You are on page 1of 18

DOENAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL

Apesar do avano tecnolgico (cineangiocoronariografia, revascularizao miocrdica, ultra-sonografia cintilografia cardaca e cerebral, tomografia computadorizada, drogas anti-hipertensivas e inotrpicas cardacas, ainda alto o ndice de bitos precoces por doenas cardiovasculares.

O investimento na preveno destas doenas decisivo no s para garantir qualidade de vida mas tambm evitar gastos com hospitalizao.

O Brasil aparece em 9 lugar na lista dos pases cuja populao morre mais, em nmeros absolutos, de doenas cardacas, e o 6 de derrames.

Cigarro - grande vilo nos pases desenvolvidos -, sedentarismo, obesidade, diabetes e presso alta so considerados os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenas cardiovasculares.

O tratamento e controle da hipertenso, por exemplo, podem diminuir em at 40% o risco de que o paciente sofra um derrame. O uso de plulas anticoncepcionais de baixa dosagem (de estrognio), em vez da medicao comum, tambm reduz substancialmente a probabilidade de derrame.

Comparao das observaes colhidas da visita ao Pr-cardaco X HUAP

SEMELHANAS
de mdicos contratados e/ou concursados em ambos pareceram igualmente preparadas e qualificadas, so multiprofissionais e o atendimento se prope a ser humanizado e integralizado. - Ambos os hospitais possuem mdicos que fazem publicaes em revistas cientficas baseando-se em observaes do seu dia-adia.
- Equipes

DIFERENAS
- A infra-estrutura do Prcardaco favorece um ambiente saudvel para o trabalho de todos os seus funcionrios e atendimento de alta qualidade aos pacientes
Por exemplo: ar condicionado central em bom estado de funcionamento, salas limpas, bem cuidadas e com aspecto de novas, decorao por todo hospital, existncia de equipamentos novos que permitem exames e testes de alta qualidade, sem contar que h funcionrios em nmero suficiente trabalhando nos laboratrios de modo que no h atraso nem sobrecarga de pedidos de exame.

Abordagem e Desenvolvimento no Atendimento Pblico x Privado nas Doenas Cardiovasculares

-Um das principais causas de atrasos ou dificuldades na rea cardiovascular no setor pblico, observadas durante a disciplina e pesquisadas em algumas prticas, a falta de orientao da populao

-A garantia de acesso universal e


igualitrio s aes e aos servios de sade to importante quanto o atendimento integral. Essa garantia s ser possvel se recursos destinados sade forem criteriosamente aplicados.

Conduta Clnica Pblico x Privado No Tratamento Farmacolgio e No- Farmacolgico

-Os pacientes atendidos no sistema pblico apresentam indicadores socioeconmicos, em sua imensa maioria, piores do que os contemplados pelo privado, o que orienta abordagem e teraputicas diferentes, com seus respectivos gastos. - A qualidade do atendimento e, por conseqncia, tratamento, , em tese, proporcional quantidade de capital investido, os pacientes da rede pblica no tero a mesma oportunidade e acesso aos mesmos medicamentos e tcnicas que os da rede privada.

- O profissional da rede pblica tem o nmero de internaes muito restrito em comparao com o profissional da rede particular, alm de menos opes teraputicas no farmacolgicas (o setor de hemodinmica do Hospital Universitrio Antnio Pedro no se encontra vivel, por exemplo)

Metas, Expectativas e Sugestes para Melhorar o Gerenciamento de Sade nas Doenas Cardiovasculares

- Influenciar a populao a modificar atitudes e comportamentos de risco responsveis por doenas cardiovasculares, promovendo o exerccio fsico, uma alimentao saudvel e ainda a abolio dos hbitos tabgicos e alcolicos, promovendo assim hbitos de vida saudveis. - A avaliao da presso arterial, o doseamento do nvel de glicemia no sangue, a medio do peso e da altura e o clculo do IMC so tambm medidas fundamentais.

- A este nvel essencial a interveno do mdico de famlia e dos mdicos -A educao das generalistas populaes mais jovens nas escolas seria tambm fundamental, bem como palestras, distribuio de panfletos, anncios de rua e na imprensa, para que estas informaes chegassem mais perto e das populaes.

You might also like