You are on page 1of 37

TREINAMENTO NR 20 LQUIDOS COMBUSTVEIS E INFLAMVEIS

Instrutor Leonardo Zappelini Registro M.T.B. 4173|SC

ESTUDO DA NORMA NR 20
20.1 Introduo 20.2 Abrangncia 20.3 Definies 20.4 Classificao das Instalaes 20.5 Projeto da Instalao 20.6 Segurana na Construo e Montagem 20.7 Segurana Operacional 20.8 Manuteno e Inspeo das Instalaes

ESTUDO DA NORMA NR 20
20.9 Inspeo em Segurana e Sade no Ambiente de Trabalho

20.10 Anlise de Riscos


20.12 Preveno e Controle de Vazamentos, Derramamentos, Incndios, Exploses e Emisses fugitivas 20.13 Controle de Fontes de Ignio 20.14 Plano de Resposta a Emergncias da Instalao 20.15 Comunicao de Ocorrncias 20.16 Contratante e Contratadas 20.17 Tanque de Lquidos Inflamveis no Interior de Edifcios

20.1 INTRODUO
20.1.1 Esta NR estabelece requisitos mnimos para a gesto

da segurana e sade no trabalho contra os fatores de risco


de acidentes provenientes das atividades de extrao, produo, armazenamento, transferncia, manuseio e manipulao de inflamveis e lquidos combustveis.

20.1 INTRODUO
Armazenamento - reteno de uma quantidade de inflamveis (lquidos e/ou gases) e lquidos combustveis em uma instalao fixa, em depsitos, reservatrios de superfcie, elevados ou subterrneos. Reteno de uma quantidade de inflamveis, envasados ou embalados, em depsitos ou armazns. Transferncia - Atividade de movimentao de inflamveis entre recipientes, tais como tanques, vasos, tambores, bombonas e similares, por meio de tubulaes. Manuseio - Atividade de movimentao de inflamveis contidos em recipientes, tanques portteis, tambores, bombonas, vasilhames, caixas, latas, frascos e similares. Ato de manusear o produto envasado, embalado ou lacrado. Manipulao - Ato ou efeito de manipular. Preparao ou operao manual com inflamveis, com finalidade de misturar ou fracionar os

20.2 ABRANGNCIA
20.2.1 Esta NR se aplica as atividades de:

a) extrao, produo, armazenamento, transferncia, manuseio e


manipulao de inflamveis, nas etapas de projeto, construo, montagem, operao, manuteno, inspeo e desativao da

instalao;
b) extrao, produo, armazenamento, transferncia e manuseio de lquidos combustveis, nas etapas de projeto, construo,

montagem, operao, manuteno, inspeo e desativao da


instalao.

20.3 DEFINIES
HARMONIZADA COM A NR 26/GHS (NBR 14725)
20.3.1 Lquidos inflamveis: so lquidos que possuem ponto de fulgor 60o C. (GHS: categoria 1, 2 e 3) 20.3.2 Gases inflamveis: gases que inflamam com o ar a 20o C e a uma presso padro de 101,3 kPa. (GHS: categoria 1 e 2) 20.3.3 Lquidos combustveis: so lquidos com ponto de fulgor > 60o C e 93o C (GHS: categoria 4)

20.4 CLASSIFICAO DAS INSTALAES


20.4.1.1 Para critrios de classificao, o tipo de atividade enunciada possui prioridade sobre a capacidade de armazenamento. 20.4.1.2 Quando a capacidade de armazenamento da instalao se enquadrar em duas classes distintas, por armazenar lquidos inflamveis e/ou combustveis e gases inflamveis, deve-se utilizar a classe de maior gradao. 20.4.2 Esta NR estabelece dois tipos de instalaes que constituem excees e esto definidas no Anexo I, no devendo ser aplicada a Tabela 1.

20.8 MANUTENO E INSPEO DAS INSTALAES


20.8.1 As instalaes classes I, II e III para extrao, produo, armazenamento, transferncia, manuseio e manipulao de inflamveis e lquidos combustveis devem possuir plano de inspeo e manuteno devidamente documentado. 20.8.2 O plano de inspecao e manutencao deve abranger, no mnimo: a) equipamentos, mquinas, tubulaes e acessrios, instrumentos;

b) tipos de interveno;
c) procedimentos de inspeo e manuteno; d) cronograma anual; e) identificao dos responsveis; f) especialidade e capacitao do pessoal de inspeo e manuteno; g) procedimentos especficos de segurana e sade;

20.8 MANUTENO E INSPEO DAS INSTALAES


20.8.5 O plano de inspeo e manuteno e suas respectivas atividades devem ser documentados em formulrio prprio ou sistema informatizado. 20.8.6 As atividades de inspeo e manuteno devem ser realizadas por trabalhadores capacitados e com apropriada superviso. Trabalhadores capacitados - Trabalhadores que possuam qualificao e treinamento necessrios realizao das atividades previstas nos procedimentos operacionais.

20.8.7 As recomendaes decorrentes das inspees e manutenes devem ser registradas e implementadas, com a determinao de prazos e de responsveis pela execuo.
20.8.7.1 A no implementao da recomendao no prazo definido deve ser

20.8 MANUTENO E INSPEO DAS INSTALAES


20.8.8 Deve ser elaborada permisso de trabalho para atividades no rotineiras de interveno nos equipamentos, baseada em anlise de risco, nos trabalhos:

a) que possam gerar chamas, calor, centelhas ou ainda que envolvam o seu uso;
b) em espaos confinados, conforme Norma Regulamentadora n. 33; c) envolvendo isolamento de equipamentos e bloqueio/etiquetagem; d) em locais elevados com risco de queda; e) com equipamentos eltricos, conforme Norma Regulamentadora n. 10; f) cujas boas prticas de segurana e sade recomendem. 20.8.8.1 As atividades rotineiras de inspeo e manuteno devem ser precedidas de instruo de trabalho. 20.8.9 O planejamento e a execuo de paradas para manuteno de uma instalao devem incorporar os aspectos relativos segurana e sade no trabalho.

20.9 INSPEO EM SEGURANA E SADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

20.9.1 As instalaes classes I, II e III para extrao, produo, armazenamento, transferncia, manuseio e manipulao de inflamveis e lquidos combustveis devem ser periodicamente inspecionadas com enfoque na segurana e sade no ambiente de trabalho. 20.9.2 Deve ser elaborado, em articulao com a CIPA, um cronograma de inspees em segurana e sade no ambiente de trabalho, de acordo com os riscos das atividades e operaes desenvolvidas. 20.9.3 As inspees devem ser documentadas e as respectivas recomendaes implementadas, com estabelecimento de prazos e de responsveis pela sua execuo. 20.9.3.1 A no implementao da recomendao no prazo definido deve ser justificada e documentada. 20.9.4 Os relatrios de inspeo devem ficar disponveis s autoridades

20.10 ANLISE DE RISCOS


20.10.1 Nas instalaes classes I, II e III, o empregador deve elaborar e documentar as anlises de riscos das operaes que envolvam processo ou processamento nas atividades de extrao, produo,
armazenamento, transferncia, manuseio e manipulao de inflamveis e de lquidos combustveis. Processo ou processamento - Sequncia integrada de operaes. A sequncia pode ser inclusive de operaes fsicas e/ou qumicas. A sequncia pode envolver, mas no se limita preparao, separao, purificao ou mudana de estado, contedo de energia ou composio. 20.10.2 As analises de riscos da instalao devem ser estruturadas com base em metodologias apropriadas, escolhidas em funo dos propsitos da anlise, das caractersticas e complexidade da instalao, com participao de, no mnimo, um trabalhador com experincia na instalao, ou em parte desta, que e objeto da analise.

20.10.2.1 As analises de riscos devem ser coordenadas por profissional habilitado.


Coordenao - ao de assumir responsabilidade tcnica.

20.10 ANLISE DE RISCOS


Metodologias de anlises de risco - Constitui-se em um conjunto de mtodos e tcnicas que, aplicados a operaes que envolvam processo ou processamento, identificam os cenrios hipotticos de ocorrncias indesejadas (acidentes), as possibilidades de danos, efeitos e consequncias. Exemplos de algumas metodologias:

a) Anlise Preliminar de Perigos/Riscos (APP/APR);


b) What-if (E SE); c) Anlise de Riscos e Operabilidade (HAZOP); d) Anlise de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA/FMECA); e) Anlise por rvore de Falhas (AAF); f) Anlise por rvore de Eventos (AAE); g) Anlise Quantitativa de Riscos (AQR).

20.10 ANLISE DE RISCOS


Metodologias de anlises de risco - Constitui-se em um conjunto de mtodos e tcnicas que, aplicados a operaes que envolvam processo ou processamento, identificam os cenrios hipotticos de ocorrncias indesejadas (acidentes), as possibilidades de danos, efeitos e consequncias. Exemplos de algumas metodologias:

a) Anlise Preliminar de Perigos/Riscos (APP/APR);


b) What-if (E SE); c) Anlise de Riscos e Operabilidade (HAZOP); d) Anlise de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA/FMECA); e) Anlise por rvore de Falhas (AAF); f) Anlise por rvore de Eventos (AAE); g) Anlise Quantitativa de Riscos (AQR).

20.10 ANLISE DE RISCOS


20.10.3 Nas instalaes classe I, deve ser elaborada Anlise Preliminar de Perigos/Riscos (APP/APR). 20.10.4 Nas instalaes classes II e III, devem ser utilizadas metodologias de anlise definidas pelo profissional habilitado, devendo a escolha levar em considerao os riscos, as caractersticas e complexidade da instalao. 20.10.4.1 O profissional habilitado deve fundamentar tecnicamente e registrar na prpria anlise a escolha da metodologia utilizada. 20.10.5 As analises de riscos devem ser revisadas:

a) na periodicidade estabelecida para as renovaes da licena de operao da instalacao;


b) no prazo recomendado pela prpria anlise; c) caso ocorram modificaes significativas no processo ou processamento; d) por solicitao do SESMT ou da CIPA; e) por recomendao decorrente da anlise de acidentes ou incidentes relacionados ao processo ou processamento;

20.11 CAPACITAO DOS TRABALHADORES


20.11.1 Toda capacitao prevista nesta NR deve ser realizada a cargo e
custo do empregador e durante o expediente normal da empresa. 20.11.1.1 Os critrios estabelecidos nos itens 20.11.2 a 20.11.9 encontram-se resumidos no Anexo II. 20.11.2 Os trabalhadores que laboram em instalacoes classes I, II ou III e no adentram na rea ou local de extracao, producao, armazenamento, transferencia, manuseio e manipulacao de inflamaveis e liquidos combustiveis devem receber informaes sobre os perigos, riscos e sobre procedimentos para situaes de emergncias.

20.11 CAPACITAO DOS TRABALHADORES


Cursos: Integrao Bsico Intermedirio Avanado I Avanado II

Especfico

20.11.13 O trabalhador deve participar de curso de Atualizao, cujo contedo ser estabelecido pelo empregador e com a seguinte periodicidade: a) curso Bsico: a cada 3 anos com carga horaria de 4 horas; b) curso Intermedirio: a cada 2 anos com carga horaria de 4 horas;

c) cursos Avanado I e II: a cada ano com carga horaria de 4 horas.

20.11 CAPACITAO DOS TRABALHADORES


20.11.13.1 Deve ser realizado, de imediato, curso de Atualizao para os trabalhadores envolvidos no processo ou processamento, onde: a) ocorrer modificao significativa; b) ocorrer morte de trabalhador; c) ocorrerem ferimentos em decorrncia de exploso e/ou queimaduras de 2 ou 3 grau, que implicaram em necessidade de internao hospitalar;

d) o histrico de acidentes e/ou incidentes assim o exigir.

20.11 CAPACITAO DOS TRABALHADORES


20.11.14 Os instrutores da capacitao dos cursos de Integrao, Bsico, Intermedirio, Avanados I e II e Especifico devem ter proficincia no assunto.

Proficincia - Competncia, aptido, capacitao e habilidade aliadas experincia.


20.11.15 Os cursos de Integrao, Bsico e Intermedirio devem ter um responsvel por sua organizao tcnica, devendo ser um dos instrutores. 20.11.16 Os cursos Avanados I e II e Especfico devem ter um profissional habilitado como responsvel tcnico.

20.11.17 Para os cursos de Integrao, Bsico, Intermedirio, Avanados I e II e Especifico, a emisso do certificado se dar para os trabalhadores que, apos avaliao, tenham obtido aproveitamento satisfatrio.

20.11.17.1 O certificado deve conter o nome do trabalhador, contedo programtico, carga horaria, data, local, nome do(s) instrutor(es), nome e assinatura do responsvel tcnico ou do responsvel pela organizao tcnica do curso.

20.11 CAPACITAO DOS TRABALHADORES

20.11.17.2 O certificado deve ser fornecido ao trabalhador, mediante recibo, e uma copia arquivada na empresa.
20.11.18 Os participantes da capacitao devem receber material didtico, que pode ser em meio impresso, eletrnico ou similar. 20.11.17.1 O certificado deve conter o nome do trabalhador, contedo programtico, carga horaria, data, local, nome do(s) instrutor(es), nome e assinatura do responsvel tcnico ou do responsvel pela organizao tcnica do curso. 20.11.17.2 O certificado deve ser fornecido ao trabalhador, mediante recibo, e uma copia arquivada na empresa. 20.11.18 Os participantes da capacitao devem receber material

20.12 PREVENO E CONTROLE DE VAZAMENTOS, DERRAMAMENTOS, INCNDIOS, EXPLOSES E EMISSES FUGITIVAS


20.12.1 O empregador deve elaborar plano que contemple a preveno e controle de vazamentos, derramamentos, incndios e exploses e, nos locais sujeitos a atividade de trabalhadores, a identificao das fontes de emisses fugitivas. 20.12.2 O plano deve contemplar todos os meios e aes necessrias para minimizar os riscos de ocorrncia de vazamento, derramamento, incndio e exploso, bem como para reduzir suas consequncias em caso de falha nos sistemas de preveno e controle.

20.12 PREVENO E CONTROLE DE VAZAMENTOS, DERRAMAMENTOS, INCNDIOS, EXPLOSES E EMISSES FUGITIVAS


20.12.2.1 Para emisses fugitivas, aps a identificao das fontes nos locais sujeitos a atividade de trabalhadores, o plano deve incluir aes para minimizao dos riscos, de acordo com viabilidade tcnica. Emisses fugitivas - Liberaes de gs ou vapor inflamvel que ocorrem de maneira contnua ou intermitente durante as operaes normais dos equipamentos. Incluem liberaes em selos ou gaxetas de bombas, engaxetamento de vlvulas, vedaes de flanges, selos de compressores, drenos de processos.

20.14 PLANO DE RESPOSTA A EMERGNCIAS DA INSTALAO

20.14.1 O empregador deve elaborar e implementar plano de resposta a emergncias que contemple aes especificas a serem adotadas na ocorrncia de vazamentos ou derramamentos de inflamveis e lquidos combustveis, incndios ou exploses.

20.14 PLANO DE RESPOSTA A EMERGNCIAS DA INSTALAO


20.14.2 O plano de resposta a emergncias das instalaes classe I, II e III deve ser elaborado considerando as caractersticas e a complexidade da instalao e conter, no mnimo: a) nome e funo do(s) responsvel(eis) tcnico(s) pela elaborao e reviso do plano; b) nome e funo do responsvel pelo gerenciamento, coordenao e implementao do plano; c) designao dos integrantes da equipe de emergncia, responsveis pela execuo de cada ao e seus respectivos substitutos; d) estabelecimento dos possveis cenrios de emergncias, com base nas anlises de riscos; e) descrio dos recursos necessrios para resposta a cada cenrio

20.14 PLANO DE RESPOSTA A EMERGNCIAS DA INSTALAO


f) descrio dos meios de comunicao; g) procedimentos de resposta emergncia para cada cenrio contemplado; h) procedimentos para comunicao e acionamento das autoridades pblicas e desencadeamento da ajuda mtua, caso exista; i) procedimentos para orientao de visitantes, quanto aos riscos existentes e como proceder em situaes de emergncia; j) cronograma, metodologia e registros de realizao de exerccios simulados.

20.14 PLANO DE RESPOSTA A EMERGNCIAS DA INSTALAO


20.14.3 Nos casos em que os resultados das analises de riscos indiquem a possibilidade de ocorrncia de um acidente cujas consequncias ultrapassem os limites da instalao, o empregador deve incorporar no plano de emergncia aes que visem a proteo da comunidade circunvizinha, estabelecendo mecanismos de comunicao e alerta, de isolamento da rea atingida e de acionamento das autoridades pblicas.. 20.14.4 O plano de resposta a emergncias deve ser avaliado aps a realizao de exerccios simulados e/ou na ocorrncia de situaes reais, com o objetivo de testar a sua eficcia, detectar possveis falhas e proceder aos ajustes necessrios. 20.14.5 Os exerccios simulados devem ser realizados durante o horario de trabalho, com periodicidade, no mnimo, anual, podendo ser reduzida em funcao das falhas detectadas ou se assim recomendar a analise de riscos.

20.14 PLANO DE RESPOSTA A EMERGNCIAS DA INSTALAO


Exerccios simulados - Exerccios prticos de simulao mais realista possvel de um cenrio de acidente, durante o qual testada a eficincia do plano de respostas a emergncias, com foco nos procedimentos, na capacitao da equipe, na funcionalidade das instalaes e dos equipamentos, dentre outros aspectos. 20.14.5.1 Os trabalhadores na empresa devem estar envolvidos nos exerccios simulados, que devem retratar, o mais fielmente possvel, a rotina de trabalho. 20.14.5.2 O empregador deve estabelecer critrios para avaliao dos resultados dos exerccios simulados. 20.14.6 Os integrantes da equipe de resposta a emergncias devem ser submetidos a exames mdicos especficos para a funo que iro desempenhar, conforme estabelece a Norma Regulamentadora n.o 7, incluindo os fatores de riscos psicossociais, com a emisso do respectivo

20.14 PLANO DE RESPOSTA A EMERGNCIAS DA INSTALAO


20.14.7 A participao do trabalhador nas equipes de resposta a emergncias voluntria, salvo nos casos em que a natureza da funo assim o determine. Riscos psicossociais - Influncia na sade mental dos trabalhadores, provocada pelas tenses da vida diria, presso do trabalho e outros fatores adversos.

20.15 COMUNICAO DE OCORRNCIAS


20.15.1 O empregador deve comunicar ao rgo regional do Ministrio do Trabalho e Emprego e ao sindicato da categoria profissional predominante no estabelecimento a ocorrncia de vazamento, incndio ou exploso envolvendo inflamveis e lquidos combustveis que tenha como consequncia qualquer das possibilidades a seguir:

a) morte de trabalhador(es);
b) ferimentos em decorrncia de exploso e/ou queimaduras de 2 ou 3 grau, que implicaram em necessidade de internao hospitalar;

c) acionamento do plano de resposta a emergncias que tenha


requerido medidas de interveno e controle.

20.15 COMUNICAO DE OCORRNCIAS


20.15.1.1 A comunicacao deve ser encaminhada ate o segundo dia til aps a ocorrncia e deve conter:

a) Nome da empresa, endereo, local, data e hora da ocorrncia;


b) Descrio da ocorrncia, incluindo informaes sobre os inflamveis, lquidos combustveis e

outros produtos envolvidos;


c) Nome e funo da vtima; d) Procedimentos de investigao adotados;

e) Consequncias;
f) Medidas emergenciais adotadas.

20.15 COMUNICAO DE OCORRNCIAS


20.15.1.2 A comunicao pode ser feita por ofcio ou meio eletrnico ao sindicato da categoria profissional predominante no estabelecimento e ao setor de segurana e sade do trabalho do rgo regional do Ministrio do Trabalho e Emprego. 20.15.2 O empregador deve elaborar relatrio de investigao e anlise da ocorrncia descrita no item 20.15.1, contendo as causas bsicas e medidas preventivas adotadas, e mant-lo no local de trabalho a

disposio da autoridade competente, dos trabalhadores e seus


representantes.

20.16 CONTRATANTE E CONTRATADAS


20.16.1 A contratante e as contratadas so solidariamente responsveis pelo cumprimento desta Norma Regulamentadora.

20.16.2 Das responsabilidades da Contratante.


20.16.2.1 Os requisitos de segurana e sade no trabalho adotados para os empregados das contratadas devem ser, no mnimo, equivalentes aos aplicados para os empregados da contratante. 20.16.2.2 A empresa contratante, visando atender ao previsto nesta NR, deve verificar e avaliar o desempenho em segurana e sade no trabalho nos servios contratados. (auditoria)

20.16 CONTRATANTE E CONTRATADAS


20.16.2.3 Cabe a contratante informar s contratadas e a seus empregados os riscos existentes no ambiente de trabalho e as respectivas medidas de segurana e de resposta a emergncias a serem adotadas.
20.16.3 Da Responsabilidade das Contratadas.

20.16.3.1 A empresa contratada deve cumprir os requisitos de segurana e sade no trabalho especificados pela contratante, por esta e pelas demais Normas
Regulamentadoras. 20.16.3.2 A empresa contratada deve assegurar a participao dos seus empregados nas capacitaes em segurana e sade no trabalho promovidas pela contratante, assim como deve providenciar outras capacitaes especificas que se faam necessrias.

20.20 DISPOSIES FINAIS


20.20.1 Quando em uma atividade de extrao, produo, armazenamento,
manuseio e manipulao de inflamveis e lquidos combustveis for caracterizada situao de risco grave e iminente aos trabalhadores, o empregador deve adotar as medidas necessrias para a interrupo e a correo da situao.

20.20.2 Os trabalhadores, com base em sua capacitao e experincia, devem interromper suas tarefas, exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidncias de riscos graves e iminentes para sua segurana e sade ou de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierrquico, que diligenciara as medidas cabveis.
20.20.3 Os tanques, vasos e tubulaes que armazenem/transportam inflamveis e lquidos combustveis devem ser identificados e sinalizados conforme a Norma Regulamentadora n. 26 (NBR 7195, 6493, 13193)

20.20.4 Nas operaes de soldagem e corte a quente com utilizaes de gases inflamveis, as mangueiras devem possuir mecanismos contra o retrocesso das chamas na sada do cilindro e chegada do maarico.

ANEXO I DA NR 20
1.1 O empregador deve treinar, no mnimo, trs trabalhadores da

instalao que estejam diretamente envolvidos com inflamveis e/ou


lquidos combustveis, em curso bsico previsto no Anexo II.

FIM

You might also like