You are on page 1of 19

O QUE ARTE?

O QUE ARTE?
Criao

Humana de valores estticos (beleza, equilbrio, harmonia e revolta) que sintetizam as suas emoes, sua histria, seus sentimentos e sua cultura.
um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos.

COMO A ARTE SE APRESENTA?


Se

apresenta sob variadas formas como: a plstica, a msica, o cinema, o teatro, a dana, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de trs maneiras: visualizadas, ouvidas, ou mistas (audiovisuais). O artista precisa da arte e da tcnica para comunicar-se.

A ARTE TRANSFORMANDO A NOSSA MANEIRA DE PENSAR:


Nos faz repensar os nossos posicionamentos scio-culturais e artsticos.
Busca a anlise dos objetos de arte em percursos histricos, pois de alguma forma a arte interfere na sociedade e ao mesmo tempo, recebe influncias do meio em que est inserida.

Por que estudar a histria da arte?

Estud-la significa entender e refletir sobre as principais correntes da crtica de arte, o estudo de objetos artsticos, buscando a arte na relao homem-mundo, pensando e analisando os momentos cultural-artsticos e esttico de diversos tempos e sociedades, criando desta forma conhecimentos significativos sobre a humanidade.

Quem o artista?
O homem que cria objetos para: Satisfazer suas necessidades prticas arte utilitria Como meio de vida para que o mundo saiba o que pensa. Para divulgar as suas crenas ou as dos outros. Para estimular e distrair a si mesmo e aos outros. Para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

Leonardo da Vinci

Pablo Picasso

ARQUITETURA
A arte de construir.

Construo de alvenaria ou outro material que serve de abrigo, morada, religio, poltica etc. As obras de arquitetura de um pas, poca etc.

ESCULTURA
Arte de transformar a matria: entalhando a madeira, modelando o barro, o ferro, o bronze, o mrmore etc. Representao em relevo nas esttuas, figuras etc. Imprimindo-lhe uma forma particular.

Piet

Davi

Capela So Pedro

Arquitetura colonial - Aleijadinho

Aleijadinho

PINTURA
Arte de aplicar cores sobre diferentes superfcies Para criar uma imagem ou desenho figurativo, imaginrio ou abstrato.

ARTES MENORES
So assim menores no porque sejam menores no conceito artstico, mas porque na maioria das vezes so portteis. Na maioria das vezes so objetos artsticos com funo utilitria.

Antropofagia Tarsila do Amaral

ltima ceia Da Vinci

Processo de dialogo com o trabalho do artista.


O ARTISTA:

TEM UMA MENSAGEM E TOMA DECISES

O TRABALHO ( OBRA)

VOC O APRECIADO

"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht) "A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte." (Mahatma Gandhi)

"No possvel estar dentro da civilizao e fora da arte." (Rui Barbosa)

You might also like