You are on page 1of 19

NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria.

RESOLUO CFC N. 1.203/09

INTRODUO Alcance Trata das responsabilidades gerais do auditor independente na conduo da auditoria de demonstraes contbeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.

Auditoria de demonstraes contbeis. O objetivo da auditoria aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios.

Como base para a opinio do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurana razovel de que as demonstraes contbeis como um todo esto livres de distoro relevante (FRAUDES e ERROS).
Para obter segurana razovel de que as DCs no contenham distores relevantes o auditor aplica o conceito de materialidade. O auditor precisa exercer o julgamento profissional e manter o ceticismo profissional ao longo de todo o planejamento e execuo da auditoria. 3

Cont.

As NBC TAs exigem que ele:


Identifique e avalie os riscos de distoro relevante, com base no entendimento da entidade e de seu ambiente, inclusive o controle interno da entidade. Obtenha evidncia de auditoria apropriada e suficiente para concluir se existem distores relevantes por meio do planejamento e aplicao de respostas (procedimentos de auditoria) apropriadas aos riscos avaliados.

Forme uma opinio a respeito das demonstraes contbeis com base em concluses obtidas das evidncias de auditoria obtidas.

OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR. (a) obter segurana razovel de que as demonstraes contbeis como um todo esto livres de distoro relevante, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinio sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel; e

(b) apresentar relatrio sobre as demonstraes contbeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constataes do auditor.

DEFINIES. (Principais)
Estrutura de relatrio financeiro aplicvel - a estrutura de relatrio financeiro adotada pela administrao, que aceitvel em vista da natureza da entidade e do objetivo das demonstraes contbeis ou que seja exigida por lei ou regulamento. Evidncias de auditoria so as informaes utilizadas pelo auditor para fundamentar suas concluses em que se baseia a sua opinio. Risco de auditoria o risco de que o auditor expresse uma opinio de auditoria inadequada. Auditor usado em referncia pessoa ou pessoas que conduzem a auditoria.

Cont.

Risco de deteco o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nvel aceitavelmente baixo no detectem uma distoro existente. Demonstraes contbeis so a representao estruturada de informaes contbeis histricas, incluindo notas explicativas relacionadas [...]. Administrao a pessoa com responsabilidade executiva pela conduo das operaes da entidade.

Distoro a diferena entre o valor, a classificao, a apresentao ou a divulgao de uma demonstrao contbil relatada e o valor, a classificao, a apresentao ou a divulgao que exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel. 7

Cont.

Julgamento profissional a aplicao do treinamento, conhecimento e experincia relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contbeis e ticas, na tomada de decises informadas a respeito dos cursos de ao apropriados nas circunstncias do trabalho de auditoria. Ceticismo profissional a postura que inclui uma mente questionadora e alerta.... Assegurao razovel , no contexto da auditoria de demonstraes contbeis, um nvel alto, mas no absoluto, de segurana.

Cont.

Risco de distoro relevante o risco de que as demonstraes contbeis contenham distoro relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes: risco inerente e risco de controle. Responsvel pela governana a pessoa ou organizao com a responsabilidade de supervisionar de forma geral a direo estratgica da entidade e obrigaes relacionadas com a responsabilidade da entidade.

REQUISITOS / APLICAO.
Requisitos ticos relacionados auditoria de demonstraes contbeis O auditor deve cumprir as exigncias ticas relevantes, inclusive as pertinentes independncia... Princpios ticos aplicados a auditoria: (a) integridade; (b) objetividade; (c) competncia e zelo profissional; (d) confidencialidade; e (e) comportamento (ou conduta) profissional.
10

Ceticismo profissional.

Inclui estar alerta, por exemplo, a:


evidncias de auditoria que contradigam outras evidncias obtidas; informaes que coloquem em dvida a confiabilidade dos documentos e respostas a indagaes a serem usadas como evidncias de auditoria; condies que possam indicar possvel fraude;

circunstncias que sugiram a necessidade de procedimentos de auditoria alm dos exigidos pelas NBC TAs.
11

Julgamento profissional

Aplica-se, principalmente, nas decises envolvendo:


materialidade e risco de auditoria; a natureza, a poca e a extenso dos procedimentos de auditoria;

avaliar se foi obtida evidncia de auditoria suficiente e apropriada e se algo mais precisa ser feito para que sejam cumpridos os objetivos das NBC TAs e, com isso, os objetivos gerais do auditor;
avaliao das opinies da administrao na aplicao da estrutura de relatrio financeiro aplicvel da entidade;
12

Cont.

extrao de concluses baseadas nas evidncias de auditoria obtidas, por exemplo, pela avaliao da razoabilidade das estimativas feitas pela administrao na elaborao das demonstraes contbeis. O julgamento profissional precisa ser exercido ao longo de toda a auditoria. Ele tambm precisa ser adequadamente documentado.

13

Evidncia de auditoria apropriada e suficiente e risco de auditoria.


(a) suficincia e adequao da prova/evidncia de auditoria: - obtida por intermdio da aplicao de testes de auditoria; - obtida de outras fontes como auditorias anteriores; - registros contbeis como fontes da evidncia de auditoria. Quanto mais elevados os riscos avaliados, maior a probabilidade de que seja necessria mais evidncia de auditoria. Quanto melhor a qualidade, menos evidncia pode ser necessria. A adequao a medida da qualidade da evidncia de auditoria.
14

(b) Risco de auditoria:


uma funo dos riscos de distoro relevante e do risco de deteco. (b1) Risco de distoro relevante:

Podem existir em dois nveis:


no nvel geral da demonstrao contbil; e no nvel da afirmao para classes de transaes, saldos contbeis e divulgaes.
15

Cont.

Os riscos de distoro relevante no nvel de afirmao consistem em dois componentes: RISCO INERENTE e RISCO DE CONTROLE. Eles existem independentemente de auditoria. Risco inerente - O risco inerente mais alto para algumas afirmaes e classes relacionadas de transaes, saldos contbeis e divulgaes. Exemplos: clculos complexos ou contas compostas de valores derivados de estimativas contbeis sujeitas incerteza significativa.....

Risco de controle - uma funo da eficcia do desenho (controles estabelecidos), da implementao e da manuteno do controle interno pela administrao. Controle interno reduz mas no elimina risco de erros nas DCs.
16

Cont.

(b2) Risco de deteco: Quanto maiores so os riscos de distoro relevante que o auditor acredita existir, menor o risco de deteco que pode ser aceito...

uma funo da eficcia do procedimento de auditoria e de sua aplicao pelo auditor. Assuntos como:
planejamento adequado; designao apropriada de pessoal para a equipe de trabalho; aplicao de ceticismo profissional; e superviso e reviso do trabalho de auditoria executado.....
17

Cont.

(c) Limitao inerente a auditoria: Originam-se da: natureza das informaes contbeis; natureza dos procedimentos de auditoria; e necessidade de que a auditoria seja conduzida dentro de um perodo de tempo razovel e a um custo razovel. (c1) natureza das informaes contbeis: A elaborao das demonstraes contbeis envolve o julgamento da administrao na aplicao das exigncias da estrutura de relatrio financeiro aplicvel aos fatos e circunstncias da entidade. Este o caso de certas estimativas contbeis.
18

Cont.

(c2) natureza dos procedimentos de auditoria: H limites prticos e legais capacidade do auditor de obter evidncias de auditoria. Por exemplo: Existe a possibilidade de que a administrao ou outros possam no fornecer, intencionalmente ou no, as informaes completas que so relevantes ...... A fraude pode envolver esquemas sofisticados e cuidadosamente organizados para sua ocultao. por exemplo: conluio para a falsificao de documentao que possa fazer o auditor acreditar que a evidncia de auditoria vlida quando ela no . A auditoria no uma investigao oficial de suposto delito.
19

You might also like