MEC

Plasticidade nos Metais Porosos

Este modelo de densidade destinado a metais com densidade relativa superior a 90%. baseado na plasticidade porosa de Gurson com nucleao vazio e falha. O modelo bem ajustado para aplicaes em trao como o estudo da fratura com coalescncia. O fluxo inelstico baseado em uma funo que caracteriza a porosidade em termos de uma densidade relativa.

PG-MEC

Metais em Alta Temperatura

Os efeitos de fuso e resolidificao nos materiais submetidos a alta temperatura podem ser modelados. Esta capacidade tambm pode ser utilizada para modelar os efeitos do recozimento. Se a temperatura do material se eleva acima do recozimento especificado, este ponto perde a memria de encruamento. O efeito do encruamento preestabelecido removido, definindo uma deformao plstica equivalente a zero.

PG-MEC

Outros Materiais

Este captulo do ABAQUS trata resumidamente sobre o modelamento utilizando outros materiais, que no so nosso principal objeto de estudo, tais como: Polmeros Concreto Materiais adicionais

You might also like