You are on page 1of 18

Nado Borboleta

Prof. Slvia Maria Cardoso Magalhes Hidd

A posio do corpo

Como nos demais estilos, o borboleta deve ter o corpo o mais paralelo possvel linha da gua. Durante a fase descendente das pernas, a posio do corpo perde um pouco de sua horizontalidade para obter uma posio oblqua, em virtude tambm da elevao dos braos e do consequente apoio das pernas na gua. O equilbrio do corpo est condicionado s aes dos membros. A passagem simultnea do brao acima da superfcie, com arremesso dos braos frente, s poder ser possvel com um abaixamento da cabea e uma ligeira elevao dos quadris.

O Trabalho das Pernas

Na fase Ascendente (Recuperao): Do bom trabalho dos braos depende a perfeita execuo das pernas, mas precisamos de um bom automatismo de pernas para conseguirmos o equilbrio do corpo no arremesso dos braos frente. O movimento de pernas executado vertical e simultaneamente, sendo solto, forte e contnuo. Na fase ascendente, a perna sobe estendida desde seu apoio at a linha de superfcie, sem sair d'gua, tendo quando muito a planta dos ps aparecendo.

O Trabalho de Pernas

A ondulao dos quadris se propaga por todo o corpo, partindo da nuca, desde o momento em que a cabea entra na gua.

Os batimentos ininterruptos de pernas permitem dois movimentos para cada ciclo completo de braos, sendo que o primeiro batimento se efetua na puxada dos braos e o segundo na colocao dos braos frente, antes de se iniciar nova trao. O comum, nos ensinamentos para os alunos, determinar um batimento na entrada dos braos e outro na sada.

O Trabalho das Pernas

Na fase descendente (Impulso): A perna se flexiona ligeiramente e estende-se para baixo com energia. Dever haver duas batidas de pernas para cada ciclo completo dos braos, sendo um movimento menos acentuado que o outro. A ao propulsiva das pernas comparvel dos braos, tendo apenas duplo efeito. O movimento descendente mais propulsivo que o ascendente. As pernas se mantm juntas, embora no sejam foradas exageradamente a isso, sofrendo os joelhos uma ligeira separao em seu momento de flexo, o que tambm ocasiona uma leve separao das pernas e um batimento solto dos ps, voltados para dentro.

O Trabalho dos Braos

A Entrada deve ser feita frente da cabea, com as mos na direo da linha dos ombros. O brao deve estar ligeiramente flexionado (com rotao medial), com os cotovelos um pouco acima das mos, de modo que as pontas dos dedos sejam a primeira parte do brao a entrar na gua. As mos devem deslizar para dentro d'gua, frente, de lado, com as palmas das mos voltadas para fora.

O Trabalho dos Braos

O Apoio consiste de uma puxada para o lado, com os braos estendidos no deixando haver uma abertura muito exagerada.

O Trabalho dos Braos

A Trao, logo aps o apoio, comeam-se a flexionar os antebraos, em relao aos braos (mantendo-se os cotovelos altos), com uma trajetria das mos em direo linha mediana do corpo e para o fundo.

O Trabalho dos Braos

O Empurro um momento onde comear a existir uma maior eficincia da braada, quando poderemos observar uma flexo do antebrao em relao ao brao, fase em que as mos, cotovelos e ombros, devero estar alinhados, sob o corpo. A partir da, haver uma aproximao do brao e cotovelo ao tronco, passando a existir uma maior presso de movimento, em relao s fases anteriores.

O Trabalho dos Braos

Finalizao: no empurro final, haver uma extenso do antebrao vigorosa, retirandose, logo a seguir, as mos da gua, prximas ao quadril.

O Trabalho do Brao

A Recuperao dever ser feita atravs da elevao dos cotovelos, flexionando os antebraos em relao aos braos, e projetando as mos frente, com os braos passando lateralmente ao corpo, paralelos superfcie da gua. Os braos devero estar o mais relaxados possvel durante esta fase, at a entrada, para ento iniciar-se um novo ciclo.

Respirao

Da boa colocao dos tempos respiratrios vai depender, em grande parte, da sincronizao das aes motrizes. A inspirao, como em todos os nados, deve se realizar no final da puxada. A cabea eleva-se enquanto o brao inicia a puxada, coincidindo o aparecimento da boca com a fase final da puxada.

Respirao

A respirao executada at os braos se dirigirem para a frente, devendo ser feita frontalmente, sem que o queixo fique muito acima do nvel da gua, procurando-se no deixar o corpo perder a posio paralela superfcie da gua. O nadador deve executar uma respirao para cada duas braadas, a fim de manter o mximo possvel o corpo na posio horizontal, evitando fora frontal e criao de zonas de atrito

Coordenao

Braos/Pernas A coordenao brao/pernas, no nado de golfinho, deve ser realizada de forma que, para cada ciclo de braada, realizem-se dois movimentos de pernas e para que o ponto mximo descendente destas pernas coincida: Uma com o incio do apoio; E a outra, com o empurro final da finalizao da braada.

Sada

A sada no nado borboleta no difere da do nado crawl, tendo apenas uma impulso forte de pernas aps a entrada na gua, o que auxilia o deslize e facilita a primeira subida dos braos.

Virada

Como no nado de peito clssico, o aluno deve tocar a parede com ambas as mos, soltar uma delas e passar a outra sobre a cabea, fazendo com que as duas se encontrem sob a superfcie da gua. Ao mesmo tempo, um vigoroso empurro na parede da piscina obriga o nadador ao deslize, que dever ter um forte movimento de pernas, como na sada, para facilitar a elevao dos braos .

Chegada

Tambm deve ser feita com ambas as mos, acima ou abaixo do nvel da superfcie da gua.

Dvidas

You might also like