You are on page 1of 21

Eu sou um peco fruto da capital, onde nasci, vivo e creio que hei de morrer, no indo ao interior seno por

acaso e de relmpago (Machado de Assis) Numa sociedade marcada por divises sociais muito rgidas (como j era o Brasil na poca de Machado de Assis), o indivduo nasce com seu destino social mais ou menos determinado pela origem e, pela raa, e at pela possibilidade ou no de freqentar escolas. A sociedade era marcada pelas teorias racistas do sc. XIX, e o preconceito, muito mais presente devido existncia da escravido. Isso tornava difcil a ascenso intelectual de Machado, que era mulato. A vida intelectual do subrbio era muito diferente da vida intelectual da Corte, com a qual teve contato trabalhando na Rua do Ouvidor. Nesta as pessoas detentoras de poder se encontravam, se divertiam, exibiam suas roupas importadas da Europa.

Fatos histricos importantes:


1822 Independncia do Brasil de 1826 a 1885 so aprovadas leis contra a escravido no Brasil por presso da Inglaterra. Em 1888 assinada pela princesa Isabel a Lei urea Guerra do Paraguai (1865 a 1870) 15.11.1889 Proclamao da Repblica

Economia do pas:
Com base na cafeicultura. Grande propriedade Voltada para atender o mercado externo

Aspectos sociais:
extino da escravido Imigrao europia para a cafeicultura Migrao interna (Boom da borracha 1870-1910) Teorias racistas sobre a superioridade da raa branca sobre as demais. Divises sociais rgidas.

Acima: Morro do Livramento nasceu Machado de Assis

onde

Ao lado: Largo da Carioca, em fotografia de 1906. Nesse tempo os moradores j assistiam ao surgimento de uma nova metrpole.

1900 A ento capital do pas no era como hoje. As praas, os bondes, tudo era exatamente como Machado descrevia.

Abolio da escravatura: Enquanto o povo comemorava, Machado analisava o problema da escravido em suas crnicas, contos e romances.

Foi assim que a revista ilustrada de 28 de julho de 1885 sintetizou o desmoronamento do imprio. Na ilustrao ao lado, alegoria da proclamao da Repblica.

Quem foi Machado de Assis


1839 Joaquim Maria Machado de Assis nasce no Rio de Janeiro, a 21 de junho. 1855 Publica seu primeiro trabalho, a poesia A Palmeira, na Marmota Fluminense. 1858 inicia suas colaboraes em jornais e revistas, o que manter por toda a vida. 1864 Publica seu primeiro livro: Crislidas (poesias) 1867 nomeado para o cargo de ajudante do diretor do Dirio oficial 1869 Casa-se com Carolina Augusta Xavier de Novaes 1881 Publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas e incio da fase realista e do Realismo no Brasil 1897 eleito presidente da academia brasileira de Letras, fundada no ano anterior 1908 Falece no Rio de Janeiro, a 29 de setembro

Anlise Estilstica.

As duas fases de Machado de Assis:


Romntica : Preparatria Ressurreio (1872) A Mo e a Luva (1874) Helena (1876) Iaia Garcia (1878)

Realista : Fase da Maturidade Memrias Pstumas de Brs Cubas (1881) Quincas Borba (1891) Dom Casmurrro (1899) Esa e Jac (1904) Memorial de Aires (1908)

Anlise Estilstica.

As duas fases de Machado de Assis:

Primeira Fase:

Segunda Fase:

linear lgica do tempo foco narrativo em terceira pessoa tnica: composio do quadro delineamento psicolgico conflitos / paixes / histria enredo desvendar (expectativa) imaginao

no linear lgica do autor foco narrativo em primeira ou terceira pessoa personagem aprofundamento psicolgico anlise do comportamento homem analisar observar

Anlise Estilstica. A linha de pensamento do autor

Caractersticas Gerais: Linguagem simples, enxuta Personagens sem problemas econmicos - ociosos - disponveis Anlise da burguesia endinheirada com fumos de nobreza Espao: Rio de Janeiro - universal e brasileiro Tempo: sculo XIX sociedade patriarcalista: o favor, o compadrio, as influncias Mtodo: anlise/observao da realidade fsica, Psicolgica comportamental.

Anlise Estilstica.
Obras de maior importncia: Quincas Borba Memrias pstumas de Brs Cubas Dom Casmurro:

Dom Casmurro

D. Casmurro foi publicado em 1900 e um dos romances mais conhecidos de Machado. Narra, em primeira pessoa, a histria de Bentinho que por circunstncias vrias, vai se fechando em si mesmo e passa a ser conhecido como Dom Casmurro. Sua histria a seguinte: rfo de pai, criado com desvelo pela me (D. Glria), protegido do mundo pelo crculo domstico e familiar (tia Justina, tio Cosme, Jos Dias), Bentinho destinado vida sacerdotal, em cumprimento a uma antiga promessa de sua me. A vida do seminrio, no entanto no o atrai, j de namoro com Capitu, filha dos vizinhos. Apesar de comprometida pela promessa, tambm D. Glria sofre com a idia de separar-se do filho nico, interno no seminrio. Por expediente de Jos Dias, um empregado da famlia, Bentinho abandona o seminrio e, em seu lugar, ordena-se um escravo. Correm os anos e com eles o amor de Bentinho e Capitu. Entre o namoro e o casamento, Bentinho se forma em Direito e estreita sua amizade com um ex-colega de seminrio, o Escobar, que acaba se casando com Sancha, amiga de Capitu. Do casamento de Bentinho com Capitu nasce Ezequiel. Escobar morre e, durante seu enterro, Bentinho julga estranha a forma pela qual Capitu contempla o cadver. A partir da, os cimes vo aumentando e precipita-se a crise. medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com Escobar. Bentinho chega a planejar o assassinato de sua esposa e do filho, seguidos pelo seu suicdio, mas no tem coragem. A tragdia dilui-se na separao do casal. Capitu viaja com o filho para a Europa, onde morre anos depois. Ezequiel, j moo, volta ao Brasil para visitar o pai, que apenas constata a semelhana do filho com o antigo colega de seminrio. Ezequiel volta a viajar e morre no estrangeiro.Bentinho, cada vez mais fechado em suas dvidas, passa a ser chamado de Casmurro pelos amigos e vizinhos pe-se a a histria de sua vida (o romance).

Personagens
Personagens principais: Bentinho Capitu Escobar

Personagens secundrios:
D. Glria tia Justina tio Cosme Jos Dias Pais de Capitu Sancha Ezequiel

Capitu, protagonista de Dom Casmurro, transposta em tela atravs da imagem captada pelo artista J. da Rocha Ferreira de sua descrio no livro.

Escobar - Ezequiel - Bentinho

O perfil do protagonista masculino pode ser acompanhado em trs fases distintas:Bentinho, Dr. Bento Fernandes Santiago e Dom Casmurro. Bentinho revela-se unia criana/adolescente marcado pela timidez, sem muita iniciativa e bastante dependente da me. Tinha uma imaginao fertilssima, como no capitulo XXIX (O Imperador). Levado para o seminrio para ser padre (promessa da me - D. Glria), quando trava amizade com Escobar, Bentinho, com ajuda de Jos Dias, abandona a carreira sacerdotal e ingressa na Faculdade de Direito, em So Paulo. Formado aos vinte e um anos, ele agora o Dr. Bento F. Santiago, bem posto na vida, rico (riqueza muito mais de herana do que de trabalho), casado e feliz com Capitu, quando canta na pera da vida um duo ternssimo. Depois, surge o filho (Ezequiel) e comeam a aparecer os problemas: o duo ternssimo da pera da vida vai cedendo lugar ao melodrama do trio e quattuor das dvidas e incertezas. a vez da fase casmurra, marcada pela solido, pela mgoa e pela amargura.

Ao longo dos anos, Capitu tem desafiado a crtica com seu enigma, sutilmente criado por Machado de Assis. At hoje, ainda devora quantos tentam decifr-la, pairando a dvida: Capitu traiu ou no traiu Bentinho? A pergunta continua sem resposta, pois a verso que temos para julg-la nos dada por um narrador suspeito - um marido envenenado pelo cime e de imaginao bastante frtil, como revelam muitas passagens do livro. Por outro lado, revelando um dos traos mais marcantes da psicologia feminina - a capacidade de dissimulao de que dotada a mulher, Capitu, com seus olhos de ressaca e de cigana oblqua e dissimulada, contribui ainda mais para fortalecer a dvida: ela sabe sair-se bem de situaes difceis - ela sabe dissimular, como no episdio do penteado e da inscrio no muro.

Olhos de ressaca Enfim, chegou a hora da da encomendao e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam tambm, as mulheres todas. S Capitu, amparando a viva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arranc-la dali. A confuso era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadver to fixa, to apaixonadamente fixa, que no admira lhe saltassem algumas lgrimas caladas... As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou as carcias para a amiga e quis lev-la; mas o cadver parece que a retinha tambm. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos como a vaga do mar l fora, como se quisesse tragar tambm o nadador da manh.

Muito amigo de Bentinho (colegas de seminrio), Escobar era casado com Sancha e revela-se um tanto quanto misterioso: teria participado do trio cantado por Dom Casmurro, formando o tringulo amoroso da suspeita do narrador? Fica a dvida e a mgoa, como revela Dom Casmurro no capitulo final, j que Escobar foi tragado pela morte (afogamento), sem possibilidade de defender-se da acusao.
Cartaz do filme Dom, adaptao atual de Dom Casmurro

Tempo cronolgico: o tempo real dos acontecimentos da narrao. Corre de acordo com a cronologia da narrativa, ou seja, descreve a vida dos personagens em seqncia lgica dos fatos.

Tempo psicolgico: So os chamados flash-backs. Ocorrem quando a narrativa interrompida por uma lembrana de acontecimentos anteriores, que precisam ser relatados para o entendimento e continuidade da histria. o tempo da memria.

Capitu era inocente?

"Na vida h dessas semelhanas assim esquisitas ."


Trecho de Dom Casmurro

" A resposta de Machado de Assis vem discreta e amena, sem surpreender, nem decepcionar: Talvez culpada. Quem sabe se inocente?" Entrevista com Machado de Assis

You might also like