You are on page 1of 148

SEGURANA AGROPECURIA

CAPTULO I: Consideraes Gerais


A finalidade de tratar de riscos profissionais: identific-los e promover meios para diminuir tais riscos. O conceito de Segurana e Sade Ocupacional no meio Rural relativamente novo. Importncia maior era dada Medicina Industrial. Sabe-se que esta explorao situa-se juntamente com a construo civil e petrolfera, entre as mais perigosas. As medidas de preveno para o trabalho rural: princpios fundamentais de Segurana, Higiene e Medicina do Trabalho. A superviso do trabalho agrcola muito difcil. Da a importncia da educao e do treinamento prevencionista no trabalho agrcola.

1. Aspectos Scio-econmicos do Trabalhador Rural


O trabalho Agrcola engloba a produo de gneros alimentcios at a produo de matrias primas industriais.

Caractersticas particulares determinaro as condies de Segurana e Higiene:


Carter sazonal e cclico; Longas jornadas de trabalho e com grande esforo fsico; Trabalho realizado ao ar livre; Variabilidade do tipo de trabalho executado por uma pessoa; Contato com meio contaminante; Longas distncias percorridas pelo trabalhador para alcanar seu local de trabalho; Mo de obra temporria e no qualificada; Condio precria de vida.

1. Aspectos Scio-econmicos do Trabalhador Rural


Atividades da Explorao Agrcola

Do preparo do solo colheita, transporte e armazenamento; Simultaneamente, tratamentos de sementes e partes vegetativas, canais de irrigao e drenagem, estradas, cercas, controle de doenas, aplicao de corretivos, etc.
Ferramentas utilizadas Manuais, mquinas, implementos, veculos, produtos qumicos e inflamveis.

1.1. Populao e Faixa Etria

Grupos de Idade 0 14 15 39 40 59 60 69 70 em diante Ignorada

Populao 18.982.02 3 14.889.46 3 5.285.720 1.168.225 654.683 73.939

% Sobre o Total Rural 46,23 36,30 12,86 2,84 1,59 0,18

Total

41.054.05 3

100,00

1.2. Educao
Fatos: Ensino elementar do pas ineficiente; Deficincia no transporte escolar; Carncia nutricional; e Habitao precria.

Concluso:
Alta evaso escolar; e Alto ndice de abandono escolar. O nvel educacional no meio rural muito baixo.

2. Acidentes do Trabalho Rural


Definies

Conceito Prevencionista: Qualquer ocorrncia no desejada que

modifica ou pe fim um trabalho ocasionando perda de tempo, danos materiais, danos fsicos ou morte, ou ainda as trs coisas juntas.

Conceito Legal: est no decreto n 76.022 de 24 de Julho de 1975

(art. 2), que aprova o Regulamento do Seguro de Acidentes do Trabalho Rural, institudo pela Lei n 6.195 de 19 de Dezembro de 1.974 e que diz: O acidente do Trabalho Rural aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho rural, a servio de empregador, provocando leso corporal, perturbao funcional ou doena, que cause morte ou a perda ou a reduo permanente ou temporria de capacidade para o trabalho e que embora no tenha sido causa nica, contribua diretamente para a morte ou perda ou reduo da capacidade para o trabalho, equiparando-se ao acidente doena profissional inerente atividade rural e definida em portaria ministerial.

3. Causas de Acidentes do Trabalho


Em 98% dos casos, as causas dos acidentes podem ser previstas e eliminadas. Tipos de Causas Condies inseguras; Ato inseguro; e Fator pessoal inseguro.

CAPTULO II: Riscos do Trabalho Rural

Meio nocivo; Necessidade de transporte; Presena de animais; Produtos qumicos e inflamveis; Ferramentas e mquinas de alto risco;

1. Tratores Agrcolas
Dados estatsticos: Acidentes fatais ocorridos com tratoristas: 80% devido falhas humanas. 40% incapacidade ou ignorncia do perigo; 22% velocidade excessiva; 21% falta de ateno do tratorista; 13% inexperincia ou falta de treinamento do tratorista; e 4% outras causas. Acidentes mais comuns: 70% queda lateral do trator; 15% queda para trs; 5,5% queda do tratorista; 3% choque com outro veculo; e 6,5% outros fatores.

1. Tratores Agrcolas
Causas de acidentes Condies inseguras: Referentes constituio fsica dos tratores agrcolas e seus dispositivos de segurana Atos inseguros: Excesso de velocidade; Uso incorreto das marchas; Manejo incorreto dos implementos; Atolamento; Tracionamento de carretas; Obstculos ocultos; Riscos em manobras; Trabalhos inadequados; Trnsito em estradas; Brincadeiras; Estacionamento incorreto no final do trabalho.

1. Tratores Agrcolas
Medidas de segurana Local de armazenamento do trator deve permitir boa ventilao; O operador deve subir no trator pelo lado esquerdo; No ultrapassar o limite mximo de velocidade; Utilizao correta das marchas como freio motor; Em caso de atolamento, procurar outro ngulo para tracionar o implemento; Abastecer o veculo longe de depsitos combustveis, utilizando um funil; Verificar a soluo da bateria com o veculo desligado; Abrir lentamente a tampa do radiador com o motor aquecido; Respeitar o peso mximo das cargas transportadas; Calar os implementos antes de seu desacoplamento; Redobrar a ateno quando rebocar veculos e mquinas em terrenos acidentados;

1. Tratores Agrcolas
Medidas de Segurana (continuao): Alargar as rodas em terrenos acidentados; A marcha utilizada em declives deve ser a mesma utilizadas em aclives; Em risco de empinamento, utilizar contrapesos na parte dianteira do trator; Evitar o transporte de pessoas sobre o trator; No tracionamento de qualquer elemento, verificar a fixao dos cambes; Utilizao de roupas adequadas, sem pontas soltas; Antes de descer do trator, desligar o trator e frei-lo; O operador do trator deve ser habilitado e treinado; Trafegando em auto estradas, unir os pedais de freios; Manter a higiene na plataforma, estribo e pedais do trator; No retirar os dispositivos de segurana do trator; No final do trabalho, desengatar o implemento;

1. Tratores Agrcolas
Medidas de Segurana (continuao): Utilizar a embreagem de forma suave e gradual; Acoplar equipamentos no ponto mais baixo possvel e com barras; Dirigir sentado, no transportar pessoas no para-lama, barra de trao, etc; Em caso de acidente, desligar imediatamente o motor; Ao acoplar o implemento no ficar entre este e o trator; Antes de iniciar o trabalho, demarcar a rea a ser trabalhada; Para desatolar o trator, no utilizar madeira, toras ou outro objeto; Calar e frear o trator quando parado ou em declive; Manter a conservao do trator para que este apresente bom funcionamento;

RISCO NO USO DO TRATOR AGRCOLA


O trator presta servios inestimveis ao homem do campo mas tambm fonte de muitos acidentes, alguns dos quais conduzem a morte do operador e de terceiros. O uso indevido do trator agrcola pode ocasionar riscos de acidentes de trs naturezas: relacionados ao terreno onde opera (AMBIENTE); provocados pelo trator em si (AGENTE); e/ou pela impercia ou desconhecimento do operador (HOMEM)

FATORES HUMANOS NOS ACIDENTES


Na maioria das ocorrncias o acidente a evidncia do erro humano. Quase sempre o erro humano resulta em custosos danos ao equipamento e na perda de tempo para os reparos. Uma mquina pode ser reparada ou substituda; o que nem sempre possvel quando o erro causa um dano ao corpo humano. Os principais fatores que causam esses erros so: fadiga preocupao falta de ateno falta de treinamento incompatibilidade homem-mquina outros

As limitaes humanas que influem nos acidentes podem ser classificadas em:
Fsicas Fisiolgicas e Psicolgicas. Fatores Fsicos: As caractersticas fsicas ou as limitaes de uma pessoa, podem ser comparadas s especificaes de projeto de uma mquina --- seu tamanho, peso, potncia, voltagem, etc. --- coisas que no so mudadas facilmente. Se voc reconhece as suas limitaes fsicas e trabalha dentro delas, voc ter menos acidentes do que algum que tenta trabalhar alm dos seus limites. Assim voc ter melhor controle do ambiente e da mquina que voc opera. Voc ser capaz de evitar acidentes mais facilmente.

Fora Algumas pessoas so mais fortes do que outras. Um homem pode ser capaz de mover uma escada pesada com segurana, mas isso pode ser perigoso para algum mais baixo ou mais fraco, com o risco de atingir uma segunda pessoa. Conhea os seus limites de fora e pea ajuda se precisar ! Os msculos representam cerca de 45% do peso do corpo. Quando em trabalho, eles convertem a energia qumica dos alimentos em energia mecnica. A quantidade de energia utilizada, depende do tamanho e estado atual dos msculos, do suprimento de sangue, temperatura, respirao e do tipo de trabalho executado.

Uma estimativa prtica da habilidade humana de trabalhar continuamente de cerca de 1/10 a 1/5 HP (cavalos de fora = Horse Power, em Ingls). Precisa-se de 1/10 HP para acender uma lmpada incandescente de 75 watt. Para trabalhar com segurana, evite a fadiga muscular: 1 - Trabalhe em posio confortvel. Quando o assento est alto, a presso nos msculos da coxa podem provocar cimbras. 2 - Opere dentro das suas limitaes. No exija demais dos seus msculos. As mquinas simples, como as alavancas e chaves de boca, foram criadas justamente para multiplicar a fora do homem: use-as sempre que precisar. 3 - Mantenha-se em movimento constante. O movimento do corpo no trabalho dinmico ajuda a circulao sangunea, exercita uma grande variedade de msculos e mais indicado do que o trabalho parado ou com menos movimento. 4 - Faa pausas freqentes e curtas. Elas so mais eficazes na recuperao das energias, do que as longas e raras.

Tempo de reao O tempo de reao ou reflexo do indivduo tem incio com uma mensagem enviada ao crebro e termina quando o corpo executa uma resposta ou reao fsica. Por exemplo, quando o tratorista avista um obstculo (a mensagem), isso registrado no crebro e resulta numa reao ao perigo: numa freada, desvio do obstculo ou outra manobra apropriada. Para que o crebro receba a mensagem e diga ao corpo para executar uma ao leva tempo --- o tempo de reao. O melhor tempo de reao do homem lento, quando comparado com a alta velocidade da mquina. O tempo de reao humana de cerca de 1/3 de segundo, sob condies ideais. Vide a figura abaixo:

Da ilustrao acima conclumos que: a) a reao do tratorista sbrio dar tempo para evitar o perigo, parando tempo; b)no caso do tratorista cansado, o longo tempo de reao, far com que pare o trator quase em cima do obstculo; e c)o tratorista doente, embriagado ou intoxicado, no evitar um acidente (s vezes) grave. Pense em como voc reagiria s vrias situaes de emergncia, antes que seja submetido a elas. Isso pode ajud-lo a reagir mais rpido nessa emergncia. Sabendo que o cansao e o lcool, por exemplo, diminuem o seu tempo de reao, evite-os quando for dirigir o trator.

Peso e tamanho

A estatura de uma pessoa geralmente determina os tipos de trabalho que ela pode realizar com segurana. Considere as diferenas em tamanho do corpo de um jquei e de um jogador de basquete. Embora esses sejam os casos extremos, ningum se ajusta exatamente s dimenses mdias. por isso que os assentos de muitas mquinas so ajustveis. Esteja certo de manter o seu ajustado --- para voc. Assim voc ficar mais confortvel, eficiente e alerta. O painel de controle e a localizao dos comandos tm um efeito significativo no seu desempenho e segurana na conduo da mquina.

Idade As habilidades fsicas variam com a idade, atingindo geralmente o ideal entre 25 e 30 anos e, a partir da, diminuindo progressivamente. Assim, a viso, a audio e a fora fsica diminuem com a idade. Em estudo realizado nos Estados Unidos, ficou provado estatisticamente que, entre os jovens menores de 16 anos e os idosos maiores de 65 anos de idade, ocorrem a maioria dos acidentes com equipamento agrcola.

Viso

Mais de 90% do nosso trabalho controlado pelos olhos. Contudo ela tem as suas limitaes e necessita de proteo e de cuidados. A boa viso depende:
da intensidade de luz adequada ao tipo de trabalho do tamanho visvel do objeto focalizado da cor e contraste do objeto e o fundo da estabilidade do objeto focalizado e da claridade e nitidez do objeto.

Fatores Fisiolgicos: Nosso corpo tem certas caractersticas e limitaes de ordem fisiolgica. Algumas delas so: tono muscular e fora; eficincia metablica (quanto de alimento usado para faz-lo funcionar); sua resistncia a certas doenas; e as horas de sono e de descanso que so exigidos pelo seu corpo. Limitaes fisiolgicas como essas so comparveis ao desempenho de uma mquina: quanto de combustvel ela consome; a temperatura de operao; as ligaes do sistema eltrico; etc. Estas limitaes variam muito entre as diferentes pessoas e podem variar, na mesma pessoa, de dia para dia. Os limites fisiolgicos so afetados por: fadiga drogas, lcool e fumo produtos qumicos (agrotxicos) doenas e condies ambientais: temperatura, umidade, vibrao, rudo, poeira, etc.

Fatores Psicolgicos: A segurana e o desempenho pessoal dependem grandemente dos fatores psicolgicos. Neste aspecto, as pessoas so muito diferentes das mquinas. O homem tem emoes e sentimentos --- as mquinas no. Os problemas psicolgicos resultam de uma srie de situaes: conflitos pessoais --- confuso e incerteza na mente do indivduo tragdia pessoal --- a perda de um amigo ou parente problemas interpessoais --- problemas em casa, atrito entre pessoas problemas profissionais --- dificuldades no servio dificuldades financeiras a insegurana (ou introverso) --- impede o indivduo de solicitar informaes que seriam teis preveno de acidentes. Os resultados dos problemas emocionais --- que causam reaes de clera, retaliao, desateno a detalhes, como no observar avisos importantes (as placas de sinalizao, por exemplo) --- criam situaes de acidentes.

2. Mquinas e Implementos Agrcolas


Descrio das mquinas e implementos

Arados: Promove a inverso da leiva de terra e cobre parte da vegetao e restos de cultura.
Arado de disco: de arrasto; de levante hidrulico; arados gradeadores. Arado de aiveca: de arrasto; de levante hidrulico.

2. Mquinas e Implementos Agrcolas


Grades: Desagregar os torres, nivelar a superfcie do solo para facilitar a semeadura, e adensar o solo. Grade de disco; Grade de dentes; Grade de molas; Semeadoras e plantadoras: So mquinas projetadas para realizar o plantio de sementes e de vegetativos, alm da adubao. de levante hidrulico; de arrasto; Cultivadores: So utilizados para uma movimentao superficial do solo, escarificando os restos de culturas e misturando fertilizantes e defensivos. de levante hidrulico; de arrasto;

2. Mquinas e Implementos Agrcolas


Aplicadores de defensivos: So aparelhos utilizados na aplicao de produtos qumicos para combater as pragas, doenas e ervas indesejveis. Podem ser apresentados em p, lquido ou granulado. Polvilhadeiras; Granuladeiras; Pulverizadores; Nebulizadores. Outros implementos utilizados na Agricultura: Roadeira: Utilizada para eliminar o mato de pastos e destruir o resto de culturas. Podem ser de levante hidrulico ou de arrasto. Enxadas rotativas: Utilizada para destruir o resto de culturas.

2. Mquinas e Implementos Agrcolas


Tipos de Riscos Leses traumticas; Leses aos rgos dos sentidos; Outros danos sade. Medidas Gerais de Segurana Condies seguras; Medidas de segurana aos implementos em geral.

RISCOS NO USO DA PICADEIRA E DESINTEGRADORA


As mquinas agrcolas providas de engrenagens e rolos cortantes, como a despolpadora de sisal (usada no interior da Bahia, principalmente), as moendas de cana, as picadeiras de forragem e muitas outras, quando no tm dispositivos de segurana, so causa de acidentes mutilantes, como pode ser visto na foto abaixo:

Quando so usadas mquinas que possam, por seus elementos girantes (como as roadeiras), lanar pedras distncia e outros objetos com suas ps, convm manter distncia das mesmas.

3. Ferramentas Manuais
Tipos: facas, faces, enxadas, enxades, foices, machados e martelos. Riscos Bordas cortantes: cortes, contuses e dilaceraes; Instrumentos no ergonmicos e pesados: efeitos acumulativos danosos sade do trabalhador. Medidas de Segurana Ferramenta adequada ao uso que se destina; No utilizar ferramentas com defeitos; Devem ser utilizadas as bainhas para guardar e transportar as ferramentas; Manter as ferramentas de corte afiadas; Utilizao de EPI quando a tarefa necessitar;

3. Ferramentas Manuais
Medidas de Segurana (continuao) No atirar cigarros acesos ao cho; Os trabalhadores devem manter uma distncia segura um do outro; Verificar o corte das ferramentas antes de utiliz-las; As ferramentas que no estiverem sendo utilizadas devem ser guardadas; No atirar as ferramentas de um trabalhador a outro, estas devem ser entregues; Cuidado especial ao se transportar em um veculo trabalhadores com suas ferramentas; Aps a utilizao, as ferramentas devero ser guardadas em local apropriado; Este local deve oferecer segurana e ser de fcil acesso;

RISCOS NA OPERAO DE MOTOSSERRAS


A motosserra, ao lado da desfribadora de sisal e do trator agrcola, uma das mquinas utilizadas na zona rural e uma das mais perigosas.

Entretanto, so inegveis os benefcios que ela representa devido ao seu alto rendimento operacional. Isso ficou demonstrado na construo da rodovia e colonizao da Transamaznica, ou quando uma Concessionria de Energia tem de correr contra o tempo para desmatar a rea a ser tomada pelo reservatrio de uma hidreltrica.

Os riscos na operao de uma motosserra esto associados, principalmente a: ferimentos com a lmina rudos e vibraes corte e queda da rvore

a) freio manual de corrente b) pino pega corrente c) protetor de mo direita d) protetor de mo esquerda e e) trava de segurana do acelerador

Derrubada de rvores com Motosserras

A motosserra uma mquina muito perigosa e s deve ser operada por pessoas treinadas no seu uso. Cerca de 85% dos acidentes com motosserra so provocados pela corrente (elemento cortante) em movimento. Os casos fatais, por outro lado, em sua maioria, devem-se queda de rvores, derrubadas sem a devida tcnica.

3.1 - Aprenda a avaliar a rvore que vai ser abatida: observe o seu tamanho, dimetro, estado, posio em relao s vizinhas, etc. Assim, por exemplo, se o seu dimetro for cerca de duas vezes maior do que o tamanho da lmina da motosserra, isto ir requerer uma tcnica especial de corte.

3.2 - Antes do corte, h 12 itens a considerar: inclinao do tronco distribuio da copa limpeza em redor da rvore (rea de trabalho) escolha da direo de tombamento escola da rota para uma possvel fuga localizao do companheiro de trabalho posio do veculo ou de benfeitorias presena de linhas de energia prximas uso da tcnica de corte apropriada a presena de reas podres ou ocas no tronco velocidade e direo do vento, e observar quaisquer objetos (frutos, galhos, etc.) que possam vir de cima.

3.3 - Observe a posio correta da mo esquerda durante o corte, tanto para fixar bem a motosserra, como para acionar com o dedo indicador, quando preciso, o mecanismo de segurana. 3.4 - O equilbrio do operador muito importante, para controlar a mquina e mant-la segura com firmeza. H o perigo de ricolchete e mesmo de tombamento do homem, devido ao peso da motosserra. Evite cortes acima do ombro.

3.5 - Deve-se sempre acelerar a mquina antes do corte. 3.6 - Se o operador iniciante e no tem experincia, deve inicialmente treinar a derrubada de rvores pequenas, para aprender e praticar, antes de se aventurar a cortar as rvores de maior porte.

4 - Remoo do Tronco e Pilhas


Os riscos de acidente no uso da motosserra no param depois que a rvore tombada e j se encontra no cho. Uma vez no cho, o tronco deve ser removido, ocasio em que a rvore ser desgalhada. O tronco , em geral, dividido em toras, que sero devidamente empilhadas ou transportadas.

A foto acima mostra a tcnica correta para fracionar o tronco cado. Observa-se que o tronco est apoiado sobre roletes formados com galhos de dimetro pequeno e, assim, a extremidade do tronco est em balano e, portanto, sob tenso, no havendo (no caso), perigo de quebra da lmina da motosserra.

RISCOS NO USO DE FERRAMENTAS MANUAIS


No Brasil existem cerca de 35 milhes de trabalhadores no setor agrcola. Segundo a Fundacentro, cerca de 64% das operaes de risco na agricultura, esto ligadas s atividades de colheita e tratos culturais, onde se registram 56% dos acidentes. Entre os principais fatores causadores de acidentes, esto os equipamentos manuais.

Somente o uso do faco responsvel por 65% das ocorrncias

Na zona rural, os equipamentos manuais so usados:

Na residncia (chave de fenda, alicate, martelo, etc) Na oficina (serrote, furadeira, serra circular, etc.) No plantio (enxada, trado, motosserra, etc.) Na colheita (foice, faco, alicate, etc.) e

Em outros servios (construes rurais, tratos culturais, etc.)

No corte manual da cana-de-acar, o trabalhador rural esta sujeito a: cortes nas mos, pernas e ps, provenientes da utilizao do faco, foice ou podo. Alm de lombalgias, dores musculares, leses oculares, irritao da pele, quedas e ferimentos. Principais Causas dos Acidentes
Ato inseguro (falha humana) Ferramentas defeituosas Ferramenta mal utilizada Uso incorreto da ferramenta M conservao da ferramenta e Guarda em local inseguro.

Como ATO INSEGURO, podem ser listados: 1. equipamento de maneira imprpria ou Utilizar Operar sem autorizao; 2. operar em velocidades inseguras; 3. Usar equipamento inseguro (com conhecimento); 4. Lubrificar, limpar, regular ou consertar mquinas em movimento, energizadas ou sob presso; 5. Misturar indevidamente; 6. Utilizar ferramenta imprpria ou deixar de utilizar a ferramenta prpria; 7. Tornar inoperantes ou inseguros os dispositivos de segurana ; 8. Usar mos e outras partes do corpo impropriamente 9. Assumir posio ou postura insegura ; 10. Fazer brincadeiras de mau gosto; 11. No usar o Equipamento de Proteo Individual (E.P.I.) disponvel .

MEDIDAS PREVENCIONISTAS
A lei diz que as ferramentas manuais devem ser apropriadas ao uso a que se destinam e devem ser mantidas em perfeito estado de conservao, sendo proibida a utilizao das que no atendam a essas exigncias. Seguem-se algumas medidas necessrias preveno de acidentes: 1. Arrumar cuidadosamente as ferramentas em painis apropriados: sente-se a falta da ferramenta; no h acmulo sobre a bancada; e no ficam abandonadas no cho. Ou guarda-las no estojo prprio.

2. Vistoriar regularmente as ferramentas, antes do incio do trabalho; escolher e usar as adequadas e encaminha-las para manuteno, sempre que necessrio 3. Ao transportar um conjunto de ferramentas, utilizar uma caixa de ferramentas com ala, uma sacola resistente ou um cinturo-portaferramentas; nunca conduza ferramentas afiadas ou pontegudas no bolso Proteja-se de: lascas (com culos de segurana ou mscaras), incndios (no use roupas muito folgadas e de tecido inflamvel, como os sintticos), escalpo (principalmente se usar ferramentas girantes e cabelo comprido), marteladas (olhe e cuide do seu dedo), amputaes (no use anis, pulseiras, cordes, etc. quando estiver trabalhando), choques eltricos (no use uma chave de fenda para ver se um circuito eltrico est em carga)

4.Concentre-se no seu trabalho: evite brincadeiras, conversas, a pressa e o mau humor 5. As ferramentas devero ter cabos corretos, com encaixes justos, de tamanho apropriado e 6. Manter as ferramentas de corte constantemente afiadas, pois quando as lminas esto gastas (rombudas), requerem presso excessiva e "marteladas" para funcionarem; movimente a lmina, sempre, em direo oposta ao corpo humano

7. Os lados de um rebolo de esmeril podero quebrar-se, caso utilizemos sua superfcie lateral para afiar ferramentas; apenas no rebolo tipo copo, que podemos utilizar a sua superfcie lateral para isso 8. A chave de fenda , das ferramentas manuais caseiras ou de oficina, a que mais se apresenta como causas de acidentes, devido sua manuteno inadequada; na sua afiao, por exemplo, deve-se usar uma lima, ao invs do rebolo de esmeril 9. Uma ferramenta para cortar madeira, possui canto de corte fino e deve ser utilizado para afi-la, uma pedra de amolar, com um pouco de gua

USO DE FERRAMENTAS ELTRICAS


1 - Devem ter proteo contra choques ou eletrocusso: isolante duplo, tomada de trs pinos e interruptores. 2 - Evite operar em reas alagadas ou midas: use luvas e botas apropriadas. 3 - Nunca carregue ferramentas pelo fio; nunca as desconecte com um puxo. 4 - Sempre desligue as ferramentas quando no em uso, assim como antes de oper-l e ao trocar acessrio. 5 - Ferramenta danificada deve ser removida do servio e deve ser afixado o aviso: "NO USE".

USO DE FERRAMENTA A GASOLINA 1 - Exigem o uso de E.P.I., guarda segura, bom estado de conservao e uso correto. 2 - O reabastecimento merece cuidado especial: a) esteja certo de que a mquina esfriou, antes de reabastecer; b) reabastea em reas ventiladas; c) recoloque a tampa do tanque e enxugue os respingos; e d) no fume em servio. 3 - Leia e siga o Manual de Operao, bem como as advertncias escritas no equipamento. 4 - Use todos os dispositivos de proteo.

4. Eletricidade
Fatores causadores de acidentes eltricos

Intensidade da corrente eltrica; O tempo de exposio tenso; O percurso da corrente pelo corpo; As condies de isolao terra do corpo humano; e A capacidade de reao do organismo.
Tenso perigosa ao organismo humano

Uma tenso de 110V pode ser fatal dependendo das condies: roupas midas, sem EPI, piso molhado, etc.

4. Eletricidade
Tenso de segurana Tenso de segurana: 0 a 25V; Baixa tenso: 25 a 600V; Alta tenso: 600V em diante. Causa dos acidentes Ato inseguro; Condio insegura; e Fator pessoal inseguro.

RISCOS DOS CHOQUES ELTRICOS

As fontes de eletricidade, na zona rural, se manifestam atravs dos seguintes equipamentos ou fenmenos:

raios peixe-eltrico (o Poraqu) atrito (eletricidade esttica) baterias (alimentadas por cataventos) painis fotovolticos (energia solar) turbinas (energia hidrulica) motores estacionrios (geradores) e motores eltricos

Os efeitos estimados da corrente eltrica contnua de 60 Hertz, no organismo humano, podem ser resumidos na tabela que se segue:

Outras recomendaes:
3.1 - Plugue e use os dispositivos eltricos de segurana disponveis como, por exemplo, a tomada de 3 pinos.

3.4 - Certifique-se de que a corrente est desligada, antes de operar uma ferramenta eltrica. 3.5 - Se um circito eltrico em carga tiver de ser reparado, chame um eletricista qualificado para faz-lo. 3.6 - Use ferramentas "isoladas", que fornecem uma barreira adicional entre voc e a corrente eltrica.

3.7 - Use os fios recomendados para o tipo de servio eltrico a que ele vai servir. 3.8 - No sobrecarregue uma nica tomada com vrios aparelhos eltricos, usando, por exemplo, o "benjamin". 3.9 - Cuidado ao substituir a resistncia queimada do seu chuveiro, pois o ambiente molhado aumenta o choque.

4. Eletricidade
Ato inseguro: Efetuar manuteno em equipamentos eltricos energizados; Verificar a existncia de corrente eltrica com as mos; Realizar as operaes com pressa, sem medidas de segurana; Deixar de colocar avisos nos equipamentos em manuteno; e No utilizar o EPI apropriado manuteno eltrica.

Condio insegura: Instalaes em mau estado de conservao e/ou instalao; Fios espalhados; Instalaes improvisadas; emendas mal feitas; Falta de aterramento nos circuitos dos equipamentos em manuteno; e Condutores de alimentao mal embutidos ou mal isolados.

4. Eletricidade
Fator pessoal inseguro: Pessoas executando trabalhos, pensando em problemas pessoais; Trabalhadores executando tarefas embriagados; e Trabalhadores com algum tipo de deficincia fsica que o torne incapacitado de realizar tal funo. Choque eltrico Uma perturbao de natureza e efeitos diversos que se manifestam no organismo humano, quando este percorrido pela corrente eltrica, em determinadas condies. Tipos de vtimas: Pessoas que perdem os sentidos; e Vtimas que se encontram em estado de morte aparente.

4. Eletricidade
Procedimento na reanimao de uma vtima de choque eltrico

Tempo decorrido aps o choque para iniciar a reanimao ( em minutos)

4 5 6

Possibilidade de 95 7 reanimao da vtima (em 5 %)

5 0

1 1 0 0

No tocar no corpo da vtima antes de verificar se ela j est livre da corrente eltrica;

4. Eletricidade
Procedimento para desprender uma pessoa de um contato eltrico: Desligar imediatamente a fonte alimentadora do circuito onde se encontra a vtima; Jamais tocar no acidentado, at que o condutor seja removido ou o fio desligado; No havendo possibilidade de desligamento da corrente, jamais tocar na vtima com as mos desprotegidas; Cobrir as mos com luvas e afastar o acidentado do contato eltrico, empregando vara de madeira seca, pano ou material isolante para retir-la dos fios; Remover a vtima, somente o necessrio a sua segurana;

4. Eletricidade
Procedimento a serem usados na reanimao de um acidentado: Abrir e retirar da boca do acidentado os objetos estranhos (palitos, alimentos, dentaduras, etc.), recolocando sua lngua em posio normal; Desapertar e/ou desabotoar os punho, colarinhos ou quaisquer peas de roupa que impeam a livre circulao de sangue; Jamais interromper a reanimao. Mesmo no caso de a vtima ser transportada, a reanimao deve continuar; e O tempo de aplicao indeterminado podendo atingir mais do que trs horas, pois enquanto houver calor no corpo do acidentado, h possibilidade dele ser salvo.

4. Eletricidade
Riscos Especficos Contatos defeituosos; Curtocircuito; Contatos acidentais com a terra; Aterramentos mal executados; Partes de instalaes eltricas que esto normalmente sob tenso; O solo mido, perto de instalaes e/ou de derivaes; Os componentes metlicos que esto colocados perto ou no trajeto das correntes; e Sobrecargas, causadas por mal dimensionamento dos condutores.

4. Eletricidade
Medidas preventivas para o campo Construo de cercas de divisas; Rompimento de condutores de energia eltrica; Faixa de Servido; e Equipamentos Eltricos em Geral. Normas de Segurana em Cercas Eltricas As cercas eltricas, e seus circuitos de alimentao no devem ser fixados nos postes de conduo de linhas eltricas e/ou de telecomunicao; Devem ser providas de sistemas de proteo contra raios (praraios); Devero ser colocado cartazes indicadores de advertncia em intervalos adequados e bem visveis.

4. Eletricidade
Normas de Segurana em Cercas Eltricas (continuao): Os reguladores de alimentao das cercas devem ser localizados em lugares cobertos e seguros; Deve-se manter afastado das cercas, todo material combustvel, como: feno, palha, madeira, etc; e Devem ficar distantes de outras peas metlicas que possam ter contato com elas. Devem tambm ser instaladas, longe das linhas eltricas areas.

5. Defensivos Agrcolas
So todas as substncias qumicas destinadas a destruir os insetos, doenas e ervas daninhas que prejudicam a explorao agropecuria. Classificao:
Inseticidas; Fungicidas; Formicidas; Herbicidas; Acaricidas; Nematicidas; Raticidas; e Rodenticidas.

5. Defensivos Agrcolas
Vias de Penetrao do Defensivo no Organismo Via oral; Via dermal; e Via respiratria. Sintomas Bsicos Indisposio Dores de cabea Tonturas Malestar Dificuldades respiratrias Diarria Suor

Perturbao da viso Nuseas

5. Defensivos Agrcolas
Medidas de Segurana Seleo e armazenagem dos defensivos; Mistura de defensivos; Aplicao do defensivo; e Outras medidas.

6. Incndios Florestais
Causas responsveis por 75% dos incndios: Fumantes negligentes, pontas de cigarros e fsforos acesos jogados a esmo; Equipamentos eltricos defeituosos ou manuteno inadequada, instalaes eltricas deficientes, bem como o improvisamento de fusveis; Crianas de um modo geral, utilizando-se de fsforos e outras fontes. Composio do Fogo Oxignio; Combustvel; e Comburente.

6. Incndios
Propagao do Calor Conduo; Radiao; e Conveco. Classificao dos Incndios Classe A; Classe B; e Classe C.

6. Incndios
Fatores que Influenciam os Incndios Florestais O vento; A velocidade do Vento; A umidade do ar; A temperatura ambiente; e A topografia. Fatores Causadores dos Incndios Florestais roa ilegal ou descuidada, executada por colonos e agricultores, na preparao de novas reas para plantio; queima de restos de culturas para posterior arao e gradagem; queima de pastos velhos para futura rebrota; queima de palha de cana de acar para corte posterior; queima de limpeza, de refugo de explorao madeireira;

6. Incndios
fogueiras abandonadas por pescadores, caadores, e/ou trabalhadores rurais; fascas de carvo desprendidos por locomotivas; fascas de outros incndios transportadas pelo vento; eliminao descontrolada, pelo fogo, de mato e ervas de acostamentos de rodovias; cigarros e fsforos; intencional, com prtica criminosa. Tipos Bsicos de Incndios Florestais

incndio superficial; Incndios de copa; e Incndios subterrneos ou de piso.

6. Incndios
Mtodos de Combates a Incndios Florestais Ataque direto; Ataque paralelo; e Ataque indireto. Medidas de Preveno a Incndios Florestais A regio a ser queimada, deve ser isolada e dividida em pequenas reas. O isolamento da regio a ser queimada, se faz retirando-se de suas divisas, os materiais combustveis. Deve-se escolher o horrio adequado para efetuar a operao, ou seja, perodo que no faa muito calor. Deve-se evitar queimadas em dias de sol quente, ou de ventania. O fogo deve ser iniciado de maneira que os ventos locais estejam impossibilitados de transportar chispas s regies no programadas. Havendo vestgios de fogo, uma pessoa dever permanecer no local.

RISCOS DE INCNDIOS
Conhecimento do Problema

Conceitua-se incndio como a presena de fogo em local no desejado e capaz de provocar, alm de prejuzos materiais, quedas, queimaduras e intoxicaes por fumaa.

Eliminando-se um desses 3 elementos, terminar a combusto e, consequentemente, o foco de incndio. Podese afastar ou eliminar a substncia que est sendo queimada, embora isto nem sempre seja possvel. Pode-se eliminar ou afastar o comburente (oxignio), por abafamento ou pela sua substituio por outro gs no comburente. Ou pode-se eliminar o calor, provocando o resfriamento, no ponto em que ocorre a queima ou combusto. Os materiais naturais mais combustveis so aqueles ricos em matria orgnica, quase sempre presentes, em grande quantidade, na zona rural. A velocidade de queima menor ,. nos combustveis lquidos e gasosos, do que nos slidos. Os plsticos com celulose, nem precisam de oxignio para

Os riscos de incndio, na zona rural, so agravados pelo hbito do agricultor de fazer queimadas, com a finalidade de limpar o terreno para o plantio; essa prtica condenvel responsvel por muitos incndios, quando o fogo, saltando os aceiros mal feitos, foge ao controle do homem e alastra-se pelo terreno. Na colheita da cana-de-acar pelo mtodo tradicional, tambm, h o hbito de queimar-se antes a palhada, o que provoca grandes incndios nos canaviais.

Ainda, na renovao das pastagens e na eliminao de certas doenas, recomenda-se erradicar toda a planta e queim-la, ali mesmo, no local de plantio, resultando grandes fogueiras. A baixa umidade relativa do ar durante o inverno e o lanamento ao solo de pontas de cigarros acesos, tambm a causa frequente de grandes incndios, em algumas regies do Brasil, como a regio Central no entorno de Braslia-DF. Outros objetos e locais passveis de risco de incndio so:

VECULOS

Em geral pelo envelhecimento da mangueira de borracha que leva o combustvel para o motor e este, aquecido, provoca o incndio. Portanto, deve-se ter o cuidado de manter sempre dentro do prazo de validade o extintor de incndio que, pelo Cdigo Nacional de Trnsito, obrigatrio em cada veculo automotivo.

SILOS e ARMAZNS
A poeira (liberada pelos gros ou pela terra) apresenta um grande risco de exploso, pois tem uma grande superfcie aparente de contato, acelerando a velocidade de reao. Os armazns, dependendo do produto que se encontra nas prateleiras e nos depsitos, podem representar um grande risco de incndios e exploses. RESIDNCIAS Nas residncias rurais, os riscos de incndio ficam por conta: do uso de velas prximo a cortinas; das fascas sadas do fogo lenha em direo cobertura da casa feita com folhas de palmeiras; do uso indevido dos bujes gs; da sobrecarga na fiao eltrica pelo uso de vrios aparelhos numa mesma tomada; fios desencapados; etc.

FLORESTAS
Nas florestas, os riscos de incndio e da perda de controle da situao so ainda piores, pois as altas chamas, o terreno normalmente inclinado, os obstculos representados pelos troncos e o perigo da queda de rvores impor obstculos fuga, so muito grandes As tcnicas de combate ao fogo so especiais: abafadores, avies dotados de tanques com gua ou produto qumico extintor, helicpteros com bolsas d'gua, etc. ,

2. CLASSIFICAO DOS INCENDIOS: Os incndios, de acordo com a sua localizao, so classificados em 5 grupos: 1.Em veculos- sejam automveis, caminhes, nibus, como em tratores e outras mquinas agrcolas; 2.Residenciais - domiclio, agrovila, zona comercial; 3.Industriais - silos, armazns, abatedouros e indstrias rurais; 4.Agrcolas - pastos (renovao), canavial (colheita), preparo do terreno; e 5.Florestais- nas florestas nativas e cultivadas.

De acordo com o material consumido, os incndios podem pertencer a 4 classes: Classe A - Fogo em materiais slidos de fcil combusto, com a propriedade de queimarem tanto na superfcie como em profundidade, deixando resduos: madeira, papel, fibras, tecidos, etc. Classe B - Fogo em materiais lquidos inflamveis, que queimam somente em sua superfcie e no deixam resduos: leos, graxas, vernizes, tintas, gasolina, lcool, etc. Classe C - Fogo em equipamentos eltricos energizados: motores, transformadores, quadro de distribuio de fora, fios eltricos, etc. Classe D - Fogo em elementos qumicos piroflicos: magnsio, zircnio, titnio, etc.

Os incndios, em seu incio, so muito fceis de controlar e de extinguir. Quanto mais rpido o ataque s chamas, maiores sero as possibilidades de reduzi-las e elimin-las. A principal preocupao no ataque, consiste em desfazer ou romper o tringulo do fogo. Mas, que tipo de ataque se faz ao fogo em seu incio? Qual a soluo que deve ser tentada? Como os incndios so de diferentes tipos, as solues tambm sero diferentes.

3 - PROCESSOS DE EXTINO DE INCNDIOS preciso conhecer, identificar bem o incndio que se vai combater, antes de escolher o agente extintor ou equipamento de combate ao fogo. Um erro na escolha de um extintor pode tornar intil o esforo de combater as chamas; ou pode piorar a situao, aumentando ainda mais as chamas, espalhando-as, ou criando novas causas de fogo (curtos-circuitos). Tendo em mente o tringulo do fogo, so 3 as formas de extino de incndios:
1.Retirada do combustvel = isolamento 2.Retirada do oxignio = abafamento 3.Retirada do calor = resfriamento

Basicamente, a extino de um incndio feita por ao de resfriamento, do abafamento ou pela unio das duas aes. Algumas vezes, a retirada do material combustvel (o que est queimando ou que esteja prximo) ou o seu isolamento, evita a propagao do incndio, sem criar a necessidade de um agente extintor. Para incndios de pequenas propores, empregam-se EXTINTORES, dos quais os mais comuns so os de dixido de carbono Tipos de Agentes Extintores
Espuma - usado em incndios Classe B e eventualmente nos de Classe A CO2 - usado em incndios Classe B gua - usado em incndios Classe A P - usado em incndios Classe B e eventualmente nos de Classe Ae Gs halogenado - usado em incndios Classe B

AGENTES EXTINTORES CLASSES DE INCNDIO


H2O ESP PQS
CO2

SIM

SIM

SIM(*)

SIM(*)

NO

SIM

SIM

SIM

NO

NO

SIM

SIM

ESP=espuma; PQS=p qumico; CO2=gs carbnico. (*) Com restrio, pois h risco de reignio (se possvel, utilizar outro agente). FONTE: Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal LEGENDA:

H20=gua;

Extintores de gua

A gua o agente extintor de uso mais comum e tem sido utilizada h sculos, por suas propriedades de resfriamento, abafamento, diluio e emulsionamento. A gua, contudo, no deve ser empregada em incndios que envolvam equipamentos eltricos energizados e materiais como: carbonatos, perxidos, sdio metlico, p de magnsio, etc., os quais reagem violentamente quando umedecidos. Para usar o extintor: a) retire a trava ou o pino de segurana; b) empunhe firmemente a mangueira; e c) ataque o fogo, dirigindo o jato para a sua base.

EXTINTORS DE ESPUMA
Indicado para incndios Classes A e B. Para usa-lo, inverter (colocar de "cabea para baixo") o cilindro: o jato de espuma disparar automaticamente e s cessar quando a carga estiver esgotada. No usar em equipamentos eltricos.

EXTINTORES DE P QUIMICO SCO


Atacar o fogo, procurando formar uma nuvem de p, a fim de cobrir a rea atingida.
Pode ser usado em qualquer tipo de incndio.

Num ambiente tomado pela fumaa, use um leno molhado para cobrir o nariz e a boca e saia rastejando, respirando junto ao piso.
Molhe bastante suas roupas e mantenha-se vestido para se proteger. Vendo uma pessoa com as roupas em chamas, obrigue-a a jogar-se no cho, envolva-a com um cobertor, cortina, etc.

EXTINTORES DE CO2 Procurar abafar toda a rea atingida pelo fogo. Pode ser usado em qualquer tipo de incndio. Ao usar um extintor, lembre-se de:

Manter a calma e afastar as pessoas Agir comA firmeza e deciso, sem se arriscar demais Constatar no haver risco de exploso Usar o agente extintor correto

7. Transporte
Recomendaes para a segurana Os veculos devem reunir as condies estabelecidas nas leis e regulamentos nacionais ou nas normas de segurana conhecidas; Os veculos utilizados noite devem possuir faris e luzes traseiras para circulao em vias pblicas e em estradas rurais; Os veculos utilizados em vias pblicas devem ajustar-se s disposies dos regulamentos de trnsito de cada pas; Os veculos utilizados para o transporte de trabalhadores devem possuir assentos fixos, bem como escadas que facilitem o acesso carroceria e espaldo lateral; Todos os trabalhadores devem viajar sentados; As ferramentas transportadas junto com os trabalhadores devem ser fixadas em locais seguros e isolados das pessoas, a fim de evitar acidentes; O trabalhador no deve viajar sobre a cabine, sobre o pra-lama. No deve, tambm, viajar sentado na carroceria com as pernas para fora; e O condutor do veculo dever dirigi-lo com prudncia, cuidado e zelar

RISCOS NO TRANSPORTE PARA O TRABALHO


Uma das caractersticas mais marcantes da zona rural brasileira, de um modo geral, a localizao esparsa e afastada das residncias. Por ocasio das colheitas, principalmente, os fazendeiros e algumas indstrias, tm de apanhar essas pessoas em suas casas e transporta-las at o local de trabalho, em transporte coletivo.

Quando esse transporte era feito na carroceria de caminhes, registravam-se muitos acidentes. Hoje, segundo a Lei 9.503/97 (CDIGO NACIONAL DE TRNSITO) e a Resoluo No. 811/77, somente nibus e micronibus podem ser usados no transporte coletivo de passageiros. O micronibus se diferencia do nibus porque pode conduzir um mximo de vinte (20) passageiros. Infelizmente, ainda se encontram agricultores sendo transportados na caamba de camionetas e at "de carona" em tratores. A segurana na operao do transporte coletivo de passageiros est ligada, principalmente, a 3 fatores: o motorista, o veculo e as vias de transporte ou estradas.

1 - Acidentes causados pelo Motorista


Sabe-se que a maior causa dos acidentes de trnsito por falha do motorista. Portanto, seguem-se algumas recomendaes de carter geral: SE BEBER, NO DIRIJA. A bebida alcolica diminui os reflexos e a habilidade do crebro de seguir em linha reta. Assim, se o motorista andou tomando umas cervejas ou uma "branquinha", no deve dirigir. Muita gente pensa que tomando caf vai se sentir "sbrio" o suficiente para dirigir, mas isso no verdade. O melhor descansar ou dormir. Geralmente, para cada dose de bebida, deve-se descansar 2,5 horas. Muitos remdios (certos antialrgicos, xaropes e alguns comprimidos para resfriados) do sono. Da mesma forma, se estiver cansado ou febril, no dirija.

MANTENHA O VECULO EM BOAS CONDIES.


A primeira providncia que o motorista deve tomar para a chamada conduo defensiva assegurar-se de que o seu veculo esteja em boas condies de funcionamento. Cada vez que tenha trocado o leo do motor, anote a data e a quilometragem na papeleta adesiva e verifique outros dispositivos de segurana ( presso dos pneus, extintor de incndio, etc.). Pneus carecas podem provocar acidentes. Verifique as luzes do freio e das setas, com freqncia.

FAA O QUE PUDER PARA EVITAR BATIDAS. O motorista deve seguir rigorosamente as placas de sinalizao e de limites de velocidade, mantendo uma distncia segura do carro da frente. Para evitar batidas de frente, olhe bem adiante, procura de possveis problemas (carro na contra-mo, ou fazendo ultrapassagem, por exemplo) e reduza a velocidade ou saia do seu caminho, se for possvel. Para evitar batidas por trs, use a seta e reduza a velocidade gradualmente.

SEJA CUIDADOSO NOS CRUZAMENTOS. Mais de 2/3 das leses de trnsito ocorrem nos cruzamentos. Assim, esteja preparado quando se aproximar de um. Use sempre a seta se planeja dobrar e suponha que os outros motoristas no vm o seu sinal. Manobre cuidadosamente. No suponha que os outros motoristas lhe daro a preferncia. Se o mato lhe tomar a viso da curva, buzine. USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANA. Os cintos de segurana tm salvado muitas vidas. No receie que o cinto o prender no carro no caso de um acidente, pois com ele, voc sobreviver ao impacto inicial e no ser lanado do veculo ainda em movimento.

USE A SINALIZAO MANUAL AO DIRIGIR NO CAMPO. Trabalhar ao redor de mquinas grandes geralmente ruidoso e h muita poeira. Assim, sempre que julgar conveniente, use a sinalizao manual, alm das setas, faroletes, da buzina e do farol. Isso evitar muitos acidentes.

2 - Acidentes causados pelo Veculo


As falhas mecnicas tambm so responsveis por acidentes, principalmente devido m qualidade do material das peas, sua vida til, ao calor ou frio excessivos e falta de manuteno. Portanto, use sempre peas originais e troque-as no prazo recomendado pelo fabricante. As mangueiras de combustvel, por exemplo, costumam ressecar com o alto calor desprendido pelo motor e, ao racharem, esguicham sobre as partes quentes, provocando incndios. Tambm no se deve trafegar com os parafusos das rodas mal apertados ou faltando e, muito menos, com os pneus sem as estrias (pneu careca). Ao trafegar nas estradas vicinais esburacadas, poupe o amortecedor do veculo, desviando-se dos maiores e diminuindo a marcha.

3 - Acidentes causados pela Via de transporte (estrada)

Na zona rural brasileira, infelizmente, a maioria das estradas de piarra e mal conservada. Assim sendo, na poca das chuvas, elas ficam praticamente intransitveis. grande o risco de acidentes provocado por deslizamento na pista, provocado pela lama ou argila. O motorista, portanto, deve ter redobrada a sua ateno e diminuir a velocidade.

8. Depsito de Matria Orgnica


Funo: Aspecto econmico: adubo e condicionador do solo; e Aspecto sanitrio: por abrigar diferentes transmissores de efermidades. Perigos: Quando fermentado produz diversos gases, podendo provocar asfixias e exploses; Transmisso de efermidades: por contato direto ou atravs de insetos propagadores. Exemplo: bruceloses, mormo, ttano, filarases, etc; e Perigos de contaminao quando em contato com alimentos, gua e leite.

9. TRAO ANIMAL
Medidas de Segurana na Utilizao de Animais Amansar e treinar os animais bravos; Os animais devem ser bem tratados, evitando que se irritem; Os arreios devem estar em boas condies de uso; O arreamento deve ser colocado em local e condies seguras; Os implementos de trao animal devem ter timas condies de uso; Ao interromper o servio, prender os animais no permitindo a sua locomoo; e Aps o trabalho, retirar os arreios dos animais.

8. Depsito de Matria Orgnica


Doenas dos Animais Transmissveis ao Homem Brucelose; Carbunculose; Febre aftosa; Raiva; e Tuberculose.

Medidas Profilticas
Doenas Endmicas no Brasil Verminose; Doena de chagas; Malria; e Esquistossomose.

8. Animais Peonhentos
Animais Peonhentos Cobras; Escorpies; Aranhas. Precaues Utilizao racional de botas, botinas, sapatos, luvas, camisas com punhos abotoados.

RISCOS DAS PICADAS DE ANIMAIS PEONHENTOS


Jararaca (Bothrops) Tambm conhecida como jararacuu, urutu, cotiara, caiara, boca-desapo, etc. Existem em todo o Brasil e em todo tipo de terreno e vegetao. Sua picada causa inchao e perda de sangue, inclusive pelas gengivas. Como tratamento, usa-se o soro antiofdico, o soro antibotrpico (especfico), ou ainda o soro anti-botrpico-laqutico. Na Amaznia, se d o nome de surucucu s jararacas e s picos-de-jaca, enquanto que no Sul do Pas, o nome surucucu s dado para as picosde-jaca.

Picos-de-jaca (Lachesis) Os sintomas de sua picada so os mesmos da picada da jararaca: inchao e hemorragia. O soro especfico a ser usado o soro antilaqutico, porm na Amaznia, dada a dificuldade para diferenciar as picos-de-jaca das jararacas, deve ser usado o soro antibotrpicolaqutico, que serve para os dois tipos de cobra. As picos-de-jaca so encontradas na Amaznia e na Mata Atlntica, do Rio de Janeiro at a Paraba.

Cascavel (Crotalus) A cascavel identificada pelo chocalho caracterstico em sua cauda. Os sintomas da sua picada so a dificuldade de abrir os olhos, a viso dupla, a chamada "cara de bbado" e a urina cor de coca-cola. O tratamento consiste na aplicao do soro anti-crotlico ou do soro anti-ofdico polivalente. Encontram-se nas regies de campo do Centro, Sul, Nordeste e da Amaznia. Nunca so encontradas, entretanto, no interior das florestas.

Coral-verdadeira (Micrurus) Sua picada causa dificuldade em abrir os olhos e viso dupla e "cara de bbado" (como a cascavel) mas, alm disso, sufocao. O tratamento consiste na aplicao do soro anti-elapdico e apenas este. As corais verdadeiras existem em todo o Brasil, e em qualquer terreno. A diferena da falsa-coral que nesta, os anis no contornam todo o corpo da cobra.

Aranha armadeira (Phoneutria) Esta aranha mede at 5 cm de corpo e at 15 cm de envergadura de pernas. Vive em folhagens, bananeiras e dentro de casa. Sua picada causa dor muito intensa. O tratamento, na maioria dos casos, s para a dor, com um anestsico tipo xilocana Em crianas e ocorrncias graves com adultos, aplicar o soro antiaracndico, depois de prova de alergia. Tarntula (Lycosa) Conhecida tambm como aranha de jardim e aranha de grama (inclusive da Rural), tem at 3 cm de corpo e 5 cm de pernas. uma das mais venenosas conhecidas e causa at necrose do tecido picado. Possui no dorso do abdmen um desenho parecido com uma ponta de flecha. No existe tratamento especfico para casos da sua picada.

Aranha marrom (Loxosceles) Esta aranha mede 1 cm de corpo e tem pernas longas e finas. encontrada em pilhas de tijolos, telhas, barrancos e nas residncias. uma das mais perigosas, de picada traioeira, pois na hora quase no causa dor e s vezes a pessoa nem sabe que foi picada. A partir de 12 horas aps a picada, porm, surge a dor local, inchao, malestar geral, nuseas e febre. Pode levar gangrena e necrose. Deve-se ministrar o soro antiloxosclico, pois no basta tratar apenas a dor. Caranguejeira (Grammostola) So aranhas cabeludas e de grandes dimenses, com ferres grandes, responsveis por picadas extremamente dolorosas. A dor no causada pelo veneno e sim pela simples picada. No existe tratamento especfico. Pode-se aplicar no local da picada um anti-histamnico, sob recomendao mdica. So comuns na Amaznia e em outras partes do Brasil.

Escopio preto (Tityus bahiensis) O escorpio preto, tambm conhecido como escorpio marrom, tem cor escura e cauda avermelhada. De hbitos noturnos, esconde-se durante o dia sob madeiras ou pedras, ou em cupinzeiros. Tambm freqenta casas. Sua picada causa dor muito intensa, sendo necessrio aplicar anestsicos do tipo xilocana. Em crianas ou, nos casos graves aplicar soro antiescorpinico ou o soro antiaracndico, que polivalente.

O escorpio amarelo, apresenta esta cor e uma mancha escura no fim da cauda, bem como uma serrilha. Tem os mesmos hbitos noturnos do escorpio preto. Sua picada provoca uma dor muito forte e, normalmente, o tratamento s para eliminar a dor, com um anestsico do tipoxilocana. As recomendaes para crianas e adultos, de aplicar soro, tambm vlida aqui.

CONSIDERAES GERAIS
Como foi visto acima, dos animais ditos "peonhentos", a cobra, de longe, o mais perigoso para o homem do campo. A maioria sendo de hbitos noturnos e possuindo movimentos lentos, a maior chance de ser picado por uma cobra venenosa quando pisamos nela. Portanto, olhe por onde pisa . Esta a razo porque a maioria dos acidentes com picadas de cobras acontece na perna, at a altura do joelho. Assim sendo, o Equipamento de Proteo Individual (EPI) mais indicado uma bota de cano alto, como a que pode ser

Observou-se, tambm, que h um soro especfico para cada espcie de cobra. Isso nos conduz necessidade de sabermos identific-las ou, pelo menos, distinguirvenenosa entre uma e outra no venenosa. Todas as cobras que tm um orifcio (chamado fosseta) entre os olhos e a narina, so venenosas. A coral-verdadeira a nica que no tem. Se tiver essas fossetas e chocalho cascavel. na cauda, Se tiver fosseta mas no tiver chocalho, jararaca; a no ser que tenha pele com escamas, como a jaca, sendo nesse caso identificada como picos-de-jaca.

Como vimos, a coral-verdadeira a nica cobra venenosa que no tem fossetas. Entretanto, o seu padro de cores e desenhos anelados inconfundvel: anis vermelhos alternados com anis claros e escuros, em volta de todo o corpo. Alm disso, possi dois dentes salientes, na frente da boca.
Mais uma vez, a cobra coral verdadeira faz exceo, pois sua cabea no possui a forma triangular.

Outra caracterstica das cobras venenosas a cabea triangular, quando vista de cima.

A forma relativamente brusca como a cauda se afina, outra caracterstica

COMO IDENTIFICAR UMA COBRA VENENOSA


VENENOSA CABEA OLHOS FOSSETA
DESENHOS DAS ESCAMAS

NO VENENOSA arredondada

triangular

pequenos
tem irregulares afina rapidamente

grandes
no tem simtricos afina gradativamente dentes pequenos e iguais orifcios pequenos e iguais

CAUDA

DENTES
PICADA

2 presas
2 marcas mais profundas

RISCOS NO TRATO COM ANIMAIS DOMSTICOS


Os animais domsticos so teis ao homem: como fonte de alimento, como um meio de transporte, no trabalho e no lazer. Trouxeram tambm riscos de acidentes: quedas, chifradas, coices, mordidas, pisadas e as temidas zoonoses (doenas transmitidas ao homem pelos animais).

CUIDADOS NO MANEJO DE ANIMAIS


As atividades comuns no manejo dos animais domsticos so: parto, castraes, descornas, vacinaes, separao, marcao, limpeza das instalaes, pastoreio, controle do rebanho, preparo de raes, ordenha, amansamento, e outras. Nesses casos, tome os seguintes cuidados, para evitar acidentes:

1 - Aproximar-se do animal pelo lado, sem pressa e com ateno, principalmente se ele estiver nervoso.

2 - Castre, amanse e treine os animais de servio, de forma a adapta-los ao sistema de trabalho e s ordens recebidas

3 - A descorna dos bovinos deve ser feita, sempre que possvel, para torna-los menos perigosos.

4 - Arreios inadequados ou incmodos, provocam ferimentos e tornam agressivos os animais.

5 - Para arrear os animais, amarre-os de forma segura, para evitar movimentos bruscos.

6 - Nos trabalhos agrcolas, no conduza os animais com a corda amarrada na cintura ou no brao pois, qualquer movimento inesperado poder derruba-lo.

7 - Use somente os animais mansos e treinados, e no aqueles com hbito de morder e coicear.

CUIDADOS NA CONTENO DE ANIMAIS


1 - Mouro - usado para animais indceis, a serem submetidos a tratamento ou abate.

2 - Brete, tronco ou manga de conteno - usado na ferrao, castrao, vacinao, tratamento de feridas, etc.

3 - Freio alemo - para limitar os movimentos da cabea dos cavalos (pode ser improvisado com cordas).

4 - Entraves - para conteno dos membros, com o levantamento de um membro anterior e colocao de entraves nos outros trs.

5 -P de amigo - para levantar um membro posterior, acrescido do uso de mscara e cachimbo.

6 -Peia ou corda - usada nos trabalhos de ordenha, tomada de temperatura e combate a carrapatos.

7 -Derrubamento e conteno - pelo mtodo dos entraves, para cavalos, em tratamentos e cirurgias.

8 -Derrubamento pelo mtodo italiano ou de cordas cruzadas, para reprodutores e vacas com gestao avanada.

9 -Derrubamento pelo mtodo "Rueff" - processo no muito usado, por comprimir o bere das vacas e o pnis dos machos.

CAPTULO III: Primeiros Socorros


Cuidados em um atendimento Conservar a vtima bem sossegada, manter-se calmo, mas agir rapidamente; No tentar fazer uma pessoa inconsciente tomar gua ou outros lquidos, e nunca dar bebidas alcolicas; No mudar a posio de um ferido que apresente suspeita de fratura, antes de receber a autorizao do mdico ou de outra pessoa mais habilitada, ou antes do membro fraturado ter sido devidamente imobilizado. A remoo imediata dever ser realizada quando houver perigo maior (iminente) para o acidentado; e Chamar auxlio mdico imediatamente. No confiar em demasia nos prprios recursos. Quando possvel, remover a vtima com toda urgncia para o centro hospitalar mais prximo.

Condutas Gerais de Atendimento


Respirao Artificial Parada Cardaca; Ferimentos; Contuses; Choques; Envenenamento e Intoxicaes; Desmaios; Queimaduras; Insolao; Convulses; Fraturas, Entorses e Luxaes; Corpos estranhos; e Mordidas de animais venenosos.

Condutas Gerais de Atendimento


Material para Primeiros Socorros (contedo mnimo) Algodo limpo; Gases e ataduras limpas; Esparadrapos; lcool; lcool iodado; Mercrio cromo; Methiolate; Colrio simples; Tesoura, pinas; Analgsicos; Bolsa de gelo; e gua oxigenada.

Condutas Gerais de Atendimento


Transporte de Acidentados O transporte de acidentado do local do evento at um hospital, deve ser realizado com cuidados e observao constante da vtima; Deve-se usar maca para o transporte, utilizando uma pronta ou improvisada; Os cuidados devero ser extremos, pois uma fratura simples pode tornar-se uma fratura exposta, devido aos solavancos; e A vtima dever ser levantada do cho com cada parte do seu corpo apoiada em uma superfcie firme. Quando tiver que puxar, deitar a vtima em um lenol, ou pano firme, e arrast-la pela direo da cabea, e nunca pelos ps. recomendado o uso de ambulncia, e o transporte, apesar da sua urgncia, deve ser realizado com cuidados para no agravar o estado do ferido. No transporte manual, conveniente o emprego de vrias pessoas, que ajudem.

CAPTULO IV: Equipamento de Proteo Individual


Os Equipamentos de Proteo Individual (EPI) so considerados acessrios que tm como objetivo proteger o trabalhador contra riscos de leses ou efermidades, contribuindo para a reduo dos acidentes de trabalho. O EPI deve ter seu uso regulamentado por normas adequadas, em funo das condies, atividade e meio em que este trabalho realizado. Tipos de EPIs: Roupas de Trabalho Proteo de mos e braos; Proteo dos ps e das pernas; Proteo da cabea; Proteo das vias respiratrias; e Proteo dos olhos. Cintos e correias de segurana.

Captulo V: Noes de Didtica e Treinamento


A Importncia da Intercomunicao Lder-Grupo O transmissor; Os meios de transmisso da mensagem; e O receptor. Noes Didtico-Pedaggicas Planejamento: Como planejar; Porque planejar. Preparao de uma aula, palestra ou seminrio O local; O material; Tcnicas de ensino; Recursos audiovisuais.

Noes de Didtica e Treinamento


Treinamento Definio; Importncia; Tcnicas: Treinamento de pessoal agentes de treinamento; Agentes de treinamento na Comunidade Rural; Integrao de novos empregados.

You might also like