You are on page 1of 23

Caractersticas do solo Fatores de formao; Tipos e usos; Caractersticas fsicas e qumicas; Conservao dos recursos hdricos.

O que solo? Solo uma fina camada da crosta terrestre formada por material inconsolidado (ou seja, no macio) que serve como habitat para diversas formas de vida. Do ponto de vista agronmico, a camada de sedimentos da Terra onde se desenvolvem as razes da maioria das plantas

Esta camada formada por trs fases distintas: a slida (minerais como a areia e argila, matria orgnica), a lquida (a gua entre as partculas slidas e as substncias dissolvidas nela) e a gasosa (o ar que existe entre as partculas slidas).

O solo o resultado de algumas mudanas que ocorrem nas rochas.Estas mudanas so bem lentas, sendo que as condies climticas e apresena de seres vivos so os principais responsveis pelas transformaesque ocorrem na rocha at a formao do solo.Para entendermos melhor este processo, acompanhe a seqncia abaixo:1) Rocha matriz exposta.2) Solos jovens -acumulam gua e restos dos microrganismos, ajudando adecompor a rocha atravs das substncias produzidas.3) Solos maduros -vegetais maiores colonizam o ambiente, protegidos pelasombra de outros.

Como se origina o solo? Ele se origina sobretudo pela decomposio de rochas, destrudas por fatores diversos. ao de tais foras sobre as rochas se denomina intemperismo e formao de um solo pedognese.

Sobre a rocha original esto continuamente agindo o clima (impacto da chuva, congelamento, temperatura e afins), a eroso (chuva, vento, drenagem da gua), os seres vivos(razes crescendo, bactrias decompondo materiais orgnicos ou produzindo cidos). Estes fatores vo quebrando e desgastando as rochas e produzindo partculas menores, como pedrisco e areia. Estas partculas podem ser quebradas em outras ainda menores, como areia fina e silte (poeira de rocha). Alm disso, aes qumicas e mecnicas sobre elas, ou mesmo sobre a rocha podem produzir partculas muito pequenas, as argilas. Este material pode continuar no local onde foi gerado ou ser carregado (pela gua, pelo vento) para outras reas. A isto tudo se soma a produo e deposio de matria orgnica pelos seres vivos, e sua conseqente decomposio, bem como a gua que se infiltra por este material pode modificar sua naturezam trazendo ou levando substncias.

1- Fator transporte Este fator aborda os meios utilizados pelas plantas para absorver os nutrientes do solo e se subdivide em: a) Fluxo de massa Os nutrientes so transportados at a superfcie das razes pela gua, e essa soluo absorvida por elas. Este processo interessante para os nutrientes que se encontram em grande quantidade no solo, como N, Ca e Mg. b) Interceptao radicular Neste processo, medida que os pelos radiculares se desenvolvem, eles entram em contato com os nutrientes presentes no solo, absorvendo-os. Este mtodo tambm mais interessante para os nutrientes presentes em maior concentrao no solo. c) Difuso Os nutrientes presentes no solo so absorvidos pela planta, causando a formao de um gradiente de concentrao prximo s razes. Este processo causa a transferncia de nutrientes da fase slida do solo para a fase lquida, com a finalidade de equilibrar o processo.

2- Fator solo Para que a planta se desenvolva o solo deve possuir nutrientes, no entanto, ele uma fonte esgotvel, por isso, temos que reabastec-lo com a adubao, seja ela qumica ou orgnica. 3- Fator planta a) Morfologia do sistema radicular e associao com microrganismos do solo Cada planta possui um sistema radicular diferente que pode ser do tipo fasciculado ou pivotante. As caractersticas de cada um deles influenciam na capacidade de absorver nutrientes no solo, por exemplo, em profundidades ou distncias maiores. Pode haver ainda interao entre planta e fungos (micorrizas), o que maximiza o poder de absoro de nutrientes pela planta, devido maior rea de abrangncia do sistema radicular e absoro direta de nutrientes de matria orgnica em decomposio.

You might also like