You are on page 1of 146

Centro de Estudos da Sade do IDS

de 01 de junho de 1998

Prof. Mariana Elisa

Aprova o Regulamento Tcnico que estabelece as diretrizes bsicas de proteo radiolgica em radiodiagnstico mdico e odontolgico, dispe sobre o uso dos raios-X diagnsticos em todo territrio nacional e d outras providncias.

Aprovar o Regulamento Tcnico "Diretrizes de Proteo Radiolgica em Radiodiagnstico Mdico e Odontolgico", parte integrante desta Portaria, que estabelece os requisitos bsicos de proteo radiolgica em radiodiagnstico e disciplina a prtica com os raios-X para fins diagnsticos e intervencionistas, visando a defesa da sade dos pacientes, dos profissionais envolvidos e do pblico em geral.

Este Regulamento deve ser adotado em todo territrio nacional e observado pelas pessoas fsicas e jurdicas, de direito privado e pblico, envolvidas com a utilizao dos raios-X diagnsticos.

Compete aos rgos de Vigilncia Sanitria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios o licenciamento dos estabelecimentos que empregam os raios-X diagnsticos, assim como a fiscalizao do cumprimento deste Regulamento, sem prejuzo da observncia de outros regulamentos federais, estaduais e municipais supletivos sobre a matria.

A inobservncia dos requisitos deste Regulamento constitui infrao de natureza sanitria nos termos da Lei 6.437, de 25 de agosto de 1977, ou outro instrumento legal que venha a substitula, sujeitando o infrator ao processo e penalidades previstas, sem prejuzo das responsabilidades civil e penal cabveis.

As Secretarias de Sade Estaduais, Municipais e do Distrito Federal devem implementar os mecanismos necessrios para adoo desta Portaria, podendo estabelecer regulamentos de carter suplementar a fim de atender s especificidades locais.

Todos os servios de radiodiagnstico devem manter um exemplar deste Regulamento nos seus diversos setores que empregam os raios-X diagnsticos.

Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicao, revogando as disposies em contrrio.

01 de junho de 1998

Baixar diretrizes para a proteo da populao dos possveis efeitos indevidos inerentes utilizao dos raios-x diagnsticos, visando minimizar os riscos e maximizar os benefcios desta prtica;

Estabelecer parmetros e regulamentar aes para o controle das exposies mdicas, das exposies ocupacionais e das exposies do pblico, decorrentes das prticas com raios-x diagnsticos.

Estabelecer requisitos para o licenciamento e a fiscalizao dos servios que realizam procedimentos radiolgicos mdicos e odontolgicos.

A produo e comercializao de equipamentos de raios-x diagnsticos, componentes e acessrios; A prestao de servios que implicam na utilizao raios-x diagnsticos para fins mdicos e odontolgicos; A utilizao dos raios-x diagnsticos nas atividades de pesquisa biomdica e de ensino.

A Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade e os rgos de Vigilncia Sanitria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, aqui designados de autoridades sanitrias, adotaro as medidas cabveis para assegurar o cumprimento deste Regulamento

A inobservncia dos requisitos deste Regulamento ou a falha na execuo de aes corretivas ou preventivas em tempo hbil constitui infrao de natureza sanitria, sujeitando o infrator ao processo e penalidades previstas na legislao vigente, sem prejuzo das responsabilidades civil e penal cabveis.

Em casos de no conformidade com o cumprimento de qualquer requisito deste Regulamento, os responsveis principais devem, conforme apropriado: Providenciar uma investigao de suas causas, circunstncias e conseqncias; Tomar as medidas cabveis para corrigir as circunstncias que levaram infrao e prevenir a recorrncia de infraes similares.

Justificao da prtica e das exposies mdicas individuais; Otimizao da proteo radiolgica; Limitao de doses individuais; Preveno de acidentes.

A justificao o princpio bsico de proteo radiolgica que estabelece que nenhuma prtica ou fonte adscrita a uma prtica deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefcio para o indivduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado.

Que a exposio mdica deve resultar em um benefcio real para a sade do indivduo e/ou para sociedade, tendo em conta a totalidade dos benefcios potenciais em matria de diagnstico ou teraputica que dela decorram, em comparao com o detrimento que possa ser causado pela radiao ao indivduo;

Justificao genrica da prtica

Justificao da exposio individual

Todos os novos tipos de prticas que envolvam exposies mdicas devem ser previamente justificadas antes de serem adotadas em geral; Os tipos existentes de prticas devem ser revistos sempre que se adquiram novos dados significativos acerca de sua eficcia ou de suas conseqncias;

Todas as exposies mdicas devem ser justificadas individualmente, tendo em conta os objetivos especficos da exposio e as caractersticas do indivduo envolvido.

Fica proibida toda exposio que no possa ser justificada, incluindo:

PROIBIDO

Exposio deliberada de seres humanos aos raios-x diagnsticos com o objetivo nico de demonstrao, treinamento ou outros fins que contrariem o princpio da justificao.

Exames radiolgicos para fins empregatcios ou periciais, exceto quando as informaes a serem obtidas possam ser teis sade do indivduo examinado, ou para melhorar o estado de sade da populao.

Exames radiolgicos para rastreamento em massa de grupos populacionais, exceto quando o Ministrio da Sade julgar que as vantagens esperadas para os indivduos examinados e para a populao so suficientes para compensar o custo econmico e social, incluindo o detrimento radiolgico. Deve-se levar em conta, tambm, o potencial de deteco de doenas e a probabilidade de tratamento efetivo dos casos detectados.

Exposio de seres humanos para fins de pesquisa biomdica, exceto quando estiver de acordo com a Declarao de Helsinque, adotada pela 18 Assemblia Mundial da OMS de 1964; revisada em 1975 na 29 Assemblia, em 1983 na 35 Assemblia e em 1989 na 41 Assemblia, devendo ainda estar de acordo com resolues especficas do Conselho Nacional de Sade.

Exames de rotina de trax para fins de internao hospitalar, exceto quando houver justificativa no contexto clnico, considerando-se os mtodos alternativos.

O princpio de otimizao estabelece que as instalaes e as prticas devem ser planejadas, implantadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o nmero de pessoas expostas e a probabilidade de exposies acidentais sejam to baixos quanto razoavelmente exeqveis, levando-se em conta fatores sociais e econmicos, alm das restries de dose aplicveis.

Otimizao da proteo deve ser aplicada em dois nveis, nos projetos e construes de equipamentos e instalaes, e nos procedimentos de trabalho.

No emprego das radiaes em medicina e odontologia, deve-se dar nfase otimizao da proteo nos procedimentos de trabalho, por possuir uma influncia direta na qualidade e segurana da assistncia aos pacientes.

As exposies mdicas de pacientes devem ser otimizadas ao valor mnimo necessrio para obteno do objetivo radiolgico (diagnstico e teraputico), compatvel com os padres aceitveis de qualidade de imagem. Para tanto, no processo de otimizao de exposies mdicas deve-se considerar: A seleo adequada do equipamento e acessrios; Os procedimentos de trabalho; A garantia da qualidade; Os nveis de referncia de radiodiagnstico para pacientes; As restries de dose para indivduo que colabore, conscientemente e de livre vontade, fora do contexto de sua atividade profissional, no apoio e conforto de um paciente, durante a realizao do procedimento radiolgico.

As exposies ocupacionais e as exposies do pblico decorrentes das prticas de radiodiagnstico devem ser otimizadas a um valor to baixo quanto exeqvel , observando-se: As restries de dose estabelecidas neste Regulamento; O coeficiente monetrio por unidade de dose coletiva estabelecido pela Resoluo-CNEN n. 12, de 19/07/88, quando se tratar de processos quantitativos de otimizao.

Os limites de doses individuais so valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidos para exposio ocupacional e exposio do pblico decorrentes de prticas controladas, cujas magnitudes no devem ser excedidas.

Incidem sobre o indivduo, considerando a totalidade das exposies decorrentes de todas as prticas a que ele possa estar exposto; No se aplicam s exposies mdicas; No devem ser considerados como uma fronteira entre "seguro" e "perigoso; No devem ser utilizados como objetivo nos projetos de blindagem ou para avaliao de conformidade em levantamentos radiomtricos; No so relevantes para as exposies potenciais.

As exposies ocupacionais normais de cada indivduo, decorrentes de todas as prticas, devem ser controladas de modo que os valores dos limites estabelecidos na Resoluo-CNEN n. 12/88 no sejam excedidos. Nas prticas abrangidas por este Regulamento, o controle deve ser realizado da seguinte forma: a dose efetiva mdia anual no deve exceder 20 mSv em qualquer perodo de 5 anos consecutivos, no podendo exceder 50 mSv em nenhum ano; a dose equivalente anual no deve exceder 500 mSv para extremidades e 150 mSv para o cristalino.

Para mulheres grvidas devem ser observados os seguintes requisitos adicionais, de modo a proteger o embrio ou feto: a gravidez deve ser notificada ao titular do servio to logo seja constatada; as condies de trabalho devem ser revistas para garantir que a dose na superfcie do abdmen no exceda 2 mSv durante todo o perodo restante da gravidez, tornando pouco provvel que a dose adicional no embrio ou feto exceda cerca de 1 mSv neste perodo.

Menores de 18 anos no podem trabalhar com raios-x diagnsticos, exceto em treinamentos; proibida a exposio ocupacional de menores de 16 anos;

Para estudantes com idade entre 16 e 18 anos, em estgio de treinamento profissional, as exposies devem ser controladas de modo que os seguintes valores no sejam excedidos: dose efetiva anual de 6 mSv ; dose equivalente anual de 150 mSv para extremidades e 50 mSv para o cristalino.

As exposies normais de indivduos do pblico decorrentes de todas as prticas devem ser restringidas de modo que a dose efetiva anual no exceda 1 mSv.

No projeto e operao de equipamentos e de instalaes deve-se minimizar a probabilidade de ocorrncia de acidentes (exposies potenciais);

Deve-se desenvolver os meios e implementar as aes necessrias para minimizar a contribuio de erros humanos que levem ocorrncia de exposies acidentais.

Nenhuma instalao pode ser construda, modificada, operada ou desativada, nenhum equipamento de radiodiagnstico pode ser vendido, operado, transferido de local, modificado e nenhuma prtica com raios-x diagnsticos pode ser executada sem que estejam de acordo com os requisitos estabelecidos neste Regulamento.

Nenhum tipo ou modelo de equipamento de raios-x diagnsticos, componentes (tubo, cabeote, sistema de colimao, mesa "bucky", "bucky" mural, serigrafo, sistema intensificador de imagem) e acessrios de proteo radiolgica em radiodiagnstico pode ser comercializado sem possuir registro do Ministrio da Sade.

Os fornecedores de equipamentos de raios-x diagnsticos devem informar semestralmente por escrito a cada autoridade sanitria estadual, sobre cada equipamento comercializado a ser instalada no respectivo estado, incluindo o seu nmero de srie, de modo a permitir a rastreabilidade dos equipamentos instalados no pas.

Nenhum servio de radiodiagnstico pode funcionar sem estar devidamente licenciado pela autoridade sanitria local.

O licenciamento de um servio de radiodiagnstico segue o seguinte processo: Aprovao, sob os aspectos de proteo radiolgica, do projeto bsico de construo das instalaes; Emisso do alvar de funcionamento.

Um novo relatrio de levantamento radiomtrico deve ser providenciado: Aps a realizao das modificaes autorizadas; Quando ocorrer mudana na carga de trabalho semanal ou na caracterstica ou ocupao das reas circunvizinhas; Quando decorrer 4 anos desde a realizao do ltimo levantamento.

O alvar de funcionamento, contendo identificao dos equipamentos, deve ser afixado em lugar visvel ao pblico no estabelecimento Todo servio deve manter uma cpia do projeto bsico de arquitetura de cada instalao (nova ou modificada), disponvel autoridade sanitria local, inclusive nos consultrios odontolgicos e nas instalaes com equipamentos mveis, dispensados do processo de aprovao de projeto.

A desativao de equipamento de raios-x deve ser comunicada autoridade sanitria, por escrito, com solicitao de baixa de responsabilidade e notificao sobre o destino dado ao equipamento.

Os servios de radiodiagnstico devem implementar uma estrutura organizacional de modo a facilitar o desenvolvimento de uma cultura de segurana que se traduza em: a) Adoo de uma atitude de preveno e de aprimoramento constantes em proteo radiolgica, como parte integrante das funes dirias de cada membro da equipe.

b) Definio clara das linhas hierrquicas para a tomada de decises no mbito do estabelecimento, e as responsabilidades de cada indivduo. c) Estabelecimento de um conjunto de regras e procedimentos, tendo a proteo radiolgica como tema prioritrio, incluindo a pronta identificao e correo dos problemas, de acordo com sua relevncia.

Em cada servio de radiodiagnstico deve ser nomeado um membro da equipe para responder pelas aes relativas ao programa de proteo radiolgica, denominado supervisor de proteo radiolgica de radiodiagnstico (SPR)

O SPR deve estar adequadamente capacitado para cumprir as responsabilidades que lhe competem e possuir certificao de qualificao conforme especificado neste Regulamento;

O SPR pode assessorar-se de consultores externos, conforme a necessidade e o porte do servio, as atividades exercidas pelos assessores externos devem estar discriminadas no memorial descritivo de proteo radiolgica.

Para cada setor de radiologia diagnstica ou intervencionista desenvolvida no estabelecimento, o titular deve designar um mdico, ou um odontlogo, em se tratando de radiologia odontolgica, para responder pelos procedimentos radiolgicos no mbito do servio, denominado responsvel tcnico (RT).

O RT deve estar adequadamente capacitado para as responsabilidades que lhe competem e possuir certificao de qualificao, conforme especificado neste Regulamento; O RT pode responsabilizar-se por, no mximo, dois servios, desde que haja compatibilidade operacional de horrios; Cada RT pode ter at dois substitutos para os casos de seu impedimento ou ausncia; O titular do servio que tambm RT deve assumir as responsabilidades de ambos.

permitido ao RT assumir tambm as funes de SPR desde que seja possvel a compatibilidade entre as funes e no haja prejuzo em seu desempenho.

Em estabelecimentos hospitalares deve haver um comit de proteo radiolgica integrando por, no mnimo, o SPR, um representante da direo do hospital e um mdico especialista de cada um das unidades que fazem uso das radiaes ionizantes.

Os empregadores e titulares dos servios so os responsveis principais pela aplicao deste Regulamento.

Constitui obrigao dos responsveis principais tomar todas as providncias necessrias relativas ao licenciamento dos seus servios.

Compete ao SPR assessorar o titular nos assuntos relativos proteo radiolgica, com autoridade para interromper operaes inseguras

Compete ao RT responsabilizar-se pelos procedimentos radiolgicos a que so submetidos os pacientes, levando em conta os princpios e requisitos de proteo radiolgica estabelecidos neste Regulamento

Compete aos tcnicos e auxiliares: Executar suas atividades em conformidade com as exigncias deste Regulamento e com as instrues do RT e do SPR; Realizar apenas exposies mdicas autorizadas por um mdico do servio, ou odontlogo, em se tratando de radiologia odontolgica;

Atuar no programa de garantia de qualidade, nas avaliaes de doses em pacientes e nas avaliaes do ndice de rejeio de radiografias, segundo instrues do SPR; Assentar os procedimentos radiogrficos realizados; Manter assentamento, em livro prprio, de qualquer ocorrncia relevante sobre condies de operao e de segurana de equipamentos, das manutenes e dos reparos.

responsabilidade do mdico ou odontlogo, no caso de radiologia odontolgica, que prescreve ou solicita um procedimento radiolgico estar ciente dos riscos das radiaes ionizantes, do princpio de justificao, das proibies, das limitaes e vantagens da prtica radiolgica comparada com tcnicas alternativas

Nenhum indivduo pode administrar, intencionalmente, radiaes ionizantes em seres humanos a menos que: Tal indivduo seja um mdico ou odontlogo qualificado para a prtica, ou que seja um tcnico em radiologia que esteja sob a superviso de um mdico ou odontlogo; Possua certificao de qualificao que inclua os aspectos proteo radiolgica, exceto para indivduos que estejam realizando treinamentos autorizados

Para responder pela solicitao ou prescrio de um procedimento radiolgico necessrio possuir formao em medicina ou odontologia, no caso de radiologia odontolgica.

Para responder pela funo de RT necessrio possuir: Formao em medicina, ou odontologia, no caso de radiologia odontolgica; Certificao de qualificao para a prtica, emitida por rgo de reconhecida competncia;

Para desempenhar as funes de SPR no servio necessrio atender a um dos seguintes requisitos: Possuir certificao de especialista de fsica de radiodiagnstico, emitida por rgo de reconhecida competncia ; Possuir a mesma certificao de qualificao exigida para o RT do servio.

Para desempenhar as atividades de tcnico de raios-x diagnsticos necessrio: Possuir formao de tcnico em radiologia na rea especfica de radiodiagnstico; Comprovar conhecimento e experincia em tcnicas radiogrficas em medicina, considerando os princpios e requisitos de proteo radiolgica estabelecidos neste Regulamento

Qualquer indivduo em treinamento em tcnicas e procedimentos radiolgicos somente pode realizar exposies mdicas sob a direta superviso de um profissional qualificado e sob a responsabilidade do RT.

Os titulares devem implementar um programa de treinamento anual, integrante do programa de proteo radiolgica, contemplando, pelo menos, os seguintes tpicos:

Procedimentos de operao dos equipamentos; Uso de vestimenta de proteo individual; Procedimentos para minimizar as exposies mdicas e ocupacionais; Uso de dosmetros individuais; Processamento radiogrfico;

Os ambientes do servio devem ser delimitados e classificados em reas livres ou em reas controladas, segundo as caractersticas das atividades desenvolvidas em cada ambiente.

Nos ambientes classificados como reas controladas, devem ser tomadas medidas especficas de proteo e segurana para controlar as exposies normais e prevenir ou limitar a extenso de exposies potenciais.

Em instalaes de radiodiagnstico, toda circunvizinhana da rea controlada deve ser classificada como rea livre, sob o aspecto de proteo radiolgica.

Todo indivduo que trabalha com raios-x diagnsticos deve usar, durante sua jornada de trabalho e enquanto permanecer em rea controlada, dosmetro individual de leitura indireta, trocado mensalmente.

A obrigatoriedade do uso de dosmetro individual pode ser dispensada, a critrio da autoridade sanitria local e mediante ato normativo, para os servios odontolgicos com equipamento periapical e carga de trabalho mxima inferior a 4 mA min / semana.

Os dosmetros individuais destinados a estimar a dose efetiva devem ser utilizados na regio mais exposta do tronco.

Durante a utilizao de avental plumbfero, o dosmetro individual deve ser colocado sobre o avental, aplicando-se um fator de correo de 1/10 para estimar a dose efetiva. Em casos em que as extremidades possam estar sujeitas a doses significativamente altas, deve-se fazer uso adicional de dosmetro de extremidade.

O dosmetro individual de uso exclusivo do usurio do dosmetro no servio para o qual foi designado; Durante a ausncia do usurio, os dosmetros individuais devem ser mantidos em local seguro, com temperatura amena, umidade baixa e afastados de fontes de radiao ionizante, junto ao dosmetro padro, sob a superviso do SPR.

Os titulares devem providenciar a investigao dos casos de doses efetivas mensais superiores a 1,5 mSv. Os resultados da investigao devem ser assentados.

os titulares devem comunicar autoridade sanitria local os resultados mensais acima de 3/10 do limite anual, juntamente com um relatrio das providncias que foram tomadas.

quando os valores mensais relatados de dose efetiva forem superiores a 100 mSv, os titulares devem providenciar uma investigao especial e, havendo uma provvel exposio do usurio do dosmetro, devem submeter o usurio a uma avaliao de dosimetria citogentica.

A presena de acompanhantes durante os procedimentos radiolgicos somente permitida quando sua participao for imprescindvel para conter, confortar ou ajudar pacientes.

Esta atividade deve ser exercida apenas em carter voluntrio e fora do contexto da atividade profissional do acompanhante; proibido a um mesmo indivduo desenvolver regularmente esta atividade;

durante as exposies, obrigatria, aos acompanhantes, a utilizao de vestimenta de proteo individual compatvel com o tipo de procedimento radiolgico e que possua, pelo menos, o equivalente a 0,25 mm de chumbo;

Todo equipamento de raios-x diagnsticos importado ou fabricado no Pas deve estar de acordo com os padres nacionais, com os padres internacionais que o Brasil tenha acordado, alm dos requisitos estabelecidos neste Regulamento.

Todo equipamento de raios-x diagnsticos deve ser projetado e construdo visando garantir que: seja facilitada a execuo de exposies mdicas a nveis to baixos quanto racionalmente exeqveis; eventuais falhas em um nico componente do sistema possam ser imediatamente detectadas, seja mnima a probabilidade de ocorrncia de erro humano como causa de exposies no planejadas

Os titulares devem implementar um programa de garantia de qualidade (PGQ), integrante do programa de proteo radiolgica, com os seguintes objetivos: - Verificar, atravs dos testes de constncia, a manuteno das caractersticas tcnicas e requisitos de desempenho dos equipamentos de raios-x e do sistema de deteco/ registro;

Identificar, levando-se em considerao as informaes fornecidas pelos fabricantes, possveis falhas de equipamentos e erros humanos que possam resultar em exposies mdicas indevidas e promover as medidas preventivas necessrias;

Evitar que os equipamentos sejam operados fora das condies exigidas neste Regulamento e assegurar que as aes reparadoras necessrias sejam executadas prontamente, mediante um programa adequado de manuteno preventiva e corretiva dos equipamentos;

O programa de garantia de qualidade deve incluir, o assentamento dos testes e avaliaes realizadas e os resultados obtidos, assim como a documentao e verificao dos procedimentos operacionais e das tabelas de exposio, considerando os requisitos de proteo radiolgica estabelecidos neste Regulamento.

Os titulares devem implementar auditorias peridicas, internas e/ou externas, para rever a execuo e eficcia do programa de garantia de qualidade; Toda vez que for realizado qualquer ajuste ou alterao das condies fsicas originais do equipamento de raios-x, deve ser realizado um teste de desempenho, correspondente aos parmetros modificados, e manter o relatrio arquivado no servio.

Aps troca de tubo ou colimador ou manuteno do cabeote, a adequao da blindagem do cabeote e do sistema de colimao deve ser comprovada novamente por um especialista em fsica de radiodiagnstico ou pelo fabricante;

Os instrumentos para medio de nveis de radiao em levantamentos radiomtricos e dosimetria de feixe devem ser calibrados a cada 2 anos em laboratrios credenciados, rastreados rede nacional ou internacional de metrologia das radiaes ionizantes, nas qualidades de feixes de raios-x diagnsticos.

As salas de raios-x devem dispor de: Paredes, piso, teto e portas com blindagem que proporcione proteo radiolgica s reas adjacentes, de acordo com os requisitos de otimizao, observando-se os nveis de restrio de dose estabelecidos neste Regulamento;

Particular ateno deve ser dada blindagem da parede com "bucky" mural para exame de trax e s reas atingidas pelo feixe primrio de radiao; Toda superfcie de chumbo deve estar coberta com revestimento protetor como lambris, pintura ou outro material adequado.

A cabine deve permitir ao operador, na posio de disparo, eficaz comunicao e observao visual do paciente mediante um sistema de observao eletrnico (televiso) ou visor apropriado com, pelo menos, a mesma atenuao calculada para a cabine;

Quando o comando estiver dentro da sala de raios-x, permitido que a cabine seja aberta ou que seja utilizado um biombo fixado permanentemente no piso e com altura mnima de 210 cm, desde que a rea de comando no seja atingida diretamente pelo feixe espalhado pelo paciente

A cabine deve estar posicionada de modo que, durante as exposies, nenhum indivduo possa entrar na sala sem ser notado pelo operador; Deve haver um sistema de reserva ou sistema alternativo para falha eletrnica, no caso de sistema de observao eletrnico;

Sinalizao visvel na face exterior das portas de acesso, contendo o smbolo internacional da radiao ionizante acompanhado das inscries: "raios-x, entrada restrita" ou "raios-x, entrada proibida a pessoas no autorizadas;

Sinalizao luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso, acompanhada do seguinte aviso de advertncia: "Quando a luz vermelha estiver acesa, a entrada proibida".

A sinalizao luminosa deve ser acionada durante os procedimentos radiolgicos indicando que o gerador est ligado e que pode haver exposio. Alternativamente, pode ser adotado um sistema de acionamento automtico da sinalizao luminosa, diretamente conectado ao mecanismo de disparo dos raios-x.

Quadro com as seguintes orientaes de proteo radiolgica, em lugar visvel: - "No permitida a permanncia de acompanhantes na sala durante o exame radiolgico, salvo quando estritamente necessrio e autorizado";

"Acompanhante, quando houver necessidade de conteno de paciente, exija e use corretamente vestimenta plumbfera para sua proteo;

Quadro no interior da sala, em lugar e tamanho visvel ao paciente, com o seguinte aviso: "Nesta sala somente pode permanecer um paciente de cada vez". Vestimentas de proteo individual para pacientes, equipe e acompanhantes, e todos acessrios necessrios aos procedimentos previstos para a sala, conforme estabelecido neste Regulamento.

Deve haver suportes apropriados para sustentar os aventais plumbferos de modo a preservar a sua integridade;

Junto ao painel de controle de cada equipamento de raios-x deve ser mantido um protocolo de tcnicas radiogrficas (tabela de exposio) especificando, para cada exame realizado no equipamento, as seguintes informaes: Tipo de exame (espessuras e partes anatmicas do paciente) e respectivos fatores de tcnica radiogrfica;

Quando aplicvel, parmetros para o controle automtico de exposio; Tamanho e tipo da combinao tela-filme; Distncia foco-filme; Tipo e posicionamento da blindagem a ser usada no paciente;

No permitida a instalao de mais de um equipamento de raios-x por sala

O servio de radiodiagnstico deve implantar um sistema de controle de exposio mdica de modo a evitar exposio inadvertida de pacientes grvidas, incluindo avisos de advertncia como: "Mulheres grvidas ou com suspeita de gravidez: favor informarem ao mdico ou ao tcnico antes do exame".

A cmara escura deve ser planejada e construda considerando-se os seguintes requisitos: Dimenso proporcional quantidade de radiografias e ao fluxo de atividades previstas no servio; Vedao apropriada contra luz do dia ou artificial. Ateno especial deve ser dada porta, passa chassis e sistema de exausto;

O(s) interruptor(es) de luz clara deve(m) estar posicionado(s) de forma a evitar acionamento acidental; Sistema de exausto de ar de forma a manter uma presso positiva no ambiente; Paredes com revestimento resistente ao das substncias qumicas utilizadas, junto aos locais onde possam ocorrer respingos destas substncias.

Piso anticorrosivo, impermevel e antiderrapante; Sistema de iluminao de segurana com lmpadas e filtros apropriados aos tipos de filmes utilizados, localizado a uma distncia no inferior a 1,2 m do local de manipulao.

A cmara escura para revelao manual deve ser provida de cronmetro, termmetro e tabela de revelao para garantir o processamento nas condies especificadas pelo fabricante dos produtos de revelao

Deve ser previsto local adequado para o armazenamento de filmes radiogrficos, de forma que estes filmes sejam mantidos: Em posio vertical; Afastados de fontes de radiao; Em condies de temperatura e umidade compatveis com as especificaes do fabricante

O equipamento dever possuir: Blindagem no cabeote de modo a garantir um nvel mnimo de radiao de fuga; Filtrao no mnimo de 2,5 mm de alumnio; Diafragma regulvel com localizao luminosa para limitar o campo de radiao regio de interesse clnico; Cabo disparador com comprimento mnimo de 2 m, nos equipamentos mveis

A fim de produzir uma dose mnima para o paciente, consistente com a qualidade aceitvel da imagem e o propsito clnico do procedimento radiolgico, os mdicos, os tcnicos e demais membros da equipe de radiodiagnstico devem selecionar e combinar adequadamente os parmetros abaixo discriminados;

Durante a realizao de procedimentos radiolgicos, somente o paciente a ser examinado e a equipe necessria ao procedimento mdico ou treinandos podem permanecer na sala de raios-x;

Todos, os profissionais necessrios na sala devem: - posicionar-se de tal forma que nenhuma parte do corpo incluindo extremidades seja atingida pelo feixe primrio sem estar protegida por 0,5 mm equivalente de chumbo;

Proteger-se da radiao espalhada por vestimenta ou barreiras protetoras com atenuao no inferior a 0,25 mm equivalentes de chumbo;

Havendo necessidade da permanncia de acompanhante do paciente na sala durante a realizao do exame, isto somente ser possvel com a permisso do RT e aps tomadas todas as providncias de proteo radiolgica devidas;

O tcnico operador deve manter-se dentro da cabine de comando e observar o paciente durante o exame radiogrfico, em instalaes fixas;

A realizao de exames radiolgicos com equipamentos mveis em leitos hospitalares ou ambientes coletivos de internao, tais como unidades de tratamento intensivo e berrios, somente ser permitida quando for inexeqvel ou clinicamente inaceitvel transferir o paciente para uma instalao com equipamento fixo.

Os demais pacientes que no puderem ser removidos do ambiente devem ser protegidos da radiao espalhada por uma barreira protetora (proteo de corpo inteiro) com, no mnimo, 0,5 mm equivalentes de chumbo;

Os demais pacientes que no puderem ser removidos do ambiente devem ser posicionados de modo que nenhuma parte do corpo esteja a menos de 2 metros do cabeote ou do receptor de imagem;

O feixe de raios-x deve ser cuidadosamente posicionado no paciente e alinhado em relao ao receptor de imagem. O feixe til deve ser limitado menor rea possvel e consistente com os objetivos do exame radiolgico; O campo deve ser no mximo do tamanho do receptor de imagem; o tamanho do filme/cassete deve ser o menor possvel, consistente com o tamanho do objeto de estudo.

Deve-se colocar blindagem adequada , com menos 0,5 mm equivalente de chumbo, nos rgos mais radiosensveis tais como gnadas, cristalino e tireide, quando, por necessidade, eles estiverem diretamente no feixe primrio de radiao ou at 5 cm dele, a no ser que tais blindagens excluam ou degradem informaes diagnsticas importantes

Chassis nunca devem ser segurados com as mos durante a exposio; Exceto em mamografia, a tenso do tubo, a filtrao (adicional) e a distncia foco-pele devem ser as maiores possveis, consistente com o objetivo do estudo, de modo a reduzir a dose no paciente;

proibida a realizao de radiografia de pulmo com distncia fonte-receptor menor que 120 cm, exceto em radiografias realizadas em leito hospitalar;

O filme, a tela intensificadora e outros dispositivos de registro de imagem devem ser de maior sensibilidade possvel, consistentes com os requisitos do exame. Cassete sem tela intensificadora no deve ser utilizado para nenhum exame radiogrfico rotineiro;

Em exames de mamografia, devem ser utilizados apenas: Equipamentos projetados especificamente para este tipo de procedimento radiolgico, sendo vedada a utilizao de equipamentos de raios-x diagnsticos convencionais ou modificados; Receptores de imagem especficos para mamografia;

Processadoras especficas e exclusivas para mamografia; Negatoscpios com luminncia entre 3000 e 3500 nit.

Em fluoroscopia: As palpaes devem ser realizadas somente com luvas plumbferas com proteo no inferior ao equivalente a 0,25 mm de chumbo; A durao do exame deve ser a mais breve possvel, com a menor taxa de dose e menor tamanho de campo; O tempo de exposio deve ser anotado nos assentamentos do paciente;

As vestimentas plumbferas no devem ser dobradas. Quando no estiverem em uso, devem ser mantidas de forma a preservar sua integridade, sobre superfcie horizontal ou em suporte apropriado.

Todo equipamento de raios-x diagnsticos deve ser mantido em condies adequadas de funcionamento e submetido regularmente a verificaes de desempenho. Ateno particular deve ser dada aos equipamentos antigos. Qualquer deteriorao na qualidade das radiografias deve ser imediatamente investigada e o problema corrigido;

You might also like