You are on page 1of 44

Unidade Didtica CONTABILIDADE PBLICA

Aula 3 RECEITA PBLICA

COMPETNCIAS
Identificar os diferentes tipos de receitas pblicas bem como os seus estgios

HABILIDADES
Identificar a relao da receita pblica com a sua execuo oramentria e as diferenas entre anulaes, restituies e o seu impacto no patrimnio pblico.

RECEITA PBLICA
Recursos institudos pelo poder pblico, por meio de contribuio da coletividade, com a finalidade de atender as demandas pblicas, ou seja, atender o custeio dos seus servios, com a segurana da soberania, desenvolvimento econmico e social e o patrimnio pblico.

RECEITA PBLICA
Caractersticas: Carter no devolutivo; Finalidade de cobrir as despesas pblicas

CONTABILIZAO DA RECEITA PBLICA


Conforme a variao na situao patrimonial que possa provocar, sendo: Receita pblica efetiva; e Receita pblica no-efetiva.

RECEITA PBLICA EFETIVA No representam obrigao do ente pblico Alteram a situao lquida patrimonial incorporando-se definitivamente ao patrimnio pblico.

RECEITA PBLICA NO-EFETIVA


So as que possuem reconhecimento do direito No alteram a situao patrimonial lquida do ente. No momento da entrada do recurso, registra-se, tambm, uma obrigao.

REGIME ORAMENTRIO
Quando do recebimento da receita pblica, aplica-se o regime de caixa, resultando em registro contbil do ingresso de recursos.
Art. 11 da lei n 4.320/64

RECEITA PBLICA CLASSIFICAO Derivadas Originrias

Receita pblica derivada


uma receita pblica efetiva derivada da tributao, pelo ente pblico, sobre o patrimnio da sociedade. formada por receita corrente, que uma classificao da categoria econmica da receita.

Receita derivada exemplos Receita Tributria Receita de Contribuies Taxas de Servios etc

Receita pblica originria


Renda produzida pelo patrimnio do poder pblico Cesso remunerada de bens e valores Aplicao em atividades econmicas produo, comrcio ou servios formada por receita corrente, que uma classificao da categoria econmica da receita.

Receita originria exemplos


Receita patrimonial Receita Agropecuria Receita Comercial Receita de Servios

Natureza da Receita Pblica

Receita Oramentria Receita Extra-Oramentria

Receita Oramentria
Integra o patrimnio pblico como elemento novo e positivo; No possui reserva ou correspondncia no passivo do rgo ou entidade; Aumenta a situao patrimonial lquida receitas efetivas

Receita Oramentria
Pertence ao tesouro So tributos, rendas, transferncias, alienaes, etc. Depende de autorizao legislativa prvia - LOA

Receita Oramentria Categoria Econmica


Receitas Correntes Receitas de Capital Classificam as transaes governamentais em: Operaes Correntes Operaes de Capital

Operaes Correntes
Operaes governamentais das quais no resultam constituio ou criao de bens de capital No resultam em acrscimo patrimonial Vinculadas a despesas correntes por ato do poder pblico.

Receitas Correntes Fontes


Receita Tributria Receita de Contribuies Receita Patrimonial Receita Industrial Receita de Servios, dentre outras

Operaes de Capital
Resultam em constituio ou criao de bens de capital Provoca acrscimo patrimonial Vinculadas a despesas de capital por ato do poder pblico.

Receitas de Capital Fontes


Operaes de Crdito; Alienao de Bens; Amortizao de Emprstimos; Transferncias de Capital Outras Receitas de Capital

Supervit do Oramento Corrente


Diferena positiva apurada entre a receita corrente arrecadada e a despesa corrente executada. Classificado como Receita de Capital. No constitui item oramentrio no consta do oramento da receita.

Receita Extra-Oramentria
Arrecadado pelo ente governamental; No pertence ao Estado; Constitui compromisso exigvel, ou seja, ser reclamado posteriormente; O seu pagamento (devoluo) independe de autorizao oramentria, e, consequentemente, de autorizao legislativa.

As operaes contbeis que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, no compreendidas na execuo oramentria, tambm sero objeto de registro e controle contbeis, individualizados.
Art. 93 da Lei n 4.320/64

A arrecadao da receita extraoramentria no constitui renda do Estado. O Estado atua como mero depositrio desses valores. S ser receita do Estado, se o valor se referir a uma atividade governamental.

Do contrrio, esse recolhimento se refere a uma receita extraoramentria, e ser adicionado s disponibilidades das entidades, mas com contrapartida no passivo exigvel para devoluo, quando reclamado.

EXEMPLOS DE RECEITAS EXTRA-ORAMENTRIAS


Caues Fianas (quando em pecnia) Consignaes em folha de pagamento Retenes de tributos na fonte, etc.

CAUES E FIANAS
Valores dados em garantia nas contrataes de grande vulto, restituveis depois do cumprimento do objeto contratual. Exigidas a critrio do ordenador de despesas do rgo.

CONSIGNAES EM FOLHA DE PAGAMENTO


So valores descontados da folha de pagamento dos servidores de uma entidade, para serem repassados a credores diversos.

RETENES
So descontos de obrigaes na fonte, efetuados por determinao legal. Podem ser o imposto sobre a renda, contribuies para a previdncia social, etc.

ATENO!
As caues e fianas dadas em ttulos ou aplices no so considerados receita extraoramentria, sendo, por isso, classificadas em contas de compensao.

Uma receita extra-oramentria se converter em receita oramentria quando o seu valor for declarado perdido em favor do Estado em caso de inadimplncia contratual.

ESTGIOS DA RECEITA PBLICA


Previso Lanamento Arrecadao Recolhimento

PREVISO
Estimativa do montante que se espera arrecadar em determinado perodo (normalmente um exerccio financeiro). Por ser uma expectativa de arrecadao, tambm denominado de receita orada.

LANAMENTO
Individualizao e identificao do contribuinte e o respectivo valor, espcie de tributo e o vencimento para o pagamento. o segundo estgio da receita pblica.

ARRECADAO
Momento do pagamento efetuado pelo contribuinte ao agente arrecadador. o terceiro estgio da receita pblica, e o estgio que ocorre a escriturao do primeiro lanamento contbil.

RECOLHIMENTO
o ato em que o agente arrecadador repassa ao Tesouro o valor arrecadado dos contribuintes. o quarto estgio da receita pblica, e o estgio em que ocorre a escriturao do segundo lanamento contbil.

Ateno!!!!
Nem todas as receitas esto sujeitas ao estgio do lanamento, ingressando diretamente do estgio arrecadao. o caso da arrecadao dos impostos indiretos, que independem de aviso do Poder Pblico.

ANULAO E RESTITUIO DE RECEITAS


Procedimentos relativos a ressarcimento de valores recebidos indevidamente pelo Tesouro, seja independente da ao governamental, ou por cobrana equivocada pelo mesmo.

ANULAO E RESTITUIO DE RECEITAS


Se requerida e realizada dentro do mesmo exerccio financeiro anulao da receita oramentria (ou estorno da receita)

ANULAO E RESTITUIO DE RECEITAS


Se requerida e realizada no exerccio financeiro seguinte ao recolhimento a devoluo ocorrer conta do oramento na dotao restituies e indenizaes e ir onerar o oramento no exerccio em que for autorizada

DVIDA ATIVA
Conjunto de direitos ou crditos em favor da fazenda pblica que tm prazos estabelecidos em legislao especfica, vencidos e no pagos pelo contribuinte, a partir da data da sua inscrio.

DVIDA ATIVA
Dvida Ativa Tributria crditos referentes a obrigao legal relativa a tributos. Dvida Ativa no Tributria outras obrigaes no tributrias, como: aluguis, custas processuais, indenizaes, reposies, etc.

You might also like