You are on page 1of 22

Stress e Transtornos Mentais no Trabalho

Prof. Viviane Andrade

Proposta do Texto

Discutir o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e sua importncia para a gesto das organizaes na atualidade.

Introduo

Trabalho (do Latim tripalium): instrumento romano de tortura, espcie de trip formado por trs estacas cravadas no cho no qual fincavam os escravos. "Escolha um trabalho que voc ame e no ter que trabalhar um nico dia em sua vida." Confcio, filsofo (551-479 a.C.) "Vivemos em uma poca em que as pessoas so to trabalhadoras que ficam estpidas." Oscar Wilde, escritor (1854-1900)

A sade do trabalhador no assunto para os gestores, mas, sim, para o setor de RH e para o de Medicina Ocupacional da organizao se preocuparem.

Sade e Doena nas Organizaes

Pesquisa da Business Week, 16/07/2001 com trabalhadores norte-americanos:


59% "no tm tempo para refletir" 56% "no tm tempo para concluir suas tarefas" 55% "esto subjugados pelo excesso de trabalho"

No mundo, segundo a OIT e a WHO, 2003:

5.000 pessoas morrem diariamente durante o trabalho no mercado formal (para cada registro estima-se 3 mortes sub-notificadas) 160 milhes de pessoas/ano sofrem de doenas no trabalho

No Brasil, segundo o INSS e Ministrio do Trabalho, 2002:

Anualmente: 15 mil afastamentos definitivos por doenas relacionadas ao trabalho Mais de R$ 7 bilhes gastos em benefcios com trabalhadores acidentados e aposentadorias especiais

Principais Motivos de Afastamento do Trabalho

Leses, acidentes e envenenamentos

Doenas neurolgicas, musculares e articulares (por exemplo: LER Leso por Esforo Repetitivo)
Doenas do Aparelho Circulatrio Transtornos Mentais (estresse, depresso, alcoolismo e drogas, esquizofrenia etc.)

Depresso uma das principais causas de afastamento e incapacitao para o trabalho no mundo Estresse: segunda maior causa de doenas ocupacionais na Unio Europia

Transtornos Mentais (TM) no Trabalho

TM: uma das principais causas de afastamento, segundo o Ministrio da Sade, 2001:

3 lugar entre as causas de concesso de benefcio previdencirio (auxlio-doena, afastamento do trabalho por mais de 15 dias, aposentadorias por invalidez etc.) 65% dos afastamentos so por depresso. INSS gasta anualmente quase R$ 500 milhes com transtornos depressivos

Estresse e Burnout Pandemias" do Trabalho Moderno

Estresse est associado capacidade de lidar com os limites e demandas do trabalho e as tenses geradas pelas incertezas em relao aos mesmos.

No necessariamente ruim: em certa quantidade pode aumentar a motivao e o desempenho.

Quando o estresse torna-se negativo:

O estresse ocupacional leva doena no pelo somatrio de um conjunto de situaes de conflito as mais diversas, mas sim pela relao entre as tenses geradas pelas demandas e exigncias do trabalho, por um lado e por outro, pela capacidade que o trabalhador tem de diminuir este nvel de tenso, onde particularmente assume papel preponderante a capacidade/possibilidade de tomar decises prprias no trabalho." (Cordeiro, 1993)

Burnout:
"Processo que se d em resposta cronificao do estresse ocupacional, trazendo consigo conseqncias negativas tanto em nvel individual, como profissional, familiar e social." (Pereira, 2002)

Alguns sintomas:

Fadiga constante e progressiva. dores musculares, cefalias e enxaquecas. Distrbios do sono, sexuais, gastrintestinais, cardiovasculares e respiratrios. Problemas de ateno, memria, irritao, baixa auto-estima, parania, desnimo, solido. Uso de lcool e drogas, isolamento, ironia, cinismo, resistncia a mudanas, agressividade, absentesmo.

Um Modelo de Estresse Ocupacional


Fatores ambientais incertezas violncia poluio Fatores organizacionais Demandas de tarefas/papis Demandas e conflitos interpessoais Lideranas, estrutura e clima organizacional Fatores pessoais Problemas pessoais Problemas familiares Diferenas individuais personalidade percepo apoio social auto-confiana inteligncia emocional capacidade de auto-gesto resilincia Nvel de estresse vivenciado
Adaptado de Robbins, 2005

Sintomas fsicos cefalias presso alta doenas psicolgicos ansiedade depresso irritabilidade fadiga desmotivao comportamentais desempenho agressividade absentesmo drogas/lcool

Resilincia
definindo como a capacidade do indivduo em lidar com os problemas, superar obstculos ou resistir presso de situaes adversas - choque, estresse, etc. - sem entrar em surto.

Administrando a Doena Solues Paliativas e Limitadas

A maioria das solues baseada em uma viso limitada que responsabiliza o funcionrio pela incapacidade de lidar com as presses do trabalho. Geralmente so solues individuais com durao e eficcia limitadas. Exemplos:

palestras sobre administrao do estresse e do tempo; campanhas anti-tabagismo e anti-drogas; eventos sociais de lazer, promovidos pela empresa.

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)


"Qualidade de Vida no Trabalho tem como objetivo principal a busca de equilbrio psquico, fsico e social dos empregados, dentro do contexto organizacional, considerando as pessoas como seres integrados nessas trs dimenses, atravs de aes que refletem em um aumento na produtividade e na melhoria da imagem da empresa, tanto interna como externamente, levando a um crescimento pessoal e organizacional." (Arellano, 2004, p.146)

Abordagem da QVT:

Viso ampla e sistmica: v aspectos fsicos, psicolgicos, sociais e organizacionais de forma integrada (enfoque biopsicossocial) Compreenso abrangente e comprometida com as condies de vida no trabalho.
Inclui aspectos de bem-estar, sade e segurana fsica, mental e social, capacitao para realizar tarefas com segurana e prazer no trabalho.

Aes da QVT
Foco Exemplos de aes Biolgico Programas de preveno da sade e campanhas mdicas Exames mdicos peridicos, campanhas de vacinao, semana de informaes sobre sade e bem-estar, campanhas especficas (anti-tabagismo, anti-alcoolismo, anti-drogas, dieta e alimentao saudvel), aconselhamento mdico, ginstica laboral, massagem e alongamento. Programa de ergonomia Reestruturao do espao laboral, orientao ergonmica e postural. Programa gestante Grupo de gestantes, orientaes. Campanhas de sade para a famlia e comunidade

Aes da QVT
Foco Psicolgico Exemplos de aes Programas de gerenciamento do estresse Diagnstico do estresse, orientaes e encaminhamentos, palestras e seminrios sobre estresse Infra-estrutura anti-estresse Salas anti-estresse, de repouso e silncio Promoo da sade mental Psicoterapias, grupos de reflexo e aprimoramento pessoal Aes de lazer e cultura Programas de integrao dos funcionrios, familiares e comunidade, oficinas de arte, cursos, biblioteca, festas Infra-estrutura de lazer e cultura Clubes, grmios, cineclube, sala de jogos etc.

Social

Aes da QVT
Foco Exemplos de aes Organizacional Reestruturao do trabalho Reestruturao de processos, equipes, recursos, prazos Aes de valorizao da imagem corporativa Palestras, informativo interno, seminrios e eventos corporativos, campanhas de comunicao com os funcionrios e com a comunidade / pblico externo Aes voltadas para a comunidade Campanhas de voluntariado, criao de escolas, investimentos e apoio infra-estrutura urbana, de transporte, sade, segurana etc. Aes de preservao ambiental Coleta seletiva de lixo, palestras sobre preservao ambiental, aes de preservao ambiental, implantao e melhoria de processos e tecnologias no poluentes

Bibliografia
Robbins, S. Comportamento organizacional. 11.ed.

So Paulo:

Prentice-Hall, 2005. Cap. 18.

Atividade

Pesquise na Internet um caso detalhado envolvendo problemas de sade no trabalho: ansiedade, estresse, acidentes etc. Pesquise na Internet um caso detalhado de empresa ganhadora do Prmio do SESI de qualidade no trabalho. Entregar na aula do dia 02/12. O trabalho dever de constar de duas pginas + capa. Pode ser feito em grupo de no mximo 4.

You might also like