You are on page 1of 8

VISO POSITIVISTA DO DIREITO & JUSPOSITIVISMO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURDICA TURMA: C-02

PROF. ROGRIO JOS DE ALMEIDA

* O Direito Positivo o instrumento responsvel pela ordenao da vida social, econmica e poltica, criando normas para os fatos considerados relevantes pelo ordenamento jurdico. Para manter a ordem na sociedade, necessrio que se estabeleam normas concretas, viveis e eficazes. * Direito Positivo pode ser definido como as regras normativas determinadas pelo homem com a finalidade de regular a vida em sociedade, garantindo o bem comum.

* O juspositivismo considera que somente Direito aquilo que posto pelo Estado. O Direito seria imposto pelos homens com fins humanos e seria reduzido a norma posta, a qual seria criada pelo legislador e deveria ser cumprida, visto que sua violao implica em uma sano por parte do Estado. * A doutrina juspositivista defende o estudo do direito como fato e no como valor. Para os juspositivistas, no estudo do direito, deve ser excluda toda qualificao que seja fundada num juzo de valor e que faa a distino do direito em bom e mau, justo e injusto.

* Hans Kelsen foi o terico que lanou, no sculo XX, a Teoria Pura do Direito, a obra mais importante sobre o positivismo jurdico. * Tentou excluir do conceito de direito, referncias de cunho sociolgico e axiolgico (valores), as quais deveriam ser estudadas pela Sociologia ou Filosofia, e no pela Cincia do Direito. * Kelsen, em sua obra, retirou do conceito de Direito a idia de justia, pois essa est sempre relacionada aos valores, os quais so variveis, de quem a invoca.

* Se o Estado cria uma lei, cria uma verdade. E como tal, essa verdade deve ser defendida at que outra verdade muitas vezes oposta! tome seu lugar, em nova atividade legislativa estatal. Nisso reside a essncia do contra-senso juspositivista, e os exageros kelsenianos, autntico produto da filosofia liberal do sculo XVIII.

Reduz-se o mbito do estudo da Cincia

Jurdica norma (ou ao conjunto delas), excluindo da cincia jurdica os fenmenos sociais, polticos e psicolgicos, os quais seriam objetos da sociologia, cincia poltica e psicologia. * A sociologia jurdica se ocupa das tarefas do ser (Sein), a dogmtica jurdica est ligada ao teor prescritivo do dever-ser (Sollen).

* A posio positivista extrema admite que as regras devem ser obedecidas porque so justas (denominada obedincia ativa). * A posio positivista moderada admite que as leis devem ser obedecidas porque a legalidade garante certos valores especficos, tais como, ordem, paz, etc. (denominada obedincia condicionada).

Greve: Frana perto do caos


* Depois de 300 jovens terem sido presos ontem (20/10/2010), durante violentos confrontos com a polcia, a Frana acorda hoje paralisada, sem combustveis, com bloqueios e manifestaes em todo o pas. * O presidente francs reiterou que no desistiria da reforma essencial da Previdncia, que inclui aumentar de 60 para 62 anos a idade mnima de aposentadoria e de 65 para 67 anos a idade para aposentadoria integral.

You might also like