You are on page 1of 62

OS LUSADAS de Lus de Cames

RENASCIMENTO
1

O sculo XVI caracterizou-se pelo desenvolvimento das actividades econmicas e das cidades e representou uma viragem face concepo medieval do ser humano e do mundo, como podemos constatar no esquema seguinte:
2

Idade Mdia - Teocentrismo: Deus o centro do Universo;

- Aceita-se humildemente a ordem estabelecida por Deus; - Ascetismo medieval;

Renascimento - Antropocentrismo: o ser humano surge como medida de todas as coisas, por isso Sujeito e Objecto do Saber; - O homem considera-se senhor de si mesmo; - Vida mundana: festas e luxos palacianos;

- Regime feudal;

- Formao de Estados modernos e poderosos;


3

- A arte tem como tema a religio;

-A arte passa a representar o ser humano; Noo de perspectiva; Presena da mitologia pag; Na arquitectura, utilizam-se as colunas lisas, arcos de volta perfeita e cpulas tpicas das baslicas romanas;
-Exaltao da razo; Necessidade de encontrar explicaes cientficas para os fenmenos da natureza.
4

- Formao teolgica..

Entre a segunda metade do sculo XV e a primeira do sculo XVI, Portugal, graas aos Descobrimentos, transformou-se num grande imprio tanto a nvel territorial como a nvel econmico e poltico. Espalhados por toda a parte, navegadores e aventureiros estabeleceram laos culturais, lingusticos e humanos que modificaram a relao da Europa com o resto do mundo. O Renascimento como movimento artstico nasceu em Itlia, na cidade de Florena, nas primeiras dcadas do sculo XV. Caracteriza-se, de uma maneira muito geral, como a recuperao e utilizao de motivos e valores clssicos; os seus criadores e divulgadores consideravam-se herdeiros do

esprito clssico, e rejeitavam sobretudo as formas estticas medievais, que consideravam brbaras e decadentes. No entanto, seria um erro grave ver na arte da Renascena uma mera cpia da arte e dos cnones clssicos. Os artistas desta poca estavam profundamente imbudos do esprito idealista, racional e positivo que caracterizou os sculos XV e XVI, e as suas obras reflectem esta conscincia. As formas clssicas aliam-se ao pensamento quatrocentista, e juntos produzem um esplio artstico riqussimo, um verdadeiro hino ao Homem e ao Universo. uma busca da beleza esttica que ultrapassa a mera forma, e atinge o Esprito e o Intelecto puro.
6

As formas renascentistas provm de duas fontes principais: a reutilizao das formas caractersticas da arte clssica (classicismo) e a aplicao de uma nova descoberta tcnica _ a perspectiva. Outras descobertas importantes a nvel artstico incluem a pintura a leo, a preparao dos frescos atravs de cartes, a redescoberta das esttuas equestres, o achatamento dos baixos-relevos, os tirantes metlicos nas abbadas, etc.
7

No que respeita arquitectura, adoptam-se as formas da Antiguidade. As principais inovaes do Renascimento literrio consistem na introduo: a)do decasslabo 10 slabas ( medida nova ou italiana); b)de novas formas estrficas; c)de formas clssicas: epopeia, tragdia, comdia, cloga, ode, elegia, epitalmio, epigrama, carta (em verso), soneto e a cano. N Os Lusadas, encontramos as seguintes marcas renascentistas: - Orgulho no pensamento e aco individual que culmina na deificao dos heris; -Presena da mitologia pag; -Estrutura da epopeia; -Cuidado com a forma; -Uso do decasslabo; Etc. 8

HUMANISMO

O Humanismo uma corrente, segundo a qual se valoriza tudo o que humano. Os Descobrimentos portugueses vieram enriquecer as teorias humanistas, pois descobriram-se novas terras, raas, hbitos e religies.

OS LUSADAS
Classificao da obra: Epopeia: narrao de um facto herico grandioso de interesse nacional e social.

Caractersticas da Epopeia: - A aco deve ser grandiosa e abordar temas de interesse universal; - O heri deve apresentar qualidades excep-cionais; - Unidade de aco; - Incluso de episdios; - Presena do maravilhoso; - Registam-se algumas consideraes pessoais feitas pelo poeta; - Narrao in media res.

10

Tipos de inspirao: - Patritica: est patente em toda a obra or-gulho nacional e o amor ptrio. - Clssica: presente a nvel da estrutura, na interveno da mitologia, nas aluses hist-ria, literatura e cultura da Antiguidade. - Crist: presente no pensamento cristo e no ideal expansionista da F. - Medieval: referncia a episdios da histria e lenda medievais e a recriao do ambiente cavaleiresco. - Renascentista: busca de um novo ideal est-tico e humano. - Extica: descrio dos aspectos da paisagem, fauna e flora exticas e martimas. - Cientfica: curiosidade e xtase perante as novidades cientficas baseadas numa experi-ncia directa, com o interesse pelos fenmenos da natureza e sua explicao e com o conhecimento das drogas simples da ndia.
11

Estrutura externa d Os Lusadas: - 10 cantos; - 1102 oitavas; - Versos decassilbicos; - Esquema rimtico abababcc (rima cruzada nos seis primeiros versos e emparelhada nos dois ltimos). Estrutura interna d Os Lusadas: - Proposio: o poeta apresenta o assunto da sua obra (C. I, est. 1-3); - Invocao: o poeta pede inspirao s Tgides, para escrever esta epopeia (Canto I, est. 4-5); - Dedicatria: o poeta dedica a sua obra ao rei D. Sebastio (C. I, est. 6-18); - Narrao: o poeta conta a viagem de Vasco da Gama at ndia.
12

Planos d Os Lusadas:

- Viagem: narrao da viagem de Vasco da Gama ndia; - Histria de Portugal: narrao de vrios acontecimentos da Histria de Portugal; - Mitolgico:intervenes dos deuses do Olimpo; - Intervenes do poeta: reflexes feitas pelo poeta.

13

PROPOSIO
O poeta expe o assunto do seu poema.
CAMES PROPE-SE CANTAR: PORQUE:

Guerreiros e homens ilustres: ( As armas e os bares assinalados)

Saram de Portugal, atravessaram mares desconhecidos,enfren-taram perigos e guerras e edificaram o imprio portugus no Oriente. Reis :(. As memrias gloriosas Dilataram a f crist e o imprio / Daqueles reis.) portugus e devastaram as terras no crists da frica e da sia. Heris Realizaram obras valo-rosas e imortalizaram-se na memria do (E aqueles que por obras valerosas /Se vo da lei da Morte povo. libertando)
14

Para levar a cabo uma tarefa to grandiosa quanto a apresentada, Cames afirma necessitar de talento (engenho) e de eloquncia (arte). Em seguida, o poeta afirma que no mais se dever cantar os feitos de Ulisses (sbio grego), heri da Odisseia, Eneias (Troiano), heri da Eneida, Alexandre Magno, rei da Macednia, e de Trajano, imperador romano. Agora, surge um valor que supera os da Antiguidade - o povo portugus (peito ilustre Lusitano)- a quem Neptuno e Marte, deuses do mar e da guerra, respectivamente, obedeceram. Cames demonstra, assim, que os heris do seu tempo superam em heroi-cidade os da Antiguidade: os Portugueses venceram mitos, ultrapassando-se a si mesmos.

15

Na Proposio esto patentes, ainda que de forma indirecta, os quatro planos da obra: Plano da Viagem: Por mares nunca dantes navegados/Passaram ainda alm da Taprobana Plano das consideraes do poeta: Cantando espalharei por toda a parte / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte Plano da Histria de Portugal: E tambm as memrias gloriosas / Daqueles Reis que foram dilatando. Plano mitolgico: A quem Neptuno e Marte obedeceram.
16

Anlise estilstica:
Sindoque:Ocidental praia Lusitana Advrbio de tempo nunca Tempos verbais O poeta utiliza a palavra praia, referindo-se a todo o pas - Portugal. Este advrbio colocado numa posio de destaque - o centro do verso-, mostrando a coragem dos nossos navegadores que cruzaram mares at ento desconhecidos. O poeta comea por utilizar o pretrito perfeito do modo indicativo (passaram, edificaram, sublimaram, foram dilatando e andaram devastando), passando, posteriormente, a utilizar o presente perifrstico. Deste modo, pretende mostrar que o seu poema no cantar apenas os heris passados, mas todos aqueles que, tal como eles, no presente ou no futuro, se tornem imortais pelas suas obras. Com esta figura de estilo, o poeta engrandece mais os Portugueses, pois afirma que eles foram alm do que era Legtimo esperar de qualquer ser humano.
17

Hiprbole: Mais do que prometia a fora humana

A INVOCAO
Cames solicita s Tgides, ninfas do Tejo, um estilo grandloco e corrente, isto , elevado, nobre e sublime, adequado matria que vai abordar na sua obra. O poeta acaba por estabelecer uma comparao entre a sua poesia lrica e a poesia pica :
18

Poesia Lrica - verso humilde;

Poesia pica som alto e sublimado; estilo grandiloco e corrente; fria grande e sonorosa; tuba canora e belicosa.

- agreste avena;

- frauta ruda.

19

Recursos estilsticos:
Vocativo: E vs, Tgides minhas O poeta dirige-se s ninfas do rio Tejo. Dupla adjectivao: som alto e Serve para caracterizar o estilo sublimado; um estilo grandloco e pico. corrente; fria grande e sonorosa, tuba canora e belicosa. Imperativo anafrico: Dai-me. Introduz os pedidos formulados pelo poeta, os quais se ligam nece-ssidade de uma inspi-rao compatvel com a grandeza dos feitos que vai cantar. 20

A DEDICATRIA
Cames oferece a sua obra a D. Sebastio. Comea, ento, por tecer elogios ao jovem rei. Em seguida, pede-lhe que se digne a olhar para os seus versos. Neles, ver um exemplo sem precedentes de amor pelos feitos dos Portugueses. Assim, esta obra no fruto da ganncia, pois no pretende dinheiro (prmio vil). Afirma ainda querer ser conhecido pelo canto com que apregoa a terra onde nasceu, glorificando os sbditos de D. Sebastio. Na estncia 11, pede que o ouam, porque as aces dos Portugueses excedem as dos heris fabulosos, j que so reais. Termina, dizendo que no se atreve a cantar o rei. Deseja que ele tome o poder, pois as suas aces daro origem a outra obra.

21

NARRAO
Estncia 19 (Plano da viagem): No incio da narrao, os navegadores encontram-se no Canal de Moambique (largo Oceano). A viagem decorre favoravelmente: as ondas so pequenas, os ventos sopram brandamente e uma espuma branca cobre as guas.
22

CONSLIO DOS DEUSES


Os deuses, convocados por Jpiter, renem-se no Olimpo. O pai dos deuses senta-se num assento de estrelas cristalinas; os outros deuses sentam-se de acordo com a sua importncia ( frente os mais antigos, atrs os deuses menores). Os assentos so brilhantes, embutidos a ouro e prolas, transmitindo uma ideia de luxo, beleza e poder. Jpiter preside o conslio, sublime, digno, alto, severo e com um ar divino. Tem uma coroa e segura na mo um ceptro muito brilhante. Comea, ento, a discursar, usando um tom de voz grave e horrendo. No seu discurso, esto presentes as seguintes ideias:
23

- Afirma que o destino h muito decidiu que o valor dos Portugueses vote ao esquecimento os feitos dos Assrios, Persas, Gregos e Romanos; - Relembra as vitrias dos Portugueses contra os Mouros e Castelhanos, na senda das proezas de Viriato e de Sertrio; - Actualmente, os Portugueses atravessam o Oceano desconhecido num barco frgil, mostrando, uma vez mais, a sua bravura; - O destino sabe que este povo governar, durante muito tempo, o Oriente;
24

- Enuncia as dificuldades passadas pelos Portugueses: passaram o Inverno no mar, esto extenuados e enfrentaram vrios perigos. Face ao exposto, anuncia a sua posio: os Portugueses devem ser recebidos como amigos, em frica, e l podero abastecer a frota de modo a prosseguirem a sua viagem. s recomendaes de Jpiter, Baco, movido pelo despeito e pela inveja, contrape as suas razes: receia que, mal cheguem os Portugueses, as gentes do Oriente esqueam os seus (de Baco) feitos. Vnus apoia os Portugueses, porque:
25

- Nutre simpatia por este povo, pelas semelhanas que apresenta com o povo romano (descendente de Eneias, seu filho) na guerra e na lngua. - Deseja que o seu culto seja, tambm, celebrado no Oriente. O discurso de Marte apresenta alguma parcialidade, pois movido pela antiga paixo por Vnus (o amor antigo o obrigava). Na sua argumentao: - Refere o mrito dos Portugueses (esta gente () cuja valia e obras sempre amaste); - Denuncia os sentimentos baixos que alimentam a posio de Baco (que vem de estamago danado), sobretudo a inveja; - Apela a Jpiter para que, fazendo jus sua firmeza de carcter, mantenha a deciso tomada de ajudar os navegadores portugueses. 26

No plano simblico, Vnus representa a civilizao ocidental e o seu desejo de expanso para o Oriente; Baco simboliza as foras do Oriente que resistem a essa expanso e ao domnio que da pode advir. Simbolicamente, Marte, ou o recurso conquista, far pender a balana para o lado dos Portugueses.
27

Recursos estilsticos
Perfrase: () neto gentil do velho Atlante Perfrase: () luzente / Estelfero Plo e claro Assento Vocativo e perfrase: Eternos moradores do luzente Designao dada a Mercrio. Designao dada ao Olimpo.

Perfrase: forte gente / de Luso


Sindoque: ao Mouro Sindoque: Castelhano Perfrase: gente de Rmulo Aliterao: lenho leve Perfrase: Hua gente fortssima de Espanha

Vocativo com que Jpiter se dirige aos restantes deuses do Olimpo. Designao dada aos Portugueses. Referncia aos Mouros. Referncia aos Castelhanos. Designao dada aos Romanos. Repetio do som consonntico /l/. Designao dada aos 28 Portugueses.

Superlativo absoluto sinttico do adjectivo forte: fortssima Aliterao: Mavorte valeroso

Transmite bem a ideia de grandiosidade e bravura dos Portugueses. Repetio do som consonntico /v/.

Nota: A perfrase desempenha uma importante funo na obra, nomeadamente, no que diz respeito: - mtrica; - ao recurso cultura greco-latina; - exaltao pica.

29

INS DE CASTRO
Os factos narrados neste episdio aconteceram durante o reinado de D. Afonso IV, aps o triunfo contra os Mouros na Batalha do Salado (1340). A estncia 119 consiste numa reflexo do narrador que responsabiliza o Amor pela morte de Ins de Castro. D. Ins encontrava-se em Coimbra. -nos descrito o seu estado de esprito: serena, apaixonada, despreocupada, saudosa do seu amado. A natureza reflecte este estado de alma _ saudosos campos do

Mondego.
30

Na estncia 122, o poeta d-nos conta dos factores que conduziram morte de D. Ins: -As loucuras cometidas devido intensa paixo que unia D. Ins e D. Pedro; -O murmurar do povo; -O capricho de D. Pedro que se recusava a casar com outra dama. O repdio do narrador pelos agentes da condenao de Ins contrasta com a simpatia que ele nutre pela personagem, como podemos constatar atravs da adjectivao:
31

Agentes da condenao horrficos algozes

Ins de Castro fraca dama delicada

com falsas e ferozes Razes tristes e piedosas vozes duros ministros av cruel olhos piedosos meninos to queridos e mimosos
32

A interveno de Ins de Castro, pejada de dramatismo, preparada quer pela piedade que a figura suscita, indefesa perante os algozes, quer pela forma como, banhada em lgrimas, olha os filhos inocentes diante do av cruel. O dramatismo aumenta de tom: -Pelos exemplos de proteco s crianas dados pelos animais mais selvagens; -Pelo pedido de clemncia de Ins para os filhos. J que o rei mostrara coragem ao tirar a vida aos Mouros, deveria agora demonstrar a mesma coragem dando-lhe a vida; -Pelo pedido de desterro em nome da sua inocncia; -Pela insinuao de que achar mais piedade entre os animais selvagens do que entre os homens; -Pelo refgio comovente na lembrana do amado e no consolo dos filhos.
33

O rei ainda duvida que a sua deciso seja a mais correcta, mas o povo e os conselheiros exigem a morte de D. Ins. O narrador no se cobe de condenar a morte de Ins: -na forma como adjectiva os apoiantes da sua morte: peitos carniceiros, brutos matadores, fervidos e irosos; -na comparao do seu caso com outros actos cruis e aberrantes; -na ironia que subjaz questo: Contra hua dama, peitos carniceiros, / Feros vos mostrais e cavaleiros?. Ins de Castro barbaramente executada, num acto cobarde, comparado pelo poeta a outros assassnios terrveis que povoaram as tragdias gregas. Em jeito de concluso, Cames mostra a prpria Natureza entristecida diante do crime, chorando a morte escura da donzela, perpetuando a fatalidade numa fonte pura de onde correm lgrimas em vez de gua, que recordar para sempre tais Amores.
34

Recursos estilsticos:
Perfrase: Lusitana Terra Perfrase: () da msera e mesquinha / Que despois de ser morta foi Rainha Vocativo: Tu Adjectivao de valor negativo: com fora crua, fero amor, spero e tirano. Designa Portugal. Designa D. Ins de Castro O poeta dirige-se ao amor, o qual aparece personificado. ele o causador da morte de D. Ins de Castro. A adjectivao apresenta o Amor como devorador, insacivel da alegria humana, implacvel nos sacrifcios que exige. Desta forma, o poeta personifica o amor. A felicidade comparada a um fruto doce sem que seja utilizado um termo comparativo.

Emprego da maiscula na grafia da palavra Amor Metfora: doce fruito

35

Perfrase: O nome que no peito escrito tinhas Eufemismo: Tirar Ins ao mundo

Designa D. Pedro. Esta expresso suaviza a ideia de morte.

Perfrase: Os que por bom tal feito ali Designa os conselheiros. apregoam Questo retrica: Que furor consentiu que a espada fina/ Que As questes retricas encerram uma condenao da deciso real, pde sustentar o grande peso / Do constituindo uma furor Mauro, fosse alevantada / Contra hua fraca dama delicada?; Contra hua marca da subjectividade do poeta. dama, peitos carniceiros, / feros vos amostrais e cavaleiros? Comparao: Qual contra a linda A morte de D. Ins comparada de Polycena atravs do termo Polycena / () Tais contra Ins os brutos comparativo qual. 36 matadores

Perfrase: Aquele que despois a fez Rainha Comparao: Assi como a bonina, que cortada / Antes do tempo foi () / Tal est, morta, a plida donzela

Designa D. Pedro. D. Ins comparada a uma flor cortada antes do tempo atravs da expresso comparativa assi como () tal.

37

BATALHA DE ALJUBARROTA
Este episdio pode subdividir-se em quatro partes: 1.Antecedentes e preparativos (estncias 12-27); 2.Incio da batalha (estncias 28-29); 3.Descrio da batalha (estncias 30-41); 4.Vitria (estncias 42-45). O narrador comea por criar um clima de terror e de medo diante da incerteza do desfecho da batalha e das consequncias medonhas que se adivinham. Em seguida, d-nos conta da ansiedade e nervosismo dos combatentes bem como do seu desejo de combater o medo, mais perigoso do que o prprio perigo. A grande vontade de dominar o inimigo f-los dominar o medo e esquecer-se da importncia da prpria vida.
38

Diferentes objectivos movem os dois exrcitos: o Portugus pretende defender o seu territrio; o Castelhano movido pelo desejo da conquista. Inicia-se a terrvel batalha, sendo muitos os mortos e os feridos. No desenrolar da mesma, destaca-se, pela bravura, D. Nuno lvares Pereira. Do lado castelhano, combatem alguns traidores portugueses, entre os quais os irmos do valente D. Nuno. Ao ver as dificuldades que os Portugueses enfrentavam, D. Joo I, Mestre de Avis, incita os seus homens guerra, socorrendo-se das seguintes estratgias:
39

Ao ver as dificuldades que os Portugueses enfrentavam, D. Joo I, Mestre de Avis, incita os seus homens guerra, socorrendo-se das seguintes estratgias: -Elogio bravura sem igual dos combatentes; -Apelo defesa da liberdade; -Chamada de ateno para o seu exemplo; -Apelo ao patriotismo dos verdadeiros Portugueses. Os guerreiros recuperam o nimo e entregam-se ao combate com mais mpeto, revelando toda a sua valentia e vontade de vencer, o que tem como consequncia a vitria. D. Joo I fica trs dias a festejar esta vitria, enquanto D. Nunes lvares Pereira vai para o Alentejo em perseguio dos fugitivos.
40

A adjectivao descreve o som da Adjectivao / gradao: horrendo, trombeta castelhana numa gradao fero, ingente e temeroso. crescente. Hiprbole: Ouviu-o o monte A hiprbole exagera propositadamente os Artabro;Guadiana/ atrs tornou de efeitos do som da trombeta castelhana medroso, Ouviu o Douro e a terra para melhor descrever o estado de esprito Transtagana, correu ao mar o Tejo dos Portugueses. duvidoso. Passagem do pretrito perfeito para oEmpresta uma maior visualizao ao que presente narrativo. se descreve. Hiprbole: Quantos rostos ali se vemO exagero pretende transmitir o medo sem cor. sentido antes da batalha.
Aliterao: estncia 31.

Recursos estilsticos:

H aqui um exagero quando o poeta Eufemismo e hiprbole: () e a terra, afirma que a terra se encontra coberta enfim semeia /dos que tanto a desejam com os corpos sem vida dos Castelhanos. 41

Perfrase: Dos que tanto a desejam, sendo alheia

Designa os Castelhanos.

Aliterao: J pelo espesso ar os estridentes /Farpes, setas e vrios tiros voam / Debaxo dos ps duros dos Sugere o tropel dos cavalos e os silvos ardentes / cavalos treme a terra, os vales das setas que cruzam o ar. soam /Espedaam-se as lanas, e as frequentes/ Quedas co as duras armas tudo atroam Presente histrico / palavras onomatopaicas: voam; treme; Permite ao leitor visualizar a batalha. soam; espedaam-se; atroam; recrecem; apouca. Perfrase: reino escuro de Sumano. Designa o inferno. Metfora: fortssimo leo. O exrcito castelhano comparado a um leo muito forte, omitindo-se o termo comparativo. 42

Sindoque: Masslia (Mauritnia). Refere-se ao Norte de frica. Hiprbole: e deste nico tiro/Muitos Refora a exaltao do patriotismo e da lanaram o ltimo suspiro. coragem do rei. Repetio: o Mestre morre ali, morre tambm () outro Mestre, os Pereiras () morrem; em cujo corpo a morte entrava, Com mortes, gritos, da morte, da fazenda; a muitos mandam, muitos tambm do Reforam a ideia de mortandade provocada durante a batalha vulgo vil. Pleonasmo: A multido de gente que perece Eufemismo: A muitos mandam ver o Estgio lago, Muitos vo () ao Profundo, almas que passam deste mundo, deixar a vida.

Hiprbole: o temor / Lhe d, no ps, mas asas fugida. A hiprbole valoriza a vitria.

43

Nota: Todo o episdio narrado num tom hiperblico. Neste caso, a hiprbole serve um duplo propsito: 1.Reala a gravidade da situao; 2.Reala a grandeza dos acontecimentos.

44

DESPEDIDAS EM BELM
O tema deste episdio a partida dos marinheiros da praia do Restelo e a despedida dos seus familiares e amigos. D. Manuel comea por aludir o patriotismo dos marinheiros (com mais amor se apercebessem) e o nimo com que devem resistir a todas as dificuldades (trabalhos). Em seguida, feita uma localizao espacio-temporal da aco e assistimos ao alvoroo que antecede a partida. As naus esto prontas e os marinheiros renem-se, em orao, na ermida de Nossa Senhora de Belm. As estncias seguintes do-nos conta do sofrimento dos que partem e dos que ficam. Vasco da Gama, emocionado (apenas nos meus olhos ponho o freio), d-nos a conhecer a dvida e o receio que ele prprio sentiu no momento da partida.
45

O narrador refere ainda a multido que veio assistir partida e que vive antecipadamente a saudade e a tristeza (saudosos na vista e descontentes). A dor dos que ficam ganha dramatismo nos suspiros dos homens e no choro das mulheres, mes, esposas e irms, assaltadas pelo desespero e pelo medo de no voltarem a ver aqueles que amam.
46

Assistimos ao discurso de uma me, figura colectiva, smbolo da velhice que se abandona. As suas palavras so de incompreenso e perplexidade perante o abandono a que votada pelo filho aventureiro que embarca para a morte. Em seguida, fala uma esposa, tambm uma figura colectiva, cujo discurso deixa transparecer a dor sentida devido separao. Trata-se de um belo discurso de amor conjugal, cheio de ternura e responsabilidade (Porque is aventurar em mar iroso / Essa vida que minha e no vossa?). A dor dos que partem ampliada pela viso de dor dos que ficam, o que faz apressar a partida para evitar desistncias. Por fim embarcam e Vasco da Gama ordene que no se faam despedidas habituais, pois acredita que, desta forma, diminui o sofrimento dos que partem e dos que ficam.
47

Perfrase: Que o nome tem da terra, ra exemplo, / Donde Deus foi em Designao dada a Belm. carne ao mundo dado. Vasco da Gama dirige-se ao rei de Melinde a quem conta a Apstrofe: rei. histria de Portugal e de parte da sua viagem.
Interrogaes retricas: Porque me deixas msera e mesquinha? / Porque de mi te vas, ou filho caro, / A fazer o funreo enterramento / Onde sejas de pexes mantimento?; Porque is aventurar ao mar Exprimem a violncia dos iroso / Essa vida que minha e no vossa? sentimentos. / Como, por um caminho duvidoso, / Vos esquece a afeio to doce nossa? / Nosso amor, nosso vo contentamento, / Quereis que com as velas leve o vento?.
48

Recursos estilsticos:

Vocativo: filho; filho caro; doce e amado esposo. Adjectivao: saudosos; descontentes;virtuosa; diligentes; longo () e duvidoso; piadoso; temeroso; frio. Personificao: Os montes de mais perto respondiam, / Quase movidos de alta piedade; /A branca areia as lgrimas banhavam, Que em multido co elas se igualavam.
Pretrito perfeito: partimos, viemos, determinei, etc.

Exprime a violncia dos sentimentos. Exprime a emoo dos que ficam.

A natureza associa-se dor que os homens sentem. Nesta estncia, estamos perante o clmax da expresso do sofrimento. Exprime uma sucesso de aces momentneas.
49

Alm dos recursos estilsticos inventariados h ainda a assinalar a alternncia de planos ao longo de todo o episdio. Ora vejamos: 1. Plano de conjunto: 1.1-a gente da cidade; 1.2-as gentes. 2. Plano de pormenor: 2.1-as mulheres: 2.1.1-mes; 2.1.2-esposas; 2.1.3-irms; 2.2-os homens. 3. Grande plano: 3.1-a me; 3.2-a esposa. 4. Plano de conjunto: 4.1-os velhos; 4.2-os meninos; 4.3-os montes. 50

O GIGANTE ADAMASTOR
Cinco dias aps a paragem na Baa de Santa Helena, a armada chega ao Cabo das Tormentas e surpreendida pelo aparecimento de uma figura mitolgica criada por Cames _ Adamastor. Vrias manifestaes indiciam o aparecimento do gigante:
-Subitamente, nos ares surge uma nuvem, temerosa e carregada que o cu escurece; -O mar brame ao longe como se desse em vo nalgum rochedo.

51

Estes indcios de perigo iminente, que tolhem de medo os marinheiros (arrepiam as carnes e o cabelo), levam Vasco da Gama a invocar o nome de Deus. O heri surge, assim, humanizado diante do perigo e do desconhecido. O gigante Adamastor descomunal (figura robusta e vlida, disforme e grandssima estatura, to grande era de membros, Colosso) e assustadora (rosto carregado, barba esqulida, olhos encovados, postura medonha e m, cor terrena e plida, os cabelos crespos e cheios de terra, boca negra, dentes amarelos). As primeiras palavras de Adamastor acabam por ser um elogio aos Portugueses:
52

-Pela ousadia que os coloca acima de outros povos; -Pela sua persistncia; -Pela proeza de terem cruzado mares desconhecidos (Nunca arados de estranho ou prprio lenho). Em seguida, o gigante profetiza: -A tempestade que h-de fustigar a armada de Pedro lvares Cabral; -O naufrgio de Bartolomeu Dias; -Muitos outros naufrgios; -Naufrgio e morte de D. Francisco de Almeida; -Naufrgio de Seplveda. Note-se que todas estas profecias so post-eventum, uma vez que as desgraas a que Adamastor se refere j tinham acontecido quando Cames escreveu Os Lusadas. A pedido de Vasco da Gama, o gigante revela a sua identidade e inicia o relato da sua histria. Esta interpelao no inocente, pois Adamastor representa o desconhecido, o mistrio e o medo que lhe est associado. Com a revelao da sua identidade tudo isto desaparece. Passa-se do desconhecido ao conhecido.
53

Quando inicia a sua histria, o gigante humaniza-se o que perceptvel desde logo na voz pesada e amara, longe do tom horrendo e grosso com que amedrontara os marinheiros. Note-se ainda como se apequena, dominado pelo sofrimento: Da mgoa e da desonra ali passada, de meu pranto e de meu mal, chorando andava meus desgostos, mais dobradas mgoas, cum medonho choro. No seu discurso, Adamastor revela a sua identidade e inicia o relato da sua histria. Apaixonara-se pela bela ninfa Thtis que o rejeitara, porque era feio (grandeza feia do seu gesto). Decidiu, ento, tomla por armas e contou o seu propsito a Dris, me de Thtis. Esta vai servir de intermediria entre o gigante e a ninfa. A resposta de Thtis ambgua, mas ele acredita na sua boa f. Quando, uma noite, julgava abraar e beijar a ninfa, achou-se agarrado a um monte e viuse ele prprio transformado noutro monte (junto dum penedo, outro penedo). Tambm os 15 deuses o traram, transformando-o num cabo sempre rodeado pela amada (o mar) sem nunca lhe poder tocar. 54

Geograficamente, o Adamastor o Cabo das Tormentas (Eu sou aquele oculto e grande Cabo/A quem chamais vs outros Tormentrio);na mitologia, o temvel gigante vencido pelo amor a Ttis; simbolicamente, representa os obstculos, as dificuldades a vencer, os perigos do mar, as foras do mal, o desconhecido. A vitria de Vasco da Gama representa a passagem do desconhecido ao conhecido, a superao do medo, a derrota das foras do mal. Gerndio: cortando,Caracteriza a serenidade anterior ao assoprando,estando, aparecimento de Adamastor. vigiando. Presente do indicativo:Caracteriza a alterao sofrida no escurece, aparece, brada,ambiente vivido, preconizando o vinha. aparecimento do gigante. Campo lexical de escuro: noite,Cria um terror visual e predispe nuvem, escurece, temerosa,desgraa. carregada, negro.
55

Recursos estilsticos:

Aliterao: Bramindo, o negro mar de longe brada

Metfora: Nunca arados de estranho ou prprio lenho


Grau superlativo absoluto sinttico: grandssima estatura; estranhssimo colosso Perfrase e sindoque: E vero mais os olhos que escaparem /De tanto mal, de tanta desventura. Eufemismo: Abraados, as almas soltaro/Da fermosa e misrrima priso.

O temor decorrente da viso da nuvem reforado atravs de uma sensao auditiva desagradvel. A travessia do mar comparada ao lavrar da terra, tendo sido omitido o termo comparativo. Pe em evidncia o tamanho colossal do gigante, nunca visto at ento.

Designa os naufrgio.

sobreviventes

do

Os versos transcritos suavizam a ideia de morte.


56

Perfrase: Contra o que vibra os raios Designa Jpiter. de Vulcano


Perfrase: alta esposa de Peleu. Designa Thtis. Adamastor comea por referir algo material _ o monte; depois afirma-se Gradao: Ou fosse monte, nuvem,nuvem, que embora material menos sonho ou nada. palpvel do que o monte; passa a dizer-se sonho, portanto algo imaterial; por fim o zero absoluto, o aniquilamento _ nada.

-cinco sis

Para alm dos recursos estilsticos mencionados, h ainda que considerar a tcnica dos contrastes:

-prosperamente os ventos assoprando -aspecto gigantesco de Adamastor -tom de voz horrendo e grosso -profecias trgicas -Adamastor ameaa e intimida -fora brutal do gigante -violncia

-hua nuvem que os ares escurece - mas hua nuvem -pequenez humana -voz pesada e amara -histria de amor -Adamastor que ama e chora -fragilidade da ninfa -suavidade amorosa

57

A narrativa prossegue com o relato da viagem pela voz do narrador de Os Lusadas, como se pode verificar pelo uso da terceira pessoa. Rebentada a tempestade, uma personagem ganha protagonismo _ o Mestre.Determinado, orienta a tripulao gritando e repetindo as suas ordens, acima do barulho da tempestade. O poeta descreve a fora dos elementos: -A fora dos ventos; -O movimento assustador das ondas; -O relampejar na noite negra. Os efeitos da tempestade so visveis: -nos estragos feitos nas embarcaes:destruio das velas e dos mastros e inundao das naus; -no comportamento dos seres vivos: o canto triste dos pica-peixes e o refgio dos golfinhos no fundo do mar; -na destruio da natureza: montes destrudos, rvores arrancadas, areias revolvidas.
58

TEMPESTADE

Vasco da Gama , de novo, o heri humano, confuso de temor, receoso pela sua vida, que pede ajuda a Deus. A sua splica assenta em trs pontos: -O reconhecimento da omnipotncia divina e das suas intervenes; -O objectivo de dilatao da f que anima a viagem; -O facto de ser prefervel uma morte herica e reconhecida por todos, em frica, a combater pela f crist, do que um naufrgio annimo. Apesar desta splica, a tempestade continua a fustigar violentamente a armada. ento que Vnus decide interceder pelos Portugueses e ordena s ninfas que coloquem grinaldas na cabea e abrandem a fora dos ventos. A tempestade termina e os Portugueses avistam a ndia. Nota: Esta tempestade nunca ocorreu. Com a sua introduo na obra, Cames amplia as dificuldades sentidas, valoriza o esforo dos heris, tornando mais alta a sua glria.
59

60

Recursos
Modo imperativo: Amaina, Alija, no falte, Vo.

estilsticos:
Mostra a determinao do Mestre que orienta a tripulao durante a tempestade.

Hiprbole: Os ventos eram tais / Se pra derribar ento vieram / a fortssima Torre de Babel; Agora sobre as ondas os subiam / as ondas de Neptuno furibundo; / Agora a ver parece que deciam /A hiprbole revela a fora terrvel As ntimas entranhas dodos ventos, o movimento das ondas Profundo; A noite negra e feiae a luminosidade provocada pelos se alumia/ cos raios em que o Plorelmpagos. todo ardia. Conjugao perifrstica: vinha Sugere o progressivo agravamento refrescando; amos alagando. da situao.
61

Superlativo absoluto sinttico:Sugere a fortssima; altssimos. tempestade. Adjectivao expressiva: mpeto cruel; gritos vos; ondas de Neptuno furibundo; noite negra eSugere a feia; furiosas guas; relmpagostempestade. () fulminantes; vento bravo; frias indinadas.

violncia

da

violncia

da

62

You might also like