You are on page 1of 74

IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURDICAS

Planejamento Tributrio Anlise de Casos


IRPJ 2013

Segregao da atividade em duas ou mais PJ

Caso Grendene
Scios Scios

Lucro Real Lucro Real 40 100

Lucro Presumido 100


3

Caso Grendene
Ac. 103-07260, de 25.2.1986

No ano 1981, os scios de empresa tributada pelo Lucro Real (Grendene) criam oito empresas tributadas pelo Lucro Presumido para escoar a produo. A empresa do Lucro Real (Grendene) vendia as mercadorias a valor de custo e as oito empresa revendiam a preo de mercado. Conselho de Contribuintes entendeu haver simulao, uma vez que as oito empresas no possuam qualquer estrutura ou funcionrios prprios para operar. A deciso foi posteriormente confirmada pelo TFR
4

Caso Grendene
IRPJ. TRANSFERNCIA DE RECEITAS. EVASO FISCAL. H evaso ilegal de tributos quando se criam oito sociedades de uma s vez, com os mesmos scios que, sob a aparncia de servirem revenda dos produtos da recorrente, tem, na realidade, o objetivo admitido de evadir tributo, ao abrigo de tributao mitigada (lucro presumido).

Caso Kitchens
Mesmos: Scios Marca
Indstria ICMS/IPI Projeto e Montagem ISS

Funcionrios Instalaes

30

70

Caso Kitchens
Ac. 107-08326, de 9.11.2005
foi apreciada a organizao de uma nova pessoa jurdica para prestao de servios (projeto e montagem) relativos aos produtos produzidos e comercializados por outra, pertencente aos mesmos scios, usando a mesma marca e logotipo, ocupando o mesmo local, sendo a venda feita por vendedores da comercial, que tinha toda a estrutura administrativa e de pessoal (mesmos vendedores e contadores), a comercial pagava o aluguel do local comum e no 7 rateava os custos e despesas.

Caso Kitchens
a pessoa jurdica industrial e comercial (j existente) ficava com a maior parte dos custos e despesas e com a menor parte das receitas, pagando ICMS e IPI. a nova pessoa jurdica ficava com a maior parte das receitas, pagando ISS.

o acrdo considerou que as duas pessoas jurdicas formavam uma s empresa, tendo a segunda sido constituda com o nico propsito de economia de tributos atravs da utilizao de pessoa jurdica no papel.
8

Caso Kitchens
entendeu haver simulao e fraude lei, mostrando que houve fuga do ICMS e do IPI mediante o pagamento menor do ISS sobre a receita da segunda pessoa jurdica, sendo que poderia haver influncia no IRPJ e na CSL mediante o manejo de prejuzos e do adicional. impossibilidade de a pessoa jurdica dispor a realizar um projeto de cozinha sem compromisso e, em contrapartida, os custos referentes tal prestao de servios (projeto e montagem) representar quase 70% do custo, enquanto que a fabricao propriamente dita representava s 30% do custo total. 9

Caso Kitchens
contudo, no caso tratava-se de omisso de receita que, constatada, foi imputada empresa considerada como um todo, e lanada sobre a pessoa jurdica comercial.

10

Caso Kiwi Boats


PJ A Fabricao e Venda de Embarcaes

PJ A

PJ B Montagem

Venda do Casco

11

Caso Kiwi Boats


Ac. 103-23357, de 23.1.2008. desmembramento de atividades em duas novas PJ
PJ A constituda em 1994 por 2 scios PF, tendo como objeto a construo de embarcaes.
em 1999, um dos scios constituiu a PJ B com objeto social semelhante. mas em 2000, os scios da PJ B se retiraram e o seu objeto social passou a ser apenas a prestao de servios de montagem, acabamento e manuteno de embarcao. assim, PJ A faturava a venda do casco enquanto que a PJ B faturava a prestao de servios de montagem.

Caso Kiwi Boats


a fiscalizao alegou tratar-se de simulao para manter a receita bruta dentro do limite de opo pelo SIMPLES.

mas o acrdo levou em conta os seguintes fatores:


no ano-calendrio fiscalizado os scios das duas empresas no eram mais os mesmos; no haveria simulao no fato de uma das empresas vender o casco da lancha por ela produzido e a outra fazer a montagem da embarcao diretamente ao cliente.

Caso Kiwi Boats


a insuficincia, para, por si s, acarretar a desconsiderao dos atos e negcios jurdicos realizados sob amparo legal, de o desmembramento das atividades ter por nico escopo obter economia tributria.

o acrdo registrou a falta de aprofundamento da ao fiscal, e que a concluso seria diversa se a fiscalizao tivesse comprovado que a empresa desqualificada no mantinha registros e inscries fiscais, no possua quadro prprio de empregados, no celebrava negcios, no mantinha documentao ou escriturao fiscal relativa a seus negcios.
14

Operao casa-e-separa

15

Caso Pedro Muffato & Cia./Sonae


A
$$$

B
bem

PJ 1

PJ 1 bem $$$ bem

PJ 2 $$$

16

Caso Pedro Muffato & Cia./Sonae


Ac. 101-94771, de 11.11.2004 Compra e venda de ativos estruturada por meio de uma sociedade efmera
Vendedor confere grande parte do capital com ativos a serem vendidos. Comprador integraliza em dinheiro uma pequena parte do capital e uma soma considervel a ttulo de gio. Pouco tempo depois (uma hora), a sociedade cindida e os scios se separam. Vendedor fica com a empresa que possui o dinheiro, enquanto que o Comprador fica com a empresa que 17 possui os ativos.

Caso Pedro Muffato & Cia./Sonae


O acrdo abordou a desconsiderao de ato jurdico, confrontou a forma com a substncia, apreciou a simulao e a dissimulao, e julgou haver fato gerador efetivamente realizado.
considerou que os supostos negcios apresentados pelas partes encobriam a sua real inteno, e julgou haver dissimulao, sendo eles artificiais e enganosos; o acrdo tambm falou em manipulao, artifcio e subterfgio para disfarar o verdadeiro intento das partes, e concluiu haver evidente intuito de fraude, nos termos do art. 72 da Lei n. 4502
18

Caso Paulo Feij


ANTIGO SCIO NOVO SCIO ANTIGO SCIO NOVO SCIO ANTIGO SCIO NOVO SCIO

$$$ PJ atividade ativ. $$$ PJ 2 $$$ PJ atividade

19

Caso Paulo Feij


Ac. 104-21497, de 23.3.2006

operao casa e separa para venda do Supermercado Exxtra no RS para a Sonae (controladora das marcas Big, Maxxi, Mercadorama e Nacional)
abordou a situao de alienao de uma pessoa jurdica atravs da admisso de um novo scio, que subscreveu capital com gio, seguida de ciso com verso apenas de caixa para uma outra pessoa jurdica recm-constituda pelos antigos scios.
20

Caso Paulo Feij


o acrdo admitiu haver um conjunto probatrio que evidencia que os atos formais praticados (reorganizao societria) divergiam da real inteno subjacente (compra e venda).
entendeu que se caracterizou simulao, a qual tem como elemento principal no a ocultao do objetivo real, mas a existncia de objetivo diverso daquele configurado pelos atos praticados, seja ele claro ou oculto.

referiu-se a operaes estruturadas em seqncia (step by step transactions), dizendo que o fato de cada uma das transaes, isoladamente, ostentar legalidade, no garante a legitimidade do conjunto.

Caso Paulo Feij


o acrdo afirma que o princpio da liberdade de auto-organizao, mitigado pelos princpios da isonomia e da capacidade contributiva, no mais endossa a prtica de atos sem motivao negocial, sob o argumento de exerccio de planejamento tributrio.

22

Incorporao s avessas

23

Caso Focom
A B supervit

dficit
prejuzo fiscal

A dficit B supervit prejuzo fiscal


24

Caso Focom
Ac. 101-94127, de 28.2.2003 tratou de incorporao de PJ superavitria por outra deficitria, sendo pessoas ligadas.
a incorporadora estava desativada, sem bens e possua considervel saldo de prejuzos fiscais.

o Conselho considerou tratar-se de negcio jurdico indireto, e no de simulao, a qual somente ocorre quando o ato no possa ser praticado.
declarou que os objetivos visados no interferem com a qualificao do ato, e que as conseqncias adversas para o fisco em atos lcitos representam 25 eliso e no evaso.

Caso Josapar
A B supervit

dficit
prejuzo fiscal

A dficit B supervit prejuzo fiscal

denominao social de B endereo de B A no possua qualquer ativo nova administrao: diretoria de B

26

Caso Josapar
Ac. 103-21047, de 16.10.2002 empresa deficitria (possuidora de prejuzos fiscais) incorpora a empresa superavitria, tendo o fisco alegado simulao porque: no mesmo ato de incorporao, a AGE autorizou a incorporadora a altera sua razo social para a razo social da incorporada.

a incorporadora mudou-se para o endereo da sede da incorporada.


a incorporadora j no possua mais sede, tampouco equipamentos industriais, por t-los vendido.

27

Caso Josapar
as antigas filiais da incorporada passaram a ser as novas filiais da incorporadora renncia dos membros do conselho de administrao da incorporada para assumir os mesmos cargos na incorporadora a incorporadora j teria encerrado suas atividades em 1994, subsistindo apenas nominalmente. Conselho entendeu haver simulao, sendo a incorporao desconsiderada porque a superavitria continuou a existir atravs do CNPJ da deficitria.
28

Caso Josapar
STJ, 2 Turma, RESP 946707-RS, 25.8.2009
oriundo do ac. 103-21047, de 16.10.2002 TRF, sem desprezar a possibilidade de empresa deficitria incorporar a lucrativa, entendeu existir simulao, depois de ter analisado demonstraes financeiras das empresas, a configurao societria superveniente, a composio do conselho de administrao e as operaes comerciais realizadas pela empresa resultante da incorporao. STJ entendeu que a matria exclusivamente ftica e 29 aplicou a Smula STJ n. 7

Caso Martins
A B incorporao supervit

dficit
prejuzo fiscal

B dficit B supervit prejuzo fiscal

denominao social parecida com B endereo de B logomarca de B nova administrao B: diretoria de B

30

Caso Martins
Ac. 107-07596, de 14.4.2004

a principal empresa do grupo (lucrativa) foi cindida totalmente em uma parte operacional e outra parte no-operacional. duas holdings do grupo incorporaram a parte nooperacional enquanto que outra empresa do grupo (deficitria) incorporou a parte operacional. a incorporao da parte operacional pela empresa deficitria possibilitou a compensao de prejuzos fiscais acumulados.
31

Caso Martins
posteriormente incorporao:
sucessora alterou sua denominao social para uma parecida com a da sucedida. mudana da sede social para a antiga sede da sucedida. adoo da logomarca da incorporada. criao de uma filial com o nome da sucedida, na antiga sede da sucessora, com a mesma atividade econmica dela. composio dos quadros administrativos com os funcionrios da sucedida etc.
32

Caso Martins
fisco entendeu que a empresa incorporada seria, de fato, a incorporadora. mas o Conselho de Contribuintes entendeu que a operao teve motivos extratributrios que a justificaria (ganhos de eficincia com a reestruturao societria), e anulou a autuao.

33

Caso Martins
CSRF manteve, em 2006, a deciso do Conselho.
reconheceu que a operao praticada tambm levou em conta o interesse de aproveitar prejuzos fiscais, que tambm poderia se dar por outros meios , tal como a deficitria passar a praticar as operaes da superavitria e somente aps a compensao dos prejuzos ser feita a reorganizao. reconhece que a boa tcnica de administrao recomenda aos dirigentes adotar a alternativa menos onerosa dentro da legalidade. declara inexistir impedimento legal para a incorporao s avessas
34

Caso Martins
afirma que a continuidade dos elementos incorpreos marca, clientela, etc fator positivo necessrio ao sucesso da incorporao, no sendo razovel abandon-los apenas para ter mais segurana perante o fisco.

declara que o propsito do contribuinte foi perfeitamente normal.

35

Formao e deduo fiscal de gio

36

Caso Gerdau
Situao Inicial
Inv em GA Inv em GP 100 10

G aumenta capital de GP em 500, integralizando com 100% das aes de GA

G
100% 100%

G
100%

Inv em GP 510 GK de 400 foi diferido (art. 36 da Lei 10.637)

GA
PL 100 Merc 500

GP
PL 10

GP
100%

Bancos Inv em GA gio

10 100 400

GA

PL 100 Merc 500

Caso Gerdau
GA incorpora GP GA inicia amortizao fiscal do gio

G
100%

G
Bancos Inv em GA gio 10 100 400 100%

GP
100%

GA

GA

PL 100 Merc 500

Caso Gerdau
Ac. 1101-00708, de 11.4.2012

A Gerdau S/A (G) possui participao na Gerdau Aominas (GA) e na Gerdau Participaes (GP).
o PL da GA era de 100, mas a avaliao feita por consultaria indicou como valor de mercado 500. em 2004, G aumentou o capital social da GP conferindo todas as aes da GA por 500. o ganho de capital de 400, auferido por G, foi diferido (art. 36 da Lei 10.637). GP registrou o investimento por 500 , sendo valor cf. MEP (100) e gio por expectativa futura (400).

Caso Gerdau
Art. 36. No ser computada, na determinao do lucro real e da base de clculo da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido da pessoa jurdica, a parcela correspondente diferena entre o valor de integralizao de capital, resultante da incorporao ao patrimnio de outra pessoa jurdica que efetuar a subscrio e integralizao, e o valor dessa participao societria registrado na escriturao contbil desta mesma pessoa jurdica. (Revogado pela Lei n 11.196, de 2005)

Caso Gerdau
o fisco considerou o gio formado sem qualquer substncia econmica.
trata-se de gio interno, formado entre as empresas de um mesmo grupo econmico.

para a caracterizao do gio necessrio que haja dispndio para obter algo de terceiros.
no houve qualquer alienao ou alterao de controle societrio, pois G permaneceu no controle da GA. a posio do fisco seria sustentada pela doutrina contbil brasileira.

Caso Gerdau
no entanto, o CARF anulou a autuao.
a apurao e a deduo fiscal do gio so estabelecidas pela prpria legislao tributria, e no pela contabilidade, que possui enfoque diverso. a meno doutrina contbil foi incompleta; os mesmos autores afirmam que, para fins fiscais, o gio interno pode ser amortizado. fundamento econmico do gio no se confunde com pagamento das aes em favor de terceiros.
fundamento econmico a razo de ser da mais valia sobre o valor patrimonial.

Caso Gerdau
a legislao vigente no prev o lanamento de ofcio na hiptese de abuso de direito. Em direito tributrio no existe o menor problema em a pessoa agir para reduzir sua carga tributria, desde que atue por meios lcitos.

Interposio de Pessoas

44

Caso Marcopolo

Brasil

Brasil 70 Filial da Empresa Brasileira

100

Exterior
100

Exterior

Exterior

45

Caso Marcopolo
Ac. 105-17083 e 105-17084, de 25.6.2008 simulao na constituio de subsidirias no exterior para refaturamento sem substncia econmica.

constituio de offshores em parasos fiscais (Uruguai e BVI) para o fim de adquirir os produtos da autuada e revend-los, bem como para prestar servios, inclusive de garantia, aos adquirentes, aos quais as mercadorias eram remetidas diretamente do Brasil.
46

Caso Marcopolo
antes, as exportaes eram feitas diretamente pela autuada para os importadores estrangeiros, e com as offshores os preos de exportao para estas foram reduzidos, mas permaneceram dentro dos nveis da legislao de preos de transferncia. a autuao foi de omisso de receitas, correspondente s diferenas entre os preos de venda para as offshores e os destas para os adquirentes.
47

Caso Marcopolo
o Conselho manteve a acusao de omisso de receitas , exclusivamente por razes de fato e das provas trazidas aos autos, mas no combateu a estrutura de utilizao de uma offshore para atuar nas exportaes como compradora e revendedora. a concluso foi de ter havido simulao, tendo sido dito que as declaraes de vontade de mera aparncia so reveladoras da prtica de ato simulado, e que elas fazer emergir os atos que se buscou dissimular.
48

Caso Marcopolo
o Conselho afirmou, ainda, que a autuada construiu de forma artificiosa as operaes, justificando assim o abandono da intermediao inexistente, sem necessidade de aplicao do art. 116, pargrafo nico, do CTN. obedincia a preos de transferncia no justifica omisso de receitas

49

Caso Marcopolo
todavia, em 2011, revisando o entendimento do Conselho, a Cmara Superior considerou a operao realizada pela Marcopolo como planejamento legtimo, sem qualquer tipo de simulao.

considerou no existir provas suficientes que atestassem a existncia de simulao.

50

Canalizao de Rendimentos de PF para PJ

51

Caso Felipo-I
Ac. 106-14244, de 20.10.2004

prestao de servios personalssimos (tcnico de futebol) no pode ser feita por PJ. Conselho manteve a exigncia de IRPF, compensando-se os tributos recolhidos na PJ.
multa agravada desqualificada simulao e concluio entre clube e treinador no comprovados com o fim de prestar servios de treinamento de equipe profissional futebol, alm desse tipo de contratao ser prtica reiterada no meio.
52

Caso Felipo-II
Ac. 104-20915, de 11.8.2005 1 operao: contrato de prestao de servios personalssimos (tcnico do Cruzeiro/Palmeiras) feito com PJ na qual o tcnico era scio majoritrio. 2 operao: tcnico tambm participava de uma empresa de consultoria com os demais jogadores que recebia os direitos de imagem. fisco entendeu nas duas operaes que os valores recebidos pelo tcnico no tinham a natureza de dividendo, mas de remunerao pela prestao de servios, exigindo-se IRPF. 53

Caso Felipo-II
Conselho manteve a exigncia de IRPF, compensando-se os tributos recolhidos na PJ.
multa agravada desqualificada simulao e concluio entre clube e treinador no comprovados com o fim de prestar servios de treinamento de equipe profissional futebol, alm desse tipo de contratao ser prtica reiterada no meio.

54

Caso Ratinho
Ac. 104-21583, de 24.5.2006 prestao de servios personalssimos (apresentador de TV) no pode ser feita por PJ.

Fisco exigiu o recolhimento de IRPF.


Conselho manteve autuao.
tributos recolhidos na PJ devem ser compensados com a exigncia na PF.

55

Lei n. 11. 196/2005


Art. 129. Para fins fiscais e previdencirios, a prestao de servios intelectuais, inclusive os de natureza cientfica, artstica ou cultural, em carter personalssimo ou no, com ou sem a designao de quaisquer obrigaes a scios ou empregados da sociedade prestadora de servios, quando por esta realizada, se sujeita to-somente legislao aplicvel s pessoas jurdicas, sem prejuzo da observncia do disposto no art. 50 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Cdigo Civil.
56

Instrumentos hbridos

57

Caso Natura
Ac. 101-94986, de 19.5.2005 emisso de debntures participativas, subscritas com crditos dos acionistas originados de dividendos (e depois com crditos de participaes das prprias debntures). a empresa considerou como despesa dedutvel as participaes nos lucros atribuveis s debntures de sua emisso (art. 462 do RIR/99)

58

Caso Natura
o fisco considerou a despesa com as debntures como indedutvel, pois se tratava de liberalidade derivada de operaes formalizadas apenas no papel.
no houve captao de recursos externos, que se constitui o principal motivo de qualquer emisso de debntures. os nicos adquirentes das debntures foram os prprios scios da empresa

tal prtica resultou na reduo de 70% do lucro tributvel da empresa.


o pagamento das participaes das debntures foi caracterizado como distribuio de dividendos
59

Caso Natura
o Conselho manteve a autuao fiscal
embora se reconhea que o empresrio tem o direito de gerir livremente a empresa e admita a obteno de maior economia tributria possvel, estabelece a diferena entre as atuaes que objetivam negcios empresariais e as que visam exclusivamente reduzir artificialmente a carga tributria. afirma que no importa a licitude ou ilicitude dos atos, mas a oponibilidade ou inoponibilidade ao fisco, e que se o negcio for lcito, embora inusual, e se apoiar em causas reais, em legtimos propsitos negociais, o fisco nada pode objetar. 60

Venda de participao societria

61

Caso Cooperativa Itaquiense


SCIO DE C

V
100 80

C
100 particip PJ 100 emprst

V
60

C
100 (gio)

A PJ 100 emprst dficit

Caso Cooperativa Itaquiense

compra de toda participao de V 100 + 80 particip

V
ganho de capital 100 80 = 20

PJ

63

Caso Cooperativa Itaquiense


Ac. 101-93704, de 6.12.2001 Acusao de reduo indevida do ganho de capital na alienao de participao societria.
empresa compradora no Brasil recebeu aporte de capital de sua scia estrangeira.

compradora utilizou os recursos para aumentar capital na empresa alvo.


tal subscrio ocasionou aumento do custo de aquisio da participao da scia vendedora, em razo do MEP.
64

Caso Cooperativa Itaquiense


empresa alvo emprestou os recursos obtidos na subscrio para uma terceira empresa que ento os emprestou para a empresa compradora (ou seja, os recursos aportados pela compradora retornaram por meio de emprstimo). compradora utilizou os recursos emprestados para adquirir junto vendedora o restante da participao na empresa alvo. por conta do aumento do valor da participao, a vendedora teve ganho de capital em montante menor. toda operao durou cerca de quatro meses.
65

Caso Cooperativa Itaquiense


fisco alega que os documentos societrios evidenciavam que o objetivo das partes era transferir o investimento, buscando a forma jurdica e legal e mais adequada e econmica do ponto de vista tributrio.
havia, portanto, fortes indcios de que as transferncias tinha o propsito de aumentar artificialmente o custo de aquisio do investimento e diminuir o imposto devido sobre o ganho de capital na venda das participaes da empresa alvo.
66

Caso Cooperativa Itaquiense


Conselho entendeu que, mesmo tendo o objetivo de diminuir o nus tributrio, tratava-se de negcio jurdico indireto, uma vez que as partes realizaram os negcios jurdicos descritos, sem qualquer comprovao de que teria havido declarao enganosa (simulao).

67

Caso Freios Varga


SCIO DE B

SCIO DE B

reduo de K

B
100
SCIO DE B

A
180
doao

PAIS

Caso Freios Varga


Ac. 106-14479, de 16.3.2005 em 10.12.1997, a EMPRESA B, uma das principais acionistas da EMPRESA A, reduziu seu capital social e entregou aes da EMPRESA A para o acionista AUTUADO PF.
em 11.12.1997, o AUTUADO doou a totalidade das aes recebidas aos seus pais, sendo que os valores das aes doadas no tiveram seus valores modificados.
em 12.12.1997, mais de 90% do total doado foi devolvido ao AUTUADO pelo valor de mercado.

69

Caso Freios Varga


a mais-valia das aes recebidas pelo AUTUADO foi considerada no tributvel em sua declarao de rendimentos, como adiantamento da legtima. em 19.12.1997, o AUTUADO vendeu as aes da EMPRESA A para uma holding estrangeira.

o fato envolvido foi realizado antes do advento do art. 23 da Lei n. 9532, que determinou a tributao do ganho de capital na transferncia de bens por herana ou doao, se a avaliao dos mesmos foi feita acima do valor de declarao.
70

Caso Freios Varga


fisco considerou haver simulao na doao das aes aos pais do AUTUADO e o imediato retorno no dia seguinte, pelo valor de mercado, com o intuito de diminuir o ganho de capital na venda das aes holding estrangeira. o fisco sustentou que a venda pela pessoa jurdica teria alquota de IRPJ e CSL maior do que a do IRPF, aplicou art. 51 da Lei n. 7450 e o PN-CST-46/87, invocando simulao.
71

Caso Freios Varga


o Conselho, embora considerando vlida a reduo da carga tributria por meios lcitos, declarou que a invalidao dos atos pressupe a prova da ocorrncia do fato gerador ou a utilizao de estratagemas para revesti-lo de outras formas, o que no teria ocorrido no caso. fez referncia doutrina, inclusive quanto densidade dos indcios, mas entendeu no ter havido simulao, ser aplicvel o art. 22 da Lei n. 9249 e o fato ser anterior ao art. 23 da Lei n. 9532.
72

Caso Freios Varga


entendeu que as operaes realizadas a toque de caixa demonstra o fim de impedir a ocorrncia do fato gerador ou de modificar a suas caractersticas declara no restar dvida de que o nico objetivo foi reduzir a carga tributria da pessoa jurdica -, representando apenas um indcio, sendo que a validade das operaes independe do tempo de durao dos efeitos dos negcios e da vontade interna de pagar menos imposto.

73

FIM

74

You might also like