You are on page 1of 39

Metalurgia do alumnio

Generalidades sobre o alumnio


O alumnio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, o metal mais jovem usado em escala industrial. O alumnio comeou a ser produzido comercialmente h cerca de 150 anos. Sua produo atual supera a soma de todos os outros metais no ferrosos. Esses dados j mostram a importncia do alumnio para a nossa sociedade. Mesmo nas civilizaes mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticao aos mais diferentes artefatos.

Explorao do alumnio

Hoje, os Estados Unidos e o Canad so os maiores produtores mundiais de alumnio. Entretanto, nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu territrio, dependendo exclusivamente da importao. O Brasil tem a terceira maior reserva do minrio no mundo, localizada na regio amaznica, perdendo apenas para Austrlia e Guin. Alm da Amaznia, o alumnio pode ser encontrado no sudeste do Brasil, na regio de Poos de Caldas (MG) e Cataguases (MG). A bauxita o minrio mais importante para a produo de alumnio, contendo de 35% a 55% de xido de alumnio.

A obteno do alumnio feita a partir da bauxita, um minrio que pode ser encontrado em trs principais grupos climticos: o Mediterrneo, o Tropical e o Subtropical. Os principais pases produtores so a Austrlia, Brasil, Guin e Jamaica. O Brasil possui a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial da ordem de 2,5 bilhes de toneladas, concentrada principalmente na regio Norte do pas (estado do Par), as quais tem como principal concessionria a empresa Minerao Rio do Norte S.A. - MRN. A bauxita deve apresentar no mnimo 30% de alumina aproveitvel para que a produo de alumnio seja economicamente vivel.

Minerao do alumnio
O alumnio no encontrado diretamente em estado metlico na crosta terrestre.

Sua obteno depende de vrias etapas de processamento, sendo o primeiro o beneficiamento do minrio (bauxita).

Propriedades do Alumnio

Leveza ~ 1/3 do ao Resistncia- > quanto < Temperatura Elasticidade Plasticidade Resistente corroso Camada natural de proteo Bom condutor Prxima a do Cu De expanso linear No Magntico Bom Refletor

Processo de produo do Alumnio

O Alumnio produzido a partir da bauxita. Seu processo de fabricao pode ser divido em 3 etapas que ilustraremos a seguir: MINERAO, REFINARIA E REDUO.

Processos de produo do Alumnio

Minerao
Remoo planejada da vegetao e do solo orgnico; Retirada das camadas superficiais do solo (argilas e lateritas);

Beneficiamento

Minerao
Inicia-se na britagem, para reduo de tamanho; Lavagem do minrio com gua para reduzir (quando necessrio) o teor de slica contida na parcela mais fina; Secagem

Beneficiamento

Refinaria
Dissoluo da alumina em soda custica; Filtrao da alumina para separar o material slido; O filtrado concentrado para a cristalizao da alumina;

Refinaria
Os cristais so secados e calcinados para eliminar a gua;

O p branco de alumina pura enviado reduo;

Na reduo, ocorre o processo conhecido como Hall-Hroult, por meio da eletrlise, para obteno do alumnio

Refinaria
Moagem Digesto Filtrao/ Evaporao Precipitao Calcinao

Reduo do Alumnio
A alumina dissolvida em um banho de criolita fundida e fluoreto de alumnio em baixa tenso, decompondo-se em oxignio;

O oxignio se combina com o nodo de carbono, desprendendo-se na forma de dixido de carbono, e em alumnio lquido, que se precipita no fundo da cuba eletroltica;

O metal lquido (j alumnio primrio) transferido para a refuso atravs de cadinhos;

So produzidos os lingotes, as placas e os tarugos (alumnio primrio).

Reciclagem

O material pode ser reciclado a partir de sucatas de produtos que no possuem mais vida til ou de sobras do processo produtivo. Alm de minimizar os impactos no meio ambiente, a reciclagem contribui para a economia de energia, sendo que, para produzir alumnio reciclado, utiliza-se apenas 5% da energia necessria para fabricar o produto primrio.

Processo de reciclagem do Alumnio


realizada a coleta do alumnio a ser reciclado (latinhas, peas de carro, armaes de janelas etc.) O material limpo e transformado em fardos (blocos dos materiais compactados), que so transportados para a usina de reciclagem

Na usina, os blocos so desenfardados e quebrados em pedaos menores

Processo de reciclagem do Alumnio


Uma triagem feita com um separador eletromagntico, que remove metais ferrosos que possam estar misturados ao alumnio O material picotado e feita nova separao eletromagntica, passando depois por uma peneira vibratria que retira terra, areia e outros resduos Por meio de jatos de ar, um separador pneumtico separa papis, plsticos e outros materiais do alumnio

Processo de reciclagem do Alumnio


Os pedaos de alumnio so armazenados e colocados em um forno que realiza a eliminao de tintas e vernizes, sendo depois levados para um forno de fuso

Depois de fundidos, os pedaos ficam em estado lquido. Caso haja necessidade, a liga de alumnio (alumnio mais outros metais: geralmente silcio, ferro, magnsio, entre outros) corrigida com a adio dos elementos que esto faltando para que atinja a especificao qumica desejada

Depois da composio qumica ajustada, o material lingotado, ou mesmo transportado lquido para o usurio (fundio).

METALURGIA DO ALUMNIO Mais detalhes.......

O processo da minerao da bauxita, que origina o alumnio, segue as seguintes etapas: 1)Remoo planejada da vegetao e do solo orgnico; 2)Retirada das camadas superficiais do solo; 3)Beneficiamento: 3.1 Inicia-se na britagem, para reduo de tamanho; 3.2 Lavagem do minrio com gua para reduzir (quando necessrio) o teor de slica contida na parcela mais fina; 3.3 Secagem

A bauxita ( o minrio de alumnio predominante) constituda essencialmente de um xido hidratado Al203.H20 , contendo ainda xido de ferro, slica, xido de titnio e pequenas quantidades de outros compostos.

Nos minrios utilizados na produo de alumnio, o teor de Al2O3 varia de 40 a 60%.

A metalurgia do alumnio consiste basicamente de duas fases: -Obteno da alumina, a partir do minrio; - Eletrlise da alumina.

Obteno da alumina
Emprega-se, para o preparo da alumlna, quase que exclusivamente o "processo Bayer".

A bauxita inicialmente britada e, em seguida, moda em moinhos de bola, de modo a ter-se partculas entre 80 e 100 mesh(0,177 a 0,149mm).
Esse p misturado, em um tanque de mistura, com uma soluo de hidrxido de sdio. A mistura bombeada em uma autoclave, ou seja, em um recipiente de ao submetido a altas presses (da ordem de 4 kgf/cm2) e a el temperatura da ordem de 250 C.

Processo Bayer: obteno da alumina (Al2O3) a partir da bauxita

Na autoclave ocorre o processo de "digesto", do qual resulta um aluminato de sdio solvel, de acordo com a seguinte equao: Al2O3 . + 2NaOH 2NaAl02 + H20

A slica forma com a soda e a alumina um silicato duplo insolvel. Os xidos de ferro e de titnio permanecem praticamente insolveis.

Completado o processo de digesto, a soluo de aluminato de sdio tratada por sedimentao ou decantao e por filtrao sob presso, de modo a separ-la dos resduos em suspenso, constitudos essencialmente de um hidrxido de ferro impuro contendo a maior parte da slica, outras impurezas(lama vermelha) e uma pequena quantidade de alumina.
Esta ltima parcialmente recuperada por lavagem com licor custico e gua quente e devolvida ao processo.

Depois da filtrao, a soluo levada a um tanque de resfriamento e aos depsitos de precipitao onde ocorre a seguinte reao:

2Na3Al03 + 3H20

3Na2O + Al203 + 3H20

A suspenso de alumina hidratada levada a espessadores, filtrada e calcinada, num forno rotativo de forma tubular, a cerca de 1.200C, obtendo-se como produto final a alumina - Al2O3 -, com 99,5 a 100% de xido de alumnio e com certas impurezas tais como xido de ferro, xido de silcio e xido de sdio.

Eletrlise da alumina
A etapa seguinte a reduo da alumina. Devido grande afinidade do alumnio com o oxignio, no possvel reduzir a alumina pelos redutores usuais: carbono e xido de carbono. utilizado o processo eletroltico, em que o banho eletroltico constitudo de criolita, ou seja, um fluoreto de sdio e alumnio (AlF3, 3NaF). Neste banho de criolita, coloca-se a alumina em soluo. Em outras palavras, o eletrlito atua como fundente e dissolve o xido de alumnio.

O catodo corresponde ao fundo da clula eletroltica e ao alumnio que se forma paulatinamente; o anodo constitudo de eletrodos de carbono. A operao realizada em torno de 950C.

Esquema de um tipo de clula eletroltica para reduo de alumina

As reaes que ocorrem podem ser resumidas na equao: Al203 2Al+1,502

O alumnio deposita-se no fundo e retirado periodicamente. Sua pureza varia de 99,4 a 99,85%, sendo o silcio e o ferro as principais impurezas. Basicamente, so necessrias cerca de 5 ton de bauxita para produzir 2 ton de alumina e 2 ton de alumina para produzir 1 ton de alumnio pelo processo de Reduo.

O alumnio sai das cubas no estado lquido a aproximadamente 850C, e ento transportado para a fundio, onde so ajustadas a sua composio qumica e forma fsica.

Na fundio so produzidos lingotes, tarugos, placas, vergalhes e chapas. Esses produtos tanto se destinam comercializao, quanto fabricao de produtos laminados, extrudados e cabos.

Dados sobre o Alumnio

- O alumnio lquido (700C),pode demorar at duas horas e meia para atingir o estado slido

- Grande parte do comrcio de alumnio no Brasil feito na forma lquida, o metal transportado 750 C em recipientes especiais , nestes recipientes a perda de calor muito pequena aproximadamente 10 C por hora. - Um quilo de alumnio reciclado, evita a extrao de cinco quilos de bauxita. - O ciclo mdio de vida de uma lata de alumnio de 30 dias, desde sua colocao na prateleira do supermercado, at seu retorno reciclada.
- A reciclagem de uma nica lata de alumnio, pode economizar a energia necessria para manter um televisor ligado durante 3 horas ou uma lmpada de 100 watts por 20 horas. - Em mdia um quilo equivale a 74 latas.

RECICLAGEM
Infinitamente reciclvel sem perder qualidade de reaproveitamento Sobras da transformao
Retalhos de chapas, perfis, laminados

Sucata
latas para bebidas, cabos de transmisso

31

Localizao no Brasil

Transformados de Alumnio

Nunca se usou tanto Alumnio

Previso

Reciclagem de Latas de Alumnio

NDICE DE RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMNIO

Vantagens da Reciclagem
Movimentou em 2008 - R$ 1,6 bilho.
Somente a etapa de coleta injetou R$ 492 milhes na economia nacional, o equivalente gerao de emprego e renda para 184 mil pessoas;

O processo de reciclagem utiliza apenas 5% da energia eltrica; libera somente 5% das emisses de gs de efeito estufa.

Desenvolvimento Sustentvel
"O resultado da reciclagem de latas de alumnio no ano de 2008 comprovou, mais uma vez, que a sustentabilidade de toda a cadeia, desde a coleta at o processamento pela indstria, est definitivamente consolidada no Brasil...,
refora Henio De Nicola, coordenador da Comisso de Reciclagem da ABAL.

You might also like