You are on page 1of 44

Metodologia cientfica

Professora Msc. Kaliene da S. C. Martins


Baseado em : Marilza A. Rodrigues Tognetti /IFSC SBI

Cincia
Etimologia:
O termo vem do grego scire que significa conhecer.
a atividade que prope a aquisio sistemtica de conhecimentos sobre a natureza biolgica, social e tecnolgica com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual e material

Conceituando utilizando o recurso da negao

A cincia no e um senso comum; A cincia no e religio; Cincia no e filosofia .

Para refletir :
Continuamos como Isaak Newton, que disse, ao final de sua carreira luminosa, que se sentia como algum numa praia que tinha conseguido recolher, aqui e ali, alguma conchas, enquanto tinha, diante de si, o oceano desconhecido. (Oliveira,1999)

Os princpios da cincia
O conhecimento cientfico nunca absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substitudo; Um conhecimento nunca obtido integralmente, mas sim, atravs de modelos sucessivamente mais prximos; Um conhecimento vlido at que novas observaes e experimentaes o substituam.

Objetivos ou finalidade da Cincia


Melhoria da qualidade de vida material Melhoria da qualidade de vida intelectual
Objeto de estudo da Cincia Contbil: (Mazi, 1923) PATROMNIO

Funes da Cincia
Novas descobertas Novos produtos Melhoria da qualidade de vida

Histrico da Cincia
Grcia antiga, (sculo 4 a.C.) Mdico de Estagira, cidade
(Aristteles). Discpulo de Plato, que por sua vez foi discpulo de Scrates. Todos filsofos, palavra que significa "amigos da sabedoria". Plato, o mestre de Aristteles, considerava o mundo natural inferior ao mundo das idias, onde residia a verdadeira perfeio, da qual este nosso mundo seria apenas um conjunto de sombras imperfeitas. Aristteles foi o inventor da lgica Modelo cosmolgico geocntrico Teoria da abiognese. Semelhana entre Aristotlicos e religiosos *2 mil anos de desenvolvimento cientfico quase nulo no Ocidente. da Macednia

Botnica- Teofrasto (320 a.C.)


Entre final

do sculo VII e inicio do sculo VI a.C. transio da mitologia para o racionalismo (Filosofia); Antiga)

A lgica e a geometria Pitgoras (Grcia Aristteles (organon)- primeiro tratado de lgica,

que estuda os princpios do raciocnio

300 a.C. forma-se o Museu de Alexandria.

Historia da contabilidade
Contabilidade do Mundo Antigo (At 1200 d.C.) Surgiu para atender a necessidade de avaliar aa riquesa do homem (IUDICIBIOS e MARION,1999). Entre 8.000 e 3.000 a.C. registro pelo uso de fichas e envelopes de barro para controle de estoque, dividas e direitos. Tabelas com pictgrafos e escrita cuneiformes (SCHIMIDT, 1998).

Em 256 a.C. descoberta do Papiro de Zenon Coletnea contendo um sistema contbil dividido por departamentos: nvel de despesas, receita e controle de estoque (BEUREN, 1993).

Contabilidade no Mundo Medieval (12021494)

Era da tcnica Influncia dos avanos da cincia, da matemtica e das grandes invees, Pulicao da obra Liber Abacci, em 1202, escrita por Leonardo Fibonacci de Pisa (11801250) popularizao do sistema numrico arbico na Europa. Ainda nessa poca surgiu o livro-caixa, dbito e crdito.

Contabilidade no Mundo Moderno (1494-1840)

Disseminao do Mtodo de Partidas Dobradas (Incio do pensamento cientfico da Contailidade) (IUDCIBUS;MARION, 1999), Em 1494 , obra de Frei Luca Pacioli Tractatus de conputis et scripturis . Sedimentou a Escola Contista.

O perodo se estendeu por mais de trs sculos , seu fim deu-se com a pulicao do livro de Francesco Villa, em 1840 (Nova fase da Contabilidade)

Contabilidade no Mundo Conteporneo (1840 a nossos dias) A Contabilidade tornou-se uma cincia, Francesco Villa (Contador pblico e escritor), La contabilit applicatta alle administrazioni private e pubbliche Do livro de Villa: A prova que o conhecimento

contbil cientfico reside na sua forma e essncia:


a. b. c. d. e. f.
Depende de uma srie de raciocnios; Estabelece verdades gerais e eternas; Tem um objeto determinado; Tem um fim determinado; Pode ser analizado sob a luz da filosofia; e Dispe de metodologia prpria."

Locais da Cincia
Universidades e outras instituies de educao superior e de pesquisas (acadmicas/cientficas) Exs.: NASA, USP, UFV, UFES, Embrapa

Indstrias Ex.: Indstria Qumica, Farmacutica

Classificao da cincia
Pura ou Formais ou Bsicas : O desenvolvimento de Teorias. Aplicada : aplicao das teorias s necessidades humanas Matemtica e Lgica Ex. O teorema de Pitgoras uma Teoria pura, que
aplicada na Matemtica, onde o utilizamos em vrios clculos.

Factuais ou Empricas ou Reais : Fatos acontecidos, Histria... So dividos em: Naturais e Sociais

Natural: O estudo da natureza e os seres vivos, suas leis e interaes com o ambiente. Ex. Biologia, Qumica, Fsica, Geologia... Biolgicas: Estudo do ser humano e dos fenmenos da natureza Ex. Medicina, Enfermagem, Odontologia...
Social: Entendimento do homem como ser inteligente, livre e social, suas relaes com o meio, sua vida moral e sua postura tica. Ex. Histria, Sociologia, Cincias Polticas, Contabilidade... Humanas: Estudo social e comportamental do ser humano Ex. Direito, Filosofia, Letras...

Classificao da cincia
Biolgicas- Estudo do ser humano e dos fenmenos da natureza, em seus aspectos biolgicos. Exs.:Biologia, Medicina, Odontologia, Ed. Fsica, Agronomia , etc. Exatas- Tem origem na fsica. Matemtica como pilar bsico Exs.:Fsica, Matemtica, Computao, Astronomia etc. Humanas- Estudo social e comportamental do ser humano. Exs.:Direito, Filosofia, Letras, Cincias sociais, Cincias contbeis, turismo, etc. Antropologia? Psicologia? Quimica?

Classificao da cincia
(BUNGE,1980)
Formais (Puras) Filosfica (Lgica)

(Estudam as idias)

Matemtica
Naturais
Fsica Qumica Biologia Sociologia Direito Antropologia Economia Poltica Psicologia social

Cincia

Factuais (Aplicadas)
de objetos, coisas e processos)

(Dizem respeito aos fatos.Tratam

Sociais

PARA ENTENDER O QUE CINCIA, FAZ-SE NESCESSRIO SABER O QUE CONHECIMENTO...

Conhecimento
A grosso modo a BUSCA PELA
VERDADE
Subjetivo
uma abstrao interior, pessoal, de alguma coisa que foi experimentada por algum. uma mistura de experincia ... fornece um parmetro para avaliar e incorporar novas experincias em informao.

Tipos de Conhecimento
Conhecimento Popular Superficial Sensitivo Subjetivo Assistemtico Acrtico Conhecimento Cientfico Real (factual) Acumulativo Sistemtico Verificvel Aproximadamente exato Conhecimento Religioso Valorativo Inspiracional Sistemtico No verificvel Infalvel

Conhecimento Filosfico Valorativo Racional Sistemtico No verificvel Infalvel

Conhecimento Popular (Vulgar ou Senso Comum)

Conhecimento Senso comum


Esse tipo de conhecimento tambm chamado de popular e caracteriza-se pela sua centralidade na prtica e nas experincias vivenciadas em grupo, na comunidade e em outras instncias sociais.

No necessita de comprovao de origem, acerca de vivncias, estados de nimo e emoes da vida diria, por isso sensitivo e subjetivo, parte do prprio sujeito que organiza suas experincias e conhecimentos.
Exemplo: A chave est emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

Exemplo
Senso Comum
O Sol menor do que a Terra, um pequeno crculo avermelhado que percorre o cu de leste para oeste O Sol se move em torno da Terra, que permanece imvel

Cincia
Astronomia o Sol muitas vezes maior do que a Terra

Coprnico a Terra que se move em torno do sol

As cores existem em si mesmas - rosas so vermelhas, ptica cores so ondas luminosas de comprimentos o cu azul, as rvores so verdes diferentes, obtidas pela refrao, reflexo ou decomposio da luz branca. Gneros e espcies de animais surgiram como os Biologia: gneros e espcies de animais se formaram conhecemos lentamente, no curso de milhes de anos, a partir de modificaes de microorganismos extremamente simples A famlia uma realidade natural, pois os humanos Historiadores e antroplogos famlia uma instituio sentem a necessidade de viverem juntos - a famlia existe social recente (sc. XV), prpria da Europa ocidental, no naturalmente e a clula primeira da sociedade existindo na Antiguidade, nem nas sociedades africanas, asiticas e americanas pr-colombianas A raa uma realidade natural ou biolgica, os africanos so negros, asiticos so amarelos de olhos puxados, ndios so vermelhos e europeus, brancos. Socilogos e antroplogos raa recente (sc. XVIII) explicao para as diferenas fsicas e culturais entre os europeus e os povos descobertos no sc. XIV, por Marco Plo e no sc. XV, nas grandes navegaes.

O saber do Senso comum :


Saber
Imediato - nvel mais elementar do conhecimento baseado em observaes ingnuas da realidade. Subjetivo - construdo com base em experincias subjetivas. o prprio sujeito que organiza as experincias e conhecimentos. Por vivncia prpria ou "por ouvir dizer"; o sujeito exprime sentimentos e opinies individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro, dependendo das condies em que vivemos.

Saber

Saber heterogneo - resulta de sucessivas acumulaes de dados provenientes da experincia, sem qualquer seletividade, coerncia ou mtodo. Saber No Crtico - conhecimento que no permite generalizao.

Conhecimento Filosfico
fruto do raciocnio e da reflexo humana.

o conhecimento especulativo sobre fenmenos, gerando conceitos subjetivos.

Busca

dar sentido aos fenmenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da cincia.

As diferenas entre cincia e filosofias no eram

muito claras, e os primeiros filsofos foram tambm os primeiros cientistas

Exemplo: "O homem a ponte entre o animal e o alm-homem" (Friedrich Nietzsche)

Conhecimento Teolgico

o conhecimento revelado pela f divina ou crena religiosa. No pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formao moral e das crenas de cada indivduo.

Apoia-se em doutrinas que contm proposies sagradas, valorativas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural e, por esse motivo, tais verdades so consideradas infalveis, indiscutveis e exatas.

Exemplo: Acreditar que algum foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnao; acreditar em esprito etc..

Conhecimento cientfico

um produto resultante da investigao cientfica

Surge da necessidade de:

Encontrar solues para problemas de ordem prtica da vida diria (senso comum).

Do desejo de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs de provas empricas e da discusso intersubjetiva.
O ciclo do conhecimento cientifico (especialmento o das ciencias empiricas) inclui a observaao, a produao de teorias para explicar essa observaao, o teste dessas teorias e seu aperfeioamento.

Como o conhecimento cientfico produzido ?

Os conhecimentos cientficos so produzidos a partir de PESQUISA.


A pesquisa, por sua vez, tem que ser embasada. No se pode defender uma tese a partir do eu acho. Existe um rigor na produo desse conhecimento que deve ser baseado em dados e informaes, as quais muitas vezes no esto disposio do pblico ou que nunca antes foram coletados.

Cincia e Tecnologia
Tecnologia produz tcnica Cincia produz conhecimento Em relao Cincia pode-se dizer que a Tecnologia um passo frente em direo Sociedade.
O estudo da interao da radiao com a matria por Einstein, o levou a descrever as leis que fundamentam a ao laser A inveno do primeiro laser artificial muitas dcadas depois, tambm foi um grande avano na Cincia. A fabricao de um laser em escala industrial passou a ser um desafio tecnolgico

Hoje, produzir lasers para aparelhos de CD dominar uma tecnologiae nada tem a ver com Cincia.

Dominar Tecnologia no implica em dominar a Cincia que originou a tcnica.

Etapas do Conhecimento Cientfico


Os fatos ou objetos cientficos no so dados empricos (senso comum) espontneos de nossa experincia cotidiana, mas so construdos pelo trabalho da investigao cientfica. Esta um conjunto de atividades intelectuais, experimentais e tcnicas, realizadas com base em mtodos que permitem e garantem:

separar

os elementos subjetivos e objetivos de um fenmeno; controlvel, verificvel, interpretvel e capaz de ser retificado e corrigido

construir o fenmeno como um objeto do conhecimento,

demonstrar e provar os resultados obtidos durante a

investigao, a demonstrao feita para verificar a validade dos resultados e para prever racionalmente novos fatos como efeitos dos j estudados;
numa explicao racional unificada (fato explicado por uma teoria)

relacionar um fato isolado com outros fatos, integrando-o

formular

uma teoria geral sobre o conjunto dos fenmenos observados e dos fatos investigados, isto , formular um conjunto sistemtico de conceitos que expliquem e interpretem as causas e os efeitos, as relaes de dependncia, identidade e diferena entre todos os objetos que constituem o campo investigado.

A cincia conhecimento que resulta de um trabalho racional construdo com base no estudo dos fenmenos atravs de mtodos. So eles:

A observao fenmenos;

racional

controlada

dos

A interpretao e explicao ou hiptese adequada dos fenmenos;


A verificao dos fenmenos ou experimento, positivados pela experimentao e observao; A fundamentao dos princpios generalizao ou o estabelecimento princpios e das leis; de dos

Observao e Hiptese
A

observao e a formulao de hipteses ocorrem de maneira unificada e acompanham todo o processo cientfico. apenas a observao e a hiptese.

No incio dos trabalhos de pesquisa voc possui

No existem explicaes precisas sobre como

surge a idia de se pesquisar algo.

Geralmente,

o cientista inicia uma pesquisa tentando articular o conhecimento terico que aprendeu em sala de aula ou estudando por conta prpria a um problema prtico do cotidiano e/ou a objetos que ainda no foram estudados em sua rea de conhecimento. mesmo tempo em que se cruzam essa observao do campo terico e a realidade que se vive e que pode estudar, surgem as hipteses.

Ao

Verificao ou experimento

A experimentao seria a parte prtica da pesquisa. O experimento permite ao cientista:


Verificar os fenmenos dentro de situaes por ele criadas. Repetio, ou seja, verificar o mesmo fenmeno vrias vezes. Isolar partes e simplificar fenmenos do objeto observado. Por isso permite que exista uma investigao mais rigorosa.

Se os experimentos no confirmam as hipteses levantadas necessrio ao cientista abandonlas ou ento formular outras hipteses passveis de verificao.
Se os experimentos confirmarem as hipteses teremos ento a GENERALIZAO dos resultados

Fundamentao ou generalizao

A generalizao pesquisa.

portanto,

resultado

de uma

Ao final de uma investigao cientfica, uma vez confirmada uma hiptese, o cientista a transforma em uma nova teoria ou lei. Por que isso acontece? O experimento, nesse caso, forneceu o embasamento necessrio a uma formulao cientfica. Superou-se o eu acho pelo isto ou pode ser assim. Porque o carter impreciso da hiptese foi superado por meio do experimento.

Isto significa que os resultados de uma pesquisa so inquestionveis? NO. O conhecimento cientfico embasado e rigoroso, porm, no A VERDADE ABSOLUTA DOS FATOS. Novas pesquisas podem jogar por terra os resultados alcanados. Outros mtodos de experimentao, aparelhos e novos conhecimentos podem demonstrar limites ou at mesmo erros e falhas na pesquisa realizada e na teoria dela elaborada.

Muitas falhas ou mesmo limites de uma pesquisa podem ser percebidos durante seu processo de feitura e assim ser superados antes de sua concluso.

Porm, preciso lembrar conhecimento perfeito.

que

no

existe

por isso que se diz que a cincia possui um carter PROVISRIO. Mesmo possuindo limites, toda pesquisa auxilia no desenvolvimento cientfico e de novas pesquisas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia

Para ficar na mente:


A contabilidade, reconhecida como uma cincia

social, aplica os mtodos cientficos e seus procedimentos, que tendem a possuir caractersticas prprias moldadas s particularidades do estudo do objeto Patromnio. Procedimentos metodolgicos como o estudo de caso, a observao e a anlise histrica so frequentes nas pesquisas acadmicas da Cincia Contbil. Caracterizada a cincia da Contabilidade em seu conjunto de aspectos, cabe enfatizar a responsabilidade que um pesquisador deve ter ao realizar pesquisas e publicar seus resultados. Para isso, necessrio um processo formal que precisa ser seguido (BEUREN, 2004).

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao referncias elaborao. So Paulo: ABNT, 2000.
DUARTE, Marcos. Uma viso sobre formas de pesquisa. Disponvel em: <http://lob.incubadora.fapesp.br/portal/t/metodologia/pesquisa.pdf>. FERRO, R. G. Metodologia cientfica para iniciantes em pesquisa. 2. ed. Vitria: Incaper, 2005. 246 p. KOURGANOFF, Wladimir. A face ocultada universide. Traduo Cludia Schilling; Ftima Murad. So Paulo : Editora da Universidade Estadual paulista, 1990. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 2006. 315 p.

FIM

You might also like