You are on page 1of 42

Fabio Zanguettin Pereira Felipe Patron Cndido Felipe Sato de Barros Luigy Bertaglia Bortolo

O que nos levou a escolher a empresa?

Empresa nacional com capital e controle 100% nacional. Setor atuante da Agrale exige muito da engenharia mecnica e eltrica.

Breve Histria
A Agrale comeou em 1962, produzindo micro-tratores de duas rodas. Vinte anos mais tarde lanou os primeiros caminhes da marca. Em 1996 passou a fabricar os chassis de nibus, seguidos pelos utilitrios Agrale Marru, em 2004. Hoje, a Agrale tem quatro parques industriais, trs em Caxias do Sul (RS) e um em Mercedes, Provncia de Buenos Aires, na Argentina.

Misso
Oferecer, mais que produtos e servios, solues geis, criativas e competitivas na rea automotiva, especialmente em veculos comerciais, de defesa e agrcolas, de forma a antecipar-se e diferenciar-se da concorrncia nas oportunidades especficas de mercado, com qualidade adequada s necessidades dos clientes, propiciando retorno compatvel a todos os envolvidos e respeitando a natureza.

Objetivo
A Agrale, tem como planejamento estratgico o investimento em parcerias fora do Brasil (internacionalizao).Desde a origem da empresa se busca parceiros, tanto no Brasil quanto no exterior, pois o segmento automotivo tem muita dependncia de tecnologia do exterior. A prxima incurso da Agrale apresenta um roteiro que inclui Taiwan e China. A misso tem por objetivo buscar itens com preos competitivos em componentes, como pneus, eletroeletrnicos, forjados e fundidos, sendo estes ltimos, principalmente, produzidos na ndia. Tambm j temos na linha produtos com participao de componentes coreanos e indianos. Nos ltimos tempos, temos tentado intensificar negcios com a China. uma ao estratgica de longo prazo comprarmos no mercado internacional. H quase 10 anos, temos fornecedores na Repblica Tcheca, na Polnia trabalhamos com parceiros locais h pelo menos seis anos, outros cinco anos na ndia e outros cinco anos na Coria explica o diretor de suprimentos e operaes montadora, Leandro Mardero. Os objetivos so manter a Agrale conectada aos players mundiais dos mercados nos quais a mesma atua, assim garantindo o acesso s mais modernas tecnologias disponveis, componentes de aplicaes especficas e melhorar a competitividade do negcio em termos principalmente de custo, qualidade e desempenho.

Produtos
A Agrale uma indstria do setor mquinas e equipamentos agrcolas e automobilstico.
Tratores Caminhes Chassis Utilitrio

Produtos
Tratores

Produtos
Caminhes

Produto
Chassis

Produtos
Utilitrio
Civil Militar

Ao de responsabilidade social
Programa Agrale de Ao Social PAAS o nome de identificao de todas as aes de responsabilidade social desenvolvidas pela Agrale as quais so os projetos de Educao Financeira, Esperando Beb, Apoio ao Luto, Atendimento a Problemas Sociais Diversos ,entre outros que totalizam 13 projetos. As solicitaes de auxlio so analisadas de acordo com os critrios e foco de atuao do PAAS. O PAAS conta com um grupo de voluntrios de 700 pessoas que auxiliam com incentivo financeiro ou atravs do trabalho direto nas aes realizadas na comunidade. O valor arrecadado revertido em cestas bsicas e em aes sociais.

A Responsabilidade Social na Agrale desenvolvida em duas dimenses: Aes Sociais Internas: tm como foco de atuao, aes sociais destinadas para profissionais da Agrale, que esto em situao de vulnerabilidade ou risco social, com foco educativo e preventivo, podendo atender familiares. Aes Sociais na comunidade: tem como foco de atuao, atender ou apoiar instituies que trabalhem com pessoas ou situaes de vulnerabilidade e de risco social.

Perspectivas da empresa
As perspectivas futuras da empresa so de crescimento de 10-20% em trs anos , mesmo com um futuro retrocesso do setor j previsto. Tal aumento devido principalmente a produo de chassis para os mini nibus Volare, da Marcopolo e adquiridos pelo governo federal para o programa Caminhos da Escola e tambm pela grande quantidade de encomendas dos utilitrios Marru feitas pelo exrcito brasileiro e argentino.

Administrao de Pessoas

Total de Empregados: 1,136

Pesquisa de Satisfao dos Profissionais ou Organizacional, e Avaliao do Desempenho do Funcionrio


A unio faz a fora. Esse o lema da empresa onde buscam utilizar todo o desempenho individual e poder compartilhar conhecimentos e trocar ideias, trabalhando de forma a desenvolver e aprimorar o potencial de equipe sendo fundamental para a construo de um ambiente de trabalho agradvel, com profissionais motivados e felizes. Para atingir esses objetivos, a Psicologia Organizacional cria e administra os processos de recrutamento e seleo, coordenao de grupos de desenvolvimento, avaliao de potencial, pesquisa de clima organizacional, acompanhamento funcional, entrevista de desligamento, Programa FormaRH e EstagiaRH, Programa Trainee, Programa LideraRH e avaliao de desempenho.

Para melhor avaliao dos colaboradores, a Agrale estabelece critrios para o crescimento profissional dentro da organizao, tanto de promoo (vertical) quanto por mrito dentro da mesma funo (horizontal), possibilita a visualizao dos diferentes nveis de desenvolvimento dos profissionais e de uma equipe, alm de gerar parmetros para programas de desenvolvimento e capacitao de pessoal e subsdios para recrutamento e seleo. Aos profissionais, esta organizao permite vislumbrar as oportunidades de melhoria para o seu prprio crescimento dentro de um plano de carreira, possibilitando o autoconhecimento e o investimento pessoal e tcnico em prol de seu objetivo particular.

Sustentabilidade
A Agrale possui vrios projetos internos de sustentabilidade, quem visam a tica ecolgica, a responsabilidade social e a produtividade. Dentro do departamento de P&D (Pesquisa e desenvolvimento), onde criado novas tecnologias e novos produtos, engenheiros desenvolvem e melhoram os produtos atendendo s questes ambientais, otimizando os recursos naturais, vida til, reciclagem. Alm de treinamento e capacitao de sua equipe e revendedoras. No projeto dos produtos e os produtos, utiliza menos recursos naturais e gera menos efluentes, resduos e emisses, reduzindo o impacto ambiental. A Agrale, atravs da sua Gesto Ambiental, busca cumprir procedimentos gerenciais ambientalmente corretos. Dentre os objetivos est busca constante pela otimizao do consumo de produtos para no agredir o meio ambiente.

Sustentabilidade
Gesto Ambiental
Gerenciamento de resduos slidos Gerenciamento de efluentes Gerenciamento de emisses

Hybridus Diesel S50 e S10 Arla 32

Sustentabilidade
Hibridus (ELFA)
Com o ELFA, a energia de frenagem armazenada sempre reutilizada nas partidas. O motor diesel somente precisa ser ligado com o nibus em alta velocidade ou quando for solicitada uma maior acelerao. Dependendo da capacidade de armazenamento do sistema, o nibus tambm pode ser operado apenas com energia eltrica, ou seja, sem qualquer emisso de gases e de rudos. Um motor diesel tambm pode ser operado independentemente da velocidade do nibus. Isto significa que o motor sempre pode ser operado em uma faixa onde seu consumo de combustvel mais favorvel.

Sustentabilidade
Proconve P7 e Diesel S10 e S50
O Proconve 7, como chamado no Brasil, ou Euro V, como conhecido na Europa, um Programa de Controle da Poluio do Ar por Veculos Automotores, que tem o objetivo de reduzir as emisses de poluentes e o impacto ambiental gerado pelos gases da combusto automotiva. A partir de 1 de janeiro de 2012 todos os veculos movidos a diesel produzidos no Brasil devero atender esta nova norma, o que coloca o Brasil no grupo dos pases comprometidos com o progresso econmico aliado a reduo de impactos ao meio ambiente. Diesel S10 e S50 so combustveis que possuem menos concentrao de enxofre na sua composio, ou seja 10 ppm e 50 ppm, repctivamente.

Sustentabilidade
ARLA 32
O Arla 32 (soluo de uria) utilizado no sistema SCR (Reduo Cataltica Seletiva) para garantir a reduo de emisses de gases poluentes e o correto funcionamento dos veculos. No txico e fica depositado em um reservatrio especfico, sendo pulverizado nos gases do escapamento aps a combusto. Esta combinao qumica resulta em nitrognio (N2) e vapor de gua, inofensivos ao meio ambiente.

Mercado de Atuao
Dentre os pases em que a Agrale est presente, destacam-se: Argentina, Bolvia, Chile, Colmbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, Angola, Congo, Cabo Verde, Moambique, Nambia, Zimbbue, Emirados rabes Unidos, Kuwait, Turquia.

Garantindo a qualidade de seus produtos e assistncia 24 horas, ano aps ano, a Agrale aperfeioa o perfil de seus produtos e servios. Com um Centro de Distribuio de onde so expedidos mensalmente mais de 17.000 itens.
A Agrale desenvolveu um sistema gil de remessas, garantindo que sua rede de concessionrios mantenha seus estoques sempre atualizados conforme programao mensal. Assim possvel ser eficiente e rpido em pedidos eventuais ou de emergncia.

Prmios
A Agrale recebeu o Trofu Destaque Empresarial que reconhece publicamente empresas que tiveram expressiva contribuio para o desenvolvimento tecnolgico do Transporte e Logstica do Rio Grande do Sul.

O Prmio IDEA/Brasil a edio nacional do maior prmio de design dos Estados Unidos o International Design Excellence Awards (IDEA) , um dos mais respeitados do mundo que h mais de 30 anos premia empresas de todos os continentes.

A Agrale ocupa a 6 posio no Ranking das transnacionais brasileiras com faturamento total de at R$1 bilho por ndice de transnacionalidade.

Ps-vendas
A Agrale conta com um moderno Centro de Distribuio de Peas, de onde so expedidas mensalmente mais de 130 mil peas. Tudo com muita segurana, agilidade e praticidade na coleta de volumes. A comercializao de componentes originais e responsabilidade dos Distribuidores Autorizados. Eles mantm estoques regulares de itens fornecidos pela Agrale mediante programao mensal e pedidos eventuais ou de emergncia.

Responsabilidades do distribuidor
A empresa exige de seus distribuidores, que sigam alguns passos para a satisfao do cliente: A. Esclarecer Direitos e Obrigaes ao Cliente Quando da Venda do Produto. Aps a venda do produto o Distribuidor dever esclarecer ao cliente sobre as vantagens oferecidas em garantia, assim como as obrigaes que cliente dever cumprir para poder fazer uso da mesma. Os Termos da Garantia, constante no Manual do Proprietrio e Garantia devem ser muito bem interpretado, a fim de evitar insatisfao ao cliente por no ter o entendido corretamente.

B. Uso Correto do Produto de responsabilidade do Distribuidor quando da entrega tcnica, informar detalhadamente ao cliente sobre o uso correto do produto e as suas consequncias se porventura no forem cumpridas as instrues da Fbrica.
C. Revises Conforme Instrues da Fbrica de responsabilidade do Distribuidor executar as revises de acordo com as determinaes da Fbrica. As revises so parte da garantia, portanto, a no execuo cancela automaticamente a mesma.

D. Manuteno Preventiva No ato da entrega tcnica ao cliente, imprescindvel a informao do cumprimento das manutenes preventivas recomendadas pela fbrica. A manuteno preventiva dentro dos perodos indicados, reduz reclamaes em possveis garantias e os custos de manuteno. E. Abrangncia da Garantia Quando da venda, informar os perodos de garantia, suas abrangncias, condies limitantes e as limitaes da garantia do produto, tudo conforme o Termo de Garantia. F. Atendimento em Garantia deciso do Distribuidor a apurao prvia sobre a procedncia ou no da garantia ao cliente, evitando assim que nos sejam dirigidas reclamaes improcedentes e mal informadas. O Distribuidor deve procurar solucionar os problemas junto ao cliente, e no transferi-los e todos possuem a responsabilidade de atender o cliente sendo ele o vendedor ou no do produto.

Qualidade de vida
Sade Alimentao e Transporte Segurana Ocupacional e Ambiental Integrao

Sade
Agrale oferece Plano de Sade, Benefcio Farmcia, Odontologia, Nutricionistas, Servio de Urgncia e Emergncia Mdica, Plano PsVida, Seguro de Vida em Grupo, Reembolso Mdico, entre outros.

Alimentao e Transporte
contam com um restaurante prprio em cada unidade industrial, recebendo um atendimento rpido e exclusivo

Segurana Ocupacional e Ambiental


A empresa disponibiliza Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT) Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA).

Integrao
Possui o Grmio Atltico Agrale (G.A.A.) Disponibilizam convnios com lojas, supermercados e livrarias.

Referncias
http://www.securities.com/Public/companyprofile/BR/Agrale_Sociedade_Anonima_pt_1140371.html http://www.moto.com.br/Agrale/historia.html

http://www.agrale.com.br/pt/sobre-a-agrale/institucional

You might also like