You are on page 1of 27

A FAMLIA E A ESCOLA DOMINICAL

TEXTO UREO
Ajunta o povo, homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que esto dentro das tuas portas, para que ouam, e aprendam, e temam ao SENHOR, vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta Lei (Dt 31.12).

VERDADE PRTICA
A Escola Dominical contribui decisivamente para a formao espiritual, moral, cultural e social da famlia.

Palavra-Chave Escola: Estabelecimento pblico ou privado onde se ministra, sistematicamente, ensino coletivo.

INTRODUO
A Escola Dominical a maior e mais acessvel agncia de educao religiosa da igreja. O seu principal objetivo levar as crianas, adolescentes, jovens e adultos a aprender e a praticar a Palavra de Deus. Por isso, ela um fator determinante na formao espiritual, moral, social e cultural das famlias. A Escola Dominical, quando bem estruturada, torna-se um dos meios mais eficazes de evangelizao.

I . A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL


A Escola Dominical ministra o ensino da Palavra de Deus de forma acessvel a todos os alunos contemplando as respectivas faixas etrias do berrio aos adultos.
1. Razes bblica da Escola Dominical. 2. A origem da Escola Dominical 3. O que Escola Dominical.

I . A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

1. Razes bblicas da Escola Dominical. Conforme ensina-nos o pastor Antnio Gilberto em seu Manual da Escola Dominical, esse educandrio tem as suas razes desde o Antigo Testamento ... No Antigo Testamento: passando por Moiss (Dt 6.5-9; 11.18-20; 31.12,13), pela poca dos sacerdotes, reis e profetas de Israel (Dt 24.8; 1 Sm 12.23; Jr 18.18; 2 Cr 15.3; 17.7-9), durante e aps o cativeiro babilnico (Ne 8).

I . A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

1. Razes bblicas da Escola Dominical.


No Novo Testamento: chegando aos dias

de Jesus, sendo Ele o Mestre dos mestres (Mc 2.1,2; 6.2,6,34; 12.35; Lc 5.17; 24.27) e da Igreja do primeiro sculo at os nossos dias (Mc 6.30; At 5.21,41,42).
MARCOS 2.1,2 : 1 E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. 2 E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto porta cabiam; E ANUNCIAVA-LHES A PALAVRA.

I . A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL 2. A origem da Escola Dominical. A fase moderna da Escola Dominical, assim como a conhecemos, teve incio em um domingo de 1780. O jornalista britnico, Robert Raikes, desejava escrever um editorial sobre a melhoria do sistema carcerrio de sua cidade. Ao perceber que muitas crianas ficavam na rua falando palavres e brigando, mudou de idia e escreveu sobre como levar aqueles meninos igreja, visando alfabetiz-los e evangeliz-los.

I . A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL 2. A origem da Escola Dominical. A maioria das crianas no sabia ler nem escrever, pois durante a semana eram foradas a trabalhar em fbricas; algo bem comum durante a Revoluo Industrial. E, no domingo, perambulavam pelas ruas.

I . A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL 2. A origem da Escola Dominical. a) O projeto. Raikes divulgou o projeto de alfabetizar as crianas, ensinando-lhes gramtica, matemtica e a Bblia. Apelou s pessoas a fim de que, voluntariamente, ajudassem-no a tirar as crianas das ruas, educando-as nos lares e na igreja.

I . A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL 2. A origem da Escola Dominical. b) Semeando lies de vida. As professoras voluntrias, alm de alfabetiz-las, ensinavam-lhes noes de tica, moral e histrias bblicas. Era uma verdadeira educao integral. Quatro anos depois, aps espalhar-se por vrias cidades, a Escola Dominical j contava com 250 mil alunos. No Brasil, ela foi fundada em 19 de agosto de 1855 pelo casal de missionrios escoceses, Robert e Sarah Kalley.

I . A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL 3. O que Escola Dominical. uma escola que ministra o ensino da Palavra de Deus de forma acessvel a todos os alunos - desde o berrio aos adultos - contemplando todas as faixas etrias. A Escola Dominical gratuita e conta com o apoio de homens e mulheres que, voluntariamente, lecionam a Palavra de Deus. o maior trabalho que se pode realizar na igreja.
Os seus professores e organizadores no tm qualquer retorno financeiro a no ser a alegria de saber que so instrumentos de Deus para abenoar vidas atravs do ensino da Bblia Sagrada.

II . FINALIDADES DA ESCOLA DOMINICAL


Auxiliar no ensino das Escrituras, na evangelizao e no discipulado, so algumas das finalidades da Escola Dominical.

1. Auxiliar no ensino das Escrituras. 2. Auxiliar na evangelizao. 3. Auxiliar no discipulado.

II . FINALIDADES A ESCOLA DOMINICAL


1. Auxiliar no ensino das Escrituras. O ensino bblico sistemtico, e por faixas etrias, de grande significado espiritual e moral para toda a famlia. Por isso, tem de ser ministrado por pessoas maduras que amem comunicar a Palavra de Deus, pois, como instrui-nos o apstolo Paulo, se o nosso ministrio " ensinar, haja dedicao ao ensino" (Rm 12.7). A famlia beneficiada quando o ensino alcana os objetivos propostos na formao crist de todos os seus membros.

II . FINALIDADES A ESCOLA DOMINICAL


2. Auxiliar na evangelizao. desejvel que a Escola Dominical resgate este supremo objetivo: evangelizar (Mc 16.15).

E disse-lhes [Jesus]: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16.15)

ALGUMAS DICAS !
Uma classe pode incumbir-se de levar convites aos descrentes para virem igreja no domingo seguinte, ou para o culto vespertino. Uma gincana pode ser realizada, concedendo pontos s classes que trouxerem mais visitantes no convertidos Escola Dominical. Tal iniciativa uma tima forma de apresentarmos o Evangelho aos que ainda no receberam a Cristo.

II . FINALIDADES A ESCOLA DOMINICAL


3. Auxiliar no discipulado. Jesus mandou fazer discpulos e no prioritariamente membros e congregados (Mt 28.19). Por esse motivo, os que aceitam a Cristo devem ser eficazmente discipulados. Nesse sentido, a Escola Dominical desempenha um importante e insubstituvel papel. Portanto, que haja classes de discipulado para as crianas, adolescentes, jovens e adultos.
Acima de tudo, no nos esqueamos de que, como discpulos de Cristo, a nossa vida um permanente discipulado (2 Co 3.18; Mt 11.29).

III . A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMLIA


Na Escola Dominical as crianas so instrudas, a juventude prevenida contra o pecado e os adultos so incentivados a frutificarem na obra do Senhor.
1. As crianas so bem instrudas. 2. A juventude prevenida contra o pecado. 3. Os adultos frutificam.

III . A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMLIA 1. As crianas so bem instrudas.

Dizem os estudiosos que a personalidade humana definida at aos sete anos. O que aprendemos nessa fase, refletir decisivamente em nosso desenvolvimento psquico, emocional, afetivo e social, influenciando-nos por toda a vida. Nesse aspecto, advertem-nos as Sagradas Escrituras: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, at quando envelhecer, no se desviar dele" (Pv 22.6).

III . A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMLIA 1. As crianas so bem instrudas.

Por conseguinte, a Escola Dominical ajuda, e muito, no desenvolvimento da personalidade infantil, pois encaminha cada criana no no aprendizado cristo.

III . A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMLIA 2. A juventude prevenida contra o pecado.

A juventude vtima de muitas brutalidades sociais: lcool, drogas, sexo ilcito, delinqncia, etc. Por isso mesmo, nossos jovens devem freqntar assiduamente a Escola Dominical, pois aqui so alertados contra todos esses males to caractersticos de uma sociedade sem Deus.

III . A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMLIA 2. A juventude prevenida contra o pecado.

O salmista oferece um caminho seguro para que o jovem previna-se contra os males desse tempo: "Como purificar o jovem o seu caminho? Observandoo conforme a tua palavra" (Sl 119.9).

III . A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMLIA 3. Os adultos frutificam.

Por aceitar a Cristo na idade adulta e no haver recebido uma slida formao espiritual e moral durante a infncia e juventude, h crentes que acabam no formando uma conscincia clara e madura da vida crist. A Escola Dominical, todavia, est apta a ajud-los a formar o seu carter cristo e estimulando-os leitura da Bblia Sagrada e prtica da vida crist em seu dia a dia (Jo 5.39).

III . A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMLIA 3. Os adultos frutificam.

Assim, os adultos tornam-se aptos a dar muitos frutos na obra do Senhor (Jo 15.1-16).
Salmo 92.12-15 : 12 O justo florescer como a palmeira; crescer como o cedro no Lbano. 13 Os que esto plantados na casa do SENHOR florescero nos trios do nosso Deus. 14 Na velhice ainda daro frutos; sero viosos e vigorosos, 15 Para anunciar que o SENHOR reto. Ele a minha rocha e nele no h injustia.

CONCLUSO
Nenhuma instituio de ensino tem efeito to benfico sobre a famlia como a Escola Dominical. Nos pases onde ela valorizada, sempre h testemunhos de pessoas que se tornaram teis sociedade e ao mundo. Portanto, a igreja precisa valorizar a Escola Dominical: a maior escola de formao crist do mundo. Os que so assduos na Escola Dominical absorvem o ensino da Bblia, e passam a ter uma conduta pautada nos princpios

... APRENDEI DE MIM, que sou manso e humilde de corao; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11.29)

Jos Pereira Filho Membro da Igreja Assemblia de Deus do Parque Piau, em Teresina-PI Brasil. Evangelista e membro da CEMADEPI Conveno Evanglica de Ministros das Assemblia de Deus do Piau, e com experincia em ministraes da Palavra de Deus. Email : josepereiraoevangelista1@gmail.com Canais no Youtube : http://www.youtube.com/user/JPoEvangelista1 http://www.youtube.com/user/josepereiradiacono http://www.youtube.com/user/atosdoisequatro?feature=mhee Pgina no Facebook : http://www.facebook.com/josepereiracomdeus

You might also like