You are on page 1of 30

A teoria psicogentica de Henri Wallon

Componentes:Amaury Rodrigues, Hildegarde Angel, Jos Alves, Jos Antnio, Mar lia Alves, Marina Azevedo.

VI A ! "#RA$ Mar lia Alves

#A%! !&I%'!M"( )ICA


In*luencia de tericos da poca +,ant, Hegel, Mar-, !ngels, ur./eim entre outros0. Ruptura com as concepes:

"rganicista

Idealista

MA'!RIA(I%M" IA( 'IC" MA1I%'A


'raos *undamentais: I. A dialtica ol/a a natureza como um todo, onde mecanismos ou *enmenos esto interligados organicamente, em sistema de reciprocidade.

II. &ara a dialtica a natureza no algo imvel ou estagnado, e sim um campo de incessantes de trans*ormaes, renovaes e desenvolvimentos.

MA'!RIA(I%M" IA( 'IC" MA1I%'A

III. " mtodo dialtico v o processo de desenvolvimento no como um movimento repetitivo, mais sim como um movimento progressivo.

FONTES: http://www.procaveblog.com.br/empreendimentos/compostagem-procave-investe-no-lixo-organico/ e http://www.picstopin.com/1 !"/tabela-res#mo/http:$%&$%&orbital1'()iles(wordpress(com$%&'*11$%&*+$%&imagem1(png/

MA'!RIA(I%M" IA( 'IC" MA1I%'A

A dialtica parte do principio 2ue o processo de desenvolvimento interno, se d atravs de con*litos. "nde as contradies converteram as mudanas 2uantitativas em mudanas 2ualitativas.

" desenvolvimento a luta dos contrrios33 +(enin:Questes da Dialtica0

" !%!4V"(VIM!4'" &% 56IC" A CRIA4 A


&ara entender a psi2ue da criana, deve$se estud$la como criana 2ue . " desenvolvimento se d por etapas, 2ue via7iliza uma superposio de planos. " desenvolvimento do /omem e da criana para W allon, se d por trans*ormaes con*lituosas e mtuas internas e e-ternas.

M '" "% A "'A "% &"R WA(("4


, "7servao: &ura &rovocada

, "7servao da criana no cotidiano , !ntrevistas , Comparao:

"ntogenticas e 8ilogenticas

FONTE: http://wwwceialaran-eiras.blogspot.com.br/'*1'/*+/criancas-brincando.html

Como as outras teorias estudadas a de W allon tam7m 7usca e-plicar o desenvolvimento ps 2uico /umano. &ara W allon a criana possui con*litos dinamognicos +*atores produtores de dinmica propulsora de desenvolvimento0. Conse2uentemente geram con*litos de origem e-gena e endgena !-genos 2uando resultam de desencontros da conduta in*antil e o meio e-terno estruturado pelos adultos. !ndgenos ao ser o7tido da maturao nervosa.

A&"%'!% '! RIC"%

"s con*litos sendo e-geno ou endgeno, causam uma desorganizao na suas atividades so*rem a9ustes em outras circunstncias de cun/o e-terior, podendo surgir uma negao das atividades gerando um novo estgio de desenvolvimento.

8A'"R!% " !%!4V"(VIM!4'" &% 56IC"


Relao de reciprocidade e complementariedade entre *atores orgnicos e *atores do meio, com isso 2ue Wallon ressalta a relao da criana com o meio em 2ue ela vive. Vive em constante trans*ormao, pois a criana e-igida pelo meio a ter novas e-igncias *azendo$a ter novas /a7ilidades orgnicas.

" desenvolvimento do psi2uismo /umano se d da integrao de *atores genticos e das caracter sticas da espcie mais a variedade de *atores e-istentes no meio. &orm os *atores 7iolgicos tem papel mais determinante do 2ue o desenvolvimento ps 2uico nos momentos iniciais de vida. " desenvolvimento compreendido no processo em 2ue / interao entre o meio e o organismo.

AA&R!4 I:A)!M
A aprendizagem um processo permanente de processo de desenvolvimento, encontra$se sempre presente em todas as dimenses 2ue constituem o ser /umano. Atravs dela desde o inicio da vida, a ao se *az presente no desenvolvimento da criana com a presena de um adulto sendo primordial. um dos motores do desenvolvimento.

&A&!( "% M!I"% ! "% )R6&"%


%o complementos indispensveis para a constituio da pessoa. !scola e a 8amlia so meio *undamentais na vida do ser /umano, pois ocorre a *ormao da personalidade e do cidado na in*ncia e na adolescncia

"% "MI4I"% 864CI"4AI%$ MARI(IA

" A'" M"'"R$ MARI(IA

AA8!'IVI A !$ MARI(IA

A COGNIO- ALVES

A PESSOA- ALVES

ESTGIOS DO DESENVOLVIMENTO-ALVES

ESTAGIOS DO IMPULSIVO EMOCIONAL-AMAURY

SENSRIO MOTOR-AMAURY

PROJETIVO-AMAURY

!%' )I" " &!R%"4A(I%M"


esenvolve$se a construo as conscincia de si, mediante as interaes sociais, reorientando o interesse da criana pelas pessoas. Marcada por trs *ases:

"posio %eduo Imitao

CATEGORIAL-HILDEGARDE

PUBERDADE E ADOLESCENCIA-ALVES

CONSIDERACOES FINAIS-ALVES

&li.#e no /cone para adicionar #ma imagem &li.#e no /cone para adicionar #ma imagem

&li.#e no /cone para adicionar #ma imagem

&li.#e no /cone para adicionar #ma imagem

&li.#e no /cone para adicionar #ma imagem

Layou !o "a#$%a&'o !a ($%)o


Su# * u&o

You might also like