You are on page 1of 13

A COMUNICAO E SUA IMPORTNCIA

COMUNICAR: DO LATIM COMMUNICARE, QUE SIGNIFICA PR EM COMUM. EST ASSOCIADA IDEIA DE CONVIVNCIA, COMUNIDADE, RELAO DE GRUPO, SOCIEDADE.

TIPOS DE COMUNICAO

COMUNICAO VERBAL: FALADA OU ESCRITA. COMUNICAO NO-VERBAL: GESTOS (ALFABETO DOS SURDOSMUDOS), IMAGENS (TELEVISO, CARTAZES), SONS (TAMBORES, CDIGO MORSE), SINAIS DE TRNSITO. MANEIRA DE SE VESTIR, DE ANDAR, SENTAR, A POSTURA TAMBM SO CONSIDERADAS FORMAS DE COMUNICAO NOVERBAL. VER O CORPO FALA.

LNGUA FALADA

Pressupe contato direto como falante; mais espontnea; seu vocabulrio mais restrito, mas est em constante renovao. Conta com recursos como gestos, expresses faciais, postura que muitas vezes completam o sentido da comunicao.

LNGUA ESCRITA

Contato indireto entre quem escreve e quem l, o que a torna mais abstrata; mais refletida, exige grande esforo de elaborao e obedincia s regras gramaticais. Seu vocabulrio mais apurado.

CARACTERSTICAS GRAMATICAIS DA LINGUAGEM ORAL


emprego de gria e neologismos repetio de palavras maior uso de onomatopeias emprego restrito de certos tempos e modos colocao pronominal livre. Ex: Me empresta sua apostila. frases feitas, chaves frases inacabadas formas contradas. Ex: pra, c, t, eu v

CARACTERSTICAS GRAMATICAIS DA LINGUAGEM ESCRITA


substantivos abstratos emprego de termos tcnicos vocabulrio rico e variado emprego do mais-que-perfeito, subjuntivo, futuro do pretrito colocao pronominal de acordo com a gramtica. Ex: Empreste-me sua apostila. variedade na construo das frases frases bem construdas clareza na redao, sem omisses ou ambiguidades

VCIOS DA LINGUAGEM
AMBIGUIDADE: defeito da frase que apresenta mais de um sentido. Exemplos: Trouxe o remdio para seu pai que est doente dentro deste vidro. Leila disse a Mrcia que viu seu namorado com outra. As cenas de erotismo podem ser traumatizantes para as crianas, mas s as mais fortes.

ECO: acmulo, num perodo, de palavras com a mesma terminao. Exemplos: Infelizmente muita gente morreu no acidente. No tem cabimento o sofrimento causar tanto tormento.

CACOFONIA: ocorre quando a juno das slabas de palavras vizinhas gera uma palavra desagradvel. Exemplos: Meu corao por ti gela, meus olhos por ti so. Vou-me j. Desculpe, ento. Voc viu o tamanho da boca dela?

PLEONASMO VICIOSO: repetio desnecessria de palavra ou expresso. Exemplos: Supervit positivo Passatempo passageiro Relaes bilaterais entre dois pases H anos atrs

QUESMO: repetio exaustiva da palavra QUE. Exemplo: Quero que diga a ele que aquilo que ele disse que ia fazer no o que quero que ele faa.

VARIAES LINGUSTICAS OU DIALETOS

Variaes observadas na utilizao da lngua. Essas variaes podem ser atribudas a diversas influncias: geogrficas (variaes regionais), sociolgicas (variaes devidas s classes sociais ou a caractersticas ligadas ao falante) contextuais (tipo de assunto e de ouvinte, circunstncias da comunicao).

NVEIS DA LINGUAGEM

LINGUAGEM CULTA- vocabulrio rico e as regras gramaticais so plenamente obedecidas. LINGUAGEM FAMILIAR OU COLOQUIAL- usada pelas pessoas que, apesar de conhecerem a lngua, fazem uso de um nvel menos formal. usada no rdio, televiso. O vocabulrio comum e aceitamse certas infraes s regras gramaticais e uso da gria. LINGUAGEM POPULAR OU VULGAR- utilizada pelas pessoas de baixa escolaridade ou mesmo analfabetas. O vocabulrio restrito, com a presena de formas deturpadas. No h preocupao com as regras gramaticais. LINGUAGEM REGIONAL- caracteriza-se pela presena de regionalismos, ou seja, termos usados especificamente em determinadas regies do pas.

You might also like