You are on page 1of 15

Noes Bsicas

TEXTO um conjunto de ideias organizadas e

relacionadas entre si, formando um todo significativo capaz de produzir INTERAO COMUNICATIVA (capacidade de CODIFICAR E DECODIFICAR). CONTEXTO um texto constitudo por diversas frases. Em cada uma delas, h uma certa informao que a faz ligar-se com a anterior e/ou com a posterior, criando condies para a estruturao do contedo a ser transmitido. A essa interligao d-se o nome de CONTEXTO.

Noes Bsicas
INTERTEXTO - comumente, os textos apresentam

referncias diretas ou indiretas a outros autores atravs de citaes. Esse tipo de recurso denomina-se INTERTEXTO. INTERPRETAO DE TEXTO - o primeiro objetivo de uma interpretao de um texto a identificao de sua idia principal. A partir da, localizam-se as idias secundrias, ou fundamentaes, as argumentaes, ou explicaes, que levem ao esclarecimento das questes apresentadas na prova.

O que fazer para interpretar um texto


IDENTIFICAR reconhecer os elementos fundamentais de uma argumentao, de um processo, de uma poca (neste caso, procuram-se os verbos e os advrbios, os quais definem o tempo). 2. COMPARAR descobrir as relaes de semelhana ou de diferenas entre as situaes do texto. 3. COMENTAR - relacionar o contedo apresentado com uma realidade, opinando a respeito
1.

O que fazer para interpretar um texto


4. RESUMIR concentrar as idias centrais e/ou

secundrias em um s pargrafo. 5. PARAFRASEAR reescrever o texto com outras palavras, mantendo seu sentido original.

Para interpretar de forma adequada...


Fazem-se necessrios:
1. Conhecimento Histrico literrio (escolas e

gneros literrios, estrutura do texto), leitura e prtica; 2. Conhecimento gramatical, estilstico (qualidades do texto) e semntico; 3. Capacidade de observao e de sntese; 4. Capacidade de raciocnio.

Interpretao X Compreenso

Interpretao Compreenso
Explicar, comentar, Inteleco,

julgar, tirar concluses, deduzir;

entendimento, ateno ao que realmente est escrito.

Interpretao X Compreenso

Tipos de Enunciados
Interpretao
Atravs do texto, INFERE-SE

Compreenso
O texto DIZ que...

que... SUGERIDO pelo autor que... possvel DEDUZIR que... De acordo com o texto, CORRETA ou ERRADA a O autor permite CONCLUIR afirmao... que... Qual a INTENO do autor O narrador AFIRMA... ao afirmar que...

Erros de Interpretao
a) Extrapolao ("viagem"): Ocorre quando se sai do contexto, acrescentado ideias que no esto no texto, quer por conhecimento prvio do tema quer pela imaginao.
b) Reduo: o oposto da extrapolao. D-se ateno apenas a um aspecto, esquecendo que um texto um conjunto de ideias, o que pode ser insuficiente para o total do entendimento do tema desenvolvido. c) Contradio: No raro, o texto apresenta ideias contrrias s do candidato, fazendo-o tirar concluses equivocadas e, consequentemente, errando a questo.

Como ler e entender bem um texto. Manual de Estudos: curso oficial. Juiz de Fora: Grafcom, 2011, 159; Organizao dos slides: Professora Melissa Camapum Billerbeck.

You might also like