You are on page 1of 57

CURSO DE LOCAL DE CRIME

NVEL MULTIPLICADOR
TCNICAS DE PRESERVAO E ISOLAMENTO EM LOCAL DE CRIME

CAP PMRN TIBRIO

SUMRIO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. Referncias; Finalidade; Histria; Dados de Homicdios; Legislao sobre local de crime; Local de Crime; Classificao de Local de Crime; Conceitos Fundamentais; Importncia do Isolamento e da Preservao; A Primeira Resposta; Misses na Ocorrncia; Crticas primeira interveno; Cenrio sem Isolamento nas intervenes; Conduta Operacional na Primeira interveno; Conduta Operacional no Isolamento e Preservao; Cenrio Ideal; Conduta Operacional aps os trabalhos periciais; Situaes envolvendo artefato explosivo no detonado; Conduta Operacional na ausncia de peritos criminais; Perfil da polcia tcnica RN; Possibilidades de erro; Possibilidades de sucesso; Dvidas e perguntas.

CURSO DE LOCAL DE CRIME

REFERNCIAS
BRASIL. Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Cdigo Penal. Rio de Janeiro.Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm>. Acesso em: _____. Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941. Cdigo de Processo Penal. Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm>. Acesso em: Cdigo de Processo Penal Militar. Caderno de conscientizao sobre o local de crime a as evidncias materiais em especial para pessoal noforense. United Nations Office on drugs and crime. ONU. New York. 2010. (traduo Ministrio da Justia) Curso de Preservao de Local de Crime da Rede Nacional de Educao Distncia/ SENASP. 2012. SGANZERLA, Rogrio Barros. A mistificao da Prova Pericial como forma de busca da verdade. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 14, n. 2, p. 190 207 jul/dez 2012. CORDIOLI, Celito. Apostila de criminalstica. Santa Catarina, 1996. ESPNDULA, Alberi. Criminalstica aplicada. Apostila do Curso de Criminalstica Aplicada/ SSPDS-CE. Espndula Consultoria, Cursos & pericias Ltda, abr., 2009. MALLMITH, Dcio de Moura. Apostila Local de Crime. Departamento de Criminalstica/ SSP. Porto Alegre/ RS. 2007. ROCHA, Luiz Carlos. Investigao policial: teoria e prtica. So Paulo: Saraiva, 1998. http://criminalisticaforense.wordpress.com (acessado em : 06/06/2013) SMPIO, Hlder Taborelli. A Polcia Militar na preservao do local de crime. 51p. Cuiab, MT, 2003. 44p. Monografia (Especializao em Gesto de Segurana Pblica), Faculdade de Administrao, Economia e Cincias Contbeis, Universidade Federal de Mato Grosso. 2003. ARANHA, Adalberto Jos Q. T. de Camargo. Da prova no processo penal. 3. ed. atualizada e ampliada. So Paulo: Saraiva, 1994. LIMA, Francisco Ribeiro. Criminalstica contempornea: Polcia Cientfica. Fortaleza: Intergrfica, 2006. WEATHERFORD. Jack. Gengis Khan e a Formao do Mundo Moderno. 2010.

FINALIDADE

Reforar orientaes visando melhorar a qualidade do servio prestado pelo policial militar quando da atuao em ocorrncias que exijam o isolamento e preservao do local de crime.
Neutralizar os erros e as crticas feitas Polcia Militar quanto a adulterao dos locais de cometimento de delitos onde chamada a intervir.

LOCAL DE CRIME

HISTRIA

Na rea da lei criminal, estabelecem exigncias mnimas para coleta, anlise e registro de provas oficiais na cena do crime. Essas incluam intenes sobre o manuseio do cadver, a fim de obter o mximo de informaes possveis, e o relatrio a partir deste exame tinha de ser feito em trs vias, incluindo desenhos para descrever a localizao dos ferimentos Cdigo Legal Mongol 1291. Kublai Khan.

DADOS DE HOMICDIOS

2009 Brasil campeo de homicdios em nmeros absolutos (43.909); 22,7 homicdios por 100 mil habitantes (3 no ranking da Amrica do Sul); 37,4 Norte; 34,0 Nordeste; 30,2 C-Oeste; 23,6 Sul; 19,0 Sudeste (Tx Homicdios 100 mil/hab); 1980 a 2010 ( + 1 milho de pessoas).

LEGISLAO

CPP - Decreto Lei n 3.689 de 03 de Outubro de 1941 Art. 169. Para o efeito de exame do local onde houver sido praticada a infrao, a autoridade providenciar imediatamente para que no se altere o estado das coisas at a chegada dos peritos, que podero instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos. CPPM - Decreto-Lei n 1.002, de 21 de Outubro de 1969. Art. 12. Logo que tiver conhecimento da prtica de infrao penal militar, verificvel na ocasio, a autoridade a que se refere o 2 do art. 10 dever, se possvel: a) dirigir-se ao local, providenciando para que se no alterem o estado e a situao das coisas, enquanto necessrio; Art. 339. Para o efeito de exame do local onde houver sido praticado o crime, a autoridade providenciar imediatamente para que no se altere o estado das coisas, at a chegada dos peritos.

LEGISLAO

Lei n 5.970, de 11 de Dezembro de 1973. Exclui da aplicao do disposto nos artigos 6, inciso I, 64 e 169, do Cdigo de Processo Penal, nos casos de acidente de trnsito, e, d outras providncias. Art 1 Em caso de acidente de trnsito, a autoridade ou agente policial que primeiro tomar conhecimento do fato poder autorizar, independentemente de exame do local, a imediata remoo das pessoas que tenham sofrido leso, bem como dos veculos nele envolvidos, se estiverem no leito da via pblica e prejudicarem o trfego. Pargrafo nico. Para autorizar a remoo, a autoridade ou agente policial lavrar boletim da ocorrncia, nele consignado o fato, as testemunhas que o presenciaram e todas as demais circunstncias necessrias ao esclarecimento da verdade.

LEGISLAO

Lei no 6.174, de 9 de Dezembro de 1974. (nova redao ao CPPM) Art. 1 O disposto nos artigos 12, alnea a, e 339, do Cdigo de Processo Penal Militar nos casos de acidente de trnsito, no impede que a autoridade ou agente policial possa autorizar, independente de exame local, a imediata remoo das vtimas, como dos veculos envolvidos nele, se estiverem no leito da via pblica e com prejuzo de trnsito. Pargrafo nico. A autoridade ou agente policial que autorizar a remoo facultada neste artigo lavrar boletim, no qual registrar a ocorrncia com todas as circunstncias necessrias a apurao de responsabilidades, e arrolar as testemunhas que a presenciaram, se as houver.

LEGISLAO

CPP - Decreto Lei n 3.689 de 03 de Outubro de 1941 Art. 6 Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I - dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; (Redao dada pela Lei n 8.862, de 28.3.1994) VII determinar, se for o caso, que se proceda a exame de corpo de delito e quaisquer outras percias;

LEGISLAO

CPP - Decreto Lei n 3.689 de 03 de Outubro de 1941 Art. 158. Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado. Art. 159. O exame de corpo de delito e outras percias sero realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. 1o Na falta de perito oficial, o exame ser realizado por 2 (duas) pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na rea especfica, dentre as que tiverem habilitao tcnica relacionada com a natureza do exame. (Lei n 11.690, 09 de junho de 2008)

LOCAL DE CRIME

A poro do espao compreendida num raio que, tendo por origem o ponto no qual constatado o fato, se entenda de modo a abranger todos os lugares em que, aparente, necessria ou presumivelmente, hajam sido praticados, pelo criminoso, ou criminosos, os atos materiais, preliminares ou posteriores, consumao do delito, e com este diretamente relacionado. (RABELO. 1996, p. 17)

Local de crime constitui um livro extremamente frgil e delicado, cujas pginas por terem a consistncia de poeira, desfazem-se, no raro, ao simples toque de mos imprudentes, inbeis ou negligentes, perdendo-se desse modo para sempre, os dados preciosos que ocultavam espera da argcia dos peritos. (RABELLO. 1996, p. 207)

LOCAL DE CRIME

LOCAL DE CRIME
Onde quer que ele ande, o que quer que ele toque ou deixe, at mesmo inconscientemente, servir de testemunho silencioso contra ele. No impresses papilares e de calados somente, mas, seus cabelos, as fibras das suas roupas, os vidros que se quebre, as marcas de ferramentas que ele produza, o sangue ou smen que ele deposite. Todos estes e outros transformam-se em testemunhas contra ele. Isto porque evidncias fsicas no podem estar equivocadas, no perjuram contra si mesmas.
(Dwayne S. Hildebrand (Scottdale Police Crime Lab. Artigo Science of Criminal Investigation)

LOCAL DE CRIME CLASSIFICAO DO LOCAL DE CRIME (CORDIOLI. 1996, p. 30-32), os locais de crime obedecem seguinte classificao: Quanto natureza do crime ou do fato; Quanto ao lugar; Quanto rea de ocorrncia do fato; Quanto ao exame.

CLASSIFICAO DO LOCAL DE CRIME

LOCAL DE CRIME Quanto natureza do crime ou do fato: a) Contra a pessoa


Caracteriza o lugar onde tenha ocorrido qualquer ato de ofensa integridade fsica da pessoa humana, caracterstico da prtica de fato delituoso.

CLASSIFICAO DO LOCAL DE CRIME

LOCAL DE CRIME Quanto natureza do crime ou do fato: b) Contra o patrimnio


Referem-se aos stios onde os bens materiais possam ter sido danificados e/ou subtrados de maneira criminosa, como, por exemplo, os locais de furto, de roubo, de dano, entre outros.

CLASSIFICAO DO LOCAL DE CRIME

LOCAL DE CRIME Quanto natureza do crime ou do fato: c) Contra a natureza


Referem s reas em que os recursos naturais, objetos do direito difuso, so criminalmente destrudos, contaminados ou danificados. Ex.: os locais de queimadas, de desmatamentos, os lanamentos de dejetos em mares e rios, etc.

CLASSIFICAO DO LOCAL DE CRIME LOCAL DE CRIME Quanto natureza do crime ou do fato: d) Acidente de trnsito So stios altamente complexos, principalmente, no que tange ao seu isolamento e sua preservao, chegando a situaes em que os locais so desfeitos por estarem prejudicando o fluxo do trfego ou estarem oferecendo risco de ocorrncia de outros acidentes.

CLASSIFICAO DO LOCAL DE CRIME LOCAL DE CRIME Quanto ao lugar: Responde a seguinte pergunta: onde ocorreu o fato?. (LIMA. 2006, p. 64) Local interno o recinto fechado, a rea interior de qualquer habitao, edifcio e imvel cercado ou murado. Local externo o fora da porta, parte externa do imvel, o terreno baldio, as ruas e as praas pblicas [...]. (ROCHA. 1998, p. 52)

CLASSIFICAO DO LOCAL DE CRIME LOCAL DE CRIME Quanto a rea:


a correlao do local de crime com o fato criminoso, isto , contemplando-o de modo abrangente, segundo suas delimitaes. (CORDIOLI. 1996, p. 32) Local Imediato: Compreende toda a rea onde se desenrolou o fato delituoso, onde esto os elementos de maior interesse para a investigao ou prova; Local Mediato: Corresponde s adjacncias do local propriamente dito onde ocorreu o crime, por onde possam ser encontrados vestgios importantes para a investigao. So considerados locais mediatos as reas de acesso ao local imediato;

Local Relacionado: Aquele que, apesar de diverso das reas imediata e mediata da cena do crime, apresenta relaes com o fato delituoso, nele se encontrando, por exemplo, objetos, armas, documentos, ou instrumentos que, de alguma forma, guardam ligao com a infrao penal cometida. Ex. a tipografia onde foi impresso o dinheiro falso; o local onde os assaltantes de um banco se escondem ou se refugiam.

CLASSIFICAO DO LOCAL DE CRIME

LOCAL DE CRIME Quanto ao exame:


Nvel de preservao do local em relao s condies de realizao dos exames periciais. a) Locais de crime preservados, idneos ou no violados: so aqueles mantidos nas condies originais que foram deixados pelos atores da infrao, sem alterao do estado das coisas, aps a prtica da infrao penal, at a chegada dos peritos. b) Locais de crime no preservados, inidneos ou violados: so aqueles em que aps a prtica de uma infrao penal e antes da chegada e inspeo dos peritos no local, eles apresentam-se alterados, quer nas posies originais dos vestgios, quer na subtrao ou acrscimos destes, modificado de qualquer forma o estado das coisas. (SMPIO. 2003, p. 09).

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

CORPO DE DELITO:
o elemento principal de um local de crime, em torno do qual gravitam os vestgios e para o qual convergem as evidncias. o elemento desencadeador da percia e o motivo e razo ltima de sua implementao.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Aplicao do estudo da biologia de insetos e outros artrpodes em casos criminais.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
VESTGIO: Constituem-se em qualquer marca, objeto ou sinal sensvel que possa ter relao com o fato investigado. A existncia do vestgio pressupe a existncia de um agente provocador (que o causou ou contribuiu para tanto) e de um suporte adequado (local em que o vestgio se materializou); EVIDNCIA: o vestgio que, aps analisado pela percia tcnica e cientfica, possui relao como crime; INDCIO: Expresso utilizada no meio jurdico que significa cada uma das informaes (periciais ou no) relacionadas com o crime.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS VESTGIOS:


a) VESTGIO VERDADEIRO uma depurao total dos elementos encontrados no local do crime, pois somente o so aqueles produzidos diretamente pelos atores da infrao e, ainda, que sejam produtos diretos das aes do cometimento do delito em si.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS b) VESTGIO ILUSRIO todo elemento encontrado no local do crime que
no esteja relacionado s aes dos atores da infrao e desde que a sua produo no tenha ocorrido de maneira intencional. A produo de vestgio ilusrio nos locais de crime muito grande, tendo em vista a problemtica da falta de isolamento e preservao de local. Este o maior fator da sua produo, pois contribuem para isso desde os populares que transitam pela rea de produo dos vestgios, at os prprios policiais pela sua falta de conhecimento das tcnicas de preservao.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

c) VESTGIO FORJADO todo elemento encontrado no local do crime, cujo autor teve a inteno de produzi-lo, com o objetivo de modificar o conjunto dos elementos originais produzidos pelos atores da infrao. Um vestgio forjado poder ser produzido por qualquer pessoa que tenha interesse em modificar a cena de um crime, por mais diversas.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
PROVA o conjunto de meios idneos e praticados no processo ou nele estranhados e tendentes afirmao da existncia positiva ou negativa de um fato destinado a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade, a fim de gerar sua convico quanto existncia ou inexistncia dos fatos deduzidos em juzo. Todo meio usado pela inteligncia do homem para a percepo da verdade. (ARANHA. 1994, p. 217)

Prova Objetiva: tem por base os vestgios encontrados nos locais de crime, que so interpretados pelos Peritos por meio dos exames. Exemplo: laudo pericial. Prova Subjetiva: tem por base as informaes colhidas da vtima, das testemunhas ou de qualquer pessoa relacionada com o fato. Exemplo: boletim de ocorrncia expedido pela Polcia Militar.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

CADEIA DE CUSTDIA: o processo usado para manter e documentar a histria cronolgica dos elementos materiais, que visa garantir a idoneidade e o seu rastreamento desde a identificao e coleta, at sua destinao final.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
ISOLAMENTO: delimitao da rea fsica interna e externa do local de crime, por meio de recursos visveis como cordas, fitas zebradas e outros, com a finalidade de impedir a entrada de pessoas no autorizadas. PERMETRO DE ISOLAMENTO: a rea demarcada e isolada, que compreende o local de crime Imediato e Mediato. PRESERVAO: no alterao do estado das coisas. GUARNECIMENTO: custdia do local pelo Estado, ou seja, pelos policiais.

OBJETIVO DO ISOLAMENTO O objetivo principal do isolamento , portanto, delimitar fisicamente o espao de concentrao dos vestgios, criando uma barreira psicolgica para que as pessoas no adentrem ao local, facilitando o trabalho de preservao e, na seqncia, o processo de levantamento pericial.

FINALIDADE DA PRESERVAO

A finalidade bsica da preservao evitar que os vestgios produzidos na cena do delito se deteriorem, se percam, ou sejam alterados de posio, por aes de pessoas estranhas aos acontecimentos delituosos.
Do ponto de vista tcnico-pericial, significa manter o local rigorosamente no estado em que o criminoso o deixou, at a chegada da percia e/ou da autoridade policial competente para tomar conhecimento do fato.

IMPORTNCIA DO ISOLAMENTO E DA PRESERVAO A IDONEIDADE DOS VESTGIOS E PROVAS; A DETERMINAO DA AUTORIA DO DELITO; OS FATOS DETERMINANTES NAS CIRCUNSTNCIAS DO DELITO; INFLUIR DECISIVAMENTE NA APLICAO DAS LEIS.

As provas so os materiais que permitem a reconstruo histrica e sobre as quais recai a tarefa de verificao das hipteses, isso com a finalidade de persuadir o juiz, tendo este como seu destinatrio final. (Rogrio Barros Sganzerla)

IMPORTNCIA DO ISOLAMENTO E DA PRESERVAO O juiz e as partes, refns do laudo tcnico elaborado pelo expert, podem questionar as suas concluses, mas contest-las se torna um trabalho rduo e quase impossvel. Diz-se isso porque o juiz, na possibilidade de contestar o laudo, ter de faz-lo com base em outras provas. Tendo em vista a necessidade do laudo em um processo no qual no foi possvel se chegar a um convencimento satisfatrio com as provas j admitidas, indaga-se: como ser possvel questionar uma prova suficientemente conclusiva com base em outras provas sem o mesmo poder de convencimento?
(Rogrio Barros Sganzerla)

A PRIMEIRA RESPOSTA

Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: V - polcias militares e Corpos de Bombeiros Militares; 5 - s polcias militares cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica; aos corpos de bombeiros militares, alm das atribuies definidas em lei, incumbe a execuo de atividades de defesa civil;

MISSES NA OCORRNCIA

CONFIRMAO DA OCORRNCIA; IDENTIFICAO E DETIMENTO DE INFRATOR; IDENTIFICAO E SOCORRO VTIMAS; COMUNICAO CENTRAL E SOLICITAO DE OUTROS RGOS; DELIMITAO, ISOLAMENTO E PRESERVAO DO LOCAL; CONTROLE DO TRFEGO; ARROLAR TESTEMUNHAS; RECEPCIONAR FAMILIARES; RECEPCIONAR SAMU; RECEPCIONAR PSP; RECEPCIONAR IMPRENSA;

MISSES NA OCORRNCIA EXISTEM SITUAES QUE AUTORIZEM O PROFISSIONAL A TOCAR OU MANUSEAR ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM LOCAL DE CRIME? PARA CONHECIMENTO DO FATO (portas, janelas e obstculos); SOCORRO VTIMA (SAMU); PARA EVITAR A EVOLUO DE DANOS (acidentes de trnsito); TRABALHO DOS BOMBEIROS (resgate ou extino de fogo).

CRTICAS PRIMEIRA INTERVENO NA CENA DO CRIME

Militares tornam inidneos os locais de crime. Nos casos de arrombamento os militares deixam impresses digitais por todos os lados e descaracterizaram o local. Militares retiram arma do local, mexem no corpo procurando identidade, objetos e roupas retirados do local para facilitar o rastreamento.

CENRIO SEM ISOLAMENTO NAS INTERVENES

VTR PT VTR PM
corpo de delito (cadver)

Percia
familiares CENA DO CRIME

VTR PC

curiosos

CONDUTA OPERACIONAL NA PRIMEIRA INTERVENO

MATERIAL RECOMENDADO
Boletim de ocorrncia ou documento similar. Bloco de anotaes e caneta. Fita zebrada de isolamento. Lanterna. Luvas de procedimento. Mquina fotogrfica. Rdio porttil. Saco plstico com vedao. Telefone celular. Cones de sinalizao.

CONDUTA OPERACIONAL NA PRIMEIRA INTERVENO

1. Atentar a todas as movimentaes de pessoas e veculos quando da aproximao e chegada ao local. 2. Estacionar o veculo, em local seguro, em que possa visualizar o local do crime. 3. Elaborar um diagnstico preliminar, identificando a existncia ou no de vtimas.

CONDUTA OPERACIONAL NA PRIMEIRA INTERVENO 4. Traar um plano de ao, com base na avaliao dos riscos, acionando o apoio, se necessrio. 5. No caso da existncia de vtimas, adentrar o local em linha reta, ou pelo menor trajeto possvel, verificar os sinais vitais e providenciar as aes de primeiros socorros. Caso necessrio, acionar o Corpo de Bombeiros e/ou o Servio de Atendimento Mdico de Urgncia.
INFORMAR O TRAJETO E A CONDUTA AOS PROFISSIONAIS SOCORRISTAS

CONDUTA OPERACIONAL NA PRIMEIRA INTERVENO

6. Em caso de bito evidente, no tocar no corpo e nas vestes, exceto em situaes de salvamento ou socorro de outras vtimas. 7. Evitar cobrir o cadver, independentemente do local ou tipo de cobertura; 8. Sair do local pelo mesmo percurso de entrada. 9. Selecionar e isolar o permetro dos locais de crime imediato e mediato. 10. Comunicar a central de operaes.
A ferramenta mais importante para um bom isolamento , sem dvidas, a ATITUDE dos policiais.

CONDUTA OPERACIONAL NO ISOLAMENTO E PRESERVAO

1. Sinalizar, desviar e controlar o trnsito de veculos e de pedestres, impedindo o acesso ao local do crime. 2. No caso de evento em via pblica, acionar o rgo responsvel pelo trnsito local para efetuar o controle de trfego e o isolamento da via. 3. Identificar as pessoas que estejam no local do crime (nome, filiao, data de nascimento, documentos de identidade, endereo e telefone de contato) e, caso possuam qualquer dado ou informao acerca dos fatos, arrol-las como testemunha.

CONDUTA OPERACIONAL NO ISOLAMENTO E PRESERVAO

4. No mexer em armas, objetos ou instrumentos possivelmente vinculados ao crime, impedir que suas posies sejam modificadas. 5. No comer, beber, fumar, ou realizar outras atividades de carter pessoal no local do crime. 6. Realizar constante anlise das condies de segurana no local e, caso necessrio, adotar medidas corretivas e acionar apoio.

CONDUTA OPERACIONAL NO ISOLAMENTO E PRESERVAO


7. No caso de suspeita de alterao do local de crime, identificar o possvel causador, registrar a situao e informar aos peritos que comparecerem ao local. 8. Recepcionar os demais PSP que chegarem ao local, relatando as informaes necessrias. 9. Informar ao responsvel pelo trabalho pericial sobre possveis vestgios deixados por terceiros que adentraram ao local do crime (por necessidade ou equivocadamente). 10. Acompanhar, quando solicitado, os trabalhos periciais, anotando e conferindo o material apreendido e fazendo o registro no BO.

CONDUTA OPERACIONAL NO ISOLAMENTO E PRESERVAO


11. Sem prejudicar as aes procedimentais de segurana e de preservao do local de crime, recepcionar e dar assistncia especial aos familiares de vtimas, adotando medidas que sejam capazes de conter, com o devido respeito e ateno, comportamentos agressivos ou que interfiram na atividade de preservao do local do crime. 12. Recepcionar a imprensa quando necessrio, e divulgar as informaes de forma objetiva, respeitando o canal de comando e a competncia tcnica. Impedir que reprteres e fotgrafos acessem o local de crime antes da realizao dos trabalhos periciais.

CONDUTA OPERACIONAL NO ISOLAMENTO E PRESERVAO

13. No caso de iminente risco de perda dos vestgios (decorrente de condio meteorolgica, por exemplo), e no estando ainda no local os peritos criminais, efetuar o levantamento fotogrfico e fazer a coleta dos vestgios. 14. Zelar pela cadeia de custdia. 15. No caso de troca de equipe ou guarnio de servio, transmitir ao sucessor todos os dados e informaes colhidas durante a preservao do local do crime.

CENRIO IDEAL NAS INTERVENES

corpo de delito (cadver)

Percia
VTR PC VTR PM

Percia
VTR PT

CENA DO CRIME

familiares

CONDUTA OPERACIONAL APS OS TRABALHOS PERICIAIS 1. Aps a realizao dos trabalhos periciais, anotar os dados funcionais dos peritos e demais PSP que estiveram no local. 2. Liberar o local somente com a expressa autorizao da autoridade policial. 3. Registrar as circunstncias identificadas no local do crime (chuva ou sol; dia ou noite; topografia; vias de acesso; aberto ou fechado; acidentes geogrficos; edificaes prximas, outras julgadas relevantes) em boletim de ocorrncia ou documento similar.

SITUAES ENVOLVENDO ARTEFATO EXPLOSIVO NO DETONADO

PERITOS x EXPLOSIVISTAS

CONDUTA OPERACIONAL NA AUSNCIA DE PERITO CRIMINAL


1. Comunicar o fato ao Delegado de Polcia, que nomear Perito Ad Hoc de acordo com o Artigo 159 do CPP. 1. Comunicar o fato autoridade policial e, mediante a sua autorizao, efetuar o registro e coleta dos objetos relacionados ao crime, se for o caso.

2. Fazer o levantamento fotogrfico do local de crime. 3. Usar luvas de procedimento para a coleta dos objetos e vestgios, e acondicion-los em caixas de papelo ou sacos plsticos com vedao, garantindo a sua preservao e integridade. 4. Liberar o local somente com a expressa autorizao da autoridade policial. 5. Zelar pela cadeia de custdia. 6. Entregar os objetos coletados a autoridade policial mediante a lavratura do auto de exibio e apreenso. 7. Registrar as circunstncias identificadas no local do crime, detalhando os procedimentos executados e os objetos coletados em boletim de ocorrncia ou documento similar.

(http://tribunadonorte.com.br Acessado: 06/06/2013)

POSSIBILIDADES DE ERRO
1. Alterar a posio do(s) cadver(s) ou objeto(s).
2. Elaborar um diagnstico preliminar equivocado. 3. Prestar os primeiros socorros de forma tecnicamente incorreta. 4. Deixar de solicitar apoio quando necessrio. 5. Tocar e modificar o corpo de delito, os objetos e vestgios. 6. No estabelecer o permetro de isolamento ou faz-lo sem dimensionar corretamente. 7. Permitir o acesso e permanncia de pessoas no credenciadas ou autorizadas. 8. Revistar os bolsos das vestes do(s) cadveres. 9. Mexer nos instrumentos do crime (armas principalmente). 10. Deixar resduos pessoais durante a preservao.

POSSIBILIDADES DE SUCESSO

COMPROMISSO
CONHECIMENTO

INTEGRAO

DVIDAS, PERGUNTAS, CRTICAS E SUGESTES

FIM

tiberio.silva@mj.gov.br tiberiotrigueiro@hotmail.com
(61) 2025-8952 DEPAID/ SENASP
CURSO DE LOCAL DE CRIME

You might also like