You are on page 1of 18

ECONOMIA VERDE

Mdulo: Mundo actual o Homem e o Ambiente


Trabalho Realizado por: Joo Santos e Pedro Ferreira.

INTRODUO

No mbito do mdulo o Homem e o Ambiente da disciplina de Mundo Actual , vamos falar um pouco dos temas: economia verde , tecnologias verdes e novas fontes de energias renovveis e no renovveis.

ECONOMIA VERDE

Economia verde um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrcolas e de servios) que ao ser aplicado em um determinado local (pas, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentvel nos aspectos ambiental e social.

TECNOLOGIA VERDE

Tecnologia Verde Com a crescente preocupao acerca do meio ambiente, diversas empresas tm desenvolvido inmeros produtos que no emitem ou ento emitem menos gases poluentes, que utilizam energias renovveis e muito mais. A maioria deles ainda no se encontra no Brasil, mas uma boa maneira de saber o que vem por ai. Diversas empresas grandes vm investindo pesado na preservao do meio ambiente e tambm no desenvolvimento de produtos electrnicos que no sejam to danosos natureza tanto enquanto so usados, quanto no momento em que so descartados. Reduo do consumo de energia, utilizao de material reciclvel ou criado a partir de fontes renovveis de energia e produtos reutilizveis so alguns exemplos.

CUSTOS E BENEFCIOS:

Hoje em dia temos um desenvolvimento avanado capaz de mudar o mundo com as novas tecnologias verdes, mas devido aos custos dessas tecnologias no possvel pela simples razo que o mundo estar em crise e as pessoas no terem ganhos suficientes para adoptar tais tecnologias.

Os benefcios que essas tecnologias podem trazer ao planeta so vrios, tais como a reduo da poluio e com isto a reduo de doenas e a diminuio da destruio da camada de ozono, a poupana de energia com as lmpadas economizadoras, diminui tambm o impacto no ambiente e nos seres vivos.

Mesmo com todos os cuidados e tecnologias, todos nos temos de contribuir para que as tecnologias verdes resultem num benefcio para o nosso planeta. No basta apenas confiar s nas tecnologias mas tambm nas outras pessoas que vivem entre ns.

NOVAS FONTES DE ENERGIA RENOVVEIS

Fontes de energia inesgotveis ou que podem ser repostas a curto ou mdio prazo, espontaneamente ou por interveno humana. Estas fontes encontram-se j em difuso em todo o mundo e a sua importncia tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considervel da produo de energia mundial.

Energia Solar energia da radiao solar directa, que pode ser aproveitada de diversas formas atravs de diversos tipos de converso, permitindo seu uso em aplicaes trmicas em geral, obteno de fora motriz diversa, obteno de electricidade e energia qumica.

Energia Elica - energia cintica das massas de ar provocadas pelo aquecimento desigual na superfcie do planeta. Alm da radiao solar tambm tm participao na sua formao fenmenos geofsicos como: rotao da terra, mars atmosfricas e outros. Os cata-ventos e embarcaes a vela so formas bastante antigas de seu aproveitamento. Os aerogeradores modernos de tecnologia recente tm se firmado como uma forte alternativa na composio da matriz energtica de diversos pases.

Biomassa - a energia qumica, produzida pelas plantas na forma de hidratos de carbono atravs da fotossntese - processo que utiliza a radiao solar como fonte energtica - distribuda e armazenada nos corpos dos seres vivos graas a grande cadeia alimentar, onde a base primria so os vegetais. Plantas, animais e seus derivados so biomassa. Sua utilizao como combustvel pode ser feita das suas formas primrias ou derivados: madeira bruta, resduos florestais, excrementos animais, carvo vegetal, lcool, leos animal ou vegetal, gaseificao de madeira, biogs etc.

Hidroenergia - a energia cintica das massas de gua dos rios, que fluem de altitudes elevadas para os mares e oceanos graas a fora gravitacional. Este fluxo alimentado em ciclo reverso graas a evaporao da gua, elevao e transporte do vapor em forma de nuvens, naturalmente realizados pela radiao solar e pelos ventos. A fase se completa com a precipitao das chuvas nos locais de maior altitude. Sua utilizao bastante antiga e uma das formas mais primitiva o monjolo e a roda dgua. A hidroenergia tambm pode ser vista como forma de energia potencial; volume de gua armazenada nas barragens rio acima. As grandes hidroelctricas se valem das barragens para compensar as variaes sazonais do fluxo dos rios e, atravs do controle por comportas, permitir modulao da potncia instantnea gerada nas turbinas.

Energia dos Oceanos - A converso de energia a partir das ondas apresenta claras semelhanas com a elica. Dado que as ondas so produzidas pela aco do vento, os dois recursos apresentam idntica irregularidade e variao sazonal. Em ambos os casos extrai-se energia dum meio fluido em movimento e de extenso praticamente ilimitada

Energia Geotermica Existe uma grande quantidade de energia sob a forma trmica contida no interior do planeta. Est transmitida para a crosta terrestre sobretudo por conduo. Esta representa uma potncia de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo actualmente

TABELA DE ENERGIAS RENOVVEIS

ENERGIAS NO RENOVVEIS

As fontes de energia no renovveis encontram-se na natureza em quantidades limitadas e extinguem-se com a sua utilizao. So exemplos de fontes de energia no renovveis os combustveis fsseis (carvo, petrleo bruto e gs natural) e o urnio, que a matria-prima necessria para obter a energia resultante dos processos de fisso ou fuso nuclear. Todas estas fontes de energia tm reservas finitas, dado que necessrio muito tempo para as repor, e a sua distribuio geogrfica no homognea, ao contrrio das fontes de energia renovveis, originadas graas ao fluxo contnuo de energia proveniente da natureza.

PETRLEO

O petrleo um leo mineral, de cor escura e cheiro forte, constitudo basicamente por hidrocarbonetos. A refinao do petrleo bruto consiste na sua separao em diversos componentes e permite obter os mais variados combustveis e matrias-primas. Os primeiros produtos obtidos so os gases butano e o propano, que so separados e comercializados individualmente. No entanto, podem tambm ser misturados com o etano constituindo, assim, os gases de petrleo liquefeitos (GPL). Estima-se que, com o actual ritmo de consumo, as reservas planetrias de petrleo se esgotem nos prximos 30 ou 40 anos.

CARVO

O carvo uma rocha orgnica com propriedades combustveis, constituda maioritariamente por carbono. A explorao de jazidas de carvo feita em mais de 50 pases, o que contribui para que este combustvel seja tambm o mais barato. O principal problema da utilizao do carvo prende-se com os poluentes resultantes da sua combusto, pois a sua queima conduz formao de cinzas, dixido de carbono, dixidos de enxofre e xidos de azoto, em maiores quantidades do que os produzidos na combusto dos restantes combustveis fsseis.

GS NATURAL

O gs natural um combustvel fssil com origem muito semelhante do petrleo bruto, ou seja, forma-se durante milhes de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Tal como o petrleo, encontra-se em jazidas subterrneas, de onde extrado, e a principal diferena prende-se com a possibilidade de ser usado tal como extrado na origem, sem necessidade de refinao.

ENERGIA NUCLEAR

A energia nuclear pode ser produzida atravs das reaces de fuso dos tomos, durante as quais se libertam grandes quantidades de energia que podem ser utilizadas para produzir energia elctrica.

You might also like