You are on page 1of 12

ESTRESSE

Etienne Grandjean

ESTRESSE
O

que estresse? Estresse a reao do organismo a uma situao ameaadora. Os estressores ( ou agentes estressantes) so as causas externas, enquanto que o estresse a resposta do corpo humano aos estressores.

ESTRESSE
O

Estresse nocivo? Uma vida sem estressores ou sem estresse seria no s artificial, mas tambm montona e enfadonha. Estresse pertence vida assim como o nascimento, nutrio, crescimento, amor e morte.

ESTRESSE

E S !"E s doenas do estresse so conseq#$ncia de uma adaptao insu%iciente do organismo aos estressores. &o'e, e(as se exteriori)am principa(mente por pertur*a+es dos ,rgos da digesto ou do sistema cardio-circu(at,rio. Estas pertur*a+es so primeiro de nature)a %unciona( (a(tera+es de regu(ao), .(ceras do est/mago e intestinos, ou doenas do corao ou circu(at,rias. Entende-se, por isso, que as di%icu(dades ps0quicas de nature)a consciente ou inconsciente mani%estam-se como sintomas %0sicos.

ESTRESSE

ESTRESSE
Onde

est1 o (imite? %ronteira assim, pessoa( e indi2idua(3 pro2a2e(mente, a sensi*i(idade aos estressores 2aria de uma %aixa et1ria a outra signi%icati2amente. o (ado da intensidade dos estressores, tam*m de import4ncia %undamenta( na sensi*i(idade ao estresse, o preparo do indi20duo, isto , seus recursos, de tra*a(har internamente com os estressores e super1-(os.

ESTRESSE
O

ESTRESSE "O TR 5 6&O7 O estresse emociona(, causado por uma discrep4ncia entre o grau de exig$ncia do tra*a(ho e os recursos dispon02eis para gerenci1-(o, de%ine o estresse do tra*a(ho. 8 assim, essencia(mente, um %en/meno su*'eti2o e depende da compreenso indi2idua( da incapacidade de gerenciar as exig$ncias do tra*a(ho.

ESTRESSE
9ompreenso do estresse7 O estresse ho'e, um acontecimento emociona( negati2o, que est1 conectado com sensa+es de medo, tenso, derrota, rai2a, cansao e %a(ta de iniciati2a.

ESTRESSE
:erson En2ironment ;it7 n1(ises no campo do estresse de tra*a(ho (e2aram ao desen2o(2imento do que se con2encionou chamar de adaptao do homem ao seu am*iente (person en2ironment %it), segundo o qua(, o grau de adaptao das caracter0sticas indi2iduais de uma pessoa ao meioam*iente 2ai determinar o seu *em-estar e sua capacidade de produo.

ESTRESSE
So*recargas de Estresse no m*iente de Tra*a(ho "e acordo com as pesquisas de campo apresentadas at agora, conc(u0mos que as seguintes condi+es podem representar so*recargas no sentido de estresse7

ESTRESSE
<. =. >. @. A. B. C. D.

Super2iso e 2igi(4ncia do tra*a(ho poio e reconhecimento dos superiores ?nsatis%ao e estresse no tra*a(ho s exig$ncias de tra*a(ho segurana de emprego responsa*i(idade pe(a 2ida e pe(o *emestar dos outros O m*iente %0sico O grau de comp(exidade do tra*a(ho

ESTRESSE
Estresse em monitores7 Em gera(, os tra*a(hadores com monitores no apresentam sintomas c(aramente de%inidos Ema exceo importante7 os empregados que %a)em no monitor um tra*a(ho mon,tono e repetiti2o (entrada e consu(ta de dados) t$m em mdia mais %req#entemente *aixa satis%ao no tra*a(ho, pre'u0)os no humor e pertur*a+es nos ,rgos de digesto.

ESTRESSE
>.

@.

Outras in2estiga+es, ao contr1rio, demonstraram, mesmo com tra*a(hos repetiti2os, a aus$ncia de estresse e de estressores, o que (e2a-nos a 'u(gar que no o tra*a(ho com monitor em si, mas muito mais a %a(ta de organi)ao de tare%as repetiti2as a causa geradora de todos os sintomas do estresse. Se desconsiderarmos as ati2idades mon,tonas e repetiti2as, os tra*a(hadores em monitores em gera( encaram seu ser2io como satis%at,rio e o computador como um e%iciente instrumento de tra*a(ho.

You might also like