You are on page 1of 70

Matrizes no sc.

XX

Nomottica e quantificadora Atomista e mecanicista Funcionalista e organicista

Ambientalismo vs. Nativismo vs. Interacionismo. Vitalista e naturista Compreensivista (Historicismo, Estruturalismos) Fenomenolgica e existencialista

Idiogrfica e qualitativa (compreenso)


Reducionismo em Psicologia
Percepo
Sentido Organismo

Expresso
Linguagem

Experincia
Ambiente

Conscincia
Organismo

Comportamen to Adaptao Interao

Estmulo

Resposta

Matrizes Cientificistas

Matrizes Romnticas e PsRomnticas

Nomottica Atomicista Funcionalista e e e Quantificadora Mecanicista Organicista

Matriz Matrizes Matriz Vitalista Compreensivas Fenomenolgica e e Naturista Existencialista Bergson Husserl

Historicismo Estruturalismos Idiogrfico Dilthey Gestalt Antropologia Lingustica

MATRIZ NOMOTTICA E QUANTIFICADORFA

A ordem natural

Sistemas classificatrios, leis gerais, taxionomia Coprnico, Galileu, Descartes matemtica e ordem natural Mundo geomtrico e mecnico, matematizado e homogeneizado Lavoisier enterra a alquimia mensurao e anlise experimental Fundadores da fsica clssica ruptura epistemolgica construo de um objeto terico original

Razo e experincia intelectual

Na Psicologia

Possibilidade de matematizar a Psicologia - Kant vs. Wolf (psicometria sc. XVIII) Herbart psicologia matemtica

conflito entre representaes esttica e dinmica

Ernst Heinrich Weber (1795-1878)

Nasceu em Wittenberg e estudou na Universidade de Leipzig Anatomista e fisiologista Estudo pioneiro dos rgos dos sentidos e a sensibilidade da pele.

Gustav Theodor Fechner (1801-1887)

Fsico e Filsofo ELEMENTOS DE PSICOFSICA em 1860 INTRODUO ESTTICA em 1876 Problema: relao entre fenmenos fsicos e fenmenos mentais Expande a teoria de Weber e estabelece a psicofsica.

Elemente der Psychophysik. 1860. mtodos psicofsicos capazes de quantificar de forma precisa a conscincia imediata de um estmulo (sensao). Demonstra princpios de limiar absoluto e diferencial. Conceito de DAP, desenvolvido por Weber como a primeira unidade de medida de uma sensao. O ponto alto do livro a demonstrao da sua formulao acerca da relao entre o mundo fsico (estmulo) e o mundo psicolgico (sensao). A assim chamada Lei de Fechner.

MATRIZ ATOMICISTA E MECANICISTA

Matrizes Cientificistas

Matrizes Romnticas e PsRomnticas

Nomottica Atomicista Funcionalista e e e Quantificadora Mecanicista Organicista

Matriz Matrizes Matriz Vitalista Compreensivas Fenomenolgica e e Naturista Existencialista Bergson Husserl

Historicismo Estruturalismos Idiogrfico Dilthey

Gestalt Antropologia Lingustica

Atomismo e Mecanicismo

Universo como um grande relgio Fenmenos mentais combinao de elementos primitivos Experincia = sensaes e idias simples

Sntese = efeito mecnico

Mecnica do pensamento

Na Psicologia

Atomismo na decomposio do fluxo comportamental Mecanicismo na explicao de processos psicolgicos

Conceito de reflexo (reflexologia)

Pavlov, Ebbinghaus Primrdios da Psicologia Industrial

MATRIZ FUNCIONALISTA E ORGANICISTA

Matrizes Cientificistas

Matrizes Romnticas e PsRomnticas

Nomottica Atomicista Funcionalista Matriz Matrizes Matriz e e e Quantificadora Mecanicista Organicista Vitalista Compreensivas Fenomenolgica e e Naturista Existencialista Bergson Husserl

Historicismo Estruturalismos Idiogrfico Dilthey

Gestalt Antropologia Lingustica

Adventos ontolgicos

Noes de organismo, ambiente e adaptao


Edifcios tericos (era das escolas) Determinao das funes psicolgicas: Inatismo x Experincia
hereditariedade x ambiente

Teoria da Evoluo

Labs so questionados quanto validade Fenmenos = caractersticas do organismo com funo de adaptao ao meio.

Mtodos observacionais, instrumentos de papel

tica

Preocupao com a finalidade e com a motivao da ao e dos fenmenos psicolgicos. Motivao subsidiaria a funo adaptativa do organismo

Adventos Epistemolgicos
Teoria da evoluo

Psicologia comparativa (estudo das funes)

Mtodo gentico (anlise gentica)


(Lgica: causalidade mecnica X funcionalidade adaptativa)

Mtodo Psicomtrico Estatstica

Funcionalismo
A mente, ou os estados mentais, so caracterizados pelo papel funcional que exercem no sistema, independentemente do tipo de substrato fsico.

Contexto

A matriz mecanicista atomista no explicava

Vitalismo: Uma doutrina filosfica que entendia que a vida no pode ser inteiramente explicada em termos de princpios fisioqumicos. Biologia: conceitos de organismo, funo, evoluo e desenvolvimento.

Reproduo Desenvolvimento Autoconservao

Conceitos

Funo: Uma srie de atos ou fenmenos agrupados harmonizados com vistas a um resultado determinado Estrutura: Todos os rgos formando um sistema nico. Sistema de transformaes que comporta leis enquanto sistema e que se conserva ou se enriquece pelo jogo destas transformaes. Auto-regulao: Processos fisiolgicos de carter compensatrio -meio interno adaptando-se ao meio externo.

Plasticidade e desenvolvimento ontogentico: (2 teorias)

Mecanicista que falava de um desenvolvimento quantitativo - defendia o conceito de um ser prformado - um ser j concebido e nascido em sua forma definitiva Epigeneticista - o desenvolvimento entendido como um processo de diferenciao auto-regulado em que partes de organismo exercem um controle sobre o crescimento das outras.
Teoria de Lamarck - transmisso hereditria de caractersticas adquiridas Teoria de Darwin - seleo natural

Teorias de evoluo

Por que a anlise funcional sempre sistmica e estrutural?

No pode haver um perodo inicial dedicado apenas anlise e identificao dos elementos mnimos que seria ento sucedido por outro, dedicado sntese destes elementos. O funcionamento global pressuposto em todas as operaes analticas. Intencionalidade = meta adaptativa.

Funcionalismo
Estudo da totalidade das aes (e no mais as fraes de fenmenos estudadas pela introspeco) Teorias do condicionamento (behaviorismo): observao objetiva Introspeco Experimentao

O que ocorre na experincia interior

O que ocorre na experincia exterior

Reducionismo X conscincia X introspeco

Fenmenos psicolgicos = instrumentos dos processos de adaptao Reducionismo fisiolgico (Pavlov) Interpretao mecanicista da vida humana, com base no condicionamento e na fisiologia (Watson) Conductismo orientado biologicamente (McDougall, Guthrie, Hull, Skinner e Tolman) vrias interpretaes do condicionamento

Definio de psicologia
A psicologia interessa-se por todos os processos diretamente implicados na adaptao do organismo ao seu meio, enquanto que a fisiologia dedica-se a estudar atividades vitais como a circulao, a digesto e o metabolismo, envolvidas primordialmente na manuteno da integridade estrutural do organismo.

O conceito de conscincia assemelha-se a outros conceitos abstratos como a inteligncia, a fora de vontade e a mente coletiva; nenhum destes conceitos existe independentemente dos atos que lhes conferem significado e nenhum deles pode servir diretamente como objeto de investigao emprica.

Conscincia
Operao seletiva e auto-reguladora de tticas comportamentais. Identifica interesses Resultados adaptativos

Psicologia Comparativa

Thorndike

Psicologia Comparativa

Edward Lee Thorndike (1874 1949) Conexionismo - Sistema associacionista puro aplicado aos problemas psicolgicos;

Animal Intelligence
Determinista, ambientalista, passivo em sua concepo de organismo

Thorndike: Lei do Efeito


Tentativa e erro Poder do exerccio (xito) Todo e qualquer ato que, numa dada situao, produz satisfao, associa-se a essa situao, de modo que, quando a situao se reproduz, a probabilidade de uma repetio do ato maior que antes. Inversamente, todo e qualquer ato que, numa dada situao, produz desagrado, dissocia-se da situao, de modo que, quando a situao reparece, a probabilidade de repetio do ato menor que antes.

Condicionamento Clssico

Ou pavloviano. (Ivan Pavlov) - Enquanto estudava a fisiologia da salivao, Pavlov percebeu que o cachorro aprendeu a associar um estmulo antes no significativo (um metrnomo) precedendo a comida com o reflexo incondicionado de salivar pela comida.

Condicionamento Operante

Thorndike sugeriu que o comportamento de um animal era influenciado pelos efeitos que o comportamento exerce no ambiente. Em seus experimentos, um co ou um gato era colocado em uma de suas caixas e, cedo ou tarde, daria um jeito de sair. Ele observou que o tempo que o animal leva para sair decaa a cada tentativa.

Behaviorismos I

John Watson
(1878 1958)

Definio de Psicologia
Aquela diviso da cincia natural que toma o comportamento humano as aes e as verbalizaes, tanto aprendidas como noaprendidas, das pessoas como seu objeto de estudo (1929) Dizer fazer isto , comportar-se. Falar abertamente ou para ns prprios (pensar) um tipo de comportamento to objetivo quanto o beisebol.

O comportamento compe-se de elementos de resposta e pode ser cuidadosamente analisado por mtodos cientficos, naturais e objetivos; O comportamento compe-se inteiramente de secrees glandulares e movimentos musculares; portanto, redutvel a processos fsico-qumicos.

H uma resposta imediata, de alguma espcie, a todo e qualquer estmulo eficaz; toda a resposta tem alguma espcie de estmulo. Assim, existe no comportamento um rigoroso determinismo de causa-e-efeito; Os processos conscientes, se que existem, no podem ser cientificamente estudados; as alegaes sobre a conscincia representam tendncias sobrenaturais e como remanescentes das fases teolgicas e pr-cientficas da psicologia devem ser ignoradas.

Behaviorismos II

Edwin Guthrie (1886 1959)

Behaviorismos II

Teoria da contigidade: princpio da aprendizagem (associacionismo) Aprendizagem por um ensaio: oposio s teorias do reforo no campo E-R. O reforo opera apenas para manter conexes E-R formadas atravs de contigidade per se.

Behaviorismos III

Clark L. Hull (1884-1952)

Behaviorismos III

Combinao da lei do efeito de Thorndike o paradigma do condicionamento de Pavlov


(Watson: freqncia e recenticidade da resposta; Hull: nfase no efeito)

Sistema hipottico-dedutivo formalizado Behaviorista mais metodolgico do que metafsico

Apogeu do Behaviorismo I

Apogeu do behaviorismo I

B. F. Skinner

Insistncia na abordagem descritiva e aterica da pesquisa sobre o comportamento; Desenvolvimento indutivo da teoria (determinada pelos dados); Concepo aterica do reforo;

Apogeu do Behaviorismo I

Edward Tolman (1886 1959)

Apogeu do behaviorismo I I

Interpretao molar do comportamento como intencional; Inveno do paradigma da varivel interveniente (a qual Hull complementar); Distino efetiva entre aprendizagem e desempenho.

Funcionalismo
Organismo Meio interno
Autoconservao Desenvolvimento Crescimento Diferenciao Aprendizagem Reproduo Estruturas Hierarquizadas Autoregulao Compensatria Equilibrao Desenvolvimento

Relao Organismo e ambiente

Adaptao/ Interacionismo
Responde Interage plasticidade

Ambiente Meio externo


Recursos naturais

Desafios de proteo

Crescimento Diferenciao Aprendizagem

Recursos Educacionais

Funcionalismo

Conceitos importantes
Todo - sistema/partes - estrutura complementaridade significado e valor

As questes estudas pela psicologia tomam novo rumo. Quais eram elas? Para qu? Pensamento Intencionalidade Afetividade Adaptao Motivao Meta Aprendizagem

Funcionalismo na Europa

Evoluo e funcionalismo Funcionalismo nos EUA - Behaviorismos

Nesta aula:

Etologia Teoria Psicogentica de Piaget Psicanlise freudiana Psicossociologia

Teoria Etolgica

Etologia comparada dc. 30 Lorenz (1903- 1989),


Tinbbergen (1907- ) Base funcionalista pesquisa e teorizao

Formas de interao e adaptao especficas de


cada espcie Efeitos de comportamentos nas espcies:

Se vantajoso, como contribui para sobrevivncia??? (epistemologia) Comparaes de sucessos reprodutivos finalidade do comportamento (intencionalidade x mecanicismo)

Tcnicas comparativas:

elementos s podem ser compreendidos simultaneamente (x atomismo) espcies, nichos ecolgicos

Manipulaes experimentais: animais em cativeiro e livres Modelo hidrulico (Lorenz) x causalidade fisiolgica no eliminam dominncia do funcional

Teoria Psicogentica de Piaget

Como chegamos a conhecer algo?


Categorias bsicas de pensamento:

Tempo, espao, causalidade e quantidade

Explica porque as crianas tm dificuldade com determinados contedos em certas fases do desenvolvimento.

Conhecimento um processo e no um estado


A inteligncia um sistema de operaes vivas e atuantes, e no uma substncia. Designa formas superiores de organizao ou de equilbrio entre as estruturas cognitivas. Suas fontes se fundem com com as da prpria adaptao biolgica.

exatamente na explicao da passagem de uma estrutura a outra que intervm a anlise funcional

H interao entre o sujeito e o mundo externo. O conhecimento da criana muda na medida em que o seu sistema cognitivo se desenvolve. Como o conhecedor muda, o conhecimento muda tambm (interacionista)

O desenvolvimento cognitivo uma embriologia mental (da biologia) Assimilao Acomodao Adaptao Organizao Estrutura

Estgios de desenvolvimento

Nveis cognitivos distintos propiciam diferentes maneiras de adaptao ao meio Espiral: oscilao - equilbrio, preparao - culminncia.

Sensrio-motor

(at 2 anos) cognio do beb

Modificao de reflexos Reaes circulares primrias (1- 4) Reaes circulares secundrias (4- 8) Coordenaes de esquemas secundrios (8- 12) Reaes circulares tercirias (12- 18) Inveno de novos meios atravs de combinaes mentais (18- 24)

Pr-operacional

(2- 7 anos)

Noes de funo, regulao e identidade

Operacional concreto

Noes transformam-se em operaes na medida em que se tornam mais complexos, diferenciados, quantitativos e estveis Operaes sobre operao: o pensamento final lgico, abstrato e flexvel; reflexo.

Operacional formal

Psicanlise Freudiana e funcionalismo

Nada ocorre por acaso. Todos os fenmenos psquicos esto inter-relacionados, e o indivduo um todo cujas partes so indissociveis nenhuma se esclarece sem que se estabeleam suas relaes com o conjunto. Estudo da personalidade sob um ponto de vista funcional Determinismo funcional (totalitrio) Menos quanto aos conflitos...

Psicanlise Freudiana
1.
2. 3.

4.
5. 6.

Enfoque Dinmico Enfoque Estrutural Enfoque Topogrfico Enfoque no desenvolvimento de estgios Contnuo normal-anormal Mtodo psicanaltico

1. Dinmico

Energia fsica: transformada e no destruda


Energia psicolgica: transformada em angstia, sintomas fsicos e de pensamento

Energia instintos biolgicos excitao corprea estimula mente e cria necessidade energia psquica deriva da biolgica mente e corpo interagem.

2. Estrutural

Estruturas (arquitetura da mente) mediam pulses e comportamento Id: princpio do prazer; a energia investida na ao ou em imagens que traro satisfao parcial. Processo 1rio de pensamento: alucinao do objeto satisfaz. Sonhos desejos bvios ou mascarados. Ego: inabilidade do id de produzir objetos desejados leva ao desenvolvimento do eu. Processo 2rio de pensamento: atividades intelectuais; conscincia; predomnio.

Mediao: ameaas do id aumentam angstia: mecanismos de defesa

Formao reativa Projeo Regresso Fixao

Sublimao Identificao Deslocamento

Superego: Resoluo do Complexo de dipo; Ideal do eu: padres de conduta

Os sistemas se combinam para produzir um comportamento ou um pensamento. O ego central nesta relao estrutural: todos o querem de aliado. No so trs homnculos; no se referem a partes do crebro.

3. Topogrfico

Inconsciente: material recalcado e desconhecido Pr-consciente: capaz de se tornar consciente. Imagens mentais e ligaes com a linguagem Consciente: Poucos pensamentos podem ser conscientes ao mesmo tempo. Necessita de energia.

4. Enfoque dos estgios


Os 1s anos so os mais importantes O desenvolvimento envolve estgios psicossexuais

A criana o pai do homem

Cada estgio definido em termos da parte do corpo ao redor da qual as pulses esto contidas: 4 estgios e um perodo de latncia

Estgio oral (1 ano) Anal (1- 3 anos) Flico (3- 5 anos) Perodo de latncia (5 anos at a puberdade) Estgio genital (adolescncia)

Cada estgio apresenta novas necessidades estruturas mentais precisam lidar Movimento determinado biologicamente maturao fsica (diferena de Piaget) O estgio oral no se torna anal Nenhum estgio desaparece completamente

5. Contnuo normal-anormal

Estudo das doenas para entender o normal No h uma clivagem Apenas lugares diferentes no contnuo Idia quantitativa: aumento ansiedade aumento doenas

6. Metodologia psicanaltica Infncia permanece conosco sempre Mtodo para retirar informaes sobre a infncia dos adultos

Associao livre, anlise dos sonhos, transferncia Associao livre: o pensamento em andamento, div, relaxamento, analista fora da viso.

Quatro modelos implcitos:

Arco-reflexo: da neurologia; tendncia de


organismos responderem quando recebem estimulaes (mundo interno ou externo)

Energia: + pulso interna, + gasto de


energia = homeostase (modelo hidrulico de
Lorenz/leis de distribuio, transformao e descarga de energia)

Darwiniano gentico: ponto de vista


biolgico evolucionrio. Dividimos instintos com os animais estgios psicossexuais. Evoluo= adaptao influencia personalidade.

Hierarquia neural: sistema nervoso


integrado: nveis mais altos controlam os mais baixos (id, ego, superego)

Psicossociologia

Durkheim, Malinowski, Radcliffe-brown, Parson, Merton etc. Estrutura modelo funcionalista: funes e complementaridade Sociedade = organismo Partes desempenham funes complementares = necessria conservao e reproduo da vida social

Signo lingstico socialmente condicionado

Mente e eu autoconsciente aparece em um processo social atravs da internalizao da comunicao gestual pelo pensamento Indivduo ganha mente (origem dos pensamentos) e self (no sentido de identidade)
Sociedade ganha indivduo controlado

Patologia social resultado dos maus comportamentos doena mental = resposta adaptativa Problema na trama das relaes sociais conflitivas e ambguas, ausncia/incongruncia normas sociais Patologias reproduzidas pelo processo de socializao Socializao- incapaz de reproduzir identidades sociais adequadas papel do psiclogo

You might also like