You are on page 1of 25

O ESTUDO DA GRAMTICA

Introduo
O que fazer cincia da linguagem?

O que voc pensa ser Investigao cientfica???

O mtodo cientfico um conjunto de regras bsicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito cientfico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integrao, correo ou uma expanso da rea de abrangncia de conhecimentos pr-existentes. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Investigao_cientfica)

No caso em anlise, para facilitar o relacionamento desse tipo de investigao lingustica, os Autores esclarecem ser necessrio recorrer a algumas estratgias de convencimento, porque a questo ainda no unnime; E, a fim de elucidar a discusso direcionada a mostrar como um programa de investigao da linguagem pode se caracterizar como cientfico, os Autores adotaram a estratgia da comparaes com os estudos da fsica, que uma disciplina j bem assentada como cincia.


Tal como ocorre nos estudos cientficos relacionados fsica, com a lingustica tambm o passo inicial a ser adotado, especificar qual o objeto de estudo, a fim de restringir a abrangncia do estudo, tendo em vista a existncia de uma grande quantidade de fenmenos relacionados linguagem.


No caso, esse estudo ser direcionado, especificamente a uma das facetas da linguagem, a constituio sinttica das sentenas das lnguas naturais, face ao interesse em explicar a estruturao sinttica de uma sentena, como por exemplo: Voc sabe que horas so?


Para explicar os fenmenos relacionados aos objetos do estudo, esse estudioso (cientista) deve observlos atenta e acuradamente inmeras vezes, de forma objetiva e imparcial, tanto na fsica, como na lingustica, caso em que se pretende construir uma teoria cientfica da organizao sinttica das sentenas, para o que deve-se observar as que efetivamente so prprias da lngua, sem ignorar nenhuma delas, como ocorre no estudo da Gramtica Tradicional (TG).


Mas alm de fazer uma observao cuidadosa desses fenmenos, deve-se neles focar a ateno, para poder formular princpios que esto em suas bases, destinados explicao do que eles so.


Somente observando as sentenas que efetivamente existem na lngua, o linguista no ser capaz de prever o formato da prxima sentena que vai lhe aparecer pela frente. Ele precisa deixar de lado caractersticas das sentenas que existem, para poder formular um padro para elas, que deve ser necessariamente abstrato. Esse padro que deve ser explicado, porque s assim chegar a prever o formato que as sentenas podem ou no ter.


Assim, os linguistas esto interessados na formulao de princpios que estejam na base de todo fenmeno sinttico existente, o que exige cuidadosa postulao, baseada na teoria exposta, se mostrando dispostos a rever ou mudar um postulado, cada vez que os dados das lnguas naturais mostrarem que ele no adequado nem para a descrio nem para a explicao de certo fenmeno.


E para que isso seja possvel, o pesquisador deve levar em conta suposio da existncia de entidades que no so diretamente perceptveis nos fenmenos em estudo, sendo legtimo que o linguista se utilize de categorias e conceitos que no aparecem diretamente na produo lingustica, mas cuja existncia pode explicar por que a produo lingustica se d de uma maneira e no de outra; aes que se constituem em postulaes bsicas e de afirmaes consequentes, chamados de modelo terico.


O linguista deve utilizar-se de uma metalinguagem acurada, rigorosa, para garantir que os princpios formulados sejam interpretados de maneira inequvoca e estarem interessados no poder de predio de suas generalizaes, propiciando que se extraia delas as predies pretendidas. O modelo terico apresentado pelos Autores no Manual em anlise, conhecido como gramtica gerativa, em que se prope reflexes que devem remeter concluses de que um tal tipo de postura tanto possvel e desejvel, como altamente instigador.

Conceito de gramtica

Gramtica do certo e errado X Sentenas gramaticais e agramaticais

Pertencem a uma determinada lngua

No pertencem a uma determinada lngua

Aspecto criativo da linguagem: vrias espcies possuem


algum tipo de comunicao mas s os seres humanos o fazem a partir da combinao de itens de um conjunto de elementos segundo certos princpios bsicos.

Racionalidade humana: dote comum aos indivduos da


espcie que tem relao estreita com as lnguas naturais: Possibilita que a combinao dos elementos seja noaleatria Mesmo que o indivduo no obedea as regras da gramtica normativa ainda estar obedecendo as regras da racionalidade humana j que falantes nativos dispem de uma gramtica internalizada

Competncia e Desempenho

o conhecimento o uso desse

que o falante possui

conhecimento para produzir sentenas

O programa gerativista
Vamos pensar na hiptese: Que a capacidade de falar nos diferencia das Outras espcies.


Mdulos diferenciados para lidar com diferentes tipos de informao lingustica. Princpios: Leis gerais para toda a lngua vlidas para todas as lnguas naturais. Parmetros: propriedades de uma lngua pode ou no exibir e que so responsveis pela diferena entre as lnguas. Parmetro do Sujeito Nulo.


Exemplos:
a) O Paulo disse que ele vai viajar. b) *Ele disse que o Paulo vai viajar.
Parmetro do Sujeito Nulo: ______ A) O Paulo disse que vai viajar.


Gramtica Universal (UG Universal Grammar): Estgios inicial de um falante que est adquirindo uma lngua. Gramticas das Lnguas: So constitudas medida que os parmetros vo sendo fixados.

O formato do modelo
DS SS
Forma fontica (Phonetic Form)
Estrutura profunda (Deep-structure)

Estrutura superficial (Surface-structure)

PF

LF

Forma lgica Logical Form


DS = Estrutura profunda a organizao da frase em um nvel abstrato ou seja, gerada apenas pelas regras de base (componente categorial e lxico); SS = Estrutura sinttica responsvel por mediar a relao entre PF e LF, ou seja tem como funo interpretar a funo fonolgica e semntica da estrutura; PF = Tem como funo demonstrar como a estrutura pronunciada; LF = Tem como funo mostrar o sentido da estrutura ou seja ela que interpretar a frase;

EU + COMPREI + ESTE + CARRO + NOVO

DS

SS

Eu comprei este carro novo


Este carro novo foi comprado por mim Quando comprei este carro, ele era novo

PF
/EU KONPREI ESTE KARU/

LF

DS
Na passagem pode se movimentar constituintes

SS
Como SS pronunciado

Como interpretado, podendo conter mais de uma forma para entendimento

PF

LF

Aquisio da linguagem
Quando se pensa em aquisio da linguagem, devem ser consideradas as capacidades envolvidas no processo, bem como a natureza de um tal conhecimento. No h tal preocupao por parte do adulto por parte do adulto porque sabemos que a criana vai naturalmente adquirir uma lngua. Os dados lingusticos que a criana encontra ao seu redor so truncados e desorganizados.


O ser humano possui uma capacidade gentica que lhe permite de algum modo organizar e completar as informaes necessrias para aprender a falar uma lngua natural. um processo natural e inconsciente.

Bibliografia
MIOTO, Carlos; SILVA, Maria Cristina Figueiredo; LOPES, Ruth Elisabeth Vasconcellos. Novo Manual de Sintaxe: O ESTUDO DA GRAMTICA. 2. ed. Florianpolis: Insular, 2005. pg 11-36.

You might also like