You are on page 1of 23

Elaborao de Fichamento de Textos

Crditos: Prof. Msc. Jos Rmulo de Magalhes Filho

Como elaborar um Fichamento de textos


Fichamento uma maneira excelente de manter um registro de tudo que voc l.
Depois de voc fazer um bom fichamento de um texto, ou livro, voc no necessitar recorrer ao original em todo instante, s quando houver a preciso de rever, ou reconstruir conceitos. O que far com que voc ganhe tempo. Durante o processo de fazer o fichamento voc pode adquirir uma compreenso maior do contedo do texto.

O que Fichamento?

basicamente o arquivo do texto que voc l contendo a referncia e o que voc entendeu do contedo do texto de uma obra, de um texto ou mesmo de um tema. No s, mas tambm uma forma de estudar / assimilar criticamente os melhores textos.

Como fazer Fichamento de textos


Pode-se ento afirmar que fichamento um recurso didtico utilizado por estudantes/pesquisadores na construo do seu prprio conhecimento. Alguns professores solicitam dos seus alunos fichamento de livros (ou textos), com o objetivo do estudante melhor desenvolver sua capacidade de leitura e apreenso das ideias propostas nos textos lidos. Faz-se necessrio, portanto que ao ser solicitado um fichamento se defina que tipo que se deseja.

Como fazer Fichamento de textos


Para fazer o fichamento de uma obra ou texto voc deve: 1. Ler o texto inteiro uma vez ininterruptamente 2. Ler o texto novamente, grifando, fazendo anotaes e procurando entender o que o autor quer dizer em cada pargrafo (lembrem do Estudo pela Leitura Trabalhada)

3. Elaborar o fichamento

TIPOS DE FICHAMENTO
Os arquivos de fichamento podem se compor de arquivos de resumo, opinio, citao e de arquivos simplesmente bibliogrficos, dos livros (textos) lidos ou que devem ser lidos. Para facilitar, vamos definir os tipos de fichamento: 1. Bibliogrfico (catalogao bibliogrfica) 2. Citao (transcrio) 3. Resumo (de contedo) 4. Opinio (de comentrio ou analtico)

Tipos de Fichamento
1. Fichamento Bibliogrfico (Ficha de catalogao bibliogrfica) Com a dificuldade de se ter uma biblioteca domiciliar, surge a necessidade de se fazer um levantamento bibliogrfico. As fichas bibliogrficas so as que registram as informaes bibliogrficas completas, e as anotaes sobre tpicos da obra, as palavras chave, e a temtica do texto. O primeiro passo de uma pesquisa bibliogrfica fazer um levantamento bibliogrfico nas bibliotecas que se tem acesso, montando para isso seu prprio banco de dados bibliogrfico; O uso do arquivo eletrnico (Word, Excel, Access...) facilita a catalogao destes dados, oferecendo assim maior rapidez na localizao e transcrio dos dados.

Tipos de Fichamento
2. Fichamento de Citao (transcrio) o tipo de fichamento que vai ser composto por citaes do prprio autor da obra lida. a transcrio literal do texto. Aps leitura sistemtica da obra, o estudante/pesquisador sublinha frases, pargrafos, partes que expressam a ideia principal do autor. Partes estas que podem ser transcritas no seu trabalho de pesquisa (artigo, monografia, ensaio...). Tendo o cuidado de abrir e encerrar a citao com aspas, e indicar a pgina da qual se fez a transcrio. Quando se fizer supresso de alguma parte da obra, deve se indicar tal supresso com reticncias entre colchetes [...].

Exemplo de Fichamento de Citao


Citao completa HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria. 4.ed. So Paulo: Paz e Terra, 1992. "O homem nasce j inserido em sua cotidianidade. O amadurecimento do homem significa, em qualquer sociedade, que o indivduo adquire todas as habilidades imprescindveis para a vida cotidiana da sociedade (camada social) em questo. adulto capaz de viver por si mesmo a sua cotidianidade" (p. 18).

Exemplo de Fichamento de Citao


Citao com supresso:

HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria. 4.ed. So Paulo: Paz e Terra, 1992. "O adulto deve dominar, antes de mais nada, a manipulao das coisas [...] Mas embora a manipulao das coisas seja idntica assimilao das relaes sociais, continua tambm contendo inevitavelmente, de modo imanente , o domnio espontneo das leis da natureza" (p. 19).

Fichamento de Citao

Observao: Quando a citao passar de uma pgina para outra, deve-se conter o nmero das duas pginas (Exemplo: p. 325-326);

Tipos de Fichamento
3. Fichamento de resumo (de contedo) a apresentao sinttica, clara e precisa do pensamento do autor. A apresentao das ideias principais, das teses defendidas. No uma cpia dos tpicos, nem a exposio abreviada das ideias do autor, bem como tambm no a transcrio. uma ficha no muito longa, mas traz todos os elementos necessrios para a compreenso do texto. O autor da ficha vai por a sua compreenso do texto, usando seu prprio estilo. No se afastando jamais das teses originais.

Tipos de Fichamento
Um resumo uma condensao fiel das ideias contidas em um texto, uma reduo do texto original. No cabem no fichamento de resumo comentrios ou julgamentos pessoais a respeito do que est sendo resumido. Muitas pessoas fazem o fichamento de resumo de maneira errada apenas produzindo partes ou frases do texto original, e elaborando-o medida que leem. Para elaborar um bom resumo necessrio compreender antes todo o contedo do texto. No possvel resumir um texto a medida que se faz a primeira leitura e a reproduo de frases do texto, em geral, indica que ele no foi compreendido.

Tipos de Fichamento
4. Fichamento Crtico (de comentrio ou analtico)

neste tipo de ficha que o estudante/pesquisador vai alm de descrever o contedo da obra lida, ele interpreta, incluindo uma crtica pessoal s ideias expressas pelo autor da obra. O fichamento crtico a base, juntamente com o de resumo para a construo de resenhas. Lakatos e Marconi (2003) afirmam que o fichamento crtico pode apresentar um comentrio sobre a forma pela qual o autor desenvolve seu trabalho, no que se refere aos aspectos metodolgicos.

Como fazer Fichamento de textos


Assim, Fichamento Crtico: uma anlise crtica do contedo, tomando como referencial a prpria obra; uma interpretao de um texto obscuro para torn-lo mais claro; a comparao da obra com outros trabalhos sobre o mesmo tema; a explicitao da importncia da obra para o estudo em pauta. a elaborao pessoal sobre a leitura, e deve conter: 1. Comentrios (parecer e crtica) 2. Ideao (novas perspectivas)

Como fazer Fichamento de textos


As clssicas fichas de cartolina tm perdido espao para programas de computador que garantem economia de trabalho e tempo. A vantagem de se fichar o contedo em computador a facilidade de transposio delas para o texto. Basta digitar o dado a ser anotado para um arquivo de documento e copi-lo e col-lo (o famoso CTRL + C / CTRL + V) ao texto do pesquisador quando for conveniente. Alm disto, qualquer arquivo de documento pode ser impresso e catalogado como se fosse uma ficha comum. Mas mesmo no computador preciso saber organizar as fichas.

Como fazer Fichamento de textos


Modelo de Fichas Com o uso do computador, a confeco de fichas ficou mais simples, sugerimos um modelo que bsico, e que pode ser adaptado tanto para em meios eletrnicos, como no uso tradicional das fichas de cartolina.
Vejamos Exemplos:

Assunto (TEMA): Referncia Bibliogrfica Completa:

Ficha no.

Texto da Ficha:

Tipo de fichamento Biblioteca que se encontra a obra

Exemplo de ficha preenchida:


Assunto (TEMA): Vida e cotidiano Ficha no. 01

Referncia Bibliogrfica Completa: HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria. 4.ed. So Paulo: Paz e Terra, 1992. Texto da Ficha: "O homem nasce j inserido em sua cotidianidade. O amadurecimento do homem significa, em qualquer sociedade, que o indivduo adquire todas as habilidades imprescindveis para a vida cotidiana da sociedade (camada social) em questo. adulto capaz de viver por si mesmo a sua cotidianidade" (p. 18). "O adulto deve dominar, antes de mais nada, a manipulao das coisas [...] Mas embora a manipulao das coisas seja idntica assimilao das relaes sociais, continua tambm contendo inevitavelmente, de modo imanente , o domnio espontneo das leis da natureza" (p. 19). Tipo de fichamento: Citao Biblioteca que se encontra a obra: Biblioteca da UNIT (UNIVERSIDADE TIRADENTES Campus II - FAROLANDIA)

Como fazer Fichamento de textos


Estas so apenas ferramentas, dicas, para auxiliar voc nos estudos. Textos bem fichados favorecem a elaborao de qualquer trabalho. Aps estas dicas vamos ao trabalho propriamente dito. S se ficha o que se l. No adianta querer estudar apenas com resumos e fichamentos de terceiros.

Normas para elaborao de fichamento escolar Colgio Santa Dorotia


Destacar os ttulos utilizando itlico, negrito ou sublinhado; O espaamento entre as linhas deve ser de 1,5; Formatar o texto com as fontes Arial ou times new Roman no tamanho 12; Conter os seguintes elementos, nesta ordem: capa, folha de rosto, desenvolvimento (texto fichado).

Colgio Santa Doroteia Disciplina: Histria Professor: Augusto Silva Aluno: Joo Fernandes 7 ano Turma: A

Captulo 1: A inveno do cotidiano "O homem nasce j inserido em sua cotidianidade. O Ateno: siga a distribuio amadurecimento do homem significa, em qualquer sociedade, dos contedos conforme o seu que o indivduo adquire todas as habilidades imprescindveis para a vida cotidiana da sociedade (camada social) em questo. livro didtico. adulto capaz de viver por si mesmo a sua cotidianidade" (p. 18).
"O adulto deve dominar, antes de mais nada, a manipulao das coisas [...] Mas embora a manipulao das coisas seja idntica assimilao das relaes sociais, continua tambm contendo inevitavelmente, de modo imanente , o domnio espontneo das leis da natureza" (p. 19).

Como iniciar o fichamento Fonte: Arial ou Time Roman Tamanho da Fonte: 12

SALVARI, Fbio. Dilogos da Histria. Recife: Construir, 2012.

Captulo 2: O indivduo e meio social O desenvolvimento do indivduo, antes de mais nada, funo de suas possibilidades de liberdade,

Referncias
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade e. Fundamentos de metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2003. ___________. Metodologia do trabalho cientfico. 6. Ed. Revista e ampliada. So Paulo: Atlas, 2001. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica - a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. So Paulo: Atlas 2003. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 11. ed. So Paulo: Cortez, 1984. RUIZ, J. lvaro. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 1996.

You might also like