You are on page 1of 11

A Execuo Oramentria

INTERPRETAO

Concomitncia

A execuo tanto oramentria como financeira esto atreladas uma a outra. Havendo oramento e no existindo o financeiro, no poder ocorrer a despesa Poder haver recurso financeiro, mas no se pode gast-lo se no houver a disponibilida-de oramentria

Como definir execuo oramentria ?

Ficamos assim: a utilizao dos crditos consignados no Oramento ou Lei Oramentria Anual (LOA)

E a execuo financeira ?
Representa a utilizao de recursos financeiros, visando atender a realizao dos projetos e/ou atividades atribudas s Unidades Oramentrias pelo Oramento Na tcnica oramentria:

- CRDITO (Oramentrio) - RECURSO (Numerrio) (Financeiro)

Duas faces de uma mesma moeda Crdito dotao, ou autorizao de gasto ou sua descentralizao Recurso financeiro, dinheiro ou saldo de disponibilidade bancria

Necessidade de planejamento do governo

Amparo na Constituio Federal Art 165


Plano Plurianual de Investimentos - PPA Lei de Diretrizes Oramentrias LDO

Lei Oramentria Anual - LOA

Executar o Oramento Como se d ?


1.
2.

3.

Publicao da LOA Observadas as normas de execuo oramentria e de programao financeiraestabelecidas para o exerccio Lanamento das informaes oramentrias (SOF) Nota de Dotao (ND), cria-se o crdito oramentrio, a partir deste momento tem incio a execuo oramentria propriamente dita

Mas, o que mesmo executar o oramento?

Muito simples ! realizar as despesas pblicas nele previstas e s essas. A primeira condio para utilizao de recursos pblicos que o gasto tenha sido legal e oficialmente previsto e autorizado peo Congresso Nacional e que sejam segudos risca os trs estgios da execuo das despesas previstos na Lei 4.320/64.

Estgios da Despesa
1.

O Empenho Ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigao de pagamento, pendente ou no, de implemento de condio*. * Implemento de condio Quando satisfeitas todas as exigncias. O Empenho d incio a uma relao contratual. uma reserva que se faz, ou uma garantia que se d ao fornecedor/prestador de servio, desde que observadas as clusuluas contratuais.

Estgio da Despesa
2.

A liquidao Verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectitvo crdito, ou seja, a comprovao de queo credor cumpriu todas as obrigaes constantes do empenho. Neste estgio apura-se a origem e o objeto do que se deve pagar, a importncia exata a pagar e a quem se deve pagar para extinguir a obrigao.

Estgios da Despesa
3. O Pagamento Consiste na entrega de numerrio ao credor do Estado, extigui ndo desta forma o dbito ou obrigao. Procedimento efetuado normalmente por tesouraria (mdt Ordem Bancria), que deve ter como favorecido o credor do empenho.

A Conta nica
Implantada em 1988 A racionalizao a movimentao dos recursos financeiros no mbito do Governo Federal. Saldos bancrios das UG registrados e controlados pelo sistema (SIAFI), sem contas escriturais no Agente Financeiro (Banco do Brasil).

You might also like