You are on page 1of 60

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Qumica Ambiental Reciclagem de Matria e Energia no Meio Ambiente Ciclos Biogeoqumicos

Prof. Me. Marina Leite

CICLOS BIOGEOQUMICOS
Ciclos: representam a troca e a circulao de matria entre os componentes vivos e fsico-qumicos da biosfera.
Bio: os organismos interagem no processo de sntese orgnica e na decomposio dos elementos. Geo: o meio terrestre (solo) o reservatrio dos elementos. Qumico: ciclo dos elementos e processos qumicos de sntese e decomposio.

CICLOS BIOGEOQUMICOS Resultado do conjunto de agentes biolgicos (microrganismos), constituio da litosfera (rocha) e degradao qumica.

Biogeoqumica a cincia que estuda a troca ou a circulao de matria entre os componentes vivos e fsico-qumicos da Biosfera.

CLASSIFICAO DOS CICLOS


1. Ciclo da gua ou hidrolgico.

2. Ciclos dos macro e micronutrinentes: minerais em geral.

3. Ciclos sedimentares: fsforo, enxofre, clcio, magnsio e potssio.

4. Ciclos oxignio.

gasosos:

carbono,

nitrognio

CICLOS BIOGEOQUMICOS

CICLO HIDROLGICO
Mais abundante componente da matria viva, a gua precisa ser necessariamente reciclada para a garantia de vida no planeta. A superfcie terrestre recoberta por cerca de 75% de gua. De toda a gua que recobre a Terra, cerca de 97% pertencem ao talassociclo (do grego thalassos = mar), isto , ao conjunto que abrange todos os ecossistemas marinhos. O restante pertence ao limnociclo (do grego limne = lago), ou seja, o conjunto de todos os ecossistemas dulccolas. Aspectos quantitativos: evaporao; infiltrao; escoamento superficial. Aspectos qualitativos: parmetros de qualidade:

- fsico-qumicos; - biolgicos.

Ciclo hidrolgico

CICLO HIDROLGICO
A gua evapora-se das superfcies aquticas (principalmente) e terrestres, formando as nuvens. Condensa-se e se precipita na forma de chuva, neve ou granizo. No solo, a gua pode percolar, isto , atravessar as camadas do solo, atradas pela fora da gravidade, e atingir um lenol fretico, de onde chega at um rio ou riacho. Parte da gua precipitada pode ser retida pelo solo e absorvida pelas plantas, por seu sistema radicular. Nos vegetais, a perda de gua ocorre por transpirao, sudao ou transferncia alimentar cadeia de consumidores. Os animais, por sua vez, participam do ciclo ingerindo gua diretamente, ou indiretamente atravs dos alimentos. O processo de eliminao varivel, podendo ocorrer atravs de urina, fezes, respirao, suor, etc...

CICLO HIDROLGICO
A gua o principal componente dos organismos vivos e o grande regulador do ambiente. A presena de gua fundamental para a existncia de vida no planeta, uma vez que ela atua como regulador trmico do ambiente, fazendo com que as diferenas de temperatura entre a noite e o dia sejam minimizadas graas a seu alto calor especfico. A maior parte da gua doce encontra-se em locais de difcil extrao (calota polar e subsolo). A gua na atmosfera mostra-se em porcentagem nfima. Porm, ao longo de um ano, muita gua circula pela ecosfera.

CICLO HIDROLGICO
Nesse ciclo, a presena do homem pode ser notada por meio do desmatamento e da impermeabilizao via pavimentao do solo. Isso acelera a evaporao e reduz a recarga dos aqferos subterrneos, gerando, assim, maiores enchentes nos cursos de gua que cortam centros urbanos, causando uma srie de danos fsicos, econmicos e transtornos aos habitantes da cidade.

Nas regies de clima frio, deve-se considerar, ainda, a gua armazenada na formas de geleiras, formadas pela precipitao de neve, e o fluxo correspondente ao degelo dessas geleiras.

DISTRIBUIO DA GUA NA BIOSFERA


97,2% gua salgada
99,34% 2,14% calotas e geleiras polares

0,633% guas subterrneas

0,66%

0,022% guas superficiais


0,005% guas do solo + evaporao

CICLO HIDROLGICO
O ciclo hidrolgico pode ser resumido por meio dos seguintes processos: DETENO: parte da precipitao fica retida na vegetao, depresses do terreno e construes. Essa massa de gua retorna atmosfera pela ao da evaporao ou penetra no solo pela infiltrao. ESCOAMENTO SUPERFICIAL: constitudo pela gua que escoa sobre o solo, fluindo para locais de altitudes inferiores, at atingir um corpo dgua como um rio, lago ou oceano. A gua que compe escoamento superficial pode tambm sofrer infiltrao para as camadas superiores do solo, ficar retida ou sofrer evaporao.

CICLO HIDROLGICO
INFILTRAO: a gua infiltrada pode sofrer evaporao, ser utilizada pela vegetao, escoar ao longo da camada superior do solo ou alimentar o lenol de gua subterrneo.

ESCOAMENTO SUBTERRNEO: constitudo por parte da gua infiltrada na camada superior do solo, sendo bem mais lento que o escoamento superficial. Parte desse escoamento alimenta os rios e os lagos, alm de ser responsvel pela manuteno desses corpos durante pocas de estiagem.

CICLO HIDROLGICO
EVAPOTRANSPIRAO: parte da gua existente no solo que utilizada pela vegetao e eliminada pelas folhas na forma de vapor. EVAPORAO: em qualquer das fases descritas anteriormente, a gua pode voltar atmosfera na forma de vapor, reiniciando o ciclo hidrolgico.
PRECIPITAO: gua que cai sobre o solo ou sobre um corpo dgua. * Nos oceanos, a evaporao excede a precipitao, e
nos continentes ocorre o oposto.

Recursos hdricos: rios, lagos, represas, reservatrios. Manancial de captao: fonte de abastecimento / bacia de captao; bacia menor dentro de uma maior. Bacia hidrogrfica: gua superficial.

1. Qualidade da gua indicador da manuteno dos processos hidrogeolgicos.


2. Qualidade biogeoqumica indicador da manuteno da capacidade de suporte do solo. 3. Qualidade da biodiversidade resistncia e da estabilidade. indicador da

INTERVENES DO HOMEM
1. Desmatamento.

2. Pavimentao = taxa de impermeabilizao.


3. Utilizao de defensivos agrcolas. 4. Despejos de esgotos e efluentes industriais.

5. Eutrofizao.
6. Diminuio do teor de oxignio dissolvido nos rios. 7. Lanamento de substncias txicas perigosas.

8. Poluio atmosfrica.
9. Resduos slidos. 10. Represamento das guas.

CICLO DO CARBONO
O reservatrio de carbono a atmosfera, onde o nutriente das plantas encontra-se na forma de dixido de carbono (CO2), um gs que, nas condies naturais de temperatura e presso inodoro e incolor. O carbono o principal constituinte da matria orgnica (49% do peso seco). O ciclo do carbono perfeito, pois o elemento devolvido ao meio mesma taxa a que sintetizado pelos produtores. As plantas utilizam o CO2 e o vapor de gua da atmosfera para, na presena de luz solar, sintetizar compostos orgnicos de carbono, hidrognio e oxignio, tais como a glicose (C6H12O6). Reao da fotossntese: 6 CO2 + 6 H2O + energia solar = C6H12O6 + 6 O2

CICLO DO CARBONO
A fixao do carbono em sua forma orgnica indica que a fotossntese a base da vida na Terra. A energia solar armazenada como energia qumica nas molculas orgnicas da glicose. A energia armazenada nas molculas orgnicas liberada no processo inverso ao da fotossntese: a respirao. Nesta, ocorre a quebra das molculas com a conseqente liberao de energia para a realizao das atividades vitais dos organismos.

Reao da respirao: C6H12O6 + 6 O2 = 6 CO2 + 6 H2O + 640 kcal / mol de glicose

CICLO DO CARBONO
Por meio da fotossntese e da respirao, o carbono passa de sua fase inorgnica fase orgnica e volta para a fase inorgnica, completando seu ciclo. Fotossntese e respirao so processos de reciclagem do carbono e do oxignio em vrias formas qumicas em todos os ecossistemas. A partir da Revoluo Industrial, o homem passou a fazer uso intenso da energia armazenada, e no processo de queima (respirao) passou a devolver o CO2 atmosfera a uma taxa superior capacidade assimiladora das plantas (fotossntese) e dos oceanos (pela reao de difuso). Esse desequilbrio do ciclo natural pode ter implicaes na alterao do efeito estufa, com conseqente aumento da temperatura global. Aproximadamente 50% do excesso de CO2 gerado absorvido pelos oceanos. Difcil prever at que ponto os oceanos suportaro o aumento de CO2, diante da multiplicidade de fatores que intervm no mecanismo de recuperao do sistema.

CICLO DO CARBONO
O carbono um elemento qumico presente na estrutura de todas as molculas orgnicas. , portanto, essencial para a vida. Na natureza, o carbono encontra-se disposio dos seres vivos na forma de CO2, na atmosfera ou dissolvido na gua.

Atravs da fotossntese, o CO2 fixado e transformado em matria orgnica pelos produtores. J os consumidores somente adquirem carbono atravs da nutrio e perdem carbono atravs da respirao (que libera CO2 para o ambiente) ou da cadeia alimentar (ao servirem de alimento para um organismo qualquer) ou, ainda, ao fornecerem material que far parte da constituio do hmus (ou detritos orgnicos), pela morte do organismo ou de parte dele e pela eliminao de excrees ou resduos digestivos.

CICLO DO CARBONO
Os decompositores atuam sobre os detritos orgnicos liberando CO2, que retorna atmosfera, reintegrando-se a seu reservatrio natural. Detritos orgnicos ainda podem originar os combustveis fsseis que, atravs da combusto, eliminaro CO2 de volta para a atmosfera. Obs.: Fotossntese: CO2 + H2O C6H12O6 + H20 + O2 Respirao: C6H12O6 + O2 CO2 + H2O + energia Combusto: combustvel + energia + O2 CO2 + ...(detritos)

CICLO DO CARBONO

CICLO DO CARBONO
Aspectos relevantes: 1. O ciclo do carbono e o ciclo hidrolgico so, provavelmente, os dois ciclos biogeoqumicos mais importantes com relao humanidade. 2. O reservatrio atmosfrico pequeno se comparado com o do carbono dos oceanos e dos combustveis fsseis e outros depsitos. 3. Fluxo entre os reservatrios do continente, da atmosfera e dos oceanos, que at o incio da Era Industrial estavam em equilbrio.

CICLO DO CARBONO
4. Durante os ltimos anos, o contedo de CO2 tem-se elevado por causa de novas entradas antropognicas. A queima de combustvel fssil parece ser a principal fonte de novas entradas, mas a agricultura e o desmatamento tambm contribuem.

5. Perda lquida de CO2 na agricultura, ou seja, um acrscimo de CO2 na atmosfera maior do que sua retirada, pois suas culturas so ativas durante apenas uma parte do ano, no compensando o CO2 liberado do solo (lavouras freqentes).
6. O desmatamento poder liberar carbono armazenado na madeira, principalmente se a madeira for queimada imediatamente e o uso se segue oxidao do hmus, se a terra for usada para agricultura ou para desenvolvimento urbano (rpida oxidao do hmus e liberao de CO2 gasoso que est retido no solo).

CICLO DO CARBONO
Desmatamento:

1. Aumento do CO2 emitido em funo da emisso no momento da queima. 2. Reduo da taxa fotossinttica. 3. Queimadas de florestas. 4. Efeito estufa intervenes antropognicas no ciclo do carbono.

CICLO DO CARBONO
Efeito estufa:
1. Utilizao excessiva de combustveis fsseis (falta de incentivos para a gerao de energia alternativa). 2. Desmatamento. 3. Poluio ambiental. 4. Intensificao do efeito estufa. 5. Mudanas climticas. 6. Aquecimento global. 7. Mudana nos nveis dos oceanos.

Ciclo do Nitrognio

CICLO DO NITROGNIO
O aumento acentuado da populao humana e, principalmente, da taxa de crescimento populacional aps a Revoluo Industrial, na segunda metade do sculo XIX, implicou um aumento da produtividade agrcola para fazer frente demanda crescente de alimentos.

O nitrognio, assim como o fsforo, so fatores limitantes do crescimento dos vegetais e tornaram-se, por isso, alguns dos principais fertilizantes utilizados hoje na agricultura. O nitrognio desempenha um importante papel na constituio das molculas de protenas, cidos nuclicos, vitaminas, enzimas e hormnios, elementos vitais aos seres vivos.

CICLO DO NITROGNIO
O ciclo do nitrognio, assim como o do carbono, um ciclo gasoso. Apesar dessa similaridade, existem algumas diferenas notveis entre os dois ciclos: a atmosfera rica em nitrognio (78%) e pobre em Carbono (0,032%); apesar da abundncia de nitrognio na atmosfera, somente um grupo seleto de organismos consegue utilizar o nitrognio gasoso; o envolvimento biolgico no ciclo do nitrognio muito mais extenso do que no ciclo do carbono.

CICLO DO NITROGNIO
Grande parte do nitrognio existente nos organismos vivos no obtida diretamente da atmosfera, uma vez que a principal forma de nutriente para os produtores so os nitratos (NO3-). No ciclo do nitrognio existem mecanismos diferentes e importantes: 1. fixao do N atmosfrico em nitratos; 2. amonificao; 3. nitrificao; 4. desnitrificao. quatro

CICLO DO NITROGNIO
A fixao do nitrognio ocorre por meio dos

organismos simbiticos fixadores de nitrognio, dentre os quais destaca-se o Rhizobium, que vive em associao simbitica (mutualismo) com razes vegetais leguminosas (ervilha, soja, feijo, etc.). A fixao do nitrato por via biolgica a mais importante. O nitrognio fixado rapidamente dissolvido na gua do solo e fica disponvel para as plantas na forma de nitrato. Essas plantas transformam os nitratos em grande molculas que contm nitrognio e outras molculas orgnicas nitrogenadas, necessrias vida. Inicia-se, assim, o processo de amonificao.

CICLO DO NITROGNIO
Quando o nitrognio orgnico entra na cadeia

alimentar, passa a constituir molculas orgnicas dos consumidores primrios, secundrios, etc ... Atuando sobre os produtos de eliminao desses consumidores e do protoplasma de organismos mortos, as bactrias mineralizam o nitrognio produzindo gs amnia (NH3) e sais de amnio (NH4+), completando a fase de amonificao do ciclo.

NH4+ e NH3 so convertidos em nitritos (NO2-) e, posteriormente, no processo de nitrificao, de nitritos em nitratos (NO3-) por um grupo de bactrias quimiossintetizantes.

CICLO DO NITROGNIO
A sntese industrial da amnia (NH3) a partir do

nitrognio atmosfrico (N2), desenvolvida durante a Primeira Guerra Mundial, possibilitou o aparecimento dos fertilizantes sintticos, com um conseqente aumento da eficincia da agricultura. Entretanto, o ciclo equilibrado do nitrognio depende de um conjunto de fatores biticos e abiticos determinados e, portanto, nem sempre est apto a assimilar o excesso sintetizado artificialmente. Esse excesso, carregado para os rios, lagos e lenis de gua subterrneos tem provocado o fenmeno da eutrofizao, comprometendo a qualidade das guas.

CICLO DO NITROGNIO
O Nitrognio (N2) um elemento qumico que participa da constituio de cidos nuclicos, protenas e clorofilas. Compreende-se, portanto, a importncia do estudo do ciclo desse elemento na natureza, cujo reservatrio natural a atmosfera, onde perfaz cerca de 78% do ar. Entretanto, o N2 uma molcula que no constitui fonte adequada do elemento para a grande maioria dos seres vivos. De fato, com raras excees, os seres vivos no conseguem fixar e, portanto, incorporar matria viva o N2 atmosfrico.

CICLO DO NITROGNIO
1. Ciclo gasoso do tipo complexo. 2. Interao dinmica entre os fluxos e diferentes grupos de microorganismos. 3. Ciclo importante, pois limita ou controla a abundncia dos organismos. 4. A atmosfera contm 80% do nitrognio disponvel na biosfera sendo, dessa forma, o maior reservatrio do composto e a vlvula de escape do sistema.

CICLO DO NITROGNIO
5. O nitrognio entra constantemente na atmosfera pela ao das bactrias desnitrificantes, e continuamente retorna ao ciclo pela ao das bactrias ou algas fixadoras de nitrognio (biofixao). 6. A degradao do nitrognio presente na clula (formas orgnicas ou inorgnicas) acontece pelas ao de espcies bacterianas especializadas presentes no solo, as quais disponibilizam amnia e nitrato. Essas duas formas de nitrognio so os compostos facilmente utilizveis pelas plantas verdes.

CICLO DO NITROGNIO
A fixao biolgica do N2
Na natureza, so poucas as formas vivas capazes de promover a fixao biolgica do N2. Alguns desses organismos tm vida livre, e entre eles podem-se citar certas algas azuis, como a Nostoc, e bactrias do gnero Azotobacter e Clostridium. Outros, considerados os mais importantes fixadores de N2, vivem associadas s razes de leguminosas (feijo, soja, ervilha, alfafa, etc). Nesse caso esto as bactrias Rhizobium, que vivem normalmente no solo, de onde alcanam o sistema radicular das leguminosas jovens e penetram atravs dos plos absorventes, instalando-se finalmente nos tecidos corticais das razes; ali se desenvolvem, fixando o N2 atmosfrico e transformando-o em sais nitrogenados, que so utilizados pelas plantas. O Rhizobium, ento, funciona como um verdadeiro adubo vivo, fornecendo planta os sais de nitrognio necessrios a seu desenvolvimento. Em contrapartida, a planta fornece matria orgnica para as bactrias, definindo uma relao de benefcios mtuos denominada mutualismo.

CICLO DO NITROGNIO
A nitrificao
Quando os decompositores atuam sobre a matria orgnica nitrogenada (protena do hmus, por exemplo) liberam diversos resduos para o meio ambiente, entre eles a amnia (NH3). Combinando-se com a gua do solo, a amnia forma hidrxido de amnio que ionizando-se, produz NH4+ (on amnio) e OH- (hidroxila). Ao processo de decomposio, em que compostos orgnicos nitrogenados se transformam em amnia ou on amnio, d-se o nome de amonizao. Os ons amnio presentes no solo seguem ento duas vias: ou so absorvidas pelas plantas ou aproveitados por bactrias do gnero Nitrosomonas e Nitrosococcus. Essas bactrias quimiossintetizantes oxidam os ons e, com a energia liberada, fabricam compostos orgnicos a partir do CO2 e gua, definindo a quimiossntese. A oxidao dos ons amnio produz nitritos como resduos nitrogenados, que so liberados para o meio ambiente. converso dos ons amnio em nitritos d-se o nome de nitrosao.

CICLO DO NITROGNIO
Os nitritos liberados pelas bactrias nitrosas (Nitrosomonas e Nitrosococcus) so absorvidos e utilizados como fonte de energia por bactrias quimiossintetizantes do gnero Nitrobacter. Da oxidao dos nitritos formam-se os nitratos que, liberados para o solo, podem ser absorvidos e metabolizados pelas plantas. converso do nitrito (ou cido nitroso) em nitrato (ou cido ntrico) d-se o nome de nitratao. A ao conjunta das bactrias nitrosas (Nitrosomonas e Nitrosococcus) e ntricas (Nitrobacter) permite a transformao da amnia em nitratos. A esse processo denomina-se nitrificao e s bactrias envolvidas d-se o nome de nitrificantes.

CICLO DO NITROGNIO
Resumindo: Nitrosao: converso de ons amnio (ou amnia) em nitritos. Nitratao: converso de nitritos em nitratos. Nitrificao: converso de ons amnio em nitratos. Bactrias nitrificantes: compreendem as bactrias nitrosas (Nitrosomonas e Nitrosococcus) e ntricas (Nitrobacter). No solo existem muitas bactrias (Pseudomonas, por exemplo) que, em condies anaerbicas, utilizam nitratos em vez de oxignio no processo respiratrio. Ocorre, ento, a converso de nitrato em N2, que retorna atmosfera, fechando o ciclo. transformao dos nitratos em N2 d-se o nome de desnitrificao, e as bactrias que realizam essa transformao so chamadas de desnitrificantes.

CICLO DO NITROGNIO

PROCESSO DE EUTROFIZAO

Enriquecimento das guas com nutrientes essenciais, como o nitrognio e o fsforo, e desenvolvimento excessivo do fitoplncton, provocando problemas de consumo de oxignio e baixa diversidade.
Consumo de oxignio pelos processos de biodegradao.

Processos de biodegradao sem oxignio liberao de H2S e CH4.

CICLO DO ENXOFRE
O enxofre apresenta um ciclo basicamente sedimentar, embora possua uma fase gasosa, de pouca importncia. A principal forma de assimilao do enxofre pelos seres produtores como sulfato inorgnico. O processo biolgico envolvido nesse ciclo compreende uma srie de microorganismos com funes especficas de reduo e oxidao. A maior parte do enxofre que assimilado mineralizado em processos de decomposio. Sob condies anaerbias, ele reduzido a sulfetos, entre os quais o sulfeto de hidrognio (H2S), composto letal maioria dos seres vivos, principalmente aos ecossistemas aquticos em grandes profundidades. Esse gs, tanto no solo como na gua, sobe a camadas mais aeradas, onde ento oxidado, passando forma de enxofre elementar, quando mais oxidado ele se transforma em sulfato.

CICLO DO ENXOFRE
Sob condies anaerbias e na presena de ferro, o enxofre precipita-se, formando sulfetos frricos e ferrosos. Esses compostos, por sua vez, permitem que o fsforo converta-se de insolvel a solvel, tornando-se, assim, utilizvel. Esse exemplo mostra a interrelao que ocorre em um ecossistema entre diferentes ciclos de minerais.
A ao do homem tambm interfere nesse ciclo por meio de grandes quantidades de dixido de enxofre liberados nos processos de queima de carvo e leo combustvel em indstrias e usinas termoeltricas. O dixido de enxofre tem potenciais efeitos danosos ao organismo, alm de provocar, em certas situaes, a chuva cida e o smog industrial.

CICLO DO ENXOFRE
1. O grande reservatrio de enxofre no solo e nos sedimentos. 2. um ciclo que caracteriza-se pela participao efetiva e rpida dos microrganismos. 3. Recuperao de compostos de enxofre a partir da ao microbiana sobre o sedimentos profundos. 4. Interao nos processos geoqumicos, meteorolgicos e biolgicos. 5. Interdependncia do ar, da gua e do solo na regulao do ciclo global. 6. A principal forma disponvel o sulfato (SO4), que ser reduzido pelos seres auttrofos e incorporado s protenas. 7. um ciclo menos limitante do que o do nitrognio e o do fsforo.

CICLO DO ENXOFRE
INTERVENES ANTRPICAS
1. O dixido de enxofre (SO2) liberado na atmosfera pela queima de combustveis fsseis. 2. O SO2 interage com o vapor dgua produzindo gotculas de cido sulfrico (H2SO4) diludo, o que acarretar a precipitao de chuva cida. 3. O excremento animal representa um fonte de sulfato

reciclado.
4. A produo primria responsvel pela incorporao do sulfato matria orgnica.

CICLO DO FSFORO
O fsforo o material gentico constituinte das molculas de DNA e RNA e componente dos ossos e dentes. , portanto, elemento fundamental na transferncia de caracteres no processo de reproduo dos seres humanos. Os fsforo aparece nos organismos em proporo muito superior aos outros elementos, quando comparado com sua participao nas fontes primrias. Esse fato justifica a importncia ecolgica do fsforo, sugerindo ser o fator mais limitante produtividade primria. O fsforo um elemento de ciclo fundamentalmente sedimentar; seu principal reservatrio a litosfera, mais precisamente as rochas fosfatadas e alguns depsitos formados ao longo de milnios.

CICLO DO FSFORO
Por meio de processos erosivos, ocorre a liberao do fsforo na forma de fosfatos, que sero utilizados pelos produtores. Entretanto, parte desses fosfatos liberados carreada para os oceanos, onde se perde em depsitos a grande profundidades, ou consumida pelo fitoplncton.

Os meios de retorno do fsforo para os ecossistemas a partir do oceanos so insuficientes para compensar a parcela que se perde.
Ao mesmo tempo em que reduzem a taxa de retorno, os seres humanos, agindo sobre a natureza com a explorao da minerao, ocupao desordenada do solo, desmatamentos e agricultura, entre outras atividades, aceleram o processo de perda de fsforo do ciclo.

CICLO DO FSFORO
O ciclo do fsforo lento, passando da litosfera para a hidrosfera por meio da eroso. Parte do fsforo perdida para os depsitos de sedimentos profundos nos oceanos. Devido a movimentos tectnicos, existe a possibilidade de levantamentos geolgicos que tragam de volta o fsforo perdido.

Por meio da reciclagem, o fsforo, em compostos orgnicos, quebrado pelos decompositores e transformado em fosfatos, sendo novamente utilizado pelos produtores. Nesse processo tambm h perdas, uma vez que os ossos, ricos em fsforo, oferecem resistncia aos decompositores e eroso.

CICLO DO FSFORO
1. Rochas sedimentares so o reservatrio natural do fsforo.

2. O fsforo um elemento essencial para a constituio


de ATP, DNA e RNA. 3. A forma mais comum para a absoro dos vegetais

o PO4 (fosfato)
4. Assim como o nitrognio, um elemento limitante, controlando a abundncia dos organismos.

CICLO DO FSFORO INTERVENES ANTRPICAS - EUTROFIZAO 1. Despejos de efluentes ricos em fosfatos. Ex.: detergentes.

2. Utilizao
fosfatos.

de

fertilizantes

qumicos,

ricos

em

CICLO DO OXIGNIO
O oxignio molecular (O2), indispensvel respirao aerbica, o segundo componente mais abundante da atmosfera, onde existe na proporo de cerca de 21%.

O oxignio teria desaparecido da atmosfera, no fosse o contnuo reabastecimento promovido pela fotossntese, principalmente do fitoplncton marinho, considerado o verdadeiro "pulmo" do mundo.

CICLO DO OXIGNIO
O oxignio pode ser consumido da atmosfera atravs das seguintes vias:

atividade respiratria de plantas e animais;


combusto; degradao, principalmente pela ao de raios

ultravioleta, com formao de oznio (O3);


combinao com metais do solo (principalmente o ferro), formando xidos metlicos.

CICLO DO OXIGNIO

You might also like