You are on page 1of 21

FICHAS : ORAMENTO PUBLICO

Qual a base jurdica para o estudo do oramento publico? Art. 165 a 169, CF/88; Lei 4320/64 (Estatui normas gerais de direito financeiro. Quais so os principais documentos do sistema oramentrio brasileiro? PPA (Plano Plurianual) nvel estratgico. LDO (Lei de Diretrizes Oramentarias) nvel ttico. LOA (Lei Oramentaria Anual) nvel operacional.

ORAMENTO PUBLICO
Qual a vigncia de cada um dos documentos oramentrios? PPA: 4 anos OBS: Cada esfera de governo ter um documento oramentrio. LDO: 1 ano LOA: 1 ano Quais os prazos para elaborao dos documentos oramentrios? PPA DOM: Diretrizes, Objetivos e Metas
Deve ser enviado pelo PR para aprovao do CN at o dia 31/08. votado pelo CN at o dia 22/12

LDO _ Metas e prioridades


Enviado pelo PR ao CN at 15/04. Votado pelo CN at o dia 17/07, sob pena de no haver recesso parlamentar.

LOA
Enviado pelo PR ao CN at 31/08. Votado pelo CN at o dia 22/12.

LDO - 2 art. 165 CF/88


A LDO compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo: as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente; orientar a elaborao da lei oramentria anual; dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.
ANEXOS DA LDO Metas fiscais Riscos fiscais

Contm: Receitas, despesas, resultado nominal, resultado primrio, montante da dvida publica

Contm: passivos contingentes: Obrigaes incertas e futuras

LOA 5 art. 165 CF/88

* Tero a funo de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional

5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; * II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;* III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

ORAMENTO PUBLICO
Quais so as funes do oramento? ALOCATIVA: fornecer bens e servios pblicos a todo cidado. DISTRIBUTIVA: Propiciar ajustamentos na distribuio de renda. ESTABILIZADORA: Manter a estabilidade econmica, tendo como eixo da aplicao das polticas econmicas a promoo do emprego, desenvolvimento e estabilidade.

ORAMENTO PUBLICO
Quais so as espcies/mtodos de oramento publico? TRADICIONAL OU CLSSICO: Oramento sem planejamento; No h preocupao com as reais necessidades da administrao ou populao. Principal caracterstica: Dar nfase SOMENTE aos objetos de gastos. DE DESEMPENHO/ REALIZAO/ FUNCIONAL: H uma preocupao com o desempenho dos gastos; Apresenta duas dimenses: a) O objeto de gasto, b) Programa de trabalho, contendo as aes desenvolvidas.

ORAMENTO PUBLICO
ORAMENTO PROGRAMA: entendido como um plano de trabalho; caracteriza-se:
Introduzido pela lei 4320/64 E do decreto lei 200/67

identificao dos programas de trabalho, projetos e atividades, estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previso dos custos relacionados. integrao, planejamento,oramento; quantificao de objetivos e fixao de metas; relaes insumo-produto; MACETE: programa de trabalho + objeto de gasto = oramento alternativas programticas; por DESEMPENHO VINCULAO A PLANEJAMENTO = oramento acompanhamento fsico-financeiro; programa avaliao de resultados; e gerncia por objetivos.

ORAMENTO DE BASE ZERO OU POR ESTRATGIA Essa espcie de oramento consiste basicamente em uma anlise crtica de todos os recursos solicitados pelos rgos governamentais. Neste tipo de abordagem, na fase de elaborao da proposta oramentria, questionar-se-o as reais necessidades de cada rea, sem compromisso com nenhum montante inicial de dotao. Os rgos governamentais, por sua vez, devero justificar anualmente, na fase de elaborao da sua proposta oramentria, a totalidade de seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial mnimo.

ORAMENTO PUBLICO
Quais so os princpios oramentrios?
UNIDADE, UNIVERSALIDADE E ANUALIDADE/PERIODICIDADE;

ORAMENTO BRUTO; EXCLUSIVIDADE (Art. 165, 8, CF/88): A lei oramentaria


no conter dispositivo estranho previso de receitas e fixao de despesas.

exceo: abertura de crditos adicionais e contratao operaes de crdito;


ESPECIFIFAO/ DISCRIMINAO/ ESPECIALIZAO

(Art. 15, 1, Lei 4320/64) exceo: programas especiais de trabalho podero ser custeados por dotaes globais, classificados entre as despesas de capital (Art. 20, nico Lei 4320/64)

ORAMENTO PUBLICO
EXCLUSIVIDADE: Art. 165 8 CF/88 A lei oramentria no conter matria estranha previso da receita e fixao da despesa. EXCEES: Autorizao para abertura de crditos adicionais; Autorizao para contratao de operaes de crdito. NO VINCULAO/ AFETAO: Art. 167, IV, CF/88 So vedados a vinculao de receita de IMPOSTOS a orgo, fundo ou despesa. LEMBRETE: imposto no inclui taxas, contribuies, emprstimos EXCEES: So muitas.

ORAMENTO PUBLICO
PUBLICIDADE ORAMENTARIA (Art. 165, 3)

NO VINCULAO/ NO AFETAO (Art. 167, IV,


CF/88). EQUILBRIO; TRANSPARNCIA / CLAREZA; LEGALIDADE ORAMENTRIA; DA RESERVA LEGAL; PROIBIO DO ESTORNO DE VERBA; PRINCPIO DA PROGRAMAO; PRINCPIO DA UNIDADE DE CAIXA/ TESOURARIA.

BIZU DOS PRINCPIOS


EQUILBRIO FORMAL: Quando utiliza-se a fonte: Operaes de crdito.

PRINCPIO DO EQUILBRIO Art. 3 LEI 4320/64

O montante da despesa autorizada em cada exerccio financeiro no poder ser superior ao total de receitas estimadas para o mesmo perodo

EQUILBRIO EFETIVO: Quando no se utiliza a fonte: Operaes de crdito

ORAMENTO PUBLICO
Quais so os tipos de crditos adicionais? Suplementares: Reforo de dotaes j existentes na LOA. Especiais: Para dotaes no previstas no oramento. Extraordinrios: Somente para o atendimento de despesas imprevisveis e urgentes.

PROCESSO/ CICLO ORAMENTRIO


Quais so as etapas do processo oramentrio?
ELABORAO APROVAO EXECUO CONTROLE E AVALIAO

OBS: SIOP: SIAF: Sistema Integrado de Administrao Financeira. Responsvel pela execuo. Art. 35, Lei 4320/64 _ ...pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. o regimento Misto da contabilidade Publica, de Caixa para as Receitas e de Competncia para as Despesas.

PROCESSO/ CICLO ORAMENTRIO ELABORAO


SOF Secretaria de Oramento Federal OSPF Orgos Setoriais de Programao Financeira UNIDADES ORAMENTARIAS
UNIDADES ADMINISTRATIVAS

- Diretrizes estratgicas - Limites de gasto - Manual tcnico oramentrio


Verifica as propostas setoriais em relao aos limites de gastos

- Definio dos objetivos setoriais

Verifica os programas em relao aos limites de gastos que ele recebeu


Consolida os programas em uma proposta setorial

- Programas para alcanar os objetivos setoriais. - Aes e subtitulos PROGRAMAS

- Ora os gastos para as aes que sero realizadas. Valor dos gastos

Consolida as propostas em um Projeto de Lei Oramentaria.

RECEITA PUBLICA
ESTGIOS DA RECEITA PUBLICA: PREVISO: Compreende a previso
de arrecadao de receita oramentaria constante da Lei Oramentria Anual

LANAMENTO: Ocorre quando da execuo do oramento. Constitui


no lanamento de tributo ao contribuinte.

ARRECADAO: Representa o momento em que o contribuinte


liquida suas obrigaes para com o Estado junto aos agentes arrecadadores.

RECOLHIMENTO: o ato pelo qual os agentes arrecadadores


entregam diretamente ao Tesouro Publico o produto da arrecadao.

DESPESA PUBLICA
ESTGIOS: EMPENHO: o ato emanado da autoridade competente que cria para o Poder Pblico a obrigao de pagamento. Empenhar uma despesa consiste na emisso de uma Nota de Empenho. LIQUIDAO: Consiste na verificao do direito adquirido pelo credor PAGAMENTO: Fase onde o credor comparece diante do agente pagador, identifica-se e recebe o numerrio que lhe corresponde para que se extinga determinada obrigao

RESTOS A PAGAR
Entende-se por Restos a Pagar de Despesas Processadas aqueles cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez j forneceu o material, prestou o servio ou executou a obra, e a despesa foi considerada liquidada, estando apta ao pagamento. Nesta fase a despesa processou-se at a liquidao e em termos oramentrios foi considerada realizada, faltando apenas entrega dos recursos atravs do pagamento. J os Restos a Pagar de Despesa No Processada so aqueles cujo empenho foi legalmente emitido, mas depende ainda da fase de liquidao, isto , o empenho fora emitido, porm o objeto adquirido ainda no foi entregue e depende de algum fator para sua regular liquidao; do ponto de vista do Sistema Oramentrio de escriturao contbil, a despesa no est devidamente processada.

You might also like