You are on page 1of 30

MOLDES: TCNICA DE IMPRESSO OU PR-MOLDAGEM

AULA DE INTRODUO PRTICA CLNICA FACULDADE NOVAFAPI Prof. Karine Carvalho


FONTE BIBLIOGRFICA ALMEIDA, K ; IRIO, M.C. Prtese auditiva : fundamentos tericos e aplicaes clnicas. 2 ed. So Paulo, Lovise, 2003. (8) BRAGA, S. R. S. Coleo CEFAC: Conhecimentos essenciais para atender bem o paciente com prtese auditiva. So Jos dos Campos: Pulso, 2003. (3)

AGRADEO S AMIGAS CARLENE BITU E LARISSA GURGEL PELAS IMAGENS CEDIDAS.

PARA A IMPRESSO DO MOLDE IMPORTANTE

Ter conhecimento anatmico da orelha para que possa observar:


O tamanho da impresso a ser tomada; O comprimento,direo e dimetro do CAE; A forma e o contorno do CAE; A presena de qualquer problema que possa impedir a moldagem

ANATOMIA DO PAVILHO AURICULAR

POSSVEIS PROPLEMAS QUE IMPEDEM OU PREJUDICAM IMPRESSO:


Deformidades no CAE como Atresia,crescimento sseo; Infeco; Otorria; Cermen (rolha de cera); Presena de corpo estranho; Retrao,distenso ou perfurao na M.T; Tubo de ventilao; Ps-cirurgia; Patologias como verrugas ou tumores.

MATERIAL USADO PARA IMPRESSO DO MOLDE (PR-MOLDAGEM)


Otoscpio Lanterna Otoblok ou Tampo (floco de algodo) Seringa ou pistola Massa para impresso Tesoura Luvas

MATERIAL USADO PARA IMPRESSO DO MOLDE (PR-MOLDAGEM)


Otscopio

MATERIAL USADO PARA IMPRESSO DO MOLDE (PR-MOLDAGEM)


Caneta otoscpica

MATERIAL USADO PARA IMPRESSO DO MOLDE (PR-MOLDAGEM)


Seringa

MATERIAL USADO PARA IMPRESSO DO MOLDE (PR-MOLDAGEM)


Massa para pr- moldagem

PROCESSO DE IMPRESSO OU PR-MOLDAGEM

1. Higiene (esterelizao das mos ou uso de luvas) e Preparo do material para impresso; 2. Informar ao cliente ou a famlia o procedimento; 3. Realizar a Meatoscopia; 4. Colocar a proteo de algodo (tampo, otoblock etc.); 5. Nova meatoscopia para verificar o posicionamento do tampo;

PROCESSO DE IMPRESSO OU PRMOLDAGEM


6. Misturar a massa e introduzir na seringa, retirar o ar; 7. Posicionar a seringa no conduto introduzir a massa no CAE; 8. Aguardar o tempo da secagem, verificar se j pode ser retirado (riscar); 9. Equalizar o ar da orelha com o ambiente externo (leve puxada no pavilho auricular, e retirar finalmente o pr-molde 10. Refazer a meatoscopia e limpar o ouvido; 11. Analisar o pr-molde e Identificar a prmoldagem.

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Meatoscopia

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Confeco tampo

O tampo no deve ficar pequeno , de forma que ocorra o risco da massa passar, nem muito grande para a impresso no ficar mais larga do que o tamanho real do CAE do paciente.

Caso utilize a esponja, a mesma deve ser introduzida no dimetro compatvel ao do Canal auditivo externo.

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Posicionamento tampo

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Nova meatoscopia para verificar o posicionamento do tampo

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Misture a massa e coloque na seringa, tenha cuidado para no deixar ar.

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Posicione a seringa no ouvido do paciente bem prximo ao tampo

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Introduza a massa no ouvido do paciente deixando sempre a ponta da seringa em contato com a massa para que no fique bolhas na pr-moldagem. Preencha a concha e a hlix completamente.

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Se o paciente usar culos, dentaduras ou mesmo se est sendo realizada uma pr-moldagem buscando diminuir o efeito ocluso e/ou a microfonia, pea que o mesmo mastigue ao final da colocao da massa no ouvido.

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Pressione levemente a massa na orelha fazendo o posicionamento adequado, espere a massa secar (5 a 10 min.); em seguida teste verificando com a unha, se no ficar marcado est pronto.

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Retire a impresso cuidadosamente, iniciando pela hlix, girando levemente para frente, puxando para fora e para cima, soltando a concha e, por ltimo, o canal auditivo externo.

PR-MOLDE

IMPORTNCIA DA PR-MOLDAGEM
A impresso de um molde pode determinar o uso ou no de um aparelho auditivo. Uma boa impresso promove uma adaptao confortvel, porm uma m impresso pode provocar:
Dores de cabea; Dor de ouvido; Feridas; Rejeio pelo aparelho auditivo.

AVALIANDO A QUALIDADE DO PR-MOLDE

IMPRESSO DO PR-MOLDE
Impresso correta: 2a curva 1a curva
molde correto
Canal auditivo, concha e hlix completamente preenchido com algodo bem posicionado e linha centralizada na massa.

Comprimento:
Moldes para retroauricular o comprimento deve atingir entre a 1 e 2 curva. Para intracanal e microcanal (CIC) o comprimento deve atingir aps a 2 curva.

FALHAS NA PR-MOLDAGEM
Tamanho do canal insuficiente, muito curto; O algodo no foi introduzido na profundidade adequada, ou o tampo ficou muito grande.

FALHAS NA PR-MOLDAGEM
rea do canal no totalmente preenchida;

A massa no atingiu o algodo ou o algodo foi pequeno e a massa vazou.

FALHAS NA PR-MOLDAGEM
Falha na hlix e na concha No momento de injetar a massa os espaos no foram preenchido adequadamente.

FALHAS NA PR-MOLDAGEM
Pr-molde distorcido; Mistura com pouca quantidade de catalisador no preparo ou embalagem para transporte de forma errada com massa ainda mole.

PR-MOLDAGEM EM CRIANAS
Na pr-moldagem em crianas podemos usar o mesmo material, tcnicas e recomendaes utilizadas para os adultos, porm podemos encontrar algumas dificuldades.

Dificuldades:
Hiperatividade, Choro; Medo; Crianas bem pequenas; Crianas com problemas comportamentais; Problemas psicolgicos; Crianas com sndromes associadas.

Procedimento a ser seguido:

- fundamental uma boa interao com a criana; -Deix-las usar brinquedos, ou material da pr-moldagem (bolinha de massa); -Solicitar a colaborao dos pais; -Explicar o procedimento aos pais informando que indolor. -O objetivo maior ganha a confiana da criana e dos seus familiares o que permitir uma impresso adequada.

You might also like