You are on page 1of 16

O armazenamento definido como a administrao de materiais enquanto eles ainda esto armazenados incluindo as atividades de armazenamento, distribuio, pedido

o e contabilidade de todos os materiais e produtos acabados desde o incio at o final do processo de produo.

Estudar uma armazenagem com a implementao de inovaes tecnolgicas na gesto de materiais, utilizando-se da metodologia de pesquisas bibliogrficas.

um sistema de gesto de armazns, que otimiza todas as atividades operacionais e administrativas dentro do processo de armazenagem, incluindo atividades de recebimento, inspeo, endereamento, armazenagem, separao, embalagem, carregamento, expedio, emisso de documentos e controle de inventrio.

A tendncia de compras em menores lotes e com maior frequncia trouxe a necessidade de eficincia nas operaes de pedidos de clientes, WMS e um dos sistemas que pode oferecer ferramentas de gesto assertivas

O objetivo do WMS Benefcios do WMS So as principais caractersticas e funcionalidades de um WMS, segundo Banzato (1998).

Para alcanar os objetivos dentro da organizao, necessrio fazer a implementao de forma assertiva garantindo que todos os dados de entrada estejam corretos

ainda importante definir na fase de implementao os seguintes critrios:



Identificao de Interfaces, Parametrizao dos Mdulos ou Sistemas Envolvidos, Realizao de testes integrados para a modelagem dos sistemas parametrizados, Definio de menus e perfil de cada usurio, Definio de Relatrios, Padronizao e documentao.

Aps a fase de implementao, h uma fase essencial para o bom funcionamento do sistema, a fase de treinamento e monitoramento.

Grupos de atividades para implementao de WMS Fonte: Adaptado de Barros (2005).

Uma empresa do setor de armazenagem e distribuio (PSLs) que est em operao desde 1997 , em Contagem/MG, que chamaremos de empresa X: segmento A alimentcio segmento B alimentcio e produto de beleza

Critrios para utilizao do WMS O fornecedor do sistema WMS, localiza-se na regio de BH Possuir software consolidado no mercado; Grandes empresas como clientes; Trabalhar com controle por First In First Out (FIFO)

Benefcios para a empresa X:


Localizao dos paletes, Seleo de palete para expedio, Controle de datas e dados de qualidade, Rastreabilidade do produto por lote de fabricao, Convocao ativa de operadores, Planejamento e controle de capacidade de estocagem, Cadastramento de itens, Definio das caractersticas de uso de cada local de armazenagem.

Melhoria no nvel de servio, Melhor utilizao do espao, Reduo de custos, Aumento de lucro.

BANZATO, Eduardo. Warehouse Management System WMS: Sistema de Gerenciamento de Armazns. So Paulo, IMAM, 1998.
BARROS, Mnica, ILOS, Instituto de Logstica e Supply Chain- Artigos: WMS no Gerenciamento de Depsitos, Armazns e Centros de distribuio, Rio de Janeiro, 10/05/2005. BARROS, M. C.; SCAVARDA, L. F. Estudo da implementao do Warehouse Management System (WMS)em um centro de distribuio. In: VIII Simpsio de Administrao da Produo, Logstica e Operaes Internacionais (SIMPOI). FLEURY, P.F.; WANKE, P. & FIGUEIREDO, K.F. Logstica Empresarial: A Perspectiva Brasileira. Atlas. So Paulo, 2000.

FRANKLIN, R. Conhecimento de movimentao e armazenagem. E-quality Ncleo de treinamento e pesquisa da consultoria InfoJBS. 2003.
GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administrao da Produo e Operaes. 8 ed. So Paulo: Thomson, 2006.

GASNIER, Daniel Georges. A dinmica dos estoques Guia prtico para planejamento, Gesto de Materiais e Logstica. So Paulo, IMAM, 2000. MOURA, Reinaldo A. Sistemas e Tcnicas de Movimentao e Armazenagem de Materiais. 5a ed. rev. So Paulo: IMAM, 2005.

NOVAES, Antnio Galvo. Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Distribuio: Estratgia, Operao e Aplicao. 1 edio. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2001.
RIBEIRO, Priscilla Cristina Cabral etal. O uso do WMS como Ferramenta de amparo a Operaes de Armazenagem: um estudo de caso. Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. Ribeiro Preto: XLIII Congresso da SOBER, 2005. SANTOS, Cristiano Chester C. Ribeiro. Logstica Interna de Movimentao E Armazenagem de Materiais. Trabalho de Graduao apresentado ao Curso de Engenharia de Produo, do Centro deTecnologia, da Universidade Estadual de Maring, 2005. SUCUPIRA, Csar. Gesto de Depsitos e Centros de Distribuio atravs dos Softwares WMS. 2003. Disponvel em: http://web.archive.org/web/20080308175345/ http://www.cezarsucupira.com.br/artigos111.htm . Acessado em: 07 de maro de 2013.

You might also like